A velocidade da CPU determina a rapidez com a qual um processo pode realizar tarefas. Devido ao advento dos processadores multicores (com diversos núcleos), essa velocidade não é mais tão importante quanto costumava ser. Ainda assim, essa informação pode ser útil na hora de comprar um programa novo para saber se o computador será capaz de executá-lo. Conhecer a velocidade real da CPU também é muito útil na hora de fazer um overclock para obter um desempenho melhor.
Passos
-
Abra a janela "Sistema". Existem várias formas de abri-la rapidamente:
- Windows 7, Vista, XP - clique com o botão direito em "Computador"/"Meu computador" no menu "Iniciar" e selecione "Propriedades". No Windows XP, pode ser preciso clicar na aba "Geral" depois de selecionar "Propriedades".
- Windows 8 – clique com o botão direito no botão "Iniciar" e selecione "Sistema".
- Todas as versões – pressione as teclas ⊞ Win + Pause .
-
Encontre a entrada "Processador" na seção "Sistema", abaixo da edição do Windows.
-
Anote a velocidade do processador. O modelo e a velocidade serão exibidos. A velocidade é medida de gigahertz (GHz), e representa um único núcleo do processador. Caso o processador tenha múltiplos núcleos (como a maioria deles), cada um dele terá essa mesma velocidade.
- Se ele possuir um overclock , a velocidade atual pode não ser exibida. Neste caso, consulte a próxima seção para obter mais detalhes de como visualizá-la.
-
Verifique a quantidade de núcleos do processador. Caso tenha um processador com múltiplos núcleos, o número destes poderá não ser exibida nessa janela. Ter múltiplos núcleos não significa necessariamente que os programas serão executados mais rapidamente, mas pode aumentar muito o desempenho dos programas desenvolvidos para isso.
- Pressione as teclas ⊞ Win + R para abrir a caixa de diálogo "Executar".
- Digite dxdiag e pressione a tecla ↵ Enter . Clique em Sim caso você seja solicitado a verificar seus drivers.
- Procure a entrada "Processador" na aba Sistema . Caso o processador tenha múltiplos núcleos, você verá o número deles entre parênteses depois da velocidade (como por exemplo "4 CPUs"). Esse é o número de núcleos atual. Cada um deles é executado aproximadamente na mesma velocidade (pode haver uma pequena variação).
Publicidade
-
Clique no menu Apple e selecione "Sobre este Mac".
-
Encontre a entrada "Processador" na aba "Visão geral". Nela, você verá a velocidade da CPU, embora essa possa não ser a velocidade na qual ela está sendo executada atualmente. Isso acontece porque a CPU desacelera quando não está sendo muito utilizada para economizar energia e aumentar sua vida útil. [1] X Fonte de pesquisa
-
Baixe o Intel Power Gadget. Este utilitário gratuito monitora a CPU e reporta a velocidade atual de sua operação. Você pode baixá-lo gratuitamente neste link [2] X Fonte de pesquisa
- Descompacte o arquivo e dê um clique duplo sobre o arquivo DMG para instalar o Intel Power Gadget.
-
Baixe e instale o Prime95. Caso queira saber a velocidade máxima do processador, será preciso forçar o seu uso. A forma mais comum de fazê-lo é por meio do programa Prime95, que pode ser baixado gratuitamente em mersenne.org/download/ . Descompacte o programa e dê um clique duplo sobre o arquivo DMG para instalá-lo. Selecione "Just Stress Testing" (Apenas teste de estresse) ao iniciar o programa.
- O Prime95 foi criado para calcular números primos, e dessa forma ele força o uso da CPU ao máximo.
-
Encontre a velocidade do processador. O segundo gráfico na ferramenta exibe as velocidades da CPU. O dado "Package Frq" (Frequência de pacote) é a velocidade atual com base no que está sendo processado. É provável que essa informação seja um pouco menor do que "Base Frq" (Frequência de base), ou seja, a velocidade anunciada do processador.Publicidade
-
Abra o "Terminal". A maioria das ferramentas disponíveis para o Linux não mostra a velocidade atual em que o processador está sendo executado. A Intel lançou a ferramenta Turbostat, que pode fazer essa verificação. Porém, ela precisa ser instalada manualmente pelo terminal.
-
Digite . uname -r e pressione a tecla ↵ Enter . Verifique o número da versão exibido (X.XX.XX-XX).
-
Digite . apt-get install linux-tools-X.XX.XX-XX linux-cloud-tools-X.XX.XX-XX e pressione a tecla ↵ Enter . Substitua X.XX.XX-XX com o número da versão do passo anterior. Digite a senha de administrador caso solicitado.
-
Digite . modprobe msr e pressione a tecla ↵ Enter . Fazê-lo vai instalar o módulo MSR, necessário para executar a ferramenta.
-
Abra outra janela do terminal e digite . openssl speed . Fazê-lo vai iniciar o teste de velocidade OpenSSL, forçando o uso da CPU ao máximo.
-
Volte à tela anterior do terminal e digite . turbostat . Esse comando vai exibir as diferentes informações do processador.
-
Consulte a coluna . GHz . Cada entrada é a velocidade atual de cada núcleo. A coluna TSC indica a velocidade relatada normalmente. Agora, é possível ver as diferenças causadas pelo overclock . A velocidade será menor caso a CPU não esteja sendo forçada pela execução de um processo. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
CPUs com overclock são processadores cujas voltagens foram alteradas para aumentarem seu desempenho. Essa prática é bastante comum na comunidade da informática, pois ela permite aumentar a capacidade operacional, embora possa danificar os componentes. Acesse o artigo Como Fazer Overclock em um PC para instruções mais detalhadas de como realizar um overclock em um processador.
-
Baixe e instale o CPU-Z. Este utilitário gratuito monitora componentes do computador. Ele foi criado especificamente para processadores com overclock , e exibe a velocidade de seu funcionamento. Baixe-o gratuitamente no seguinte endereço cpuid.com/softwares/cpu-z.html . [4] X Fonte de pesquisa
- O CPU-Z não contém adware ou barra de ferramentas em seu arquivo de instalação.
-
Execute o CPU-Z. Por padrão, haverá um atalho na área de trabalho para iniciá-lo. É preciso estar logado com uma conta administrativa ou saber a senha do usuário "Administrador" do computador para seguir estes passos.
-
Inicie uma tarefa de alto consumo de processamento. O processador automaticamente desacelera quando não está sendo utilizado, então a velocidade vista no CPU-Z pode não ser a velocidade máxima a menos que o processador esteja sendo utilizado de forma intensiva. [5] X Fonte de pesquisa
- Uma forma rápida de forçar o processamento é por meio da execução do programa Prime95. Ele foi criado para calcular números primos, e dessa forma ele força o uso da CPU ao máximo. Baixe o Prime95 em mersenne.org/download/ , descompacte-o e selecione "Just Stress Testing" (Apenas teste de estresse).
-
Verifique a velocidade da CPU. A velocidade atual é exibida no campo "Core Speed" (Velocidade do núcleo) na aba CPU . É comum presenciar pequenas oscilações ao executar o Prime95.Publicidade
Referências
- ↑ http://osxdaily.com/2010/10/23/how-to-check-the-mac-processor-speed/
- ↑ http://apple.stackexchange.com/questions/97577/view-the-current-clock-speed-of-a-cpu-in-os-x
- ↑ https://wiki.ubuntu.com/OverclockingCpu
- ↑ http://www.sevenforums.com/performance-maintenance/132183-true-processor-speed.html
- ↑ http://www.tomshardware.com/answers/id-1932971/cpu-programs-displaying-actual-cpu-clock-speeds-core-temps.html