As fechaduras podem trazer segurança e paz de espírito, mas, ocasionalmente, se tornam irritantes quando não funcionam bem ou, ainda, quando você esquece as chaves por acidente do outro lado da porta. Lembre-se de que, antes de começar a brincar com abrir cadeados e fechaduras, é preciso ter a certeza de que não há outras opções. Muitos destes métodos demoram para serem aprendidos — tenha isso em mente.
Passos
-
Viole a fechadura . É possível violar a fechadura com uma técnica rápida, simples e útil no caso de ser necessário abrir uma porta que está fechada há muito tempo (como, por exemplo, uma cabana inutilizada em uma propriedade familiar) ou, ainda, se precisar entrar no quarto de um parente para verificar se ele está bem. [1] X Fonte de pesquisa
- Usar uma chave mestra requer prática e, especialmente no caso de fechaduras mais baratas, pode causar danos ao mecanismo. Por isso, evite usar esse método sem uma boa razão para fazê-lo.
-
Compre uma chave mestra. Trata-se de um tipo de chave que se encaixará na fechadura que deseja abrir, mas sem exatamente destravá-la. Desde que a chave sirva na fechadura, ela pode ser usada como chave mestra cortando cada saliência até a maior profundidade possível.
- A maioria dos chaveiros respeitáveis não produzirá uma chave mestra para você, mas é possível encontrá-la online. Para fazer uma por conta própria , é necessário ter algumas ferramentas para o trabalho em metal, além de muita paciência.
-
Encaixe a chave na fechadura até o último pino. As fechaduras de tambor com pinos são compostas por um segmento redondo que gira, quando os pinos internos se alinham e não mais bloqueiam seu movimento. Cada clique observado, à medida com a qual empurra a chave na fechadura, vem de um pino sendo elevado por um dente do mecanismo e, a seguir, sendo trazido até a saliência abaixo dele. Empurre a chave mestra para dentro, até não sobrar pino algum que não tenha sido elevado.
-
Bata e gire a chave mestra. Use uma pequena marreta ou algo semelhante para bater forte sobre a chave, girando-a imediatamente a seguir. Uma vez que os pinos internos estão divididos em duas seções, esse movimento transfere força para as seções mais baixas (que residem no tambor), que poderão a seguir transferi-la às seções mais altas (que impedem o movimento do tambor). Se todas as seções de pinos superiores estiverem elevadas desse modo, a fechadura poderá ser girada.
- Podem ser necessárias algumas tentativas até conseguir o encaixe perfeito e, por isso, é importante perseverar até obter o êxito desejado.
Publicidade
-
Consiga um conjunto de pinças especializadas, ou kit “chave de pressão”. Essa habilidade requer muita prática, sendo normalmente ensinada apenas a chaveiros especialistas. A venda de kits desse gênero é restrita a pessoas com credenciais adequadas, mas, com alguma criatividade, é possível se aproximar da ferramenta por conta própria.
-
Faça as suas ferramentas. Quando se trata de fechaduras mais fracas, um par de clipes de papel devem ser suficientes — mecanismos mais complexos podem necessitar de grampos de cabelo, cortadores de arame e alicates. A chave é usar um pedaço de metal firme o suficiente para servir de pick , ou “palito”, e outro para ser a chave de pressão, sendo esses os dois componentes do conjunto.
- O aço de molas é o melhor material para ser usado, pois não racha tão facilmente e pode ser feito com uma lima. Você pode também usar uma serra tico-tico para obtê-lo. Considere a espessura da lâmina, pois isso restringirá o tamanho das fechaduras nas quais o pick poderá entrar.
- A chave de pressão tem formato de “L”, sendo utilizada para aplicar a tensão desejada na base da fechadura. Você pode consegui-lo obtendo uma chave Allen e tornando-a plana.
- O pick em si é fabricado com uma perna muito mais curta, como ocorre na letra “r”. Ele será usado para empurrar os pinos do tambor até que ele possa girar livremente.
-
Insira a chave de pressão. Pressione-a até ao longo da base da fechadura, e aplique tensão constante sobre ela, durante todo o tempo no qual você trabalha com o pick . Se isso não for feito, o processo demorará mais tempo e você terá que começar do início.
- Se não tem certeza quanto à qual direção girar a chave de tensão, coloque-a na fechadura e gire-a em um sentido. Pegue o pick rapidamente enquanto você ouve atentamente os ruídos do mecanismo. Quando o sentido estiver certo, você poderá ouvir os pinos descerem.
-
Insira o pick acima da chave de tensão. Use a perna do pick para encontrar e empurrar a cada pino para cima e para fora do tambor. Uma vez que todos eles tenham se movido, a tranca se abrirá. Como notado anteriormente, essa habilidade requer muita prática para ser dominada e, por isso, é importante praticar bastante em cadeados baratos para se aperfeiçoar no processo.Publicidade
-
Abra as portas internas com uma chave hexagonal. A maioria das fechaduras de portas interiores fabricadas nas últimas décadas usa um tipo especial de maçaneta, que permite à porta ser aberta no caso de um trancamento acidental. Se a maçaneta de sua porta interna possui um pequeno orifício circular no centro, trata-se desse tipo de modelo. [2] X Fonte de pesquisa
-
Encontre ou adquira um conjunto de chaves hexagonais. As chaves hexagonais, ou chaves Allen, estão normalmente disponíveis custando menos do que um café sofisticado, em lojas de materiais de construção ou decoração. Trata-se de pequenos pedaços de metal em formato de “L” que vêm em um conjunto de larguras diferentes, tanto no sistema métrico como no imperial.
-
Encaixe a extremidade longa da chave hexagonal no orifício da maçaneta. Você talvez tenha que experimentar um ou dois tamanhos diferentes até encontrar o correto, mas trata-se de algo normalmente óbvio. Você precisará de um encaixe justo, mas sem a necessidade de empurrá-la ou puxá-la. Se você empurrar a chave enquanto a move suavemente para frente e para trás, será possível senti-la encaixar-se a algo.
-
Gire a chave para abrir a porta. Uma vez que a chave esteja encaixada na maçaneta, um simples giro a destravará, sem requerer muita força.Publicidade
-
Abra uma maçaneta simples com um cartão de crédito. Esse truque popular funciona cada vez menos em portas modernas, mas ainda é uma forma útil de entrar em sua casa, caso haja portas mais antigas, se você tiver saído sem as chaves. [3] X Fonte de pesquisa
- Cartões laminados geralmente funcionam melhor. Você deve procurar por um cartão flexível (como um vale-presente) que possa ser danificado sem grandes preocupações. Em algumas situações, é possível causar danos a um cartão de crédito a ponto de invalidar seu funcionamento.
-
Insira o cartão de crédito na lateral da porta. Deslize a extremidade mais comprida do cartão de crédito entre o umbral e a porta, logo acima de onde a tranca entra no umbral.
- Angule o cartão para baixo, colocando-o por detrás da lingueta da tranca. Você deve garantir que o cartão esteja perpendicular com a porta.
-
Lenta, mas firmemente, empurre o cartão em sua direção enquanto gira a maçaneta. Se você tiver sorte, o cartão de crédito deslizará entre o lado interior chanfrado do trinco e o umbral, sendo possível empurrá-lo para fora ao arrastar o cartão em sua direção. Então, a porta se abrirá, desde que você mantenha o cartão no lugar, entre o trinco e o umbral.
- Obviamente, esse truque não funcionará se a porta estiver trancada com a lingueta da tranca — o mecanismo da tranca que não possui qualquer lado chanfrado. Felizmente, é impossível ativar a lingueta de fora, sem as chaves.
Publicidade
-
Destrave a porta de um carro. Embora “ slim jims ” (ferramentas de metal responsáveis por possibilitar acesso ao interior de um carro trancado) sejam ilegais, é possível desenvolver uma cópia aproximada com um cabide de metal rígido. Se você trancou as chaves dentro do carro e uma loja ou um amigo com um cabide está por perto, isso lhe poderá salvar do incômodo e da espera de contatar um chaveiro ou um serviço de assistência automotiva.
-
Desenrole e endireite o cabide. Você pode manter a seção do gancho intacta, mas endireite o restante por completo, o que resultará em uma longa ferramenta de metal com um gancho na ponta.
-
Puxe uma seção da vedação de borracha presente na base da janela do motorista. Empurre a extremidade do cabide através da borracha e da base da janela. O cabide está agora dentro da estrutura interna da porta do veículo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Movimente o cabide até sentir o encaixe com um trinco. Ele não deverá estar mais do que alguns centímetros para baixo da janela, perto da localização da tranca interna.
-
Encaixe o cabide e puxe o trinco. Enganche o cabide ao redor do trinco e puxe-o rumo à parte traseira do carro. Esse procedimento deverá ser capaz de destravar a qualquer porta automotiva trancada.
- Se a sua porta possui um mecanismo de trancamento elétrico, é possível também deslizar a extremidade reta do cabide a partir da própria janela, usando-o como um dedo, na tentativa de pressionar o botão interno.
Publicidade
-
Arrombe a porta. Em uma situação de emergência, às vezes a única opção é abrir uma porta à força. Esteja ciente de que isso arruinará o umbral, a fechadura e, frequentemente, a própria porta. Trata-se também de algo fisicamente perigoso, comparativamente aos outros métodos — por isso, use-o apenas se não houver outra opção.
- Mantenha uma postura sólida. Encare a porta com os pés separados à distância dos ombros e os joelhos levemente dobrados. Se possível, apoie as mãos ou os braços contra paredes, móveis ou outros itens que não corram o risco de se movimentar durante o processo.
- Levante a perna dominante à altura dos joelhos. Eleve o joelho em linha reta e permita à perna inferior ser guiada por ele. Mantenha o pé no rumo da porta. Não gire lateralmente ou acrescente algo mais ao método.
- Chute a fechadura na porta com a base de seu pé. Chute para frente de tal forma que a base de seu pé atinja o local da porta onde estiver o mecanismo da tranca.
- É mais seguro chutar a porta. Os pés têm a capacidade de absorver uma grande quantidade de força, e os calçados atuam como armadura adicional. Não tente arrombar a porta com os ombros — será muito mais provável deslocar um ombro do que abrir a porta.
- Continue chutando até que a tranca se quebre. Com tempo suficiente, esse método funcionará em praticamente qualquer porta de madeira.
- Se não notar resultados dentro de, no máximo, alguns minutos, pode se tratar de uma porta (ou umbral) reforçada. Descanse e trabalhe em períodos alternados, para evitar que os chutes se debilitem.
-
Arrombe portas mais difíceis com um aríete. Se, por alguma razão, você preferir usar um aríete em uma porta mais difícil, em vez de contatar um chaveiro, opções eficazes podem ser feitas a partir de um bate-estacas de mão, do tipo usado para fixar postes no solo.
- Compre o seu bate-estacas manual. Ele deverá ter aproximadamente um metro de comprimento, com duas alças alongadas em ambas as extremidades.
- Preencha-o total ou parcialmente com cimento, e deixe-o secar completamente antes de usá-lo.
- Faça movimentos laterais para golpear o bate-estacas sobre a porta, no local onde está o mecanismo de tranca. Mantendo-se perpendicular à porta, balance-o à frente do corpo com as duas mãos e golpeie-a. A maioria das portas deve ceder depois de alguns golpes.
- Lembre-se de que a porta provavelmente estará arruinada e precisará de uma substituição.
Publicidade
Dicas
- Contate um profissional, se possível. Não há real substituto para um chaveiro (ou um síndico com uma chave mestra) quando você se vê trancado do lado de fora. A melhor e mais segura forma de passar por uma porta trancada é ter sempre um telefone à mão e contatar alguém treinado profissionalmente para abri-la.
- Comece sempre com o método menos invasivo possível. Se você pode abrir a porta com um cartão de crédito, não há razão para forçar o destravamento da fechadura ou golpeá-la com um bate-estacas de mão.
- Pratique. Se planeja ser capaz de abrir cadeados sem chave, ou com uma chave de tensão e um pick , será preciso praticar e desenvolver essas habilidades. Não há melhor professor do que a experiência.
Avisos
- Não tente arrombar uma porta com o ombro — isso apenas funciona em filmes.
- Arrombar um local que não pertence a você é invasão ilegal — não o faça.
- Em alguns lugares, portar mecanismos para abrir fechaduras é também um ato ilegal. Dependendo do humor do oficial que lhe prende, isso pode incluir equipamentos caseiros. Não use esses itens a menos que seja absolutamente necessário. [5] X Fonte de pesquisa
- Não tente dar tiros em maçanetas ou trancas. É muito maior a probabilidade de que a bala ricocheteie do que realmente consiga alguma coisa. Além do mais, você talvez bloqueie a tranca no lugar, impossibilitando sua abertura.
- Se estiver trancado do lado de fora de um local alugado, contate o síndico, dono ou proprietário antes de tentar entrar à força. É plenamente possível que ele tenha uma chave para ser usada na abertura do local e, além disso, arrombar uma propriedade alugada pode ser legalmente ambíguo — em especial, quando o ato causa danos à propriedade.
Referências
- ↑ http://www.snopes.com/crime/warnings/bumpkeys.asp
- ↑ http://home-tools.wonderhowto.com/how-to/open-locked-bedroom-bathroom-door-423788/
- ↑ https://www.thelondonlocksmiths.co.uk/locksmith-services/how-to-open-a-locked-interior-door-when-youve-lost-the-key/
- ↑ https://wheelzine.com/how-to-use-slim-jim-to-unlock-car-door-if-you-lose-your-keys
- ↑ https://tihk.co/blogs/news/116232133-lock-pick-legality
Sobre este guia wikiHow
Para abrir uma porta trancada sem ter a chave, confira primeiro se a fechadura é de mola. Uma fechadura de mola é inclinada e faz parte da maçaneta. Nesse caso, encaixe um cartão de crédito que não se importe de danificar entre a tranca e o batente da porta. Dobre o cartão na direção do batente para forçar a entrada da trava para dentro da porta. Se não houver espaço entre a trava e o batente, encaixe o cartão acima da tranca, entre a porta e o batente. Incline o cartão na direção do batente e, em seguida, passe-o para baixo rapidamente. Para abrir uma porta interna com uma chave de fenda, insira a chave até onde for possível pelo buraco da fechadura. Depois, gire-a até que ela se prenda a uma das ranhuras da trava e a abra. Esse método também funcionará com um clipe de papel aberto ou uma faca de manteiga pequena. Se quiser saber mais e descobrir como destrancar uma fechadura ou como usar uma chave mestra, continue lendo o artigo!