Baixe em PDF Baixe em PDF

As hemorroidas, ocasionalmente chamadas de pilhas anais, são um pé no saco. Elas são muito comuns – afetando cerca de 75% de nós –, mas nem sempre são sérias, e tendem a desaparecer sozinhas. Porém, elas podem causar muita dor antes de desaparecer. Aqui estão algumas dicas para que você se livre das hemorroidas rapidamente.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Identificando hemorroidas

Baixe em PDF
  1. Caso suspeite possuir uma hemorroida, é importante conhecer os sintomas desse problema. Aqui estão os sinais de hemorroidas internas e externas. [1]
    • Hemorroidas internas: o sintoma mais óbvio é um sangramento anal vermelho e brilhante durante a defecação. Você verá sangue brilhante vermelho enquanto se limpa. Na maioria dos casos, elas não causam dor.
    • Hemorroidas externas: podem causar coceiras e queimações na área anal. Elas normalmente causam dor, e ocasionalmente sangram, principalmente ao se limpar após defecar. Algumas vezes, as hemorroidas externas transformam o ato de sentar em algo bastante desconfortável.
  2. Ainda que hemorroidas não sejam sérias, o sangramento retal pode ser causado por outros problemas muito sérios, incluindo câncer anal, retal ou intestinal; diverticulite; ou infecções bacterianas. Se você possuir qualquer tipo de sangramento retal, é importante ligar para o médico para ser apropriadamente diagnosticado e tratado.
  3. Trata-se de um vaso sanguíneo inchado e inflamado na área anal ou retal. [2] Ela é causada pela pressão elevada na área pélvica e anal. A constipação crônica e a diarreia crônica são causas comuns das hemorroidas. As mulheres nos últimos estágios da gravidez também são suscetíveis, assim como pessoas com sobrepeso. A relação sexual anal pode, ocasionalmente, causar hemorroidas. As dores podem ser internas ou externas.
    • Hemorroida interna: Hemorroidas internas ocorrem dentro do reto. Se forem grandes o suficiente, ou próximas o bastante do ânus, elas podem saltar para fora durante a defecação.
    • Hemorroida externa: Hemorroidas externas ocorrem na área ao redor da abertura retal. Se elas estiverem gravemente irritadas e coaguladas debaixo da pele, podem se tornar um caroço duro. Isso é chamado de hemorroida trombosada.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Livrando-se das hemorroidas

Baixe em PDF
  1. Na maioria dos casos, as hemorroidas podem ser tratadas em casa, utilizando métodos que aliviam ou reduzem dores, inflamações, coceiras e pressões. [3] Esta seção descreve alguns dos passos que podem ser tomados para o seu bem estar.
  2. Apesar de ser doloroso limpar a área anal enquanto a hemorroida está presente, um dos passos mais importantes a serem tomados para começar a cura é a limpeza. Lave-se gentilmente com um pano suave, água quente e sabão suave. Enxugue-se bem e seque-se cuidadosamente utilizando um pano limpo ou outro tecido suave.
    • Você pode querer tentar usar lenços umedecidos, que são muito mais suaves do que o papel higiênico seco. Muitas marcas incluem aloe ou outros ingredientes agradáveis.
  3. Muitos tratamentos tópicos podem aliviar o inchaço e a dor das hemorroidas. Alguns podem ser comprados em farmácias, e outros são localizáveis em sua cozinha. Veja o que experimentar:
    • Cremes e pomadas: Preparado H, cremes de hidrocortisona, creme para assaduras causadas por fraldas, ou produtos contendo analgésicos tópicos, como lidocaína ou benzocaína.
    • Hamamélis: produtos contendo hamamélis podem ajudar, pois ela é um adstringente. Você pode comprar água de hamamélis e aplicá-la na região anal usando uma bola de algodão ou pano suave.
    • Aloe vera: o gel lubrifica e alivia a pele, podendo ser encontrado em farmácias. Se tiver uma planta de babosa, quebre um pedaço pequeno dela, retire o gel e passe-o na região.
  4. Sente-se por 15 a 20 minutos.
    • Replique a pasta de quatro em quatro horas até que a dor diminua ou suma.
  5. Beber água amolecerá suas fezes, facilitando a passagem dela e reduzindo a vontade de fazer força, o que poderia piorar suas hemorroidas. Em caso de suspeita de hemorroidas, aumente sua ingestão de água de oito para dez copos por dia.
  6. A fibra é um excelente amolecedor de fezes. Você pode adicionar fibras à dieta comendo alimentos que contenham a substância. Suplementos de fibras também podem ser consumidos.
    • Coma mais legumes, grãos integrais, sementes, vegetais e frutas.
    • Ou, você pode tentar suplementos de fibra como Citrucel ou Metamucil.
  7. Tome banhos de assento. A água quente alivia as hemorroidas, fornecendo alívio e promovendo a cura. Você pode comprar uma pequena banheira (normalmente chamada de banho de assento) que encaixe no topo de sua privada, ou pode utilizar uma banheira simples. Aqui está como encontrar alívio utilizando um banho de assento:
    • Encha alguns centímetros da banheira com água quente. Se estiver usando um banho de assento para a privada, encha-a até o ponto indicado nas instruções. Certifique-se de que a água esteja morna, e não tão quente.
    • Adicione ingredientes curadores, se desejado. A água quente por si só o aliviará, mas é possível encontrar alívio com a adição de sal de mesa , sais epsom, camomila, calêndula, milefólio e outros ingredientes que curam hemorroidas.
    • Banhe-se por 20 minutos. Tome 20 minutos de banho de assento para cada vez que você defecar. Se possível, inclua dois ou três banhos diários até curar as hemorroidas.
    • Seque a área perineal gentilmente com uma toalha suave.
  8. O frio reduzirá o inchaço, a inflamação e a dor. Coloque a compressa na região anal por 15 minutos. Repita de duas a três vezes por dia.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Evitando hemorroidas

Baixe em PDF
  1. Assim que as hemorroidas se curarem, você pode tomar medidas para evitar que elas retornem. Algumas sugestões de tratamento também servem para a prevenção, como a manutenção de dietas ricas em fibras e a ingestão de água. Aqui estão outras ideias.
  2. Às vezes chega uma hora em que defecar não é uma boa opção. Porém, esperar até depois pode causar problemas. Se esperar, suas fezes secarão e retornarão ao reto, o que pode causar pressão adicional. Então, ao usar o banheiro, você pode acabar tendo de fazer força. Ao sentir vontade de defecar, não espere. Encontre um banheiro e vá!
  3. Passar longos períodos de tempo sentado na privada coloca pressão na região anal. Não gaste mais do que dez minutos no banheiro. Caso esteja constipado, limpe-se, faça uma pausa, beba um pouco de água, caminhe e tente novamente mais tarde.
  4. Caso o sobrepeso seja a causa de suas hemorroidas, perder peso o ajudará. Converse com o médico para obter recomendações sobre quanto peso precisa ser perdido, e quais os meios saudáveis de emagrecer.
  5. O exercício estimula o funcionamento do intestino, o que facilita a passagem das fezes. Experimente 20 minutos diários de exercícios aeróbicos moderados; a caminhada é um ótimo início. Se possuir um trabalho sedentário, busque acordar e caminhar um pouco a cada hora. Exercitar-se mais também pode ajudá-lo a perder peso.
  6. Fezes moles significam menos força, menos pressão na região anal e menos tempo gasto na privada. Mudanças na dieta significam a adição, omissão ou redução do consumo de certos alimentos. Você pode experimentar certas mudanças na dieta antes de encontrar o equilíbrio certo. Aqui estão alguns exemplos:
    • Comidas a serem adicionadas: muita água, ameixa ou suco de ameixa, semente de linhaça, alimentos com ácidos graxos ômega 3, vegetais folhosos, vegetais e frutas crus.
    • Alimentos a serem omitidos ou reduzidos: alimentos fritos, carboidratos refinados, laticínios, sódio.
  7. Muitos alimentos e ervas contêm compostos que apoiam a saúde venosa ao fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos. Alguns deles reduzem inflamações. Exemplos incluem:
    • Flavonoides (encontrados em frutas cítricas, bagas, cerejas e muitas outras frutas e vegetais).
    • Gilbarbeira.
    • Castanha da Índia.
    • Gingko Biloba.
    • Calêndula.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Sabendo quando procurar ajuda médica

Baixe em PDF
  1. Os tratamentos caseiros curarão a maioria das hemorroidas. Porém, existem muitos momentos em que ajudar a si mesmo não é o suficiente. Nesses casos, a ajuda médica é necessária. Preste atenção nos sintomas para determinar se é preciso procurar ajuda médica. Observe o seguinte:
    • Duração dos sintomas: sangramentos e dores tipicamente somem depois de dois ou três dias. Ligue para seu médico se esses sintomas durarem mais do que uma semana.
    • O momento dos sintomas: sangramentos das hemorroidas ocorrem apenas durante a defecação. Ligue para o médico caso esteja tendo problemas com sangramentos retais a qualquer outra hora.
    • Mudanças nos sintomas: mudanças nos sintomas significam que o problema está piorando. Isso pode significar que há alguma outra coisa errada. Se a cor do sangramento hemorroidal mudar para um vermelho escuro, ligue para o médico assim que possível.
    • Severidade dos sintomas: as hemorroidas serão curadas caso você esteja aplicando os tratamentos caseiros. Se os sintomas piorarem ou se tornarem graves, entre em contato com o médico.

Dicas

  • Algumas vítimas de hemorroidas afirmam que sentar em travesseiros ou em almofadas em formato de rosca ajuda a aliviar a dor.
Publicidade

Avisos

  • Se notar que a cor das fezes está enegrecida, ligue imediatamente para o médico. Isso poderia indicar outros problemas sérios em seu trato digestivo.
  • Não use produtos contendo hidrocortisona caso sofra de diabetes. Esse esteroide causa aumentos nos níveis de açúcar no sangue.
  • Diabéticos não devem usar o Preparado H, ou quaisquer outros produtos contendo vasoconstritores, como a fenilefrina.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 048 005 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade