Baixe em PDF Baixe em PDF

Para vencer na vida, mesmo quando tudo está dando errado, é preciso saber aproveitar bem as oportunidades e ser grato pelo que tem, ainda que não seja muito. É normal se sentir mal e pensar que será impossível superar os obstáculos que insistem em aparecer no caminho. Contudo, saiba que existem muitas maneiras de ser bem-sucedido, mesmo quando as circunstâncias se tornarem contrárias. Em primeiro lugar, aprenda a ser positivo. Tente apreciar o presente, aceitando as mudanças e as adversidades. Depois, procure por todas as oportunidades que puder, assuma os riscos, faça amigos e trabalhe duro. Por último, extraia o máximo de cada dia. Mantenha a positividade em todos os momentos, não deixe a sua energia se esvair com o tempo.

Método 1
Método 1 de 3:

Desenvolvendo o jeito certo de pensar

Baixe em PDF
  1. A maioria das pessoas acha que é impossível controlar os pensamentos. De fato, não tem como manter as emoções e os pensamentos 100% sob controle. No entanto, existem maneiras de direcioná-los. Portanto, como não dá para mudar o que acontece na vida, o melhor a se fazer é mudar o jeito de encarar a vida. [1]
    • Controle as atitudes. É possível escolher como se deseja enxergar o que está acontecendo ao redor, seja a situação boa ou ruim. Basta se lembrar de utilizar esse poder no dia a dia.
    • Por exemplo, não veja como totalmente negativo o seu atual emprego. Em vez de pensar “Eu odeio o meu trabalho, ele é horrível”, pare um pouco e pense em outras maneiras de enxergar a situação. Agradeça por ter um salário, pense na família, nos amigos e comece a se esforçar para conseguir uma melhor colocação profissional.
  2. A mudança é uma das únicas certezas da vida. Por isso, esteja certo de que a sua condição de vida atual mudará. O importante é aprender a se apropriar das mudanças com sabedoria. [2]
    • Sem mudança não há progresso. Se tudo continuar exatamente igual, nunca haverá crescimento pessoal nem movimento para frente. Caso algo tenha mudado recentemente, adapte-se em vez de ficar chateado e preso ao passado.
    • Procure formas de mudar a situação atual. Lembre-se de que sempre existirá espaço para progredir. Busque constantemente por maneiras de crescer como pessoa.
  3. Enxergar a vida de uma perspectiva negativa drenará as suas energias. Não espere o futuro chegar para começar a admirar o que existe ao seu redor, comece a procurar por coisas para gostar agora. Com isso, você conseguirá desenvolver a atitude positiva necessária para vencer. [3]
    • A negatividade consome os pensamentos de quem se entristece com as condições em que se encontra. É fácil se esquecer das coisas boas da vida quando se enfrenta dificuldades diárias.
    • Faça um esforço para se concentrar naquilo que já tem. Por exemplo, caso não goste do seu trabalho, não existiria algo de bom nele? Pode ser que hajam colegas, aprendizado que pode ser usado mais tarde ou um salário dentro da média do mercado. E os outros aspectos da vida, como amigos e família, não o fazem feliz? Concentre-se em algo positivo.
  4. Um bom jeito de superar e vencer qualquer tipo de obstáculo é estar constantemente tentando aprender algo com a vida. Olhe para onde você está agora e pergunte-se o que é possível aprender. Tem como transformar suas experiências e obstáculos em uma boa lição de vida? [4]
    • Mesmo os infortúnios trazem lições. Por exemplo, caso seja transferido para trabalhar em outra cidade e acabe não gostando, imagine tudo de novo que será possível aprender. Quem sabe essa não venha a ser uma boa oportunidade para exercitar a sua obstinação. Caso tenha que morar sozinho, aproveite para aprender a se conhecer melhor e ver como se sai tentando construir uma nova rotina em um lugar totalmente novo.
    • Ainda que seja difícil enxergar qual lição deve ser aprendida em determinada situação (principalmente, nas mais duras), tudo tende a se tornar mais claro com o tempo. Ao se encontrar em dificuldades para aprender algo agora, lembre-se de que um dia essa experiência o ensinará uma lição. Jamais pense que o presente não tem valor.
  5. A aceitação radical consiste em aceitar tudo, exatamente, do jeito que está, seja a situação, seja o que não se pode mudar. Com isso, não sobrarão espaços para autopiedade nem para a prática do “e se...”. Acorde todos os dias consciente de aceitar tudo o que não pode ser mudado. [5]
    • Comece com os pequenos contratempos do dia a dia. Por exemplo, não fique nervoso por ter que chegar atrasado no trabalho, pois não é possível mudar as condições do trânsito. Apenas aceite e não permita que isso interfira no seu humor.
    • Ao praticar a aceitação das coisas pequenas, ficará mais fácil aprender a fazer grandes aceitações (como não conseguir uma promoção no trabalho depois de dar o seu máximo, por exemplo). Embora seja necessário encarar grandes frustrações na vida, sabendo aceitá-las, é possível rebatê-las e evitar que interfiram negativamente no dia a dia (encare-as como preparações para oportunidades maiores).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Procurando por oportunidades

Baixe em PDF
  1. Sempre existirão áreas passíveis de aprimoramento, não importa o cenário. Procure por oportunidades na situação em que se encontra. Aprenda a identificar o que pode ser melhorado. [6]
    • Não reclame das circunstâncias não favoráveis. Se não gosta de algo, tente mudá-lo, em vez de ser negativo.
    • Por exemplo, não reclame do seu trabalho, tente dar o melhor de si todos os dias em que for trabalhar. Com o tempo, isso pode resultar em uma promoção ou em uma recomendação para um emprego melhor.
  2. Pensar no que acontecerá no futuro ou imaginar o que poderia ter acontecido no passado somente servirá para drenar as forças que você deveria reservar para ser bem-sucedido no presente. Esforce-se para aceitar as coisas como elas são e concentre-se no presente. [7]
    • Use o que está ao seu alcance em vez daquilo que gostaria que estivesse. Por exemplo, pare de pensar que poderia estar em um emprego melhor se tivesse estudado em uma escola melhor ou se tivesse se esforçado mais. Esqueça o que não pode ser mudado.
    • Concentre-se no que dá para fazer para tornar o presente melhor. Caso sinta que não foi um aluno aplicado no passado, seja um profissional aplicado agora. Trabalhe duro hoje, para não continuar com o mesmo sentimento daqui a cinco anos.
  3. Comece tentando interagir com as pessoas que estão à sua volta. Os bons relacionamentos podem o ajudar a vencer na vida. Nunca se sabe que tipo de oportunidades um bom relacionamento com um colega, um amigo ou um chefe poderá trazer no futuro. [8]
    • Expanda o círculo social o quanto puder. Mantenha contato com pessoas no seu campo de atuação – ex-colegas e antigos chefes, por exemplo. Aproxime-se das pessoas do seu atual ambiente de trabalho. Seja educado, gentil e fique longe dos linguarudos.
  4. Isso pode ser útil em qualquer situação. Não veja as condições atuais como permanentes, prefira vê-las como algo que pode ser aproveitado a seu favor. Nenhuma situação é totalmente cristalizada, sempre haverá espaços para assumir riscos e prosperar. [9]
    • Quem não se arrisca, não vai para frente. Não deixe de tomar uma atitude por temer as consequências – jamais coloque a sua vida em risco ou pratique atos ilegais. Assumir riscos como pedir um aumento no salário ou uma promoção, pode resultar em grandes conquistas.
    • Lembre-se de que o simples fato de se arriscar trará uma lição. Além do mais, um funcionário que se arrisca é visto com bons olhos por seus superiores. Uma hora ou outra, você será recompensado por assumir riscos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Extraindo o máximo de cada dia

Baixe em PDF
  1. Cada pessoa alcançada por você ao longo do dia representará uma pequena vitória. Deixar todos ao seu redor mais felizes engrandecerá o seu próprio mundo, dando-lhe a energia e as atitudes necessárias para vencer na vida. [10]
    • Espalhe pequenos gestos; sorria para o trocador do ônibus, dê uma informação a alguém perdido na cidade, etc.
    • Tente ser gentil mesmo que não esteja se sentindo bem. Por exemplo, vá para o trabalho com o objetivo de tratar a todos bem, ainda que esteja passando por uma dificuldade.
  2. Todos as manhãs, ao se levantar da cama, lembre-se de agradecer por tudo. Essa atitude o ajudará a compreender que você é muito mais do que as adversidades pelas quais está passando. Não perca tempo, agradeça imediatamente e comece o dia sentindo-se positivo. [11]
  3. Não se pode controlar tudo o que acontece na vida, mas é possível aprender a usar o que se tem em mãos. Tente encontrar oportunidades de crescimento em todos os lugares. [12]
    • Por exemplo, imagine um aspirante a escritor que trabalha como garçom. Embora não pareça, existem muitas possibilidades de crescimento enquanto ele não encontra um trabalho em que possa usar suas aptidões literárias.
    • As pessoas e as situações que ele presencia todos os dias podem ser utilizadas como inspiração para a construção de personagens mais realistas. Além disso, como não estará intelectualmente envolvido com outros trabalhos, estará livre para se concentrar em produzir seu próprio material.
  4. Quando se sentir frustrado, perdido ou triste, pense onde quer chegar e tente se motivar. Enxergue o presente como um passo na direção certa, ainda que não pareça. [13]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 24 677 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade