PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Alguém pediu para você pensar "fora da caixa" no trabalho? Precisa de uma ideia criativa para um projeto da faculdade? Não se preocupe! Basta usar as técnicas corretas e ter paciência para chegar lá. Leia as dicas deste artigo para saber o que fazer.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pensando em soluções criativas

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas que têm as melhores ideias são aquelas que saem da rotina para ativar o lado criativo do cérebro. Por isso, afaste-se do cotidiano de vez em quando e veja o que acontece. [1]
    • Tome um bom banho . Tomar banho tem um efeito curioso na mente, já que a criatividade de muita gente aflora debaixo da ducha (e não quando a pessoa tem papel e caneta em mãos). Se estiver com um bloqueio, vá ao banheiro, leve uma folha de papel e um lápis e espere para ver.
    • Caminhe um pouco . Assim como tomar banho, atividades como caminhar e correr também afetam a criatividade. Você pode sair por aí andando quando tiver que pensar em um projeto, por exemplo. Steve Jobs, cofundador da Apple, gostava de praticar essa atividade antes das reuniões, assim como o compositor russo Tchaikovsky, que andava pela vila em que morava quando queria criar uma melodia nova.
    • Distancie-se psicologicamente da sua rotina para ativar o lado criativo do cérebro. A escritora norte-americana Toni Morrison, por exemplo, costumava ver o sol nascer antes de começar a escrever, já que acreditava que isso ajudava a acabar com o bloqueio.
  2. . Anotar todas as ideias que passam pela sua cabeça é excelente, até (e principalmente) quando elas parecem "viajadas" demais. Essas sessões de brainstorming ajudam a mente a sair da rotina e, assim, pensar em coisas novas.
    • Aqui, não se trata do que é ou não é viável. Não se limite na hora de fazer o brainstorming. Aproveite esse momento para pensar em ideias diferentes, mesmo que soem bobas ou impossíveis. Só assim você vai fazer progresso.
    • Não limite a sua própria criatividade nessa etapa do processo. Evite pensar coisas como "Isso nunca daria certo", "Nunca fizemos x desse jeito" ou "Não dá para resolver esse problema". [2]
    • Por exemplo: imagine que tem um bloqueio enquanto está escrevendo uma história nova. Em vez de ficar obcecado com o capítulo seguinte, comece a pensar em ideias do que poderia acontecer no futuro mais distante ou como o enredo vai progredir se você se libertar das suas amarras (mesmo que tenha que mudar o final).
  3. No processo de buscar soluções criativas para problemas, você tem que pensar em novas concepções para os projetos que tem em mãos. Dessa forma, fica muito mais fácil pensar em resoluções que não surgiriam na sua cabeça em outras circunstâncias. Por sorte, existem algumas formas interessantes de agir aqui: [3] [4]
    • Vire o problema do avesso ou de ponta-cabeça (literal ou figuradamente). Por exemplo: vire uma foto de ponta-cabeça para conseguir replicá-la com mais facilidade, já que o cérebro vai encarar a imagem por uma perspectiva nova. Isso dá muito certo com questões que são mais conceituais.
    • Outro exemplo: se quer escrever um romance, mas não sabe como levar o protagonista de um ponto "A" a um ponto "B", imagine se esse personagem tem mesmo que ser central na história. O que aconteceria se a narrativa acompanhasse outra pessoa? E se fosse mais de uma?
    • Comece de trás para frente. Às vezes, é preciso pensar na solução antes de pensar no problema em si. Por exemplo: imagine que você trabalha como publicitário em um jornal e que a redação está tendo prejuízo financeiro por falta de anunciantes. Comece com a melhor das hipóteses (abundância de anunciantes) e, depois, entre em contato com as empresas que poderiam se interessar pelo espaço das páginas destinado à propaganda.
  4. Sonhar acordado ajuda muita gente a formar conexões mentais e retomar informações que estão "escondidas" no cérebro. Isso é essencial para quem precisa pensar fora da caixa, já que gera possibilidades únicas e interessantes. Por isso, comece a ter devaneios a torto e a direito. [5]
    • Separe um bom tempo para sonhar acordado. Desligue o computador, a televisão e o celular. Você não vai conseguir descansar o cérebro se ficar conectado e distraído.
    • Dá para sonhar acordado quando estamos andando, tomando banho (como dito acima) e em meio a várias outras atividades. De preferência, comece logo depois que você acordar ou bem antes de dormir.
  5. Quando você estiver com dificuldade para pensar fora da caixa, talvez seja legal estabelecer alguns parâmetros básicos. Pode até parecer que eles limitam a criatividade, mas é o contrário: eles orientam o processo criativo e trazem mais possibilidades à mesa. [6]
    • Você corre o risco de se perder se começar com um espectro amplo demais. Por exemplo: em vez de "Como eu posso aumentar a venda de espaços publicitários?", pense "Como eu posso impulsionar as vendas de espaços publicitários de negócios locais? O que posso fazer para atrair anunciantes?" ou "Que tipos de compensação eu posso usar para atrair clientes?".
    • Você ainda vai fazer perguntas abertas e que levam a várias possibilidades, mas pelo menos vai ligar essas ideias a temas específicos e, assim, pensar com mais criatividade.
    • Outro exemplo: em vez de "Como eu posso tornar o meu romance infanto-juvenil diferente dos outros do mercado?", pense em partes específicas do enredo, como "Quem é o personagem principal? Ele é igual aos protagonistas de outras histórias (branco, heterossexual, bonito etc.)?" ou, se quiser escrever um enredo de fantasia, "Como funciona o sistema de magia? É algo inspirado no paganismo, ligado ao oculto ou afins?".
    • Por fim, você também pode arriscar mais e reescrever parte do enredo para tirar o acesso do personagem à magia. Como ele faria para se livrar dos apuros?
  6. O medo é uma das maiores barreiras para a criatividade, já que impede a pessoa de arriscar e experimentar coisas novas. Sendo assim, talvez seja legal pensar na pior das hipóteses para se preparar de antemão e se convencer de que nada é tão ruim quanto parece.
    • Ainda no exemplo do publicitário: pense no que aconteceria se você tentasse implementar um sistema criativo para incentivar a formação de parcerias mais duradouras para ocupar o espaço de propagandas do jornal (como melhorar a diagramação e a disposição dos anúncios, diminuir o preço, colocar cores em tudo etc.). Nesse caso, talvez a pior das hipóteses seja que ninguém aceita a oferta ou ela gera prejuízo financeiro. Se for assim, busque formas de contornar a situação.
    • No exemplo do escritor: a pior das hipóteses pode ser que nenhuma editora tenha interesse pelo livro porque as pessoas não estão interessadas em um romance infanto-juvenil que é "mais do mesmo".
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cultivando a criatividade em longo prazo

PDF download Baixe em PDF
  1. . Muitas vezes, são as coisas negativas do dia a dia que bloqueiam a criatividade. Pensar que você não é bom o bastante ou que todas as suas ideias são ruins, por exemplo, é capaz de afetar toda a sua estabilidade mental e até emocional. [7]
    • Reflita sobre o que passa pela sua cabeça quando você tem ideias novas. Será que é algo como "Eu nunca seria capaz de escrever algo tão bom!"? Isso desanima qualquer um.
    • Sempre que reagir de forma negativa às suas próprias ideias, troque essa possibilidade ruim por uma boa (ou pelo menos neutra). Por exemplo: se pensar "Eu nunca vou conseguir atrair anunciantes com esse tipo de incentivo", pare e troque por "Eu vou testar a eficácia desses incentivos para saber se dá para atrair anunciantes".
  2. Aguce o seu lado criativo . Assim como com qualquer habilidade, a criatividade demanda prática. Mesmo que você não esteja com um problema urgente em mãos, continue treinando sem parar para as situações de emergência. [8]
    • Coloque tudo em ordem alfabética mentalmente. Pegue uma palavra de uma revista ou um anúncio e separe as letras em ordem alfabética. Por exemplo: a palavra NÚMERO seria E-M-N-O-R-U. Esse exercício estimula o cérebro a usar todas as informações disponíveis (no caso, as letras) e o acostuma a criar conexões interessantes e até soluções para problemas.
    • Brinque! Tente imaginar utilidades diferentes para os objetos da sua casa para começar a enxergar as situações com outros olhos. Por exemplo: usar uma bota velha como vaso de planta, construir uma mesa com livros velhos etc.
  3. Como dito acima, a criatividade aflora quando saímos da rotina. Até mudanças simples geram consequências positivas que, por sua vez, dão lugar a ideias interessantes. [9]
    • Saia da sua zona de conforto. Faça coisas novas, sobretudo sem planejar antes, para conseguir se adaptar às situações do dia a dia e abrir a mente para circunstâncias curiosas.
    • Seja espontâneo. De vez em quando, faça coisas inesperadas para se adaptar ao momento e resolver problemas de uma vez. Você pode até usar essa estratégia em projetos mais importantes.
    • Mude detalhes do seu dia a dia. Por exemplo: pegue um caminho diferente a cada dia para ir ao trabalho ou almoce em lugares variados.
  4. Pense como seria trabalhar em outra área . Assim, você vai ver como as pessoas que não estão na zona de conforto operam e ser capaz de incorporar ideia novas à sua profissão atual. O mercado pode ser completamente diferente ou ter alguns pontos em comum — o importante é que ele dê uma perspectiva nova à sua vida.
    • Exemplo 1: um publicitário pode estudar um pouco de psicologia ou administração para aprender a atrair mais clientes.
    • Exemplo 2: um romancista pode experimentar outros gêneros ou tipos de obras, como a não ficção, mistério etc.
  5. . Quanto mais você expandir seus horizontes, mais conexões o seu cérebro vai fazer e, por consequência, mais fácil vai ser ter ideias fora do comum.
    • Faça cursos e aulas em outros campos. Qualquer coisa vale, desde aulas de gastronomia (só se você não for o chef!) a escaladas. O escritor, por exemplo, pode usar o que aprendeu nas aulas para criar um sistema de magia (pessoas que têm "noção" do que estão fazendo e não precisam de instruções versus pessoas disciplinadas e que precisam ).
    • Aprenda um idioma novo. Isso não só aguça a mente e ajuda a formar conexões mentais, mas também abre novas possibilidades de pensar . O publicitário do exemplo poderia usar esse novo idioma para tentar alcançar uma parcela do público que estava além do seu repertório antes!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Buscando maneiras criativas de se conectar às pessoas

PDF download Baixe em PDF
  1. O ser humano é um animal social. Sendo assim, toda pessoa fica inspirada quando está cercada de outras. Essa criatividade é ainda maior quando estamos perto de amigos, seja em casa, na escola, na faculdade ou no trabalho!
    • Tente fazer amizade com pessoas que não atuam no seu campo. Elas vão proporcionar novas perspectivas à sua vida — às quais você não teria acesso se só convivesse com gente parecida.
    • Eis outro motivo para sair da zona de conforto. É nessas horas que dá para conhecer pessoas que inspiram a nossa criatividade e pensam de maneiras diferentes.
  2. Nenhuma ideia surge do nada. Até as pessoas mais criativas, como Salvador Dalí, tiraram conceitos de outras fontes e adaptaram-nos para a própria obra. Por isso, preste atenção e inspire-se nos demais.
    • Você vai entender como as pessoas também pensam fora da caixa. Reconhecer as formas de pensar dos outros ajuda no processo criativo. Você pode até chegar a algo como "Como o meu amigo pintor criativo enfrentaria esse problema dos anúncios publicitários?".
    • Você pode ainda estudar as ideias de pessoas famosas justamente porque inovaram. Pense no que deu e no que não deu certo, como dos exemplos citados acima: Steve Jobs, Tchaikovsky e Toni Morrison. Depois, coloque esses ensinamentos em prática.
  3. Aprenda a escutar . Uma das melhores formas de estimular a criatividade é ficar calado e ouvir o que as pessoas têm a dizer. Isso acontece em partes porque pode apresentar você a uma ideia semelhante à sua, mas vinda de outra fonte. Além disso, sempre é bom pensar antes de falar.
    • Por exemplo: no caso do publicitário, ele poderia tentar vender o espaço de anúncios a uma empresa que não apoia o jornal. Se não tivesse prestado atenção a essa empresa (ao que ela achava que estava errado, como o conteúdo, a diagramação etc.), ele não conseguiria nem ter a ideia de como fazer a venda. Nesse caso, fica mais fácil saber driblar os defeitos e otimizar as qualidades do produto em questão.
  4. Não se esqueça dessa parte ao interagir com pessoas novas, ainda mais em situações profissionais. Às vezes, as ideias que surgem fora da caixa não são 100% certas .
    • Também é bom se lembrar de que nem toda ideia dá certo. Não tem problema! Faz parte do processo de aprendizagem e é por isso que você também precisa pensar na pior das hipóteses.
    Publicidade

Dicas

  • Esteja sempre aperto para explorar coisas novas e que estejam fora da sua zona de conforto para buscar interesses variados e conhecer pessoas diferentes.
  • Leia algo que esteja fora dos seus gêneros típicos. Por exemplo: se acha que odeia romances de suspense, tente ler um! Quem sabe você não se apaixona por uma obra e muda de ideia?
Publicidade

Avisos

  • Aprender a mudar a forma de pensar não é fácil e nem rápido. Tenha paciência e curta a jornada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 605 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade