Baixe em PDF Baixe em PDF

O moksha , que significa "liberação", é um dos principais objetivos (ou purusharthas ) dos praticantes do hinduísmo. A ideia por trás do conceito é alcançar a libertação do ciclo da vida, morte e renascimento, além de todo o sofrimento que acompanha o ciclo. [1] Não há uma única forma de se alcançar o moksha , portanto, procure pelo caminho espiritual que parece correto para você. Independentemente da sua escolha, você deve focar em buscar o autocontrole, em abrir mão de seus desejos e em servir aos outros de forma altruísta.

Método 1
Método 1 de 3:

Alcançando os três primeiros purusharthas

Baixe em PDF
  1. O moksha é apenas um dos quatro principais objetivos que os praticantes do hinduísmo buscam alcançar durante a vida. Antes de alcançar o moksha , você precisará dominar os outros três objetivos. O primeiro deles, kama , representa o desejo. Para alcançá-lo, faça um esforço consciente para curtir os prazeres que a vida tem a oferecer. [2]
    • Isso pode significa aproveitar a boa comida, apreciar a arte ou ter uma vida sexual satisfatória.
    • Aproveite os prazeres de forma virtuosa, sem que eles venham às custas dos outros. Também é tão importante dar kama quanto é receber.
    • Por exemplo, você pode "dar" kama criando artes ou preparando alimentos deliciosos para alguém.
  2. Artha pode ser traduzido como "sucesso" ou "abundância", termos que normalmente refletem a riqueza material. Conforme chega à vida adulta, busque o artha construindo uma carreira de sucesso e estabelecendo uma família estável e frutífera. [3]
    • Assim como o kama , o artha não deve ser egoísta. Seu objetivo deve ser acumular riqueza e a influência de sua família, compartilhando tudo que conquistar com os outros.
    • É importantíssimo que seu sucesso venha através de meios éticos e honestos.

    Você sabia? As pessoas normalmente alcançam o artha durante a fase da vida conhecida como grihastha ("provedor"). Antes dessa fase vem a fase brahmacharya ("estudante") e depois dela vem as fases vanaprashta ("abrir mão da vida mundana") e sannyasa ("renúncia"), durante as quais você pode começar a ir atrás do moksha . [4]

  3. A tradução de dharma é difícil, mas o termo tem relação aos conceitos de ordem, equilíbrio e sabedoria. Para alcançar o dharma , você deve viver sua vida de forma ética de acordo com seu propósito específico, que pode variar dependendo da idade, do status social e da personalidade do indivíduo. [5] O caminho para o dharma é complexo e muito variado, mas estas são algumas coisas que podem ser feitas: [6]
    • Praticar devoção a Deus ( yagna ).
    • Ser caridoso ( daan ).
    • Manter disciplina verbal, mental e física ( tapas ).
    • Meditar sobre o certo e o errado.
    • Dar um bom exemplo de práticas religiosas regulares para sua família.
  4. Pode ser que você leve a vida inteira para alcançar os outros três purusharthas , portanto, não apresse a busca pelo moksha . Para muitas pessoas, essa busca significa renunciar seu lugar na sociedade depois de levar uma vida repleta de sucesso familiar e material, além da devoção espiritual. [7]
    • Em muitas tradições do hinduísmo, as pessoas buscam o moksha cortando laços com a sociedade e com a vida pessoal após o nascimento do primeiro neto.
    • Alguns indivíduos escolhem burlar outras partes do processo se tornando um sannyasin (alguém que "abre mão de tudo") desde cedo, levando um estilo de vida separado da sociedade e dos bens materiais. [8]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Seguindo os principais princípios do moksha

Baixe em PDF
  1. Um dos principais componentes da conquista do moksha é abrir mão das coisas físicas da sua vida. [9] Esse é parte do motivo que leva a maioria das pessoas a abrir mão da sociedade e levar uma vida de devoção quando buscam o moksha . Pratique atos de serviço altruístas, como ajudar os necessitados, para abrir mão de seus desejos e de suas ligações com o mundo físico.
    • Qualquer tipo de tarefa, da culinária à meditação, pode ser considerado um ato de serviço, desde que você faça com a intenção de ajudar alguém sem esperar nada em retorno.
    • Obviamente, desejar alcançar o moksha já é um desejo, mas muitos praticantes do hinduísmos consideram esse desejo necessário para se abrir mão de todos os outros.
  2. A ignorância é um obstáculo na conquista do "moksha". Para superá-la, passe um tempo meditando na ignorância e na sabedoria. Algumas pessoas fazem isso meditando para um deus específico (como Krishna) ou para uma força criativa e divina mais ampla. [10]
    • Outra forma de se superar a ignorância é praticar jnana yoga , um tipo de yoga que foca no estudo, na contemplação e na experiência do conhecimento espiritual.
  3. O autocontrole físico, mental e emocional é essencial para se alcançar o moksha . [11] Existem diversas formas de se aprender isso, como a meditação e o yoga. Seu objetivo deve ser trabalhar para conseguir:
    • Manter-se calmo e tranquilo mesmo quando o mundo ao seu redor estiver caótico e estressante.
    • Controlar a fala. Ou seja, sempre falar a verdade e usar suas palavras para ajudar os outros, não para prejudicá-los.
    • Evite ao máximo qualquer forma de violência.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo o seu caminho para o moksha

Baixe em PDF
  1. Em muitas tradições do hinduísmo, trabalhar com um professor espiritual é considerado essencial para se alcançar o moksha . [12] Procure por um guru que possa guiar você na prática espiritual e ajudá-lo a abrir mão do ego, dos desejos e dos apegos.
    • Encontrar um guru nem sempre é fácil. Muitos dos fiéis do hinduísmo não acreditam que seja possível encontrar um guru buscando por ele ativamente. Pelo contrário, você deve ser paciente e ter fé de que esse indivíduo chegará até você quando você estiver pronto. [13]
    • Enquanto não encontrar o seu guru, aprenda o possível com suas experiências, seus estudos e com as pessoas ao seu redor.
  2. Praticar yoga é um caminho bem popular para se alcançar o moksha . O yoga tradicional não foca apenas no exercício físico, mas também na meditação, nos estudos espirituais e nos atos de serviço aos outros. Para alcançar o moksha através do yoga, experimente uma das seguintes vertentes:
    • Bhakti yoga . Foco na oração, no louvor ritualístico e na glorificação de Deus.
    • Jnana yoga . Foco no estudo, na meditação e na iluminação espiritual.
    • Raja yoga . Uma forma clássica que foca no controle físico, na concentração e na meditação, além do estudo da moral e da ética.
    • Karma yoga . Focado nos atos de altruísmo e no serviço aos outros.
  3. Tapas é a prática da autodisciplina, reconhecida por algumas tradições como o segredo para se alcançar o moksha . [14] Para praticar tapas , você deve passar um tempo sozinho, levando uma vida simples e focando em se manter calmo e desapegado do mundo ao redor.
    • Fazer as tapas pode envolver a meditação, o estudo e o recitar de textos espirituais, mas também pode envolver práticas disciplinares como o jejum, o isolamento ou o voto de silêncio. [15]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 133 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade