Baixe em PDF Baixe em PDF

Os curativos ajudam na cicatrização das feridas, mantendo-as limpas e protegidas enquanto você trabalha no seu dia a dia. Entretanto, o uso inadequado de um curativo pode fazer com que a ferida infeccione. Tome cuidado com a forma como você faz o curativo e com a ferida, bem como com os cuidados posteriores.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparação de feridas

Baixe em PDF
  1. Antes de aplicar um curativo, você precisará estancar o sangramento. O sangramento é a maneira de o corpo eliminar a sujeira e as bactérias de uma ferida, mas pode dificultar a aplicação do curativo se não for devidamente estancado. [1]
    • Use um pedaço de gaze ou pano limpo para aplicar pressão.
    • Coloque a gaze/toalha diretamente sobre a ferida e aplique uma leve pressão. Não faça muita força, ou você poderá causar mais lesões no local da ferida.
    • Se a gaze ficar encharcada de sangue, aplique mais gaze sobre o pedaço existente para absorver o sangue. Não remova a gaze com a qual você começou e continue aplicando pressão.
    • Um ferimento profundo pode demorar um pouco para parar de sangrar. Ferimentos graves podem sangrar por 30 minutos ou mais.
    • Se o ferimento for em um braço ou perna, mantenha-o elevado acima do nível do coração. Isso ajudará a diminuir o fluxo de sangue para a ferida, o que pode permitir que a lesão comece a cicatrizar.
  2. Quando o sangramento tiver diminuído ou parado completamente, você deverá limpar o ferimento. Isso ajudará a remover quaisquer detritos que possam estar alojados dentro da ferida e também ajudará a reduzir as chances de uma infecção. [2]
    • Use água limpa e fria para enxaguar a ferida. Sabão, álcool, peróxido de hidrogênio e iodo desinfetam a ferida, mas causam muita dor e irritação.
    • Mantenha a ferida sob uma torneira de água corrente limpa ou despeje água limpa e fria diretamente sobre a ferida para enxaguá-la.
    • Se houver sujeira ou grãos na ferida, higienize uma pinça mergulhando-a em álcool isopropílico. Você pode usá-la para retirar cuidadosamente os detritos do corte, mas tenha cuidado e lembre-se de que uma pinça mal colocada pode causar muita dor em uma ferida aberta.
  3. Antes de aplicar qualquer creme antibiótico ou curativo, você deve secar a pele ao redor da ferida. Use uma toalha limpa, seca e descartável para secar suavemente a ferida e remover qualquer excesso de água, sangue ou sujeira na pele ao redor da ferida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Curativo de feridas

Baixe em PDF
  1. Embora você possa pensar que todo ferimento precisa de um curativo, ele pode ser inútil ou até mesmo prejudicial para certos tipos de ferimentos. Em geral, um corte ou um corte não muito profundo se beneficiará de um curativo, enquanto outros tipos de feridas exigirão abordagens de tratamento diferentes.
    • Manter pequenos arranhões, "raladinhas" e cortes limpos pode ser suficiente, e você pode deixar esses ferimentos descobertos. Isso permitirá que a ferida permaneça seca e comece a cicatrizar. [3]
    • Feridas profundas ou largas podem ter que ser fechadas por um profissional médico. Essas lesões podem exigir pontos, grampos ou outros curativos médicos especiais.
    • Alguns ferimentos podem cicatrizar melhor com cola hospitalar, como Dermabond, que sela a ferida. No entanto, você nunca deve usar cola doméstica, pois ela não é segura e pode piorar a ferida.
  2. Após limpar a ferida com água e sabão, use um pouco de creme ou pomada antibiótica para ajudar a desinfetar a ferida e evitar que ela seque. Você não precisará de muito antibiótico. Espalhe a pequena quantidade uniformemente sobre a ferida até que uma camada fina cubra todo o local da lesão. [4]
    • Aplique o antibiótico na própria ferida, não no centro do curativo.
  3. Há muitos tipos diferentes de curativos e bandagens que podem ser usados em uma ferida. Alguns fatores a serem considerados ao escolher um curativo incluem o tamanho/forma do ferimento, a natureza do ferimento e quaisquer alergias que a pessoa ferida possa ter.
    • Os curativos adesivos padrão são melhores para cortes pequenos ou superficiais e estão disponíveis em vários formatos e tamanhos. Eles podem não ser úteis para cortes profundos, cortes longos ou feridas com bordas irregulares.
    • Você também pode comprar bandagens adesivas resistentes à água, sem látex e em formatos especiais para cobrir ferimentos com formas estranhas.
    • Ataduras de pano e curativos como gaze também podem ser usados para feridas que estejam sangrando excessivamente.
    • As fitas esterilizadas podem ser deixadas em um ferimento por até 10 dias ou até que caiam sozinhas.
    • A cola hospitalar é rápida e indolor. Ela permanece na ferida por uma a duas semanas e, quando for removida, a ferida já terá cicatrizado.
  4. Você pode encontrar bandagens de vários formatos e tamanhos. Antes de você fazer um curativo em uma ferida, é importante avaliar o tamanho da lesão e examinar os curativos disponíveis para encontrar um que cubra adequadamente a lesão. Se o curativo for muito pequeno, ele não protegerá a ferida com eficácia. Se for muito grande, poderá atrapalhar os movimentos ou acabar absorvendo água ou sujeira à medida que a pessoa lesionada se movimenta e passa o dia.
    • Escolha um curativo adesivo que seja um pouco maior do que o ferimento, se possível.
  5. Tenha muito cuidado quando você desembrulhar o curativo. Os curativos pré-embalados são estéreis e é importante que eles permaneçam estéreis quando você os aplicar em uma ferida. Tenha muito cuidado quando você retirar a parte de trás das tiras adesivas e toque apenas nas partes pegajosas. Não toque o centro do pano estéril com as mãos. Puxe a proteção de papel para trás e aplique o centro do pano na horizontal em sua pele.
    • Tente centralizar o pano estéril no meio do curativo, diretamente sobre a parte mais profunda da ferida.
    • Se a ferida for longa, você pode usar vários curativos para mantê-la coberta.
    • Se a ferida for um pequeno arranhão, é melhor você evitar os curativos e simplesmente deixá-la descoberta. [5]
  6. Um curativo mantém a sujeira e as bactérias fora da ferida, o que significa que ele inevitavelmente ficará sujo ao longo do dia. Ele também pode absorver um pouco de sangue se o ferimento começar a sangrar novamente. De modo geral, você deve retirar os curativos e deixar a ferida descoberta à noite para que ela possa respirar (no entanto, cada ferida é diferente e pode ser necessário cobri-la à noite também). Em seguida, cubra a ferida com curativos limpos todas as manhãs e mantenha alguns extras com você para o caso de eles ficarem molhados ou sujos. [6]
  7. É fácil fazer um curativo em um ferimento simples em casa, mas alguns ferimentos requerem atenção médica adicional. Qualquer ferimento que esteja aberto, com cortes ou que mostre gordura/músculo exposto sob a pele precisará de pontos o mais rápido possível. Você também deve solicitar que um profissional médico avalie a ferida para avaliar o risco de infecção. [7]
    • Somente um médico ou enfermeiro pode suturar uma ferida. Se você costurar o ferimento dentro de algumas horas após a lesão, isso reduzirá o risco de infecção e fará com que as cicatrizes (se houver) sejam mínimas.
    • Se você (ou a pessoa ferida) não tiver tomado uma vacina antitetânica nos últimos cinco anos e o ferimento tiver sido causado por uma peça de metal suja ou enferrujada ou se for particularmente profundo, o médico provavelmente recomendará uma vacina antitetânica de reforço. A vacina deve ser administrada o mais rápido possível, portanto, não demore a procurar atendimento médico.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Tomando precauções de segurança

Baixe em PDF
  1. Antes de fazer qualquer coisa para tratar uma ferida, seja no seu próprio corpo ou no de outra pessoa, você deve primeiro lavar as mãos. A lavagem adequada das mãos ajudará a reduzir o risco de infecção e promoverá uma cicatrização mais rápida no local da lesão. [8]
    • Use água limpa e corrente de uma torneira. Não importa se você usa água morna ou fria, portanto, escolha a que for mais confortável para você.
    • Molhe as mãos sob a torneira, aplique sabão e ensaboe até que você tenha coberto toda a superfície das duas mãos. Certifique-se de ensaboar o sabonete entre os dedos e sob as unhas também.
    • Passe pelo menos 20 segundos esfregando as mãos e movimentando a espuma.
    • Enxágue todo o sabão e qualquer sujeira/detritos físicos das mãos sob a torneira. Seque as mãos com uma toalha limpa e descartável ou deixe-as secar ao ar livre.
    • Na ausência de água limpa e corrente, você pode desinfetar as mãos com um desinfetante para as mãos à base de álcool. No entanto, o desinfetante para as mãos mata apenas os germes e não remove a sujeira ou qualquer resíduo físico das mãos.
  2. Como os patógenos transmitidos pelo sangue são altamente infecciosos, é melhor usar luvas descartáveis sempre que você entrar em contato com o sangue ou fluidos corporais de outra pessoa. Sempre use um par limpo de luvas descartáveis de nitrilo, neoprene, vinil ou látex antes de tocar a pessoa ferida e lave/desinfete as mãos assim que você retirar as luvas. [9]
  3. Se você estiver fazendo o curativo de uma ferida para outra pessoa, peça a ela que se acomode antes de começar. Você pode pedir que a pessoa se sente ou deite (se possível). Você também deve explicar tudo o que vai fazer antes de começar a tratar a ferida.
    • Trabalhe do lado da lesão se você estiver tratando a ferida de outra pessoa. Dessa forma, você não precisará se inclinar sobre o corpo da pessoa para fazer o curativo, o que pode fazer com que ela se sinta estressada ou desconfortável. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Compre bandagens com antisséptico para manter a ferida esterilizada.
  • Mantenha os curativos em um só lugar para que estejam sempre disponíveis quando você precisar deles. Você deve ter alguns à mão o tempo todo para o caso de alguém se cortar.
  • Nunca retire a crosta da ferida.
  • Quando precisar remover um curativo que esteja grudento, você pode mergulhá-lo em água para facilitar a remoção.
  • Se você for alérgico a látex, certifique-se de comprar curativos sem látex.
  • Se o curativo ficar molhado, ele precisa ser trocado.
  • Há muitos tipos de curativos. Adquira o tamanho, a forma, a marca e o material mais adequados para você.
Publicidade

Avisos

  • Não toque na ferida. Mantenha-a limpa e coberta para evitar infecções.
  • Se você for fazer alguma atividade que envolva água, use um curativo resistente à água para que ele não saia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 425 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade