Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora pareça uma tarefa simples, engolir um comprimido é algo que muitos adultos e crianças têm dificuldade em fazer. O medo de engasgar faz com que a garganta se feche, de modo que ele então ficará na boca até ser cuspido. Felizmente há várias maneiras de abordar o problema para que você possa relaxar, superar o medo de engasgar e simplesmente deixar que o comprimido deslize pela garganta.

Método 1
Método 1 de 3:

Engolindo o comprimido junto com a comida

Baixe em PDF
  1. Se estiver tentando ingerir um comprimido e não conseguir fazê-lo descer, pegue um pedaço pequeno de pão e mastigue-o até ter vontade de engolir. Porém, antes de fazer isso, pegue o comprimido e enfie-o na massa de pão dentro da sua boca. Quando fechar a boca, engula a comida e o remédio dentro dela; ele deve descer com suavidade. [1] [2]
    • Você também pode usar pedaços de rosquinha, bolacha ou biscoito. A textura da comida mastigada será similar ao do pão para ajudar o comprimido a descer.
    • Outra coisa que pode fazer depois é tomar um gole de água para ajudar na descida.
    • Alguns medicamentos precisam ser ingeridos em jejum. Verifique a bula do remédio para saber se é preciso tomá-lo de estômago vazio.
  2. Para ajudá-lo a engolir o medicamento, você pode colocá-lo dentro de uma bala de goma (fazendo um pequeno corte no meio). Coma a bala sem mastigar, pois se fizer isso o remédio pode ter a duração e o tempo de efeito alterado. Tente engolir e, quando a bala chegar à garganta, tome um gole rápido de água. [3]
    • Isso pode ser difícil. Se não conseguir engolir a bala de goma, talvez seja preciso praticar um pouco.
    • Esse método é muito útil com uma criança, já que mascarar a medicação com uma bala de goma vai ajudá-la a ingeri-la.
  3. Tomar um coberto de mel ou manteiga de amendoim facilitará a passagem garganta abaixo. Pegue uma colher cheia de uma das duas opções e coloque o comprimido no meio, envolvendo-o com a comida. Após isso, engula a colherada de mel ou manteiga de amendoim. Tome um gole de água depois. [4] [5]
    • Você deve beber água antes e depois do método. O mel e a manteiga de amendoim são relativamente espessos e podem descer devagar. Hidratar a garganta antes e depois vai ajudar a comida a descer mais rápido e fazer com que você não se engasgue.
  4. Se não conseguir ingerir o remédio com um pão, tente engoli-lo junto com uma comida mole, como molho de maçã, iogurte, sorvete, pudim ou gelatina. Este é um método comumente utilizado em hospitais com pacientes que têm dificuldade em engolir. Coloque a comida em um pequeno prato e o remédio no meio. Coma um pouco da comida antes de pegar uma colherada que contenha a medicação. Quando enfim engolir a pílula, ela deve descer com facilidade. [6]
    • Não mastigue o comprimido.
  5. Uma das principais razões para as pessoas terem dificuldade de engolir um comprimido é o fato da garganta rejeitar a intrusão, o que as deixa tensas. Para superar isso você pode praticar engolir balas pequenas de modo que sua garganta se familiarize em engolir alguma coisa inteira, sem correr o risco de sufocar ou se machucar. Escolha um doce pequeno (por exemplo, um M&M), coloque-o na boca como se fosse um comprimido e engula junto com um pouco de água. Repita até se sentir confortável com o tamanho.
    • Depois, experimente um doce de tamanho ligeiramente maior, como uma jujuba ou um Tic Tac. Repita o mesmo procedimento com tal tamanho até se sentir confortável. [7]
    • Pratique isso todos os dias por cerca de 10 minutos até conseguir ingerir um pedaço de doce que tenha o mesmo tamanho e formato do comprimido que precisa engolir.
    • Isso pode ajudar crianças a tomarem seus remédios. Assegure-se primeiro de explicar que tomar remédio é algo sério e que comprimidos não são doces.
  6. Tente engolir um gomo pequeno de tangerina inteiro. Quando se acostumar, coloque a medicação em uma parte do gomo e engula-o inteiro. A textura viscosa da tangerina facilitará a passagem da pílula. [8]
    • Beba água depois para que o comprimido desça o mais suavemente possível.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Engolindo o comprimido junto com uma bebida

Baixe em PDF
  1. Quando estiver tomando um remédio, é preciso garantir que a garganta esteja o mais hidratada possível para facilitar a passagem do comprimido. Tome alguns goles de água antes de tentar engolir a pílula, para então colocá-la na parte de trás da língua e beber mais água até conseguir engoli-la.
    • Tome mais água quando a pílula estiver na sua garganta para ajudá-la a descer.
    • A água deve estar fria ou em temperatura ambiente, mas não gelada ou quente. [9]
  2. Pegue o comprimido, coloque-o na língua, tome um grande gole de água e engula apenas a água. Depois disso, beba mais água e o engula junto com o medicamento. Se for preciso, tome mais um pouco de água para ajudar a passagem do medicamento pela garganta.
    • Este método faz com que a garganta se abra mais com o primeiro gole, o que permitirá uma descida mais fácil da medicação quando for engolir pela segunda vez. [10]
  3. Algumas pessoas têm mais facilidade em engolir se usarem um canudo para beber a água. Coloque o comprimido na parte de trás da língua, beba alguma coisa pelo canudo e engula o líquido e a medicação juntos. Tome mais um pouco de líquido depois de ter ingerido o comprimido para ajudá-lo a descer.
    • A sucção utilizada para puxar o líquido pelo canudo facilita o ato de engolir. [11] [12]
  4. Para algumas pessoas, beber muita água ajuda a passagem do comprimido. Tome um bocado de água, abra ligeiramente os lábios e deslize a medicação para dentro da boca. Depois disso, engula tudo.
    • Se o comprimido parecer estar preso na garganta, beba mais água.
    • Preencha 80% da boca com água. Se encher a boca com água demais você não conseguirá engoli-lo todo de uma só vez, tornando este método menos eficiente.
    • Talvez acabe sentindo a água ou a medicação na garganta, mas isso não costuma desencadear o reflexo de vômito e é perfeitamente inofensivo.
    • Você pode utilizar este método tomando outras bebidas além de água. [13]
  5. A partir dos três anos, as crianças já podem ingerir comprimidos. Com essa idade, o pequeno pode encontrar dificuldade em entender como engolir um comprimido ou ter medo de engasgar. Se for o caso, ajude-o a entender o que está acontecendo. Um jeito simples de fazer isso é oferecer um copo de água e dizer para tomá-lo enquanto olha para o céu. Quando ele fizer isso, deslize a medicação pela lateral da boca e espere até parar na parte de trás da garganta. Depois de alguns instantes, diga para a criança engolir. A medicação deverá descer suavemente junto com a água. [14]
    • Você pode testar qualquer um dos outros métodos que envolvem comida ou bebida com uma criança, salvo indicação em contrário.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Testando técnicas alternativas

Baixe em PDF
  1. Encha uma garrafa plástica com água e coloque a medicação na língua. Depois disso, aperte os lábios ao redor da abertura da garrafa, incline a cabeça para trás e tome um gole de água. Mantenha os lábios apertados ao redor da garrafa e use de sucção para puxá-la para a sua boca. A água e o comprimido devem descer sem problema pela garganta.
    • Não deixe que o ar entre na garrafa quando estiver tomando um gole.
    • Este método é o melhor para comprimidos grandes. [15] [16]
    • O ato de sugar a bebida abrirá sua garganta e ajudará você a engoli-lo.
    • Esse método não deve ser utilizado com crianças.
  2. Para tal, coloque o remédio na língua e tome um gole de água, mas não engula. Incline a cabeça para baixo, com o queixo indo em direção ao peito, e deixe que a cápsula flutue para a parte de trás da boca; quando ocorrer, engula o comprimido.
    • Este método funciona melhor com comprimidos em formato de cápsula. [17] [18]
    • Crianças também podem tentar este método. Depois de terem tomado um gole de água, peça que encarem o chão para que então você possa inserir a cápsula pela lateral da boca. A pílula irá flutuar e a criança poderá engoli-la com a água. [19]
  3. A ansiedade pode desempenhar um fator significativo para impedir que um indivíduo engula um remédio. Se estiver ansioso, seu corpo vai ficar tenso e você terá mais dificuldade em engolir a medicação. Para evitar o problema é preciso relaxar. Sente-se com um copo de água e faça o possível para aliviar a ansiedade; encontre um local silencioso e escute uma música que o acalme, ou medite.
    • Isso ajudará a acalmar os nervos e quebrará o estresse em tomar uma medicação, deixando assim seu corpo fique menos propenso a engasgar.
    • Se estiver com dificuldade, fale com um psicólogo para te ajudar a acabar com a ansiedade ao engolir comprimidos. [20]
    • Se estiver tentando ajudar uma criança a engolir um comprimido, faça com que ela se sinta confortável e pare de pensar no ato antes de pedir que tome o remédio. Leia uma história, jogue um jogo ou encontre alguma outra atividade que vá ajudá-la a relaxar antes de pedir que engula a medicação. É mais provável que ela consiga isso se estiver calma.
  4. Você talvez esteja preocupado e pensando se o comprimido vai conseguir passar pela garganta, especialmente se for um de tamanho grande. Para ajudá-lo a acabar com esse medo, fique em frente a um espelho, abra a boca e diga “ahhhhh”. Com isso, você vai conseguir ver como a sua garganta é larga e como um comprimido cabe facilmente nela. [21]
    • Você também pode usar um espelho para ajudar a colocar a medicação na língua. Quanto mais para trás você colocá-la, menos caminho ela terá que percorrer antes de você a engolir.
    • Também pode fazer isso com uma criança que tenha pavor de engasgar. Faça este método junto com a criança para mostrar que entende o medo dela, mas a convença de que não há nada a temer.
  5. Há medicamentos disponíveis em muitas formas. Talvez seja possível encontrar o remédio nas formas: líquida, em creme, versão para inalar, supositório ou solúvel, que é um comprimido que se dissolve na água. Fale com seu médico sobre outras opções, especialmente se tiver muita dificuldade em engolir comprimidos (independentemente do método testado). [22]
    • Não tente usar um comprimido de qualquer outro meio que não o recomendado pelo médico. Não a esmague para torná-la solúvel ou tente usá-la como supositório. Sempre consulte um médico antes de mudar o modo como você toma o medicamento.
    Publicidade

Dicas

  • Tente comprar comprimidos revestidos. Eles deslizam com mais facilidade e há menos probabilidade de ficarem com gosto ruim se permanecerem na boca por mais tempo do que deveriam.
  • Experimente beber um refrigerante ou suco gelado para mascarar o gosto da medicação. Contudo, há algumas que não podem ser ingeridas junto de refrigerantes ou sucos. Se tiver dúvidas, pergunte ao médico.
  • Todos os métodos citados no artigo podem ser usados para ajudar crianças a tomarem pílulas, salvo quando alertado do contrário. Tenha ainda mais cuidado com o tamanho da comida que uma criança vai comer.
  • Minimize o tempo que o comprimido fica na sua língua. Adquira o hábito de colocá-lo na língua e beber a água imediatamente, com um movimento suave.
  • Uma banana ligeiramente mastigada pode servir de substituta para a água.
  • Prefira cápsulas líquidas ou em gel para facilitar a deglutição.
  • Não esmague a medicação, a menos que o médico permita. Algumas podem perder o efeito se forem trituradas. [23]
Publicidade

Avisos

  • Não tome comprimidos para praticar ou por diversão.
  • Mantenha todos os remédios longe do alcance de crianças. Foram criados muitos sabores especiais para fazer com que os comprimidos tivessem um gosto melhor. As crianças podem gostar desse sabor e consumi-los (o que pode levar a uma overdose acidental). Nunca diga para uma criança que pílula é um tipo de bala.
  • Sempre pergunte a um médico ou farmacêutico se é possível engolir um comprimido com outro líquido que não seja água. Muitos medicamentos perdem a eficácia ou desenvolvem efeitos colaterais desagradáveis se forem misturados a certas bebidas ou comidas. Alguns antibióticos, por exemplo, nunca devem ser tomados junto com laticínios.
  • Se tiver muita dificuldade para engolir comprimidos, talvez você tenha disfagia, um distúrbio de deglutição. Pergunte ao seu médico sobre isso. Contudo, é importante lembrar que as pessoas que possuem disfagia também encontram dificuldade em ingerir alimentos, e não apenas remédios.
  • Não engula um comprimido deitado. Sente-se ou fique de pé para fazê-lo. [24]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 288 134 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade