PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Até um ano de idade, bebês precisam do leite materno ou fórmula – mesmo se alimentos sólidos forem introduzidos na dieta. Depois do primeiro aniversário do seu bebê, você pode fazer a transição para o leite de vaca integral. Comece com o Passo 1 para fazer com que essa mudança seja bem tranquila para o seu bebê.

Método 1
Método 1 de 2:

Introduzindo o leite de vaca

PDF download Baixe em PDF
  1. Bebês com menos de 12 meses não conseguem fazer a digestão do leite de vaca adequadamente. Além disso, eles requerem uma mistura de nutrientes particular que o leite materno e a fórmula fornecem; o leite de vaca não é um substituto adequado. Portanto, espere até o seu bebê fazer um ano para introduzir o leite de vaca na dieta dele.
  2. Na maioria dos casos, você pode começar a fazer a transição para o leite de vaca a qualquer momento depois do primeiro aniversário do bebê; no entanto, é sempre bom consultar o pediatra antes. Ele pode ter orientações específicas para você.
  3. O leite é uma fonte importante de nutrição para crianças novas. Ele é rico em vitamina D, cálcio, proteínas e gorduras que são cruciais para o crescimento do bebê e para o desenvolvimento dos seus ossos. Para maximizar esses benefícios, ofereça ao seu bebê o leite integral, não o desnatado nem o com baixa gordura, pelo menos até o segundo aniversário dele.
  4. Quando o seu bebê tiver um ano, ele deve comer alguns alimentos sólidos nutritivos – frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas. Sendo esse o caso, o leite de vaca não precisa, e nem deve ser, a única fonte de nutrientes para seu bebê. Dois copos de leite por dia devem ser suficientes, principalmente se ele comer outros laticínios, como iogurte e queijo.
    • Tenha em mente que você não deve pular de uma fase completamente sem leite de vaca para dois copos cheios de leite por dia. Introduzir o leite gradualmente é melhor.
  5. O leite de vaca não tem o mesmo sabor do leite materno ou da fórmula, e o neném percebe isso. Não se preocupe; com o tempo, ele aprenderá a aceitá-lo. Para estratégias, vá até a Parte 2.
  6. O leite é um alérgeno comum. Preste atenção quando introduzi-lo para perceber qualquer reação adversa. Bebês com alergias a leite ou com intolerância à lactose podem vomitar, ter diarreia, mostrar sinais de dor abdominal ou desenvolver erupções na pele. Converse com um pediatra se o bebê demonstrar qualquer reação alérgica.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Facilitando a transição ao leite de vaca

PDF download Baixe em PDF
  1. Seu bebê terá mais chances de aceitar o leite de vaca se você negar o leite materno e a fórmula a ele. Não há necessidade de fazer uma mudança abrupta: introduza o leite de vaca gradualmente.
  2. Encoraje o seu filho a beber leite limitando a quantidade de suco que ele toma. Bebidas açucaradas devem ser evitadas completamente nessa fase.
  3. Se o seu bebê recusar a tomar o leite de vaca, tente misturá-lo com a bebida costumeira dele. Depois, você pode ajustar as proporções. Para melhores resultados, misture quando tanto o leite materno ou a fórmula e o leite de vaca estiverem na mesma temperatura – idealmente 37 graus. Você pode ir testando as proporções, mas alguns exemplos se sobressaem:
    • Combine ¾ do copo ou da mamadeira com fórmula ou de leite materno com ¼ de leite de vaca na primeira semana. Seu filho não vai perceber uma diferença grande.
    • Misturar o leite de vaca com fórmula ou leite materno em proporções iguais na segunda semana.
    • Use ¾ do copo com leite com ¼ do copo com fórmula ou leite materno na terceira semana.
    • Ofereça o leite de vaca puro na quarta semana.
  4. Às vezes, servir o leite em um copo novo todo colorido pode atrair o seu bebê. E se o seu bebê ainda estiver usando mamadeira, considere fazer uma transição para um copo – o recipiente antigo pode despertar a memória em relação ao leite materno.
    • Tenha cuidado para não encher muito o copo. Observe o seu bebê cuidadosamente. Você não quer que ele associe o leite de vaca com a frustração de derramar repetidamente por todo lugar.
  5. Seu bebê aceitará melhor o leite se ele estiver descansado e feliz. Ofereça-o como um lanche entre refeições. Bebês com fome tendem a ficar irritados.
  6. Se quiser que o leite de vaca tenha um sabor mais parecido com a fórmula ou com o leite materno, aqueça gentilmente para a temperatura ambiente (ou um pouco mais morno). Seu bebê pode aceitar dessa forma, mesmo se ele recusar o leite gelado.
  7. Não fique chateada se o seu bebê recusar o leite de vaca. Não tente forçar nada. Seja persistente, mas calma. Continue oferecendo o leite em horários diferentes do dia e em copos ou mamadeiras diferentes.
  8. Se ele beber o leite, faça vários elogios e encorajamentos.
  9. Se o seu bebê recusar o leite no começo, tente misturá-lo com alimentos que ele gosta – purê de batata, cereal e sopa, por exemplo.
  10. Se o seu bebê não estiver bebendo muito leite de vaca integral, ofereça iogurte, queijo e outros laticínios
    Publicidade

Dicas

  • Se o seu bebê continuar a resistir ao leite de vaca, fale com o pediatra. Não tem problema usar outros produtos lácteos, mas o seu bebê pode precisar de suplementos adicionais.
  • Seja paciente. Essa transição pode levar um tempo. Não tem problema fazer a transição ao leite de vaca gradualmente, se isso ajudar o bebê a aceitá-lo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 132 403 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade