PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A velocidade da CPU determina a rapidez com a qual um processo pode realizar tarefas. Devido ao advento dos processadores multicores (com diversos núcleos), essa velocidade não é mais tão importante quanto costumava ser. Ainda assim, essa informação pode ser útil na hora de comprar um programa novo para saber se o computador será capaz de executá-lo. Conhecer a velocidade real da CPU também é muito útil na hora de fazer um overclock para obter um desempenho melhor.

Método 1
Método 1 de 4:

Windows

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem várias formas de abri-la rapidamente:
    • Windows 7, Vista, XP - clique com o botão direito em "Computador"/"Meu computador" no menu "Iniciar" e selecione "Propriedades". No Windows XP, pode ser preciso clicar na aba "Geral" depois de selecionar "Propriedades".
    • Windows 8 – clique com o botão direito no botão "Iniciar" e selecione "Sistema".
    • Todas as versões – pressione as teclas Win + Pause .
  2. O modelo e a velocidade serão exibidos. A velocidade é medida de gigahertz (GHz), e representa um único núcleo do processador. Caso o processador tenha múltiplos núcleos (como a maioria deles), cada um dele terá essa mesma velocidade.
    • Se ele possuir um overclock , a velocidade atual pode não ser exibida. Neste caso, consulte a próxima seção para obter mais detalhes de como visualizá-la.
  3. Caso tenha um processador com múltiplos núcleos, o número destes poderá não ser exibida nessa janela. Ter múltiplos núcleos não significa necessariamente que os programas serão executados mais rapidamente, mas pode aumentar muito o desempenho dos programas desenvolvidos para isso.
    • Pressione as teclas Win + R para abrir a caixa de diálogo "Executar".
    • Digite dxdiag e pressione a tecla Enter . Clique em Sim caso você seja solicitado a verificar seus drivers.
    • Procure a entrada "Processador" na aba Sistema . Caso o processador tenha múltiplos núcleos, você verá o número deles entre parênteses depois da velocidade (como por exemplo "4 CPUs"). Esse é o número de núcleos atual. Cada um deles é executado aproximadamente na mesma velocidade (pode haver uma pequena variação).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Mac

PDF download Baixe em PDF
  1. Nela, você verá a velocidade da CPU, embora essa possa não ser a velocidade na qual ela está sendo executada atualmente. Isso acontece porque a CPU desacelera quando não está sendo muito utilizada para economizar energia e aumentar sua vida útil. [1]
  2. Este utilitário gratuito monitora a CPU e reporta a velocidade atual de sua operação. Você pode baixá-lo gratuitamente neste link [2]
    • Descompacte o arquivo e dê um clique duplo sobre o arquivo DMG para instalar o Intel Power Gadget.
  3. Caso queira saber a velocidade máxima do processador, será preciso forçar o seu uso. A forma mais comum de fazê-lo é por meio do programa Prime95, que pode ser baixado gratuitamente em mersenne.org/download/ . Descompacte o programa e dê um clique duplo sobre o arquivo DMG para instalá-lo. Selecione "Just Stress Testing" (Apenas teste de estresse) ao iniciar o programa.
    • O Prime95 foi criado para calcular números primos, e dessa forma ele força o uso da CPU ao máximo.
  4. O segundo gráfico na ferramenta exibe as velocidades da CPU. O dado "Package Frq" (Frequência de pacote) é a velocidade atual com base no que está sendo processado. É provável que essa informação seja um pouco menor do que "Base Frq" (Frequência de base), ou seja, a velocidade anunciada do processador.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Linux

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria das ferramentas disponíveis para o Linux não mostra a velocidade atual em que o processador está sendo executado. A Intel lançou a ferramenta Turbostat, que pode fazer essa verificação. Porém, ela precisa ser instalada manualmente pelo terminal.
  2. uname -r e pressione a tecla Enter . Verifique o número da versão exibido (X.XX.XX-XX).
  3. apt-get install linux-tools-X.XX.XX-XX linux-cloud-tools-X.XX.XX-XX e pressione a tecla Enter . Substitua X.XX.XX-XX com o número da versão do passo anterior. Digite a senha de administrador caso solicitado.
  4. modprobe msr e pressione a tecla Enter . Fazê-lo vai instalar o módulo MSR, necessário para executar a ferramenta.
  5. openssl speed . Fazê-lo vai iniciar o teste de velocidade OpenSSL, forçando o uso da CPU ao máximo.
  6. turbostat . Esse comando vai exibir as diferentes informações do processador.
  7. GHz . Cada entrada é a velocidade atual de cada núcleo. A coluna TSC indica a velocidade relatada normalmente. Agora, é possível ver as diferenças causadas pelo overclock . A velocidade será menor caso a CPU não esteja sendo forçada pela execução de um processo. [3]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Windows (CPU com overclock )

PDF download Baixe em PDF

CPUs com overclock são processadores cujas voltagens foram alteradas para aumentarem seu desempenho. Essa prática é bastante comum na comunidade da informática, pois ela permite aumentar a capacidade operacional, embora possa danificar os componentes. Acesse o artigo Como Fazer Overclock em um PC para instruções mais detalhadas de como realizar um overclock em um processador.

  1. Este utilitário gratuito monitora componentes do computador. Ele foi criado especificamente para processadores com overclock , e exibe a velocidade de seu funcionamento. Baixe-o gratuitamente no seguinte endereço cpuid.com/softwares/cpu-z.html . [4]
    • O CPU-Z não contém adware ou barra de ferramentas em seu arquivo de instalação.
  2. Por padrão, haverá um atalho na área de trabalho para iniciá-lo. É preciso estar logado com uma conta administrativa ou saber a senha do usuário "Administrador" do computador para seguir estes passos.
  3. O processador automaticamente desacelera quando não está sendo utilizado, então a velocidade vista no CPU-Z pode não ser a velocidade máxima a menos que o processador esteja sendo utilizado de forma intensiva. [5]
    • Uma forma rápida de forçar o processamento é por meio da execução do programa Prime95. Ele foi criado para calcular números primos, e dessa forma ele força o uso da CPU ao máximo. Baixe o Prime95 em mersenne.org/download/ , descompacte-o e selecione "Just Stress Testing" (Apenas teste de estresse).
  4. A velocidade atual é exibida no campo "Core Speed" (Velocidade do núcleo) na aba CPU . É comum presenciar pequenas oscilações ao executar o Prime95.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 680 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade