Baixe em PDF Baixe em PDF

A astrofísica é uma área exigente, mas se você tem paixão pelas estrelas e adora desvendar os mistérios do universo, pode ser também um caminho altamente recompensador. No entanto, você precisará de muita educação e experiência formal de emprego antes de estacionar em uma posição permanente.

Método 1
Método 1 de 4:

Estágios Iniciais

Baixe em PDF
  1. 1
    Aprenda mais sobre a área. Quanto antes você começar o processo de aprendizagem, mais à frente estará. Faça tanto quanto possível para aprender mais da astrofísica como área de interesse. Você deve também descobrir o que deve esperar à medida que trabalha para entrar no ramo.
    • De modo geral, astrofísicos podem ser teóricos ou observacionais. Astrofísicos teóricos estudam os processos físicos do universo, enquanto que os observacionais se utilizam de modelos matemáticos e simulações de computadores para explicar fenômenos astrofísicos.
    • Independentemente à sua especialização, será preciso desenvolver e explicar teorias acerca do funcionamento do universo, analisar dados relacionados, testar hipóteses e publicar artigos científicos.
  2. 2
    Dedique-se às matérias concernentes no ensino médio. Se você ainda estiver no ensino médio, procure complementar a sua grade acadêmica com cursos e matérias relacionadas ao campo da astrofísica. Pode ser que você não consiga realizar nenhum curso que lida diretamente com o campo, mas deve empilhar o máximo de matemática e de cursos científicos que for possível, a fim de preparar o seu caminho para a futura formação em astrofísica. [1]
    • Embora todas as matérias das ciências possam ser úteis, física e química serão especialmente benéficas. Você deve também adquirir o máximo de experiência em matemática avançada que puder.
    • Mantenha as suas notas altas e faça cursos avançados, quando possível. Fazê-lo facilitará ainda mais o seu ingresso a uma boa universidade que lhe iniciará no seu campo desejado.
  3. 3
    Ingresse em associações locais ou participe de eventos. Cursos e associações geralmente não entram muito a fundo no campo da astrofísica, mas, se você apenas começou, serão bons recursos para aprender o básico da astronomia tão cedo quanto possível. Há uma imensa gama de possíveis oportunidades para considerar.
    • Busque por clubes de astronomia em sua escola ou na comunidade em que você vive.
    • Associe-se ao planetário mais próximo a você.
    • Participe de cursos gratuitos ou baratos na biblioteca ou universidade locais.
    • Participe de eventos especialmente relacionados à astronomia, patrocinados por planetários, universidades ou outras organizações.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Educação Superior

Baixe em PDF
  1. 1
    Consiga o diploma de bacharel. Idealmente, você deve buscar por uma universidade com foco em astrofísica. No entanto, esse tipo de programa pode ser raro, de modo que você pode ter que iniciar conseguindo um diploma em física ou astronomia, antes de tudo.
    • Você pode obter uma formação dupla em física e astronomia, mas fazê-lo aumentará a quantidade de anos passados em nível universitário. Ao invés disso, considere apenas complementar um curso prioritário com o outro, secundário.
    • Ainda, considere realizar cursos de ciências da computação, já que lhe ajudarão a desenvolver as habilidades necessárias à pesquisa astrofísica.
    • Um diploma de bacharel em física ou astronomia lhe permitirá somente qualificar-se para posições iniciais. Ao invés de posições de pesquisa, você poderá esperar trabalhar como técnico, assistente de pesquisa ou assistente de observatório.
  2. 2
    Siga para o seu diploma de mestrado. Embora o bacharelado ajudará a colocar o seu pé para fora da porta, será preciso um mestrado científico em astrofísica, no mínimo, para conseguir qualquer posição acima da inicial. [2]
    • Normalmente, o mestrado lhe qualificará para trabalhar como assistente de pesquisa para uma fonte mais proeminente ou, ainda, como consultor.
    • Se você deseja avançar tanto quanto o campo de astrofísica é capaz de comportar, firme a visão em um doutorado, ao invés do mestrado. Ele lhe permitirá avançar na carreira muito mais intensamente.
  3. 3
    Complete um doutorado. Se você deseja ter uma posição alta no campo da astrofísica, é provável que necessite de um PhD. Busque por um programa de doutorado especificamente personalizado para o campo da astrofísica, em vez de manter-se em um campo relacionado.
    • Espere completar muitos cursos em física, astronomia, matemática, ciências da computação e estatística. Você ainda deverá completar uma pesquisa original e uma dissertação.
    • Programas de doutorado podem levar 5 anos ou mais para sua finalização. Você pode optar por ingressar na força-trabalho enquanto trabalha simultaneamente na busca por seu PhD.
    • Geralmente, você precisará ter um PhD caso deseje trabalhar para uma universidade como professor ou pesquisador. Você também precisará desse nível de educação para realizar pesquisas para o governo federal.
    • A maioria dos programas de graduação requer que você se concentre em um subcampo da astrofísica, como cosmologia ou radioastronomia.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Experiência de Trabalho Formal

