Baixe em PDF Baixe em PDF

Os limites são uma parte importante de qualquer relacionamento saudável, seja um namoro, amizade, entre familiares, colegas de trabalho ou conhecidos. Porém, os impor pode ser complicado. Se não souber direito como fazer seus limites serem respeitados, confira abaixo boas dicas, como definir consequências realistas quando alguém ultrapassar um limite.

1

Crie limites claros e específicos.

Baixe em PDF
  1. Escreva quais são seus limites da forma mais específica possível para saber ao certo o que seria uma violação. Definir os detalhes antes facilita explicar seus limites para os outros. [1]
    • Por exemplo, se for dar limites em um relacionamento romântico, escreva algo como “Não tem problema conversar sobre os meus relacionamentos passados, mas eu não vou entrar em detalhes sobre as coisas que fiz com eles”.
    Publicidade
2

Explique seus limites de forma direta.

Baixe em PDF
  1. Sempre que definir um novo limite com alguém, seja assertivo e deixe os termos bem claros e específicos. [2] Esteja pronto para responder perguntas ou esclarecer o que disse caso a pessoa não entenda.
    • Por exemplo “Eu não me sinto confortável em falar da minha vida amorosa com você. Por favor, pare de me fazer perguntas pessoais sobre meus relacionamentos” Ou “Eu não gosto quando você grita comigo. Se estiver chateado, explique o motivo sem elevar o tom de voz”.
    • Esclarecer seus limites ajuda, mas você não têm que justificá-los. Se disser para alguém que não se sente confortável em falar sobre alguma coisa, você não tem que explicar porque não se sente confortável. Só diga “Isso é pessoal e eu prefiro não comentar”.
3

Diga quais são as consequências de ultrapassar os limites.

Baixe em PDF
  1. Quando definir um limite, dizer o que aconteceria se a pessoa o desrespeitar ajuda. [3] Seja bem específico. Evite definir repercussões vagas, desconectadas da realidade ou fora de proporção em relação ao limite em questão.
    • Você pode dizer “Pai, você sabe que eu não gosto que você fique comentando do meu peso. Se fizer isso de novo, eu vou para casa”.
    • Se estiver definindo limites com seu filho, não diga “Se você ficar me enchendo o saco para comprar o brinquedo, nunca mais te dou nada!”; diga: “Eu já disse que não dá para comprar o brinquedo agora, só mês que vem. Se você continuar pedindo, então não vou comprar mês que vem também.”
    Publicidade
4

Seja consistente em relação aos seus limites.

Baixe em PDF
  1. Se você não for firme com seus limites, as pessoas ficarão os ultrapassando o tempo todo. Assim que definir um limite, faça o melhor que puder para sempre seguir com as consequências que colocou. [4]
    • Por exemplo, se você pediu para um colega parar de fazer piadas inadequadas no trabalho, não pode rir às vezes e achar ruim outras, porque, assim, ele não vai parar nunca.
    • Se for definir limites para um grupo, como sua família ou seus colegas de trabalho, veja se todos entenderam e concordaram em manter o limite. Por exemplo, se você definiu que seu filho não pode comer doce antes de jantar, seu parceiro, seus outros filhos e os avós precisam concordar em não dar doces para ele antes da hora.
5

Fique firme se alguém resistir.

Baixe em PDF
  1. Pode ser um parente, um amigo ou um colega: as pessoas podem levar para o lado pessoal quando você impõe limites. Elas podem ficar bravas, tristes ou ficar ultrapassando seus limites só para ver até onde conseguem ir sem sofrer consequências. [5] Se isso acontecer, seja firme e relembre a pessoa do limite que você definiu e das consequências.
    • Diga algo como “Entendo que você está chateado, mas preciso que você respeite o que eu quero. Não vou mais tolerar este tipo de comportamento daqui em diante”.
    Publicidade
6

Converse com pessoas queridas caso elas estejam chateadas.

Baixe em PDF
  1. Definir limites com alguém que você ama pode ser bem difícil. Se a pessoa ficou chateada, diga que se importa com ela e que os limites servem para melhorar o relacionamento, e não causar problemas. [6]
    • Por exemplo, diga algo como “A nossa amizade significa muito para mim e não quero que nada a prejudique, mas o seu comportamento ultimamente me estressou, então preciso que você mude para podermos seguir em frente.”
7

Mantenha a calma se alguém passar do ponto.

Baixe em PDF
  1. Respire fundo antes de falar alguma coisa. Se precisar, saia da situação por uns minutos para se acalmar e ensaiar o que vai dizer. A outra pessoa ouvirá melhor se você se mantiver calmo e se ela não sentir que precisa se defender. [7]
    • Comece as frases com “eu” para que a pessoa não se sinta atacada. Por exemplo, em vez de dizer “Você está sendo grosseiro e precisa parar agora!”, diga “Eu fico muito desconfortável quando você faz isso. Por favor, pare”.
    • As pessoas costumam espelhar as emoções e comportamentos dos outros. Se você ficar calmo, terá mais chances de ter uma conversa que leve a algum lugar. [8]
    Publicidade
8

Relembre as pessoas se elas esquecerem.

Baixe em PDF
  1. Mesmo que possa ser frustrante, é algo normal e esperado. Pense nisso como uma conversa contínua com a pessoa que ajudará a manter o relacionamento de vocês saudável. [9] Se alguém cometer um deslize e ultrapassar um limite, relembre-o com calma e firmeza. E não esqueça de falar sobre as consequências se o comportamento continuar.
    • Por exemplo, você pode dizer “Eu sei que nós estamos nervosos, mas combinamos que não haveria mais xingamento durante as brigas, lembra?”.
9

Introduza novos limites gradualmente.

Baixe em PDF
  1. Não apresente um monte de limites novos para alguém de uma vez só e nem espere que, de repente, a pessoa mude de comportamento. Prefira começar com coisas pequenas e vá aumentando ou modificando seus limites conforme o necessário. [10]
    • Por exemplo, se o seu parceiro é grudento e inseguro, comece colocando um limite que ele só pode mandar mensagem para você uma vez quando estiver com seus amigos, a menos que seja uma emergência. Depois, você pode criar mais regras, como “Preciso de meia hora sozinho para relaxar depois que chegar do trabalho”.
    • Você também pode reformular os limites caso eles não estejam mais funcionando, seja porque for. As pessoas e os relacionamentos mudam, então faz sentido que os limites mudem também.
    Publicidade
10

Seja paciente consigo e com os outros.

Baixe em PDF
  1. Você provavelmente esquecerá de impor seus limites algumas vezes ou ceder se alguém for agressivo ou insistente demais. Se isso acontecer, não se chateie e nem desista de impor o limite. Só siga em frente e aja melhor da próxima vez. Se outra pessoa esquecer ou passar do ponto, relembre-a do limite de um jeito educado e sem acusar. Hábitos são difíceis de mudar, mesmo para quem tem boas intenções! [11]
    • Ter compaixão consigo mesmo facilitará a imposição de limites. Relembre-se de que você merece respeito e que seus limites existem para ajudar você a melhorar seus relacionamentos com os outros. [12]
    • Se as regras antigas não estão funcionando, diga. Faça uma pausa, reflita e não tenha medo de criar limites.
11

Corte o contato, se for necessário.

Baixe em PDF
  1. Se alguém na sua vida está sempre forçando a barra ou ultrapassando seus limites e não faz esforço algum para mudar de comportamento, diminua as interações com a pessoa o máximo que puder. Esse tipo de comportamento é tóxico e pode até ser abusivo. [13]
    • Por exemplo, se um conhecido se recusa a parar de postar coisas inadequadas no seu mural no Facebook mesmo depois de você pedir para parar, fique à vontade para bloquear ou desfazer a amizade.
    • Lembre-se: todo mundo merece ter seus limites respeitados! É difícil cortar contato com alguém que você gosta, mas você terá uma vida mais feliz e saudável se parar de tolerar falta de respeito intencional e comportamentos tóxicos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 464 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade