Baixe em PDF Baixe em PDF

Alguns jardineiros dizem que é impossível regar demais uma rosa. Isso não é verdade, mas essas plantas com certeza não gostam de ficarem secas. Leia este artigo e aprenda a regar sua rosa corretamente.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Identificando as necessidades da rosa

Baixe em PDF
  1. O tipo de solo e a drenagem influenciará a frequência com que você regará as suas rosas. O solo arenoso drenará facilmente e não reterá muito bem a água. Se seu jardim tiver solo barrento, ele reterá melhor a umidade —porém, se o solo for muito barrento, você precisará colocar adubo, ou outro produto similar, para melhorá-lo durante a plantação.
  2. É claro que as plantas precisam ser regadas durante o tempo quente e seco, mas você também deve estar ciente de que o vento pode secar bastante as plantas (até mesmo no tempo frio). Rosas recém-plantadas podem sofrer o risco de seca durante um outono ou inverno seco e com muito vento.
    • Como regra geral, em um clima extremamente quente você deve presumir que as plantas precisarão de água regularmente. Em um dia normal de verão com temperatura amena, você precisará regar a cada dois ou três dias, e no tempo seco e quente você só precisará regá-las uma vez por semana.
    • Leve em consideração a força dos ventos na hora de pensar sobre sua frequência de rega: plantas que vivem em locais muito atingidos pelos ventos precisam de mais água.
  3. As rosas recém-plantadas ainda não desenvolveram suas raízes; então, se você as plantou nos últimos meses, é particularmente importante aguar as rosas regularmente durante secas prolongadas — mesmo que você tenha plantado antes do inverno. A falta de água é o motivo mais comum para as plantas morrerem.
    • Uma vez estabelecidas, as plantas estarão mais adeptas a procurarem por água em uma área mais abrangente do solo, então você pode maneirar no seu regime de irrigação depois de seis meses.
  4. Arbustos maiores terão raízes espalhadas por uma área de solo mais ampla do que os menores. Isso significa que arbustos maiores precisarão de mais água para nutrir todas as raízes.
  5. Outra forma de ver se as rosas precisam de água é cavar alguns centímetros no solo próximo a planta, tomando cuidado para não danificar as raízes. Se o solo estiver seco abaixo da superfície, você precisa aguar a rosa. Se apenas a superfície estiver seca, você pode esperar um pouco mais antes de regar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Usando as técnicas corretas de irrigação

Baixe em PDF
  1. É melhor dar aos arbustos de rosa uma grande quantidade de água com menos frequência em vez de uma pequena quantidade de água com mais frequência. Por exemplo: regar com um regador cheio uma vez por semana em vez de colocar 1 litro de água um dia sim e outro não.
    • Isso é porque é melhor para a planta criar raízes profundas em buscas de água e também é melhor para o solo se ele não estiver sempre encharcado.
    • Isso é uma consideração importante principalmente em solos barrentos, ou outros tipos de solo pobres em drenagem, que têm maior probabilidade de encharcar.
  2. Pegue um regador dos grandes — se possível, é melhor usar uma "rosa" para regadores, que é um bico em formato de chuveiro que impede que a água saia por um único lugar.
    • Se você usar um esguicho único ele pode acabar corroendo o solo ao redor das raízes. A exposição irá eventualmente danificá-las. As rosas sempre irão preferir a água de chuva, mas isso não é essencial.
    • Se você estiver usando uma mangueira de jardim, evite usar o jato de alta pressão, já que ele também pode corroer o solo das raízes. Como alternativa, você pode montar um sistema de irrigação — mas tome cuidado para não danificar as rosas.
  3. Regue o solo na base da planta bem lentamente, com pausas para que a água entre na terra. Seu objetivo é umedecer o solo a uma profundidade de cerca de 45 cm. Depois de períodos de seca a terra pode endurecer e pode levar mais tempo para ela absorver a água. Seja paciente!
  4. É geralmente melhor evitar aguar suas rosas durante o calor do dia. Tente adquirir o hábito de aguá-las logo cedo pela manhã antes do sol ficar muito quente.
    • Isso permite que a folhagem seque quando o ar mais fresco da noite a atingir. Se uma rosa estiver com a folhagem úmida, ela corre um risco maior de mofar. Isso não é um problema se você estiver usando um sistema de irrigação posicionado na superfície do solo, pois a folhagem não ficará úmida.
    • Mesmo que você tenha um sistema de irrigação posicionado, alguns jardineiros recomendam regar ocasionalmente por cima usando uma mangueira, ou regador, para remover quaisquer ácaros antes que eles possam se tornar um problema.
  5. Uma camada grossa de adubo aplicada ao redor das rosas ajudará a manter a umidade do solo e a reduzir a necessidade de aguar com frequência.
    • O estrume de cavalo funciona bem nas rosas - aplique depois de alimentá-las, idealmente no fim da primavera, na terra úmida. Aplique a 15cm de profundidade ao redor da rosa quando o solo não estiver frio, ou congelado.
    • Todo ano, remova o esterco passado e substitua por uma camada nova. No começo da estação de crescimento (primavera) é uma boa hora para alimentar suas rosas e substituir o esterco.
  6. Você também pode ajudar a reduzir a irrigação incorporando um material que retém água durante o plantio. Esses materiais estão disponíveis em lojas de jardinagem e são projetados para serem misturados com o solo, ou composto quando estiver plantando.
    • Adicionalmente, algumas variedades de rosa são mais tolerantes a seca, ou até mesmo tolerantes a sombra, então considere escolher uma destas variedades para reduzir as exigências.
  7. Estas rosas costumam secar um pouco mais rapidamente do que as rosas plantadas diretamente no solo, por isso precisam ser aguadas mais vezes. Em climas quentes, esteja preparado para aguar as rosas cultivadas em potes todos os dias.
    • Você pode ajudar a reduzir as necessidades de água adicionando adubo. Os adubos sintéticos, como pedregulhos ou cascalho, funcionam bem em potes e ficam bonitos.
    • Considere também usar um dispositivo de irrigação como um espeto projetado para aguar as plantas gradativamente. Você pode comprá-los em lojas de jardinagem ou criar os seus próprios usando uma garrafa plástica e assistindo um tutorial online.
  8. Se suas rosas começarem a murchar e parecerem caídas, elas provavelmente precisam ser regadas.
    • Com o tempo, as folhas secarão e murcharão e as flores irão florescer menos e possivelmente irão até morrer.
    • Flores menores e em quantidades pequenas é um sinal de que a roseira está estressada, provavelmente pela falta de água.
  9. Aguar em demasia pode apodrecer as raízes, principalmente em solos pobres em drenagem. Sinais que você deve observar incluem folhas amarelas e queda de folhas, e novos brotos murchando e morrendo.
    • Tome cuidado para que as plantas cultivadas em potes jamais fiquem encharcadas. Evite colocar os potes em bandejas, tigelas, ou pratos.
    • Água demais pode fazer a folhagem parecer ter clorose (amarelada e manchada).
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 436 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade