Baixe em PDF Baixe em PDF

O Merengue é uma mistura saborosa, suave e doce que é usada como cobertura para tortas, como merengue de limão e creme de coco. Ele é feito de claras batidas com açúcar: simples assim. O merengue não é difícil de fazer e acrescenta um toque gourmet às sobremesas. Consulte a Etapa 1 e as outras para descobrir como fazê-lo.

Ingredientes

  • 4 claras.
  • 1 xícara de açúcar granulado.
Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para fazer merengue

Baixe em PDF
  1. Merengue é feito batendo-se as claras para que fiquem aeradas, ganhando assim volume e tornando-se brancas e macias. A textura do merengue fica melhor quando o ar está seco porque a presença de água pode deixá-lo pesado. Em dias de chuva ou com umidade, o ar contém uma maior porcentagem de água. É por isso que o merengue é mais fácil de fazer e ganha volume e textura corretos quando você faz isso em um dia seco ao invés de um dia chuvoso.
    • Em dias de chuva, tente bater o merengue por mais tempo fazendo com que ele não estrague.
  2. Tigelas feitas de plástico são mais difíceis de limpar e geralmente têm vestígios de óleo e outros materiais que podem afetar a qualidade do merengue. Use tigelas limpas, de aço inoxidável ou de vidro e utensílios secos para fazer o merengue.
    • Até mesmo uma ou duas gotas de água podem arruinar um merengue, por isso seque bem a tigela.
  3. A textura de clara de ovo muda conforme a idade dos ovos, tornando-se mais fina. Os ovos com três ou quatro dias ficam com as claras mas firmes do que aqueles que são extremamente frescos. Se você comprar os ovos do supermercado, as chances de que eles já estejam lá há alguns dias é grande, então eles devem estar no ponto certo. Se você comprar em uma granja, pergunte quanto tempo tem os ovos para que você saiba quando usá-los. [1]
  4. Separe os ovos. Você pode usar um separador de ovo ou fazê-lo com a mão. O merengue não exige gemas, então as reserve e utilize-as para um creme custard ou sorvete. A maneira mais rápida de separar os ovos é fazer o seguinte:
    • Segure um ovo sobre uma tigela de aço inoxidável ou de vidro.
    • Quebre o ovo na borda da tigela, deixando a clara cair na tigela.
    • Separe cuidadosamente as metades da casca do ovo e passe a gema de uma metade para a outra metade, deixando a clara cair. Continue até que toda a clara esteja na tigela e tudo o que restar seja a gema.
    • Se você ainda precisa de prática com essa técnica, separe cada ovo em um recipiente pequeno e despeje a clara na tigela maior que você está usando. Dessa forma, você não vai estragar todas as claras por deixar cair acidentalmente a última gema do ovo que você quebrar.
  5. Claras de ovo em temperatura ambiente vão ficar maiores e com mais volume quando você batê-las. Deixe-as voltar à temperatura ambiente por alguns minutos em vez de batê-las enquanto ainda estão geladas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Bata as claras

Baixe em PDF
  1. Use uma batedeira para começar a bater as claras na tigela. Bata-as durante alguns minutos, ou até que fiquem espumosas e ganhem volume. Continue batendo até as claras formaram picos moles, flexíveis que irão manter sua forma, mas que não estejam duras.
    • As claras de ovo devem estar em uma tigela grande e alta e a batedeira deve estar com a velocidade média-alta definida. [2]
    • Bater claras em neve à mão é possível, mas leva muito, muito mais tempo do que se você usar uma batedeira e é impossível alcançar a mesma textura.
    • Se estiver fazendo suspiros, você vai precisar adicionar o creme tártaro e outros aromatizadores neste ponto do processo.
  2. Continue batendo, adicione algumas colheres de chá de açúcar de cada vez. O açúcar se dissolverá lentamente nas claras e fará com que elas se tornem duras e brilhantes. Continue adicionando o açúcar até que você tenha usado a quantidade que deseja; continue batendo até que esteja totalmente dissolvido.
    • A maioria das receitas de merengue pede 1/4 de xícara de açúcar para cada clara de ovo.
    • Se você quiser um merengue mais macio, adicione menos açúcar. Você pode adicionar apenas 2 colheres de sopa por cada clara de ovo. Para um merengue mais duro, adicione mais açúcar. Isso dará estrutura e brilho ao merengue.
  3. Finalmente, as claras em neve vão endurecer e assumir um brilho lustroso. Esfregue um pouco de merengue entre os dedos; se estiver granulado, significa que você precisa continuar batendo por mais alguns minutos para deixar que o açúcar acabe de se dissolver. Se estiver macio, o merengue está pronto para ser assado.
    • Outra maneira de saber se o merengue está pronto é mergulhar uma colher na mistura e segurá-la de cabeça para baixo; se ele deslizar pela colher, continue batendo. Se ele aderir à colher, provavelmente está pronto.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Assando o merengue

Baixe em PDF
  1. Isto dá tempo para o merengue descansar antes de cobrir a torta o que irá ajudar a deixá-lo firme enquanto estiver sendo assado. Aqui estão algumas sugestões de receitas deliciosas de tortas que pedem uma cobertura de merengue:
    • Torta de limão.
    • Torta de creme de coco.
    • Torta de framboesa com merengue.
    • Torta de creme de limão.
  2. Deixe a massa preparada com o recheio quente, pronta para o merengue. Espalhe o merengue com uma colher sobre todo o recheio de maneira uniforme. Continue o processo até que você tenha uma grande quantidade de merengue na parte de cima da torta.
    • O merengue deve cobrir completamente o recheio, e em toda a superfície (até a borda da crosta). Isso ajuda a garantir que não ele vai escorrer enquanto cozinha.
    • Muitos padeiros espalham o merengue para que forme uma ‘colina’ no meio da torta. Isto dá um efeito bonito quando você cortar a torta.
  3. Use as costas de uma colher para mergulhar no merengue e levantá-lo, permitindo que sejam formadas ondas e picos. Esta é uma maneira popular de fazer com que o merengue fique mais decorado.
  4. Cada receita de torta é um pouco diferente, mas a maioria das receitas irá orientá-lo a assar o merengue em cerca de 163 °C por 20 ou 30 minutos para que ele tenha tempo de assar. O doce estará pronto quando um termômetro de cozinha mostrar a temperatura interna de 70 °C.
    Publicidade

Materiais necessários

  • Tigela (aço ou vidro).
  • Batedeira.
  • Receita de torta.

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para fazer merengue, primeiro quebre 2 ovos grandes e separe as claras das gemas em duas vasilhas. Depois, reserve as gemas para usar em outa receita e deixe as claras descansarem por 30 minutos para atingirem temperatura ambiente. Usar claras em temperatura ambiente cria um merengue mais macio e volumoso. Ponha as claras em uma vasilha grande e salpique 1/4 de colher de chá de cremor de tártaro, que estabilizará seu merengue. Você pode usar 1/2 colher de chá de suco de limão se não tiver cremor de tártaro. Bata as claras à mão ou com uma batedeira até que formem uma espuma e comecem a engrossar. A seguir, adicione 1/2 xícara de açúcar, 1 colher de sopa por vez, batendo depois de cada colherada. Por fim, continue batendo o merengue até formar picos firmes. Você saberá que está pronto quando erguer a pá da batedeira e as claras formarem pontas bem eretas. Para aprender a escolher o melhor tipo de ovos para fazer merengue, continue lendo!

Esta página foi acessada 222 177 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade