Baixe em PDF Baixe em PDF

O desenvolvimento militar é um exercício para os ombros que trabalha principalmente os deltoides anteriores e posteriores e os tríceps. Por ser composto (ou seja, usa vários músculos), ele é excelente para toda a região do tronco — o que, por outro lado, também acaba dificultando um pouco o movimento. Leia as dicas abaixo para não errar na postura e nem se lesionar.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo o desenvolvimento militar de pé (com a barra)

Baixe em PDF
  1. A forma básica do exercício é bem simples. Para começar, leve a barra à altura da clavícula, próxima aos ombros. Em seguida, levante-a até quase estender os braços. Abaixe de novo para completar a primeira repetição.
    • Quem tem problemas na lombar só pode fazer o exercício sentado (como descrito na próxima seção). [1]
  2. Não adianta começar o exercício com uma carga pesada. No início, pegue de 12 a 20 kg, dependendo do seu nível de força inicial.
  3. Não comece o desenvolvimento militar do chão, mas sim já na altura da clavícula. Apoie a barra em um rack já com os pesos e, se necessário, peça ajuda a alguém.
    • No geral, use o smith (rack do agachamento) para preparar a barra.
    • Você até pode descansar a barra do chão, mas alinhe a coluna e flexione os joelhos para abaixar o corpo e levantar o peso.
  4. Em seguira, tire-a do rack e dê um passo para trás. Enquanto isso, descanse o peso na clavícula e erga o queixo de leve.
  5. Flexione os joelhos de leve para não esticar as pernas e nem perder o equilíbrio. Algumas pessoas gostam de colocar um pé à frente do outro durante o exercício.
  6. Estenda os dois braços ao mesmo tempo até eles ficarem retos, com a barra acima e um pouco à frente da sua cabeça. Fique assim por meio segundo para começar.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Danny Gordon

    Personal Trainer
    Danny Gordon é um Personal Trainer certificado pela American College of Sports Medicine (ACSM) e Proprietário da The Body Studio for Fitness, em San Francisco. Com mais de 20 anos de experiência em treino físico e de ensino, criou seu estúdio para focar em treinamento pessoal e semi-privado. Danny recebeu seu certificado de Personal Trainer pela California State University, East Bay e pela American College of Sports Medicine (ACSM).
    Danny Gordon
    Personal Trainer

    Para não se machucar, pratique a execução correta do movimento. Durante o desenvolvimento militar, é importante recrutar a musculatura do torso e nunca arquear as costas. Imagine que está tentando puxar o umbigo em direção à espinha, o que significa enrijecer a musculatura do abdômen. Também é possível enrijecer os glúteos, pois esse movimento protegerá as costas contra a pressão feita pelo peso levantado acima da cabeça.

  7. Faça movimentos lentos e não mexa os pés e nem a coluna (que deve ficar reta o tempo todo). Se você tiver dificuldade, é porque exagerou no peso.
    • Flexione os cotovelos em 90 graus. [2]
    • Endireite as costas para evitar lesões. Não force a barra (literalmente) se não conseguir adotar a posição certa, ou você vai acabar se machucando feio.
  8. Expire e levante a barra de novo, com bastante calma, para fazer uma repetição. Descanse por um ou dois segundos com os braços levantados, abaixe-os e faça o movimento quantas vezes você quiser.
    • No geral, use uma carga moderada, que você consiga levantar bem — e só tenha dificuldade nas duas ou três repetições finais. Por fim, faça três séries com números iguais. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo variações do desenvolvimento militar

Baixe em PDF
  1. O movimento é igual ao anterior, mas gera menos pressão na lombar e é ideal para quem tem ou já teve problemas na região. Peça para alguém entregar a barra a você ou sente-se com ela no colo e levante o peso em seguida. Faça o seguinte:
    • Sente-se inclinado para trás de leve, em 5 ou 6°.
    • Não flexione o corpo para trás na hora de guardar a barra no rack, ou você vai fazer pressão demais nas costas e nos braços.
    • O banco não precisa ter encosto. Você só tem que endireitar as costas durante o exercício. [4]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Danny Gordon

    Personal Trainer
    Danny Gordon é um Personal Trainer certificado pela American College of Sports Medicine (ACSM) e Proprietário da The Body Studio for Fitness, em San Francisco. Com mais de 20 anos de experiência em treino físico e de ensino, criou seu estúdio para focar em treinamento pessoal e semi-privado. Danny recebeu seu certificado de Personal Trainer pela California State University, East Bay e pela American College of Sports Medicine (ACSM).
    Danny Gordon
    Personal Trainer

    Dica de Especialista: no desenvolvimento militar sentado, sente-se com os pés para frente e plantados no chão. Durante a execução do movimento, coloque força nos calcanhares. Fazê-lo não só o ajudará a estabilizar o corpo, mas também recrutará toda a musculatura da perna.

  2. Fazer o exercício com halteres (pesos livres) também tem os seus desafios. Como eles não são ligados um ao outro, você vai ter que manter os pulsos e as mãos imóveis durante o treino para trabalhar músculos menores nos braços e acertar a postura. Além disso, dá para fazer o desenvolvimento de pé ou sentado assim, desde que se respeite o seguinte:
    • Deixe as duas palmas viradas na mesma direção o tempo todo.
    • Levante e abaixe as mãos até a mesma altura.
    • Faça movimentos lentos e controlados com os braços, sempre em linha reta (sem curvar ou jogar para fora). [5]
  3. A posição das mãos influencia o resultado dos exercícios. É normal usar halteres, mas você também pode usar uma barra suíça, que dá para pegar de várias formas (mas cujo movimento geral é o mesmo).
  4. Ajoelhe-se em um banco, com os pés suspensos, e faça o desenvolvimento militar com halteres. Essa adaptação na postura melhora o equilíbrio no abdômen e a mecânica do exercício como um todo. Tenha cuidado para não arquear as costas, afastar os braços demais ou cometer outros erros.
  5. O desenvolvimento militar normal é uma das formas mais comuns do exercício, mas não é a única. Existem diversas opções, cada uma com um nível próprio de dificuldade:
    • Desenvolvimento unilateral : segure uma barra pelo meio, como se fosse uma lança. Depois, faça o desenvolvimento militar só com esse braço, mantendo a barra paralela ao chão. Enquanto isso, contraia o abdômen e não incline o corpo para o lado.
    • Desenvolvimento com kettlebells : comece na posição inicial normal (com as mãos próximas ao peito) e pegue dois kettlebells. Vire as palmas para frente e levante os braços. Essa variação do exercício intensifica os efeitos nos antebraços, mas você tem que tomar cuidado para não deixar os pesos caírem. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Otimizando a postura para ganhar mais força

Baixe em PDF
  1. O ideal é que você fique confortável. Se necessário, faça algumas adaptações até achar o ponto certo:
    • Pegue a barra em carga e coloque-a na região da clavícula.
    • Vire os polegares para dentro, na direção do seu pescoço.
    • Afaste as mãos até as pontas dos polegares tocarem a parte externa dos seus ombros. [7]
  2. Ponha um pé de 15 a 20 cm na frente do outro, com os dois ainda alinhados aos ombros. É muito mais importante que a coluna fique reta durante o exercício. A cada série, inverta a posição dos membros.
    • Flexione o joelho da frente de leve para não inclinar o corpo. [8]
  3. Quanto mais devagar e controlado for o seu movimento, melhor é o efeito do exercício. Assim, você vai usar os braços e o abdômen e ficar mais fluido.
  4. Se você tiver dificuldade para fazer o desenvolvimento militar, faça outros movimentos menores para se acostumar aos poucos e ficar mais forte em questão de semanas. Veja algumas opções:
    • Elevação lateral.
    • Barra fixa.
    • Flexão pico.
    • Exercícios sem carga (para fazer em casa).
    Publicidade

Dicas

  • Comece com cargas leves e aumente aos poucos, conforme domina a técnica.
  • Sempre faça o movimento certo: abaixe a barra ou os halteres até o queixo antes de levantar de novo.
Publicidade

Avisos

  • Não balance os quadris e sempre controle o movimento da barra. Caso contrário, você não vai fazer o exercício corretamente.
  • Peça ajuda a alguém quando você for começar ou não tiver experiência.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Barra e anilhas de 12 a 20 kg (se você não tem experiência).
  • Barra fina para começar (de preferência).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 610 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade