Baixe em PDF Baixe em PDF

A febre tifoide é uma doença bacteriana bastante comum em países não industrializados na África, na América Latina, na Europa Oriental e na Ásia (com exceção do Japão). Ela é transmitida através da má higiene no manuseio de alimentos e água e por conta da falta de saneamento básico. As pessoas normalmente a contraem ao ingerir alimentos ou água contaminados com fezes infectadas. [1] Se você foi diagnosticado com a febre tifoide, siga alguns passos abaixo para aprender a combatê-la.

Método 1
Método 1 de 3:

Recuperando-se com medicamentos

Baixe em PDF
  1. Durante o diagnóstico, o médico deve descobrir o quanto a doença já progrediu. Nos estágios iniciais, o tratamento mais comum é o uso de antibióticos por uma ou duas semanas. Algumas bactérias causadoras da febre são resistentes ao uso de alguns antibióticos: o médico deve realizar exames laboratoriais para definir o melhor tratamento para a cepa de bactéria contraída. [2]
    • O tipo de antibiótico dependerá do local onde você contraiu a doença e do fato de você já tê-la contraído antes ou não. Os antibióticos mais comuns incluem a Amoxicilina, a Ciprofloxacina, a Ampicilina e a Azitromicina.
    • O médico também pode prescrever Cefotaxima or Ceftriaxona por 10 a 14 dias. [3] [4]
  2. Por mais que os sintomas costumem desaparecer em poucos dias, é importantíssimo concluir o tratamento com os antibióticos, pois interrompê-lo antes da hora aumenta as chances de que a doença retorne ou de que você a passe para os outros.
    • Após o uso dos antibióticos, faça uma retorno com o médico para verificar se você está livre da doença. [5]
  3. Casos graves de febre tifoide requerem admissão hospitalar. Fique de olho em sintomas fortes como inchaço estomacal, diarreia grave, febre de 40 °C ou mais e vômitos persistentes. No hospital, é provável que você receba um tratamento antibiótico intravenoso.
    • Ao apresentar qualquer um dos sintomas acima, consulte um médico imediatamente.
    • Você também deve receber fluídos e nutrientes via injeção intravenosa.
    • A maioria das pessoas melhora entre três e cinco dias após a internação, mas talvez seja necessário ficar mais algumas semanas de observação caso a doença estivesse grave ou você apresente outras complicações. [6] [7]
  4. Caso você tenha sido diagnosticado com uma febre tifoide grave, algumas complicações podem surgir, como sangramento intestinal ou o rompimento do trato digestivo. Nesses casos, provavelmente uma cirurgia é necessária.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Recuperando-se com terapias naturais

Baixe em PDF
  1. Os remédios naturais devem ser utilizados em conjunto com os antibióticos, pois não curam a doença, apenas aliviam sintomas dela como a febre e a náusea. Os remédios naturais devem fazer com que você se sinta melhor ao utilizar os antibióticos para combater a doença, não substitui-los.
    • Informe-se com o médico sobre os tratamentos naturais para garantir que não interfiram com o antibiótico que você está tomando. [9] Sempre consulte um médico antes de utilizar esses tratamentos com crianças ou gestantes.
  2. É importante beber mitos líquidos quando se sofre de febre tifoide: beba pelo menos 2 litros de água por dia e complemente o consumo com suco, água de coco e outras bebidas hidratantes. A desidratação normalmente ocorre por conta da diarreia e da febre alta, dois sintomas muito comuns da febre tifoide.
  3. Preste bastante atenção no que come para manter uma dieta nutritiva e rica em calorias. O consumo elevado de carboidratos ajudará a repor as energias, principalmente quando dividido em pequenas refeições espalhadas pelo dia. Se está com problemas gastrointestinais, alimente-se apenas com comidas de fácil consumo como sopas, bolachas, torradas, pudins e gelatina. [11]
    • Coma banana, arroz, compota de maçã e torrada. Esses quatro tipos de alimentos são suaves no estomago e ajudam a controlar a náusea e a diarreia. [12]
    • Beba muitos sucos de fruta naturais (os industrializados normalmente são muito açucarados, o que pode piorar a diarreia) com água de cevada, água de coco ou mingau de arroz.
    • Peixes, manjares e ovos são boas fontes de proteínas para pessoas que não apresentam complicações gastrointestinais.
    • Coma muitas frutas e vegetais para manter os níveis de vitaminas elevados. [13]
  4. Um chá com água e mel é ótimo para controlar os sintomas da febre tifoide: adicione 1 ou 2 colheres de sopa de mel a 1 copo de água morna e mexa bem. Essa bebida é ótima para problemas digestivos, pois o mel alivia a irritação intestinal e protege os tecidos do trato digestivo.
    • A combinação de mel e água cria uma bebida energética natural. [14] [15]
    • Nunca dê mel para uma criança com menos de um ano.
  5. Essa é uma bebida extremamente benéfica para a recuperação de sintomas da febre tifoide. Acrescente 5 cravos a 2 litros de água fervente e continue fervendo até que metade do líquido tenha evaporado. Apague o fogo e deixe os cravos de molho na água por mais um tempo.
    • Filtre os cravos quando a água esfriar. Beba o chá diariamente para aliviar os sintomas da náusea.
    • Você também pode adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de mel ao chá para adicionar sabor e outras qualidades benéficas. [16]
  6. Misture 7 fios de açafrão, 4 folhas de manjericão e 7 pimentas pretas em um recipiente pequeno. Moa-os até criar uma mistura fina e, enquanto mexe, adicione pequenas quantidades de água até criar uma pasta. Divida a pasta em porções parecidas com pastilhas.
    • Tome uma pastilha duas vezes ao dia com um copo d'água.
    • Essa mistura possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas, ajudando a controlar problemas digestivos causados pela febre tifoide. [17]
  7. A equinácea, encontrada em formato de flores, raízes ou pó, é ótima para melhorar o sistema imunológico para combater infecções bacterianas, além de fortalecer os tecidos corporais. Ferva 1 colher de chá de Equinácea (em pó ou raiz) em 230 ml de água por dez minutos. [Image:Recover from Typhoid Fever Step 6 Version 2.jpg|center]]
    • Beba o chá duas ou três vezes ao dia por até duas semanas. [18]
  8. Ferva de 6 a 8 pedaços de cenoura em 230 ml de água por dez minutos. Filtre os pedaços de cenoura e acrescente algumas pintadas de pimenta preta na água. Beba a mistura sempre que a diarreia estiver forte.
    • Adicione mais ou menos pimenta dependendo de seu gosto. [19]
  9. A desidratação é um efeito colateral muito comum da febre tifoide: para combatê-la, você pode fazer uma mistura que o hidrate e forneça eletrólitos e minerais naturais. Misture 1 colher de sopa de suco de gengibre com 230 ml de suco de maçã e beba algumas vezes ao dia.
    • O suco também ajuda com problemas hepáticos decorrentes da eliminação das toxinas de seu corpo. [20]
  10. Beba a mistura a cada 15 minutos por uma ou duas horas caso os sintomas sejam muito fortes. Continue bebendo antes das refeições por cinco dias. [21]
    • Adicione um pouco de mel para aliviar o gosto forte.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Prevenindo a febre tifoide no futuro

Baixe em PDF
  1. Existem dois tipos de vacinas para a febre tifoide: uma vacina injetável com polissacarídeo Vi e uma vacina oral contendo bactérias da cepa Ty21a. A vacina injetável é administrada como dose única de 0,5 ml no braço e na coxa. A vacina oral é administrada como quatro doses espaçadas por dois dias.
    • A vacina injetável é administrada para crianças com mais de dois anos e adultos. A revacinação é realizada a cada cinco anos. [22]
    • A vacina oral deve ser administrada pelo menos 24 horas após o fim do tratamento com antibióticos orais e com estomago vazio para que ela não seja destruída pelos medicamentos. Ela pode ser administrada para crianças com mais de seis anos e adultos. [23]
    • Finalize o tratamento preventivo com as vacinas pelo menos uma semana antes de viajar. As vacinas são eficazes para indivíduos que tenham sofrido ou não com febre tifoide e precisam ser readministradas por um período de dois a cinco anos. Informe-se com seu médico sobre o tempo que a vacina recebida funcionará. [24]
  2. A água não tratada é o principal método de transmissão da febre tifoide. Você deve beber apenas alguns tipos de água ao visitar ou morar em países não industrializados. Consuma apenas água engarrafada e de origem respeitável. Jamais peça por gelo a menos que tenha certeza de que ele tenha feito com água potável ou engarrafada.
    • Evite também picolés e sobremesas geladas a menos que saiba que sejam feitas com água potável.
    • A água com gás normalmente é ainda mais segura do que a água engarrafada comum. [25]
  3. Se não encontrar água mineral engarrafada, você pode tratar a água duvidosa encontrada fervendo-a por pelo menos um minuto. Evite beber água de rios, lagos e outros corpos hídricos.
    • Se não conseguir fervê-la, acrescente tabletes de cloro na água. [26]
    • Se você mora em um local com água não tratada, instale um sistema de saneamento básico em sua casa e em sua comunidade. Compre alguns recipientes limpos, isolados e cobertos para armazenar a água.
  4. Além da água, a comida também pode transmitir a febre tifoide. Ao visitar alguns países, sempre cozinhe os vegetais, os peixes e as carnes vermelhas. Lave os alimentos em água limpa antes do cozimento e, se for comê-los crus, ao menos molhe-os em água quente. Descasque os vegetais após lavá-los e não coma as cascas, pois elas podem conter contaminantes. Se possível, evite comer frutas e vegetais que não possam ser descascados.
    • Tenha alguns recipientes limpos para armazenar os alimentos e guarde-os longe de áreas de contaminação como banheiros, lixos e esgotos. Não guarde alimentos cozidos por muito tempo no refrigerador. Descarte-os após dois dias ou mais de armazenamento frio.
    • Evite comprar alimentos nas ruas ao viajar em países onde a febre tifoide é comum. [27] [28]
  5. Caso você more em um local que abrigue a febre tifoide, limpe todos seus arredores. Descarte alimentos que estão apodrecendo em lixos adequados e conserte tubulações e esgotos com problemas para evitar que dejetos contaminem a água.
    • Separe os locais de armazenamento de água e comida das áreas em que estão localizados os banheiros, os esgotos ou as fossas sépticas para evitar contaminações. [29] [30]
  6. A febre tifoide pode ser transmitida pelo toque, portanto, lave-as mãos – de preferência com sabão ou álcool em gel – antes de manusear a água e as comidas e após utilizar o banheiro ou manusear qualquer objeto sujo. Seja bem asseado no geral, tomando banhos diariamente.
    • Sempre seque as mãos em toalhas limpas, não nas roupas que está utilizando. [31]
    Publicidade
  1. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/typhoid-fever/basics/treatment/con-20028553
  2. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/typhoid-fever/basics/treatment/con-20028553
  3. http://www.medicinenet.com/the_brat_diet/article.htm
  4. http://www.diethealthclub.com/health-issues-and-diet/jaundice/diet-tips-for-typhoid-and-jaundice.html
  5. http://fiveremedies.com/infections/treating-typhoid-fever-quickly-with-natural-remedies/
  6. http://www.diethealthclub.com/health-issues-and-diet/jaundice/diet-tips-for-typhoid-and-jaundice.html
  7. http://fiveremedies.com/infections/treating-typhoid-fever-quickly-with-natural-remedies/
  8. http://fiveremedies.com/infections/treating-typhoid-fever-quickly-with-natural-remedies/
  9. http://fiveremedies.com/infections/treating-typhoid-fever-quickly-with-natural-remedies/
  10. http://fiveremedies.com/infections/treating-typhoid-fever-quickly-with-natural-remedies/
  11. http://fiveremedies.com/infections/treating-typhoid-fever-quickly-with-natural-remedies/
  12. http://fiveremedies.com/infections/treating-typhoid-fever-quickly-with-natural-remedies/
  13. http://www.cdc.gov/nczved/divisions/dfbmd/diseases/typhoid_fever/
  14. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17321180
  15. http://www.medicinenet.com/typhoid_fever/page4.htm#can_typhoid_fever_be_prevented
  16. http://www.cdc.gov/nczved/divisions/dfbmd/diseases/typhoid_fever/
  17. http://www.cdc.gov/nczved/divisions/dfbmd/diseases/typhoid_fever/
  18. http://www.cdc.gov/nczved/divisions/dfbmd/diseases/typhoid_fever
  19. https://www.gov.mb.ca/health/publichealth/cdc/protocol/typhoid.pdf
  20. http://www.hpa.org.uk/webc/HPAwebFile/HPAweb_C/1317132464189
  21. http://www.cdc.gov/nczved/divisions/dfbmd/diseases/typhoid_fever/
  22. http://www.cdc.gov/nczved/divisions/dfbmd/diseases/typhoid_fever/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 742 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade