Baixe em PDF Baixe em PDF

Os desumidificadores são equipamentos projetados para regular a quantidade de umidade no ar de um determinado espaço. Essas máquinas possuem versões portáteis ou fixas e podem ser utilizadas para reduzir o nível de umidade relativa na residência, diminuindo a presença de alergias ou outros problemas respiratórios, criando um ambiente mais confortável.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Escolhendo o desumidificador para suas necessidades

Baixe em PDF
  1. A melhor opção dependerá do tamanho do cômodo que deseja desumidificar. Meça a metragem quadrada do lugar e adeque-a ao tamanho do desumidificador. [1]
  2. Além do tamanho do ambiente, esses aparelhos são categorizados de acordo com o nível de umidade no ambiente. Isso é medido de acordo com a quantidade de litros d'água que serão extraídos em um período de 24 horas. O resultado será um ambiente com o nível de umidade adequado.
    • Por exemplo, um quarto de 45 m² muito úmido precisaria de um desumidificador de 20-25 litros. Consulte um guia de compras para determinar a potência adequada para suas necessidades. [2]
    • Os desumidificadores podem acomodar até 20 litros a cada 24 horas em um espaço de 230 m².
  3. Isso pode ajudá-lo a remover a umidade mais rapidamente e não será necessário esvaziar o reservatório com muita frequência. Entretanto, máquinas maiores são mais caras e utilizam mais energia, aumentando os gastos gerais. [3]
  4. Caso você precise de um para uma sala de spa, uma casa de piscina, um galpão ou outro espaço, compre um desumidificador específico. Consulte uma loja de materiais de construção para encontrá-lo.
  5. Esses aparelhos normalmente possuem rodas na base ou são leves e fáceis de se transportar. Isso também permitirá que você o mova ao redor do cômodo.
    • Caso precise desumidificar diversos cômodos da residência, considere instalar um desumidificador no sistema ventilação ao invés de comprar um aparelho único.
  6. Os aparelhos modernos possuem diversas opções e configurações e, quanto mais caros, mais opções. Algumas as funções em potencial incluem:
    • Umidostato ajustável : Essa opção permite que você controle a umidade no ambiente. Defina o umidostato na umidade relativa ideal e a máquina se desligará quando ela for alcançada. [4]
    • Higrômetro embutido : Esse instrumento lê o nível de umidade e o ajuda a configurar o desumidificador para maximizar a extração d'água.
    • Desligamento automático : Muitos desumidificadores desligarão automaticamente após alcançarem o nível de umidade ou quando a reserva d'água estiver cheia.
    • Degelo automático : Caso um desumidificador seja utilizado demais, gelo pode se acumular nas bobinas da máquina, danificando seus componentes internos. Uma opção de degelo automática manterá as ventoinhas do aparelho girando para derreter o gelo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Escolhendo quando utilizar um desumidificador

Baixe em PDF
  1. Esse aparelho pode restaurar a umidade relativa ideal. Caso as paredes pareçam úmidas ao toque ou tenham manchas de bolor, a máquina deve ser utilizada com frequência.
    • Um desumidificador será necessário caso sua casa tenha sofrido enchentes. Utilize-o constantemente para remover o excesso de umidade no ar.
  2. Um ambiente desumidificado pode fazer com que algumas pessoas respirem melhor, além de melhorar os sintomas de sinusite e tosse. [5]
  3. Essa estação pode produzir condições desconfortáveis e fazer com que os cômodos pareçam molhados, então utilize o aparelho para manter um nível de umidade relativa mais ideal dentro de casa.
    • Um desumidificador funciona paralelamente ao ar condicionado, fazendo com que ele seja mais eficiente na manutenção da temperatura do ambiente. Isso também pode diminuir seus custos com energia elétrica.
  4. Muitos desses aparelhos, como os desumidificadores compressores, não são muito eficientes quando a temperatura do ar está abaixo de 18º C. Esses climas aumentam a possibilidade de acúmulo de gelo nas bobinas do aparelho, prejudicando sua eficiência e potencialmente danificando-o. [6]
    • Os desumidificadores dessecantes são eficazes em espaços frios. Caso precise desumidificar um ambiente frio, compre um aparelho feito para funcionar em baixas temperaturas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Colocando o desumidificador em um cômodo

Baixe em PDF
  1. A maioria dos aparelhos pode ser colocada contra uma parede, desde que possuam a descarga de ar no topo. Caso sua máquina não possua essa opção, certifique-se de que o ar circule ao redor dela e não a coloque contra uma parede ou um móvel. A circulação fará com que ela funcione de modo mais eficaz. [7]
    • Tente deixar entre 15-30 cm de espaço ao redor de todos os lados da máquina. [8]
  2. Caso esteja utilizando uma mangueira para drenar o reservatório d'água, posicione-a de modo que ela fique apoiada em uma pia e não caia. Cheque-a periodicamente para se certificar de que ela esteja drenando a água corretamente na pia. Utilize um barbante caso a mangueira não queira ficar parada.
    • Mantenha a mangueira longe de tomadas e fios elétricos para evitar choques.
    • Utilize uma mangueira curta para que ninguém possa tropeçar nela.
  3. Mantenha o desumidificador longe de equipamentos que possam criar partículas de poeira e sujeira, como serras e outros utensílios. [9]
  4. Os cômodos que normalmente retém mais umidade são os banheiros, as lavanderias e os porões. Esses são os locais mais típicos para a instalação de desumidificadores.
    • Os desumidificadores também podem ser utilizados em barcos ancorados.
  5. O modo mais eficaz de utilizar o aparelho é concentrá-lo em um ambiente com portas e janelas fechadas. Posicioná-lo em uma parede entre dois cômodos diminuirá sua eficiência, fazendo com que o dispositivo se desgaste mais.
  6. Existem modelos instalados em paredes e os portáteis. Se possível, posicione o aparelho próximo do centro do ambiente para que ele opere com mais eficiência. [10]
  7. Existem aparelhos próprios para esse tipo de instalação, vendidos com kits de dutos e outros acessórios.
    • É melhor contratar um profissional para esse tipo de instalação.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Operando um desumidificador

Baixe em PDF
  1. Guarde o manual em um local onde ele possa ser consultado facilmente.
  2. O nível de umidade relativa (UR) ideal normalmente se encontra entre 45-50% UR. Um valor acima desse limiar pode favorecer o crescimento de bolor, enquanto um valor abaixo de 30% pode ocasionar danos estruturais como rachaduras no teto, separação de pisos de madeira e outros problemas. [11]
  3. Não utilize uma extensão. Caso você não possua a conexão adequada, contrate um eletricista para instalá-la.
    • Sempre desligue o desumidificador puxando o conector, nunca o cabo.
    • Não dobre ou amasse o cabo de energia.
  4. Dependendo do modelo, será possível ajustar o nível de umidade relativa, medir as leituras do higrômetro, etc. Mantenha o aparelho ligado até alcançar o nível de UR ideal.
  5. O primeiro uso será o mais produtivo, removendo a maior parte do excesso d'água no ar nas primeiras horas, dias ou semanas. Após a primeira rodada, entretanto, você estará apenas mantendo o nível adequado de umidade, não tentando abaixá-lo drasticamente.
    • Você poderá ajustar o nível de umidade desejado assim que ligar o aparelho.
  6. Quanto maior o local, mais o desumidificador precisará trabalhar. Caso você feche o cômodo com o aparelho dentro, ele removerá a umidade apenas do ambiente.
    • Caso esteja desumidificando um banheiro, considere as fontes da umidade adicional. Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada para que o aparelho não puxe a água dele.
  7. Os desumidificadores produzem muita água, dependendo da umidade relativa do ambiente onde estão operando. Caso não esteja utilizando uma mangueira para drenar a reserva, será necessário esvaziá-la regulamente. A máquina deve desligar automaticamente quando o nível estiver cheio, para evitar vazamentos.
    • Desconecte a máquina da energia antes de retirar a água.
    • Monitore a reserva de tempos em tempos em um ambiente muito úmido.
    • Consulte as instruções do fabricante para determinar a frequência aproximada dos esvaziamentos.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Limpando e mantendo o desumidificador

Baixe em PDF
  1. Mantenha-o em um local de fácil acesso para consultá-lo com facilidade.
  2. Isso evitará que você receba choques elétricos.
  3. Retire a bandeja e lave-a com água morna e detergente neutro. Enxague-a bem e seque-a com um pano limpo. [12]
    • Limpe essa peça pelo menos uma vez a cada duas semanas.
    • Adicione um tablete desodorizante caso a reserva tenha um odor forte. Esses tabletes podem ser encontrados em lojas de materiais de construção e se dissolvem na água conforme a reserva enche.
  4. O pó nas bobinas pode prejudicar a eficiência do desumidificador, fazendo com que ele se esforce mais. O pó também pode congelar no aparelho, danificando-o. [13]
    • Aspire e limpe as bobinas de meses em meses para mantê-la livre de sujeira. Utilize um pano para remover o pó.
    • Confira também se há algum acúmulo de gelo nas bobinas. Caso você encontre gelo, certifique-se de que o desumidificador não fique no chão, pois esse é o ponto mais frio do ambiente. Apoie-o em uma prateleira ou cadeira. [14]
  5. Procure por buracos, rasgos e outras perfurações que possam diminuir sua eficácia. Dependendo do tipo de filtro utilizado, pode ser possível limpá-lo e reinstalá-lo na máquina. Alguns filtros precisam ser substituídos, então consulte as instruções do fabricante para detalhes específicos de seu aparelho. [15]
    • O filtro de ar normalmente está localizado na grade do desumidificador. Remova-o abrindo o painel frontal.
    • Alguns fabricantes recomendam checagens mais frequentes, dependendo do uso da máquina. Consulte o manual do fabricante para encontrar instruções específicas para sua máquina.
  6. Evite ciclos curtos e garanta a longevidade do aparelho desligando-o por 10 minutos antes de ligá-lo novamente. [16]
    Publicidade

Avisos

  • Descarte a água acumulada na reserva do desumidificador. Não utilize-a para beber, cozinhar ou lavar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 104 178 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade