PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Voltar a se envolver com um ou uma ex sempre é arriscado. Quando as duas pessoas em questão estão bem do ponto de vista emocional, fica mais fácil retomar o relacionamento e criar laços ainda mais estreitos. No entanto, para isso elas têm que se concentrar no próprio crescimento e no que podem fazer para que se tornem parceiros melhores. Se é o seu caso, siga as dicas deste artigo e você logo vai aprender a se comunicar de forma mais clara e levar uma vida amorosa saudável!

Método 1
Método 1 de 3:

Voltando com a pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. Terminar um relacionamento sempre é difícil, assim como lidar com a dor emocional que o processo causa. Se a pessoa enxergá-lo como alguém maduro e racional, então ela provavelmente vai se dispor a voltar — e talvez até dê sinais desse interesse. [1]
    • Nunca vá atrás da pessoa quando você não estiver bem emocionalmente. Ela pode acabar sentindo pena da sua situação, o que nunca é legal.
  2. Não adianta nada você mandar mensagens à pessoa nas mídias sociais o tempo todo. É muito melhor colocar a sua própria vida e os seus objetivos (pessoais, profissionais etc.) em primeiro lugar até se sentir confiante o bastante para entrar em contato. [2]
    • Talvez a pessoa fique ainda mais interessada ao ver que você está muito bem sem ela!
  3. Se vocês terminaram há poucos dias, então ainda não está na hora. Mande mensagem para a pessoa somente quando você achar que está em condições de lidar com a rejeição, não quando o término ainda for recente. [3]
    • Isso é complicado, já que não existe um tempo específico para uma pessoa se sentir "pronta". De modo geral, não entre em contato enquanto você estiver carente ou com vontade de namorar alguém só para não ficar só.
    • Mande uma mensagem dizendo "Oi! Vc topa encontrar? Eu queria falar sobre a gente, se vc tiver interesse".
  4. A pessoa provavelmente não está esperando o seu contato — afinal, a maioria de nós encara términos de relacionamento como pontos finais e definitivos. Durante a sua conversa presencial, liste os motivos pelos quais você acredita que o relacionamento daria certo desta vez. E prepare-se para qualquer resposta que vier! [4]
    • Diga algo como "Eu sei que o nosso namoro era conturbado. Eu tô tentando crescer e resolver os meus problemas, e acho que a gente daria muito certo agora".
    • Existe a possibilidade de a pessoa rejeitar o seu pedido ou ficar com o pé atrás. Essas duas hipóteses são igualmente válidas. Preste atenção ao que ela disser e pense se há solução.
  5. Se você tiver se envolvido com alguém depois de terminar com a pessoa, converse com ela sobre o assunto. Pergunte também se ela conheceu outros. Ninguém precisa entrar em detalhes, mas é bom abrir o jogo sobre o que aconteceu nesse meio-tempo. [5]
    • Por mais que não seja fácil saber que a pessoa se envolveu com alguém, ainda é melhor descobrir pela boca dela do que pelos outros.
    • Se a pessoa ficar magoada porque você se envolveu com alguém, tente acalmá-la antes de retomar o relacionamento. Isso evita problemas no futuro.
  6. Como você e a pessoa já se envolveram, os dois estão bem cientes dos problemas que poderiam surgir no futuro. Por isso, fale com ela sobre as coisas que já aconteceram e o que dá para fazer para evitar que elas se repitam. Não adianta trocar acusações: é melhor tomar atitudes sensatas para melhorar a convivência. Veja exemplos: [6]
    • Se vocês discutiam muito por causa de dinheiro, comprometa-se a incluir a pessoa nas suas finanças com mais frequência.
    • Se vocês tinham opiniões diferentes em relação a casamento, fale com a pessoa dos seus planos de vida e de onde você se vê em cinco anos.
    • Se vocês tinham falta de confiança um no outro, combine com a pessoa que os dois devem ser honestos em qualquer situação a partir de agora.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cultivando um relacionamento mais forte

PDF download Baixe em PDF
  1. Não importa em que estágio o seu relacionamento com a pessoa estava antes — namoro, noivado, casamento —, agora é como se vocês estivessem se conhecendo do zero. Tenha essa mentalidade o tempo todo.
    • Você e a pessoa só vão conseguir corrigir os problemas que levaram ao término se levarem tudo com calma.
    • Se vocês moravam juntos, talvez seja melhor cada um ter a sua casa por enquanto.
  2. Caso você e a pessoa tenham se envolvido por um período mais prolongado, pode ser tentador cair na rotina de antes. Lute contra isso a todo custo! Pense em coisas novas e interessantes para fazer com ela e deixar o novo relacionamento sempre empolgante e romântico. Veja dois exemplos: [7]
    • Vocês podem reservar uma noite específica da semana para um encontro romântico na casa de um dos dois.
    • Ou também podem viajar no fim de semana, nem que seja para uma cidade próxima.
  3. Sempre que você notar que está retomando certos comportamentos nocivos, faça o possível para se corrigir o quanto antes. Tire proveito do fato de que agora você sabe o que poderia causar um término no seu relacionamento. [8]
    • Por exemplo: dizer que você vai ser mais responsável financeiramente é uma coisa, mas seguir à risca o seu orçamento planejado todos os meses é outra.
    • Peça para a pessoa apontar os seus maus hábitos sempre que ela notar algo preocupante. Assim fica mais fácil resolver a situação antes que surja um problema.
  4. Se você se incomodar com algo que pessoa fizer, converse com ela de forma madura — e deixe claro que ela também pode fazer o mesmo. Vocês precisam sempre tentar resolver os problemas assim que eles surgirem, mas sem gritaria ou troca de acusações. [9]
    • Uma boa comunicação é um dos principais indicadores de que o relacionamento vai dar certo. Quando não há acordo entre duas partes, então é normal ter problemas sérios.
    • Por exemplo: diga "Eu vi que você tá chegando tarde em casa sem me avisar, e isso me magoou no passado. Podemos falar sobre o assunto antes que ele vire um problema?".
    • Dependendo da situação, talvez valha a pena fazer terapia de casal.
  5. Terminar daquela vez provavelmente foi uma experiência dolorosa para você e a pessoa. Sendo assim, não há necessidade de trazer o assunto à tona todos os dias ou sempre que vocês discutirem. Concentre-se em viver o momento, e não no passado.
    • Você e a pessoa só podem decidir voltar quando tiverem resolvido todos os problemas que levaram ao término. Do contrário, há muitas chances de todo aquele processo doloroso se repetir agora.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Pesando os prós e os contras

PDF download Baixe em PDF
  1. Será que é a solidão? Ou você sente falta mesmo da pessoa? Não adianta tentar retomar o relacionamento só para ter alguém na sua vida: é melhor buscar formas de crescer enquanto indivíduo. [10]
    • Começar um relacionamento só para ter alguém por perto quase nunca termina bem, ainda mais quando se trata de duas pessoas que já se envolveram.
  2. Por ora, é melhor não voltar com a pessoa caso você ainda não tenha superado os motivos que causaram o término. Pense bem nos seus problemas de relacionamento e no que levou tudo ao fim antes de começar um novo ciclo. Veja exemplos: [11]
    • Se a pessoa se envolveu com outra enquanto vocês estavam juntos, reflita se você se dispõe a perdoar de verdade o que aconteceu.
    • Se houve um afastamento natural, pense em como vocês poderiam se reaproximar de verdade.
  3. Talvez você não se dê conta, mas fique pensando somente nas partes boas do relacionamento. Contudo, é muito importante refletir também sobre os momentos ruins antes de decidir voltar com a pessoa. Lembre-se dos seus momentos de tristeza, raiva ou frustração. Será que vale mesmo a pena arriscar passar por tudo isso de novo? [12]
    • Caso você esteja com dificuldade de se lembrar das épocas ruins — afinal, muitas delas parecem sumir da cabeça com o tempo —, peça ajuda aos seus amigos e familiares. Eles provavelmente vão ter as coisas mais frescas em mente.
  4. Quem vive relacionamentos tóxicos nem sempre se dá conta disso. Pense na frequência com que você e a pessoa discutiam e em como conseguiam comunicar e resolver os seus problemas. Se toda a convivência foi sempre marcada por momentos ruins, então é melhor deixar tudo no passado. [13]
    • Mais uma vez, você pode recorrer aos seus amigos e familiares nessas horas. Eles decerto notaram os sinais ruins no seu relacionamento na época.
    Publicidade

Dicas

  • Pode ser que a pessoa não queira voltar com você, o que é completamente normal. Tente se concentrar na sua vida e deixar o que aconteceu no passado.
  • Se você e a pessoa tiverem problemas de comunicação, converse com ela sobre a possibilidade de vocês fazerem terapia de casal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 771 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade