Baixe em PDF Baixe em PDF

Distribuir tomadas de força uniformemente por um local pode ampliar espaços e tornar ambientes muito mais aconchegantes. Colocar uma nova tomada elétrica pode ajudar a tornar uma casa mais habitável. Com o planejamento certo e precauções de segurança, instalar um fio de uma fonte de força até uma nova tomada não demora mais do que umas duas horas. Aprenda a planejar o trabalho adequadamente, instalar o fio com segurança e testar o projeto para ter certeza de que é seguro.

Método 1
Método 1 de 3:

Planejando o trabalho

Baixe em PDF
  1. É essencial, sempre que você estiver trabalhando com eletricidade, desligar a corrente elétrica e verificar se não há corrente antes de começar a trabalhar. Desligue sempre o disjuntor antes de fazer qualquer outra coisa. Use um detector de tensão sem contato para fazer uma verificação antes de prosseguir.
  2. Para instalar uma nova tomada elétrica e fazer as conexões com segurança, você precisará de algumas ferramentas básicas de eletricista. Veja se você tem à mão:
    • Alicate desencapador de fios
    • Faca drywall
    • Furadeira com broca para madeira
    • Alicate cortador de fios
    • Chave de fenda, cabeça chata e Philip
    • Detector de tensão sem contato
  3. Meça a distância do chão até as outras tomadas do prédio. A distância que você deseja medir não é aquela até a parte inferior do espelho. Desligue a força da tomada. Retire o espelho preso por um único parafuso no meio da tomada e meça até o furo feito na parede.
  4. Na maioria das casas, há vigas de 2x4 ou 2x6 geralmente a incrementos de 40 cm ou 60 cm ao longo da parede. As tomadas devem ser fixadas a uma viga para segurança e proteção. Marque um espaço à altura adequada no local entre as duas vigas.
    • A forma mais fácil de localizar vigas é usar um "localizador de vigas" disponível em qualquer loja de ferragens. Você também pode dar batidas leves na parede com um martelo, movendo-se lentamente pela parede e escutando com atenção. A parede soará oca na maioria das batidas e soará "sólida" quando você atingir uma viga.
  5. Verifique se não há encanamento de pias, chuveiros ou vasos sanitários atrás da parede. Cuidado com dutos ou saídas de ar de aquecimento, ventilação ou ar condicionado.
    • Se houver uma grade no alto ou na base da parede onde você deseja colocar a tomada, você não poderá colocá-la com a saída de ar no mesmo espaço na parede. Explore usando um furo de prego e um cabide. Produza um furo e use algo como um cabide de arame para "sentir" a superfície da cavidade na parede.
  6. Há duas formas básicas de instalar uma nova tomada elétrica: instalando fiação elétrica de um disjuntor de circuito até um novo local ou de outra tomada no mesmo espaço. Dependendo de onde você estiver instalando uma nova tomada – área de convívio, porão ou área externa –, o acesso à energia poderá variar. Encontre o local mais próximo e conveniente para fazer a conexão a fim de tornar o trabalho mais fácil.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Instalando o fio

Baixe em PDF
  1. Para ter espaço suficiente para trabalhar, você precisará cortar um pedaço de 12x12 do drywall perto do receptáculo, preferencialmente acima dele. Você também precisará fazer um novo furo, aproximadamente na mesma altura, no local onde deseja a nova tomada. Ele pode ser um pouco menor: 6 cm x 5 cm para a nova caixa.
    • Para fazer os furos, use uma faca utilitária forte e faça incisões pequenas e firmes diversas vezes até cortar o material da parede. Para paredes de gesso, talvez seja necessário perfurar furos nos cantos e fazer o furo com um cortador de furos.
    • Você talvez também precise fazer um outro furo entre dois locais dependendo da distância entre eles. Em geral, o ideal é ter furos a cada 90 cm para facilitar a instalação manual dos fios na parede.
  2. Assim que tiver acesso aos locais, pegue o fio não metálico Romex. Para trabalhos residenciais, o tipo adequado de fio é 14/2, classificado para 15 amperes. Deixe de 30 cm a 45 cm de fio sobrando nas duas extremidades. Instale o fio primeiro no novo receptáculo e então conecte o novo fio ao circuito existente. Corte o invólucro do Romex cerca de 20 cm.
    • Use fio adequado para a homologação de potência do circuito e do mesmo tamanho do fio ao qual você está fazendo a conexão. Leve uma amostra do fio existente quando você for comprar o novo fio.
  3. Depois de instalar o fio entre os dois locais, faça as conexões e encape o fio. Compre a tomada em uma loja e conecte os fios ao receptáculo. Dentro do fio, há três condutores, geralmente preto, branco e verde sem isolamento. No próprio receptáculo, há dois parafusos de bronze, dois parafusos prateados e um parafuso verde. Em geral, é recomendável envolver o fio e as conexões com fita isolante, para evitar contato. Os parafusos e o fio devem ser envolvidos.
    • O fio verde deve ser conectado ao fio de cobre sem isolamento. Enrole-o e aperte-o em volta do parafuso verde.
    • Desencape 2 cm da extremidade do fio branco. Faça um gancho na extremidade do fio, coloque o gancho em torno de um dos parafusos prateados e aperte o parafuso. O outro parafuso prateado não é usado.
    • O fio preto é conectado ao parafuso de bronze. Faça a mesma coisa: desencape o fio, faça um gancho e aperte o parafuso.
  4. A caixa da tomada deve estar firme na parede sem possibilidade de movimentação. Ela é usada para alojar os fios soltos e mantê-los envoltos e seguros para fins de segurança. Ela está disponível em todas as lojas de ferragens.
  5. Volte à tomada e conecte os fios. Remova o receptáculo dos fios e junte os fios pretos, brancos e os fios terra.
    • Corte um rabicho de 20 cm (um pedaços de fio grosso) e desencape 2 cm das extremidades. Junte todos os três fios pretos pela extremidade. A extremidade do novo fio deverá se unir à extremidade do fio antigo e à extremidade do rabicho.
    • Use um conector de fios (cone plástico) que se enrosque nos fios para conectá-los. Os três fios pretos deverão se conectar por meio de um conector de fios, e o mesmo deverá acontecer com os fios brancos e os fios terra. Fixe a outra extremidade do rabicho aos parafusos da mesma forma que antes: verde com verde, branco com prateado e preto com bronze.
    • Casas antigas podem ter tipos diferentes de fio, por isso talvez você precise consultar um eletricista se os seus fios não coincidirem.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Terminando o trabalho

Baixe em PDF
  1. Você só precisará de dois parafusos para aparafusar diretamente na caixa. A tomada deverá ser aparafusada diretamente na caixa com os parafusos incluídos.
    • Assim que você encaixar o dispositivo, fixe a placa na parede usando um parafuso e coloque todos os fios no receptáculo para fazer um trabalho limpo. Aparafuse o espelho na parede e conserte todos os fios que você tenha feito no drywall, se necessário.
  2. O circuito deverá permanecer ligado e o fusível não deverá estalar se você tiver instalado os fios corretamente. Teste a tomada com uma lâmpada ou outro dispositivo de baixa tensão.
    • Se o fusível estalar ou a força não funcionar, desligue a força novamente e puxe as conexões para fora a fim de verificá-las. É possível que um ou dois fios tenham se soltado durante o processo e precisem ser reconectados.
    • Não esqueça de desligar a força antes de verificar se há algum problema. Se o circuito estiver ligado, haverá força, o que significa que você precisará ter muito cuidado.
  3. A maioria dos circuitos domésticos são de 15 amperes, e é recomendável testar o circuito para ter certeza de que o novo circuito não o sobrecarregará. A maioria dos eletricistas faz esse teste após a instalação para ter certeza de que o novo circuito não está sobrecarregando a fonte. Para fazer isso, você precisará usar um detector de tensão, fazendo a conexão entre o parafuso terminal no disjuntor e o outro no solo. Não toque no fio neutro.
    • Para a maioria dos circuitos, a força máxima disponível deve ser de 1800 watts para tudo no circuito, mas é comum reservar cerca de 20% caso você precise conectar um aparelho de alta taxa de watts na tomada. Tente manter em cerca de 1400 watts no máximo para ter uma boa margem de segurança.
    Publicidade

Dicas

  • As extensões foram feitas para este fim (mas somente para uso temporário). É mais barato, mais fácil e menos perigoso comprar uma extensão e instalá-la onde você às vezes precisa de força.
  • Se você estiver examinando o porão ou um espaço de teto baixo, poderá encontrar fios pendurados, mas não caixas elétricas. Na maioria das regiões, é aceitável interromper um fio desde que as conexões feitas terminem em uma nova caixa elétrica. Localize um fio que pareça se conectar a uma tomada existente no local e verifique se ele tem alguma folga (você pode conseguir cerca de 15 cm do fio dobrado sobre ele mesmo). Com a força desligada, você pode cortar o fio. Coloque as duas extremidades do fio cortado em uma nova caixa elétrica, monte a caixa em uma viga no assoalho e conecte o novo fio aos fios existentes.
  • Se você tiver um sótão ou um porão/espaço com teto baixo, investigue a rota para instalar força nesse espaço. Às vezes, a força é instalada em caixas de luz no teto no centro do espaço. Outras vezes, somente os fios de força da própria luz estão na caixa. Para verificar, desligue a força de um espaço (ou do prédio para maior segurança), retirando a luminária e vendo se há mais de dois fios vindos da caixa elétrica da luz do teto. Se mais fios entrarem (e saírem em uma direção diferente), é possível que você tenha força constante passando pela caixa. Você poderá fazer conexões com esses fios adicionais.
Publicidade

Avisos

  • Na maioria dos locais, há requisitos de códigos para esse tipo de trabalho. Fazer esses trabalhos você mesmo também pode aumentar a possibilidade de incêndio. É fácil, devido à complexidade da tarefa, permitir que um excesso de corrente passe por um único circuito.
  • Sobrecarga constante de corrente pode fazer com que os fios superaqueçam e inflamem o isolamento e outros materiais do prédio.
  • Não coloque uma extensão onde ela sofrerá o desgaste do contato com pés circulando ou portas se fechando.
  • Uma corrente doméstica é suficiente para causar eletrocussão (morte ou ferimento) se uma pessoa estiver aterrada ou tocar em dois fios, fechando o circuito.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 86 688 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade