Baixe em PDF
Baixe em PDF
Todas as galinhas devem se alimentar da maneira apropriada. Se for criar um tipo específico de galinha (de corte, poedeira ou de estimação), é importante que a dieta dela seja adequada. As galinhas poedeiras particularmente precisam de uma dieta especial para produzir ovos resistentes regularmente, os quais chegarão à sua cozinha sem quebrar. Felizmente, não é difícil observar a produção de ovos das galinhas. Com um pouco de trabalho e persistência, é possível garantir que as galinhas produzam ovos para você.
Passos
-
Ofereça o tipo ideal de alimento nos horários certos. Quando as galinhas forem maduras o suficiente para produzir ovos regularmente (18 a 24 semanas de idade, dependendo da raça), você deve providenciar o tipo certo de alimento e nutrientes para garantir que elas produzam ovos que possam ser consumidos por humanos. Caso contrário, a qualidade dos ovos será comprometida e eles podem quebrar antes de chegar à cozinha. A dieta adequada também deixará as galinhas saudáveis.
-
Adicione cálcio à dieta das galinhas quando for apropriado. Após cerca de 20 semanas, será necessário aumentar o consumo de cálcio das galinhas. As galinhas poedeiras precisam de 2,5% a 3,5% de cálcio na dieta, uma quantidade maior do que a recomendada a outros tipos de galinha. O cálcio providenciará os nutrientes necessários para a produção de ovos saudáveis. Você pode oferecer:
- Conchas de ostra.
- Cálcio granulado.
- Rações fortificadas com cálcio.
-
Deixe as galinhas livres. As galinhas criadas em liberdade suplementam a própria dieta comendo insetos, bagas, sementes e grãos. Os nutrientes obtidos com essa alimentação tornarão os ovos mais saudáveis e saborosos. Além disso, as galinhas levarão uma vida mais feliz e você poderá até mesmo vender os ovos por um valor mais alto, tendo em vista que a população se preocupa cada vez mais com o bem estar de animais de fazenda. [1] X Fonte de pesquisa
-
Continue oferecendo a quantidade apropriada de proteína. Não ofereça proteína demais às galinhas poedeiras. Embora as galinhas de corte necessitem de 20% a 24% de proteína na dieta, as galinhas poedeiras precisam apenas de 16% ou menos. Portanto, preste atenção à ração e aos alimentos oferecidos. Para aumentar o consumo de proteínas das galinhas você pode:
- Criá-las em liberdade para que elas comam minhocas.
- Oferecer mais ração para crescimento.
- Oferecer ração formulada especificamente para poedeiras. [2] X Fonte de pesquisa
-
Encontre uma boa ração para poedeiras. A ração para poedeiras contém os nutrientes necessários para a produção de ovos saudáveis. Se não quiser perder muito tempo prestando atenção em tudo que as galinhas consomem, pode ser uma boa ideia comprar rações prontas para poedeiras. Caso deseje formular sua própria ração, o teor de proteína deve ser de 16% ou menos e o de cálcio de 2,5% a 3,5% para garantir que os ovos sejam resistentes o suficiente para chegar à cozinha.
- Tipicamente, as poedeiras consomem 100 gramas de ração por dia.
- Ofereça todo o alimento necessário de uma vez, preferivelmente durante a manhã.
- Sempre verifique os níveis de ração para garantir que as galinhas tenham o suficiente. [3] X Fonte de pesquisa
-
Providencie areia. A areia consiste em pequenos pedaços de rocha ou cascalho, os quais permanecem na moela da galinha para ajudá-la a triturar os alimentos. A areia é importante, pois auxilia na digestão das galinhas. Sem ela, as galinhas não conseguirão digerir o alimento e não obterão os nutrientes necessários para produzir ovos saudáveis. Adicionar areia à dieta das galinhas é particularmente importante se elas forem confinadas e sem acesso a áreas abertas. [4] X Fonte de pesquisa
-
Evite oferecer restos de comida em excesso. Embora os restos de comida possam suplementar a dieta das galinhas, preste atenção ao que oferece a elas. Alguns alimentos comprometerão a produção de ovos delas em vez de auxiliá-la. Leve o seguinte em consideração:
- As poedeiras não devem receber uma quantidade de restos maior do que o que elas consigam consumir em 20 minutos.
- Você pode oferecer batatas, macarrão, feijão e até mesmo pão velho.
- Evite oferecer abacates, chocolate, frutas cítricas e caule de tomate.
- Evite alimentos com gosto forte como alho e cebolas, pois os ovos podem ficar com esses gostos.
- Os restos de comida também aumentarão o consumo de gordura das galinhas, podendo fazer com que elas ganhem peso e comprometendo a saúde delas.
-
Ofereça bichos-da-farinha ocasionalmente. Os bichos-da-farinha são pequenas minhocas ricas em proteína e outros nutrientes. Eles devem ser oferecidos apenas como petisco. Quando oferecidos em excesso, os bichos-da-farinha podem elevar demais o consumo de proteína das galinhas, afetando a produção de ovos.
- É recomendável oferecê-los uma vez por semana.
- Se as galinhas forem criadas ao ar livre, provavelmente não é necessário oferecê-las bichos-da-farinha. Elas encontrarão minhocas e outros insetos por conta própria.
- Você pode criar os seus próprios bichos-da-farinha se não quiser comprá-los. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:
Criando as circunstâncias ideais para a saúde das galinhas poedeiras
-
Mantendo o galinheiro saudável. O estado geral e a qualidade do galinheiro terão um impacto na produção de ovos e no consumo de ração das galinhas. Se o ambiente não for saudável, a proliferação de bactérias e doenças afetará a comida, adoecerá as galinhas e comprometerá a produção de ovos. Você pode tomar algumas medidas simples para evitar tais problemas:
- Limpe o galinheiro pelo menos uma vez por mês.
- Deixe as galinhas passarem o tempo ao ar livre algumas horas por dia.
- Não coloque galinhas demais no galinheiro. O tamanho recomendado é de 4000 centímetros quadrados por galinha se elas tiverem acesso a áreas abertas e 1 metro quadrado por galinha se elas viverem confinadas o tempo todo. [6] X Fonte de pesquisa
-
Desde cedo, comece a alimentar os pintinhos com uma dieta saudável e propícia para a produção de ovos. Os pintinhos devem receber ração inicial até atingirem de 6 a 8 semanas de idade. A ração inicial providenciará todas as vitaminas e nutrientes necessários para que eles se tornem galinhas poedeiras saudáveis. A quantidade de ração necessária variará dependendo da raça e da idade do pintinho. Para se certificar, consulte a embalagem ou algum funcionário da loja onde comprou a ração. É importante cuidar dos pintinhos desde cedo para obter uma boa produção de ovos posteriormente. [7] X Fonte de pesquisa
-
Passe a oferecer ração para crescimento quando os pintinhos atingirem a idade ideal. Quando os pintinhos atingirem de 6 a 8 semanas de idade, passe a oferecê-los ração para crescimento. Isso auxiliará o desenvolvimento dos pintinhos para que eles se tornem galinhas poedeiras. Quando as galinhas atingirem 20 semanas de idade, passe a oferecer rações mais recomendadas para a produção de ovos. Consulte a embalagem ou um funcionário na loja onde comprou a ração para saber quanto deve oferecer aos pintinhos dependendo do tipo e da idade deles. [8] X Fonte de pesquisaPublicidade
Avisos
- Não ofereça folhas de ruibarbo, tomate ou berinjela, sementes de maçã, cebolas, chocolate, cafeína, chá, frutas cítricas ou álcool às galinhas, pois os itens mencionados podem ser venenosos para elas.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.hobbyfarms.com/5-steps-to-get-the-best-eggs-possible-4/
- ↑ http://www.tractorsupply.com/know-how_pets-livestock_chicken_how-to-feed-chickens
- ↑ http://www.tractorsupply.com/know-how_pets-livestock_chicken_how-to-feed-chickens
- ↑ http://www.raising-happy-chickens.com/grit-and-oyster-shell.html
- ↑ http://hedgecombers.com/2012/02/19/breeding-mealworms-for-your-chickens/
- ↑ http://cleancoops.com/?page_id=170
- ↑ http://www.theselfsufficienthomeacre.com/2013/09/how-to-get-more-eggs.html
- ↑ http://www.theselfsufficienthomeacre.com/2013/09/how-to-get-more-eggs.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 81 278 vezes.
Publicidade