Baixe em PDF
Baixe em PDF
As cafeteiras são parte da vida de milhões de pessoas. Se você nunca usou uma, é importante saber que o processo de fazer café não é nada intuitivo. Ele envolve técnica e precisão. Experimente seguir os passos abaixo para poder saborear uma xícara perfeita da sua marca de café preferida.
Passos
-
Use grãos frescos e moídos que foram guardados corretamente. Para um café muito mais saboroso, compre grãos frescos e moa você mesmo. O sabor da bebida depende dos frágeis componentes químicos do interior dos grãos. Ao serem moídos, o interior dos grãos é exposto ao ar. Com o passar do tempo, ele oxida e perde parte do aroma. [1] X Fonte de pesquisa
- Guarde o pó ou os grãos em um recipiente hermeticamente fechado. O café absorve odores, tanto é verdade que ele pode ser usado para desodorizar o interior da geladeira, assim como o bicarbonato de sódio. Isso significa que se ele não for guardado em um recipiente bem fechado, ele pode ficar com um cheirinho de alho... argh!
- Há uma polêmica entre os fãs de café a respeito da melhor temperatura para guardar o café. Uns dizem que, se for consumi-lo em uma semana, é melhor na geladeira, colocando o que for sobrar no freezer por algumas semanas até chegar a hora de usar esse restante também. Outros preferem simplesmente manter o café em um local fresco e escuro. [2] X Fonte de pesquisa
-
Coloque o coador de café na cesta para filtro. Embora qualquer tipo de filtro possa ser usado, é mais recomendável utilizar um de boa procedência. Não dá para confiar em filtros baratos e de qualidade duvidosa para obter bons resultados.
- Muitas cafeteiras já vêm com um coador de pano. Ele preserva o meio ambiente e é mais fácil de usar, além de deixar o café mais encorpado.
-
Meça cuidadosamente o pó de café. Uma colher de sopa por cada 100 mL de água é a medida mais comum. Mas como essa medida pode variar de acordo com a máquina e o fabricante, é importante ler o manual da cafeteira para saber a dosagem específica para a sua.
- Algumas marcas de café pedem proporções específicas de pó e água. A maioria delas vem com instruções na embalagem.
- Você pode usar uma colher de sopa como medida ou o medidor que já vem com a cafeteira. O manual traz a quantidade certa de medidores para cada xícara de café.
-
Meça a água de acordo com a quantidade de café. Você pode usar as linhas no bule da cafeteira ou na lateral da mesma. Despeje a água na cafeteira.
- Para usuários iniciantes, pode ser tentador derramar a água diretamente no filtro. Não faça isso. Coloque a água no lugar certo, que é o compartimento traseiro da cafeteira. Ponha a jarra de volta no local onde ela será aquecida.
-
Coloque a cafeteira na tomada e aperte o botão para ligá-la. Dependendo da marca, a cafeteira irá começar a funcionar automaticamente, mas em alguns modelos será necessário fazer ajustes manuais.
-
Aguarde até que toda a água tenha terminado de passar pelo filtro antes de poder degustar o seu café. Alguns modelos possuem um botão "pause" para você poder pausar o processo e assim poder experimentar uma xícara antes de terminar de passar o café.
-
Caso tenha usado um filtro de papel, descarte-o imediatamente após passar o café. Se você demorar para remover a borra, pingos frios e amargos de café podem acabar estragando a bebida.
- Se você usou um coador de pano, basta jogar fora a borra e lavar o coador.
Publicidade
-
Cuide da limpeza da cafeteira. Como todo equipamento que usa bastante água quente, a cafeteira pode acumular resíduos minerais com o passar do tempo. Esses resíduos podem deixar o café com um gosto de bebida velha, passada. Vale conferir este artigo sobre a limpeza da cafeteira.
- Se a cafeteira já apresenta um odor desagradável, resíduos visíveis ou se já não se lembra mais quando foi a última vez que limpou o aparelho, é porque chegou a hora de arregaçar as mangas e tirar o atraso na faxina da máquina.
-
Ajuste a espessura correta dos grãos moídos de acordo com o processo usado pela cafeteira. Para garantir o melhor sabor possível, é preciso deixar os grãos na espessura adequada ao processo usado. Normalmente, quanto mais tempo é necessário para passar o café (o que significa que os grãos ficarão em contato com a água por mais tempo), mais grossos devem ser os grãos moídos.
- As cafeteiras padrão que deixam a bebida pingar dentro do bule pedem uma moagem média. Já aparelhos mais exóticos como uma cafeteira francesa ou aeropress, é melhor consultar uma tabela com a moagem ideal para cada aparelho. Vale visitar o site em Inglês: http://www.coffeeconfidential.org/grinding/ground-coffee/ .
-
Use as temperaturas corretas para os seus ingredientes. Para passar o café, a água deve estar em uma temperatura de cerca de 90 a 96 °C, ou seja, antes de ferver. Se a água estiver fria demais, ela não vai extrair todo o sabor; se estiver quente demais, vai escaldar os grãos e afetar o sabor final. [3] X Fonte de pesquisa
- Para ferver você mesmo a água para o café, deixe-a ferver. Retire do fogo e então espere 1 minuto antes de despejá-la sobre os grãos.
- Caso guarde os grãos na geladeira, saiba que a maioria dos métodos de passar café não são afetados pelos grãos gelados. Mas se você for fazer um espresso, você deve deixar os grãos atingirem a temperatura ambiente antes de colocá-los na cafeteira. Isso porque no espresso [4] X Fonte de pesquisa usa-se pouca água em contato com os grãos por pouco tempo. Se eles estiverem frios, isso é o suficiente para afetar o processo de extração do sabor.
Publicidade
-
Identifique o problema. Assim como qualquer eletrodoméstico, as cafeteiras também podem apresentar problemas no funcionamento conforme o tempo de uso. Aqui vai uma lista dos problemas mais comuns. Antes de tentar resolver qualquer problema no aparelho, desligue-o da tomada e confira se não há água quente no reservatório.
-
"Meu café está com um gosto estranho." Com o passar do tempo, a água quente pode criar depósitos de resíduos minerais que afetam o sabor da bebida. Recomenda-se limpar a cafeteira (incluindo os componentes internos) pelo menos uma vez por mês.
- É preciso levar em conta também a possibilidade de erros ao guardar e manusear o café. Evite que ele entre em contato com o ar ou com substâncias com o cheiro forte.
-
"Não está saindo água da cafeteira." Se está saindo pouca água, pode ser que um dos tubos do aparelho esteja entupido (os tubos de alumínio são os que mais costumam entupir [5] X Fonte de pesquisa ). Faça a máquina operar só com água e vinagre branco até o tubo ficar desentupido. Em seguida, repita a operação com apenas água para enxaguar o vinagre.
-
"Minha cafeteira passa café demais ou de menos." Muitos aparelhos modernos vêm com opções de tamanho da xícara para que se possa passar a bebida diretamente sobre uma xícara pequena ou uma garrafa térmica, por exemplo. Confira se a sua cafeteira está ajustada corretamente de acordo com o manual.
-
"Meu café está frio." Pode ser um defeito do aquecedor ou na fiação do aparelho. Como as peças e componentes das cafeteiras são difíceis de achar e o conserto envolve o risco de choques, vale mais a pena comprar uma cafeteira nova.
- Caso esteja decidido a consertar a parte elétrica da cafeteira, desligue da tomada e desligue o interruptor antes de seguir em frente. Há muitos manuais disponíveis na internet. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Ao retirar o pó de café da embalagem, lembre-se de fechar bem a embalagem ou recipiente onde ele está armazenado, pois se o café ficar exposto ao oxigênio, ficará estragado e velho muito rapidamente.
- Se com frequência o seu café fica mais amargo do que o desejado, algumas fontes indicam que deve-se polvilhar de duas a três pitadas de sal sobre os grãos (especialmente se o café que você usa é de uma qualidade inferior). Algumas cascas quebradas de ovos também podem ajudar a suavizar o sabor. Esta é, na verdade, uma prática usada na Marinha dos Estados Unidos. Porém, o café brasileiro é de boa qualidade, então você provavelmente não irá precisar chegar a esse ponto.
- Canela em pó polvilhada sobre os grãos também pode ajudar a deixar o café menos amargo. Tenha cuidado, porém, ao utilizar mais do que uma colher de sopa de canela finamente moída, pois a máquina pode estragar.
- Para processos mais elaborados, clique aqui .
- Confira o artigo |Como Fazer Café na Prensa Francesa.
- Recicle a borra de café. Ela pode ser usada para absorver odores indesejados da cozinha, geladeira ou como agente abrasivo para limpar panelas. Além disso, por conter fósforo e nitrogênio, ela também pode ser usada como adubo para plantas.
Publicidade
Avisos
- Cuidado ao abrir uma cafeteira padrão enquanto o café está sendo passado. A água fervente pode acabar espirrando em você.
- Lembre-se sempre de desligar a cafeteira quando terminar de utilizá-la. Embora raros, os incêndios elétricos podem acontecer, especialmente se a sua cafeteira não tiver um recurso de desligamento automático.
- Lembre-se: nunca ligue a cafeteira sem água, pois isso pode quebrar a jarra.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.coffeeconfidential.org/grinding/ground-coffee/
- ↑ http://www.theatlantic.com/health/archive/2009/05/for-better-coffee-store-your-beans/16690/
- ↑ http://www.ncausa.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=71
- ↑ http://www.theatlantic.com/health/archive/2009/05/for-better-coffee-store-your-beans/16690/
- ↑ http://home.howstuffworks.com/coffee-maker4.htm
- ↑ http://home.howstuffworks.com/how-to-repair-small-appliances3.htm .
Publicidade