Baixe em PDF
  1. 1
    Faça internatos. Durante os anos de sua graduação, pesquise por programas de pesquisa, internatos e oportunidades similares que durem por breves períodos.
    • Descubra se o departamento de física ou astronomia de sua universidade podem ajudar a lhe colocar em um programa dessa natureza. Algumas universidades têm também escritórios de carreira que podem ajudar.
    • Contate grandes organizações para saber da existência de internatos de pesquisa competitiva.
  2. 2
    Tire vantagem de programas de pesquisa. Mesmo após ter conseguido o seu PhD, você ainda deverá passar tempo em posições temporárias antes de estacionar em um emprego permanente. A maioria das posições de pesquisa pós-doutorado dura por 2 a 3 anos.
    • Durante esse período, você trabalhará com cientistas mais experientes no campo, à medida que eles avançam em suas próprias especialidades.
    • Inicialmente, o seu trabalho será cuidadosamente supervisionado. À medida que você ganha mais experiência, no entanto, terá também maior independência.
  3. 3
    Faça tanto networking quanto possível. Uma vez que a astrofísica representa uma área competitiva, você precisará ganhar tanta experiência quanto possível, fazendo tantos contatos dentro da indústria quanto você puder. Faça uma boa impressão com todos com quem e para quem você trabalha. Esses contatos poderão lhe recomendar posteriormente a uma posição competitiva permanente, e essa recomendação poderá fazer a diferença entre ser aceito ou rejeitado.
    • Considere buscar por oportunidades fora do país. A maioria dos programas de pesquisa que você encontrará estará presente no país, mas, se você realmente quer estar um passo à frente da competição, tente não se limitar mantendo-se dentro das bordas nacionais à medida que ganha experiência formal de trabalho. Alguns programas de pesquisa em outros países podem estar abertos aos cidadãos dali nativos, mas, com frequência, estão abertos também a candidatos internacionais.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Encontrando um Emprego

Baixe em PDF
  1. 1
    Escolha entre pesquisa e educação. Você estará envolvido com pesquisa independentemente à carreira escolhida como astrofísico. Embora algumas posições permanentes se concentrem estritamente na pesquisa, outras a combinam com o ensino. As anteriores são mais fáceis de serem encontradas, enquanto que as últimas estão frequentemente reservadas a universidades. [3]
    • A pesquisa é, com frequência, auto-direcionada, mas, às vezes, você deverá realizar pesquisas dentro dos confins de uma colaboração mais ampla.
    • Posições de pesquisa estrita tendem a ter horários flexíveis, enquanto que posições de ensino possuem horas definidas.
    • Em adição às posições de ensino formal, você pode também ter a oportunidade de dar palestras públicas com relação a novos avanços e tópicos similares. Se você trabalha para um planetário ou organização semelhante, pode também ensinar o público informalmente, de tempos em tempos.
  2. 2
    Saiba onde pesquisar. Uma vez que a astrofísica é uma área consideravelmente especializada, você terá um campo consideravelmente estreito de possíveis empregadores. Em geral, busque por organizações que realizam qualquer trabalho no campo da astrofísica. Posições tendem a ser limitadas, de modo que você pode precisar fazer buscas por um bom tempo antes de encontrar uma vaga.
    • Universidades estão entre os mais comuns empregadores para astrofísicos, seguidas por agências do governo.
    • Você pode também encontrar trabalho em estruturas de pesquisa públicas ou privadas, centros científicos e planetários.
  3. 3
    Saiba o que esperar. Você normalmente passará a maior parte do tempo em escritórios e laboratórios. Embora haja lugar para crescimento no campo, há um número de posições consideravelmente limitado, tornando a força de trabalho algo bastante competitivo.
    • O salário médio oferecido no Brasil costuma estar entre 4 a 15 mil reais mensais. [4]
    • Nos Estados Unidos, com fins comparativos, o salário médio para astrofísicos vai de 6,7 a 9,25 mil dólares mensais. [5]
    • Estatísticas mostram que o crescimento esperado no setor entre 2012 e 2022 está na média do esperado para outras ocupações, ou seja, em aproximadamente 10%.
  4. 4
    Mantenha o seu conhecimento atualizado. Se você deseja manter o seu emprego ou avançar ainda mais no campo, prepare-se para abordar a educação como ambição vitalícia. Será preciso manter-se atualizado com mudanças regulares e novas teorias no campo da astrofísica à medida que surgem. [6]
    • Ao invés de realizar novas formações em graduação ou certificados, a educação continuada como profissional no campo requererá a sua participação em palestras, seminários e conferências. À medida que você avança em sua própria especialidade, pode vir a ser convidado a palestrar em algum desses eventos. Com frequência, no entanto, você interagirá com membros ativos da audiência.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 140 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade