PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Crianças hiperativas podem ser inquietas, incapazes de ficar paradas e muito agitadas. Elas também podem ter dificuldades de se concentrar. A hiperatividade não implica necessariamente em um transtorno de déficit de atenção (TDA), mas crianças hiperativas podem ter tendências que contribuem para uma dificuldade de manter o foco. Muitas vezes, receita-se algum medicamento para hiperatividade. [1] Em vez disso, algumas alterações na dieta e nas atividades diárias podem ajudar a acalmar uma criança hiperativa.

Método 1
Método 1 de 5:

Criando um ambiente tranquilo

PDF download Baixe em PDF
  1. Dedique um canto de um cômodo ou crie um espaço onde ela possa se sentar sozinha. Coloque almofadas, bichos de pelúcia, livros ou outros itens aconchegantes neste espaço. A ideia não é colocar a criança nesse lugar quando ela estiver em apuros. O espaço deve permitir que ela tenha onde relaxar e se sentir segura. [2]
  2. Se você é do tipo que gosta de ouvir música em casa, opte por música clássica ou outros ritmos relaxantes, em vez de rock ou pop. O excesso de barulho pode tornar uma criança hiperativa; eliminar ou mudar o tipo de ruído pode acalmá-la.
  3. Muita exposição à televisão, videogames, computadores e telefones pode provocar hiperatividade. Frequentemente, as imagens nestes dispositivos tendem a se mover muito rápido, trazem cores brilhantes e sons altos. Limite o acesso a eles ou elimine-o completamente. [3]
  4. Faça uma massagem nas costas, pés ou mãos da criança, para ajudá-la a se acalmar. [4] O afeto e o contato físico podem estimular as endorfinas, o que é muito calmante.
  5. Em vez de falar alto ou gritar, reduza o volume da sua voz quando falar com a criança. Isso pode fazer com que ela precise parar o que está fazendo para ouvi-lo, o que pode interromper sua hiperatividade.
  6. Lugares cheios de pessoas, especialmente de crianças barulhentas e indisciplinadas, podem desencadear a hiperatividade em uma criança. Remova seu filho de ambientes deste tipo e dê algum tempo para ele se acalmar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Planejando atividades

PDF download Baixe em PDF
  1. Leve-o para fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou para ir a uma pracinha. Todas as crianças que têm muita energia acumulada precisam gastá-la, especialmente quando se fala em crianças hiperativas. A mudança de cenário e o ar fresco podem fazer muito bem para o seu filho.
    • Encontre um esporte que a criança goste de fazer. Não a pressione a fazer algo que não goste, ou isso pode aumentar sua hiperatividade e diminuir sua concentração.
  2. Dê ao seu filho uma chance de tomar um fôlego, relaxar, ler um livro ou cantar uma música. Um banho quente também ajuda bastante. [5] Adicione alguns óleos essenciais de lavanda para criar um ambiente calmante.
  3. A natureza pode ter um efeito calmante sobre as pessoas, mesmo que o contato com ela se resuma a um passeio no jardim de casa. Fazer uma caminhada em uma floresta também pode ser muito benéfico, pois a criança terá a chance de limpar sua mente, se exercitar e tomar ar fresco. [6]
  4. Caso uma atividade provoque a hiperatividade no seu filho, seja por conta do barulho, frustração e assim por diante, redirecione a atenção dele para outra atividade. Isso pode ajudá-lo a recuperar a concentração.
  5. Meditar é bom para pessoas de qualquer idade, pois acalma nosso corpo e mente. Quando seu filho for incapaz de lidar com situações estressantes, você pode ajudá-lo a visualizar uma maneira de fazer isso. Pesquise on-line ou encontre livros em sua biblioteca local, que possam ensiná-lo a orientar a meditação e a visualização para crianças. [7]
    • Por exemplo, peça para seu filho se sentar e fechar os olhos. Diga para ele imaginar um lugar tranquilo, como uma praia ou uma floresta. Agora peça para ele prestar atenção aos sons, sentir o vento no rosto e imaginar os detalhes do ambiente. Usar um espaço tranquilo para este exercício pode ser uma boa ideia.
  6. Ensine seu filho a respirar fundo para relaxar. Diga para ele respirar fundo pelo nariz e expirar lentamente pela boca, enquanto se concentra em várias partes do próprio corpo. [8]
    • Por exemplo, enquanto seu filho respira profunda e ritmicamente, peça para ele se concentrar em suas pernas, contraindo e relaxando os músculos a cada respiração. Repita este exercício com diferentes partes do corpo, até que a criança consiga relaxar.
    • Diga para seu filho imaginar uma luz quente e aconchegante sobre o corpo dele, acalmando-o cada vez mais.
  7. Práticas meditativas deste tipo não são boas apenas para adultos. Elas ajudam as crianças a ficarem centradas e encontrarem o equilíbrio em suas vidas. Encontre material online ou em sua livraria local para iniciar seu filho na ioga ou no tai chi.
  8. Se a criança tiver idade o suficiente para escrever, incentive-a a colocar os sentimentos na ponta do lápis. Ela pode escrever uma ou duas páginas por dia, anotando seus pensamentos, problemas e preocupações, mantendo as páginas intactas ou jogando-as fora. [9]
    • Não leia o diário do seu filho. Ele precisa sentir que pode ser completamente honesto ao rescrever, e respeitar a privacidade dele pode ajudá-lo nisso.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Criando rotinas

PDF download Baixe em PDF
  1. Crianças prosperam na rotina, e saber quais atividades virão a seguir pode ajudá-las a ter uma sensação de estabilidade. Isso não quer dizer que você precisa agendar cada minuto do seu filho, mas é uma boa ideia fazer as refeições em horários regulares, ter uma hora certa para a lição de casa, para tomar banho e assim por diante.
  2. Isso permite que ele saiba que tem sua atenção enquanto come. Ajude a criança a desenvolver hábitos saudáveis.
    • Nada de aparelhos eletrônicos durante as refeições. Desligue a TV, o computador e o telefone.
  3. As crianças mais jovens precisam de 10 a 12 horas de sono todas as noites, enquanto adolescentes precisam de 8 a 9 horas de sono [10] Faça com que a criança durma em um horário razoável, e tenha uma noite de sono sem interrupções.
    • Limite o acesso à TV, ao computador e a vídeo games, especialmente antes de dormir. Isso pode perturbar o sono. [11]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Alterações na dieta

PDF download Baixe em PDF
  1. Ajude seu filho a começar o dia com proteínas e cereais integrais. Sirva ovos ou torradas com manteiga de amendoim. Evite cereais açucarados, pão branco ou outros carboidratos e açúcares refinados, que possam contribuir para o desequilíbrio do açúcar no sangue. [12]
  2. Alergias alimentares podem causar problemas de comportamento. Elimine qualquer alimento ao qual seu filho seja alérgico. Comece excluindo os alérgenos mais comuns, como trigo, leite, ovos, milho, mariscos ou amendoins. Veja como ele se comporta ao eliminar um destes alimentos e depois o reintegre na dieta, caso não haja mudanças. [13]
  3. Vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas e nutrientes. Muitos deles também possuem ômega 3, que pode ajudar com a hiperatividade. Frutas podem ser uma boa alternativa para doces que contenham açúcar refinado. [14]
  4. Faça com que seu filho beba uma boa quantidade de água todos os dias. Isso o ajudará a se sentir melhor no geral, pois livrará o corpo dele de toxinas. Sirva água, em vez de refrigerantes e sucos de frutas.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Usando remédios naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. Os óleos essenciais são derivados de plantas, e podem ser adicionados a banhos quentes ou usados em um difusor de aromaterapia, para espalhar um aroma calmante [15] Alguns óleos essenciais são particularmente bons para hiperatividade, como lavanda, menta e laranja.
    • Coloque algumas gotas em um lenço e deixe seu filho respirar o perfume, para ajudá-lo a se acalmar.
  2. Existem muitas ervas naturais que têm propriedades calmantes, como camomila e hortelã-pimenta, por exemplo. Tome cuidado para não oferecer chás muito quentes, especialmente para crianças mais novas.
  3. Algumas pessoas com hiperatividade podem ter uma deficiência de cálcio ou magnésio. Estes nutrientes auxiliam no sono e no relaxamento muscular. Compre estes suplementes em lojas de alimentos naturais. Leia as instruções de uso para garantir que você está dando as doses apropriadas. [16]
    Publicidade

Avisos

  • Medicamentos para TDA são frequentemente prescritos, mas não costumam ser a melhor alternativa. [17] Estes medicamentos podem ter efeitos colaterais prejudiciais, que incluem distúrbios do sono, alterações de humor, perda de apetite e outros sintomas. [18] Eles devem ser um último recurso, não um primeiro. Converse com seu médico para obter mais informações.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 149 529 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade