Baixe em PDF Baixe em PDF

Instalar um comedouro para alimentar pássaros selvagens pode dar a você chances de observar estes pássaros selvagens de perto, ver diferentes tipos de pássaros e conhecer mais sobre as espécies de aves locais de maneira agradável; é também uma ótima maneira de expor às suas crianças o mundo dos pássaros, além de dar suporte às populações de pássaros selvagens, particularmente em meios urbanos e afins, desde que sejam alimentados com a comida correta. De fato, sendo criaturas facilmente adaptáveis, muitos pássaros nativos aumentaram em número em muitas partes do mundo devido às comidas deixadas pelos seres humanos. [1]

Nota: Embora a maior parte deste artigo esteja relacionada a pássaros comumente encontrados na região da América do Norte, será mencionado ocasionalmente pássaros de outras partes do mundo destacando similaridades. De todo modo, sempre esteja certo de checar as necessidades locais dos pássaros de sua área já que eles podem variar.

Método 1
Método 1 de 4:

Escolhendo a Comida dos Pássaros

Baixe em PDF
  1. Semente é a comida de pássaros mais comumente usada ao alimentá-los, mas escolha suas sementes sabiamente. Diferentes pássaros preferem diferentes tipos de semente. Por exemplo:
    • Cardeais, pequenos ou grandes tentilhões, e grosbeaks preferem ficar no comedouro enquanto comem. Estes pássaros gostam de sementes de girassol preto; pequenos tentilhões preferem a flor do girassol e cardo.
    • Outros pássaros tendem a pegar a comida e comê-la longe do comedouro; estes pássaros incluem chapins, chapim de topete, trepadeiras e pica-paus, e preferem semente de girassol preto e amendoim descascado quebrado em dois (amendoins inteiros).
    • Escolha painço branco para pássaros que se alimentam no chão, como juncos e pardais, pipilos e pombas.
    • Alguns pássaros preferem néctar a sementes, como os lóris arco-íris da Austrália e os beija-flores na América do Norte (veja o próximo passo).
    • Veja o comportamento dos pássaros da sua vizinhança para saber quais sementes eles preferirão.
  2. O néctar, usado para atrair beija-flores e papa-figos, deve ter uma concentração de uma parte de açúcar para quatro de água morna. Ferva a água e o açúcar, mexa a mistura, remova do calor e permita resfriar completamente antes de usar. Não deixe a panela fervendo por muito tempo, pois isso fará a água evaporar e alterará o equilíbrio entre água e açúcar.
    • Não use adoçantes artificiais, já que eles não contêm calorias necessárias para a sobrevivência dos pássaros. Além do mais, os compostos químicos em produtos artificiais ou manufaturados, como geleia, podem causar problemas digestivos nos animais.
    • Você não precisa adicionar corantes alimentícios na solução. Os alimentos comumente são brilhantes o suficiente para atrair pássaros.
    • Ao terminar a solução, guarde-a numa garrafa fechada na geladeira. O néctar, porém, precisa estar em temperatura ambiente antes de ser oferecido aos pássaros.
    • Você pode também comprar néctar industrializado, seja em líquido ou em pó. Isso pode ser mais apropriado já que o balanceamento de nutrientes no néctar é importante para manter a saúde dos pássaros (como é o caso dos Lóris arco-íris). Procure por marcas que explicam como seus néctares estão balanceados nutricionalmente para as espécies específicas do seu quintal.
    • Na Nova Zelândia, coloque um dispensador de néctar quando o néctar nativo não é muito proveitoso e irá atrair tui, silvereyes e arapongas. Enquanto isso, plante algumas árvores floríferas de néctar para melhorar o estoque natural.
  3. Sebo é a escolha de comida de muitas espécies, incluindo pica-paus, trepadeiras, chapins, chapins de topete e carriças da Carolina. Pedaços de gordura ou banha também podem ser usados. Pássaros como os lóris e do gênero Mimus gostam de comer frutas como maçãs, bananas, laranjas e uvas passas. Na Nova Zelândia pássaros como o tui e silvereyes gostam de laranjas, maçãs, toranjas e peras.
    • Pássaros insetívoros, como os gaios azuis, kookaburras, corvos, gralhas e pastorinha da Austrália vão gostar de insetos , particularmente larvas do bicho da farinha. Contudo, esse tipo de alimento deve ser preparado fresco, toda vez q você for dá-lo aos pássaros e deve ser comumente restrito a somente uma vez ao dia.
    • A água é uma adição bem vinda à comida, e pode ser providenciada através de uma banheira de pássaros ou outros contêineres. Muitos pássaros gostam da oportunidade de visitar um corpo de água aberto, como banheiras. Assim, eles podem beber e limpar as asas.
  4. Há algumas grandes ideias para fazer sua própria comida para uma espécie específica de pássaro desejada. Peça por conselhos de lugares e pessoas como centros de conservação, parques nacionais, seu veterinário, pessoas que fazem regate de pássaros ou especialistas em pássaros. Fazer uma comida balanceada pode dar a certeza de que cada espécie está tendo o quanto precisa de nutrientes e é também muito divertido para a família se envolver na preparação. Aqui há algumas poucas ideias de receitas:
    • Como fazer bolos de sebo caseiros
    • Como fazer bolos de sebo com larvas de bicho da farinha para gaios azuis
    • Como fazer comida caseira para pássaros
    • Como fazer manteiga de amendoim para pássaros
    • Como fazer bolos de aveia para pássaros
    • Como fazer comida para beija-flores.
  5. Se há sobras de comida depois de um dia de alimentação, então você provavelmente está alimentando os pássaros demais. Reduza a quantidade que você está pondo por dia.
    • Para evitar as chances de a comida sobrar ou de a comida ficar por muito tempo exposta, note que os pássaros têm tempos preferidos para se alimentar, então coloque a comida nesses períodos (também note o fato de que a necessidade de comida irá aumentar nas estações de acasalamento). Os pássaros vão rapidamente ficar acostumados com a sua rotina e vão adequar a deles à sua.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Escolhendo o Comedouro

Baixe em PDF
  1. Procure por um comedouro que seja fácil de limpar, não tenha cantos afiados, mantenha as sementes protegidas da chuva e tenha uma drenagem correta.
    • Mantenha em mente que o comedouro consiga dispensar a semente que você quer distribuir.
    • O comedouro precisa ser resistente e não deve quebrar na queda. Comedouros precisam aguentar danos severos, especialmente de outros animais. Compre um que seja forte e feito com materiais de qualidade para evitar substituições frequentes.
  2. Um comedouro com plataforma, ou bandeja, normalmente tem uma bandeja com um teto por cima e buracos no fundo ou cantos para drenagem. Pendure a plataforma em árvores ou erga-a em um poste, no mínimo 30 cm do solo. Pássaros atraídos por plataformas incluem pardais, pombas, gaios e cardeais.
    • Comedouros em plataformas servem melhor para pássaros que comem frutas. Cortar uvas, maçãs e romãs e colocá-las em uma plataforma ajuda a atrair pássaros. Porém, as frutas precisam estar frescas. Remova-as assim que elas não estiverem mais úmidas: frutas secas atraem vermes.
  3. Comedouros em formato de tubos são desenhados com pequenos poleiros e grandes buracos, o primeiro para que os pássaros pequenos consigam comer sem serem intimidados pelos grandes e o último para permitir a alimentação com sementes grandes como as de girassol. Pendure esses comedouros em árvores ou varandas, ou até mesmo podem ser instalados em superfícies altas e planas.
  4. Com uma forma tubular e pequenos buracos, comedouros com néctar são designados para beija-flores. Limpe esses comedouros frequentemente para garantir uma higiene minuciosa. Já que você precisará limpar frequentemente, escolha um contêiner que seja fácil de ser pego e limpo.
    • A solução de açúcar não serve só pra alimentar pássaros: ela também encoraja o crescimento de bactérias. Para que os pássaros não consumam néctar infectado, é importante trocá-lo regularmente e limpar o comedouro. Em temperaturas amenas (21°C), a troca semanal é suficiente. Porém, em temperaturas maiores de 32°C, você precisa limpar o comedouro e trocar a solução diariamente.
  5. Comedouros para sebo, que parecem gaiolas de fios com formato de paralelepípedo, são designados para alimentar com blocos de sebo . Pássaros conseguem segurar-se na gaiola enquantoeles comem o sebo. Ter mais de um em seu quintal é interessante para evitar conflitos entre pássaros maiores e menores.
    • Para alimentar pássaros como o Pica-pau, considere passar sebo no casco de uma árvore, o que ajudará a atrai-los ao seu jardim.
    • Muitos dos pássaros consumidores de sebo não gostam de se expor. Portanto, posicionar o comedouro perto da proteção de árvores é uma ótima maneira de fazê-los se sentirem em casa. Pica-paus gostam de guardar comida em cascas de árvore e adoram comer em galhos altos, mas descerão um pouco mais se necessário. [2]
    • Se o sebo começar a cheirar forte ou mofar, é possível que ele tenha apodrecido. Pássaros podem ficar doentes com o sebo podre, então jogue-o fora! [3]
    • Se você tem restos gordurosos de frituras, pequenos pedaços podem ser colocados em pregos limpos ou itens similares no topo de cercas para os pássaros aproximarem-se e picar esses restos. Não use pregos ou outros objetos que estejam enferrujados e que tenham pontas afiadas ou finas.
  6. Com a aparência de pequenas casinhas, esses comedouros podem ter uma grande variedade de sementes e poleiros tanto para pássaros pequenos quanto para os grandes. Contudo, essas casas são as favoritas de esquilos e uma proteção extra é necessária.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Instalando o comedouro

Baixe em PDF
  1. Já que você vai querer ver os pássaros enquanto eles comem, instalar um comedouro próximo a uma janela de um cômodo que você frequentemente fica é recomendado. Manter o comedouro a 90 cm de uma janela também prevenirá que os pássaros colidam na janela.
  2. Providencie Proteção contra o vento . Embora certos comedouros não precisem disso, comedouros sobre postes vão balançar.
    • Mantenha o comedouro próximo a árvores e arbustos ; isto dará aos pássaros um lugar para eles se esconderem se algum predador vier muito perto, algo para o qual pássaros estão sempre atentos.
    • Esteja seguro de que predadores como o seu amado gato ou cachorro não cheguem até o comedouro. Veja abaixo mais informações sobre desencorajar ou não atrair predadores.
    • Quando estiver alimentando pássaros consumidores de néctar, monte o comedouro na sombra e a solução de açúcar durará mais tempo. Apesar de você poder colocar o comedouro sob a luz direta do sol, será necessário trocar o néctar com mais frequência para evitar a contaminação por bactérias.
  3. Há diferentes maneiras de montar um comedouro; ele pode ser pendurado num gancho de pastor, sobre um poste, pendurado numa árvore ou instalado numa superfície estável e plana; certos comedouros podem também ser colocados diretamente em janelas, dando a você um close-up dos pássaros. Siga as instruções acompanhando o design que você comprou.
    • Lembre-se de seguir as instruções de montagem que acompanham o produto. Monte o comedouro com segurança caso tenha criado um por conta própria.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Mantendo pragas longe

Baixe em PDF
  1. A comida e o comedouro que você instalar irá influenciar quais pássaros irão vir ao seu jardim. Por exemplo, se você quer manter distantes pássaros-vaqueiros-da-cabeça-marrom e pardais comuns, evite painço branco. Se você prefere pássaros pequenos, escolha comedouros (como os comedouros em formato de tubo) que os pássaros grandes não conseguirão usar.
  2. O néctar rico em açúcar oferecido pelos comedouros é muito atraente para insetos, tais como formigas ou abelhas. Usar um comedouro pendurável (em vez de um montado na janela) pode ajudar. Busque também escolher um comedouro com uma proteção contra formigas interna, que impede que os insetos atinjam o néctar.
    • Tome cuidado com métodos que envolvam a aplicação de vaselina ou agentes grudantes no comedouro, pois eles multiplicam o risco de comprometer a habilidade dos pássaros de voar.
    • Abelhas são mais problemáticas porque voam. A melhor solução para eliminá-las é encher o comedouro de maneira que o líquido não se derrame na sua superfície, o que atrairia os insetos.
    • Jamais utilize inseticidas para matar formigas ou outros insetos. Diferentes tipos de pássaro comem diferentes tipos de coisa, e o que pode ser bom para um Beija-flor poderia ser bastante prejudicial para outros tipos de pássaro, como Pica-paus, que comem formigas. [4]
  3. Escolha um comedouro em formato de tubo ou outro comedouro menor que não permite acesso de aves de rapina e mantenha o comedouro próximo a arbustos nativos com densa folhagem, o que pode oferecer proteção contra ataques de predadores.
    • Pense cuidadosamente antes de distribuir comida para pássaros caso você tenha gatos ou haja outros felinos na vizinhança. Ao atrair pássaros com o comedouro, você pode acabar criando um verdadeiro buffet-livre para gatos.
  4. Ratos e camundongos são atraídos frequentemente por sementes jogadas, então minimizar a quantidade de sementes descartadas vai manter esses roedores longe. Para fazer isso, escolha sementes (como as sementes de girassol preto) que os pássaros da área vão gostar, adicione uma bandeja à base do comedouro ou escolha outras comidas que não sementes (listado acima em Escolhendo a comida de pássaros).
    • Remova alimentos secos e que não atraiam mais pássaros. Eles ainda podem ser deliciosos para vermes.
  5. Considere usar algo que proteja os comedouros dos esquilos, uma peça de plástico em formato de domo sob ou sobre o comedouro pode ser posto para esse fim, ou um repelente que não agredirá os pássaros, como um que contenha pimenta caiena. Pendure o comedouro ao menos a 1,20 m do chão; se ele estiver pendurado em uma árvore deixe-o o mais longe do tronco possível; e caso ele esteja num poste, deixe-o longe de árvores ou casas.
    • Veja também como fazer para que esquilos não comam a do seu comedouro para pássaros.
  6. Seja cuidadoso ao encorajar que pássaros que comem frutas venham ao seu jardim se você tiver árvores frutíferas que provém frutas pra casa. Você poderá descobrir que eles estão comendo das suas frutas também! Use redes contra pássaros nessas árvores e arbustos de modo que você e eles possam viver em harmonia.
    • Plante frutas nativas para atrair os pássaros e mantê-los longe de suas plantações. Isso deve também funcionar bem para economizar água em seu jardim e baixar a intensidade de trabalho para cuidar dele, uma vez que plantas nativas prosperam melhor em seu ambiente local.
    • Evite alimentar os pássaros com plantas problemáticas. Os pássaros vão espalhar as sementes quando eliminá-las, fazendo com que essas plantas invasivas passem a ser problemas em lugares além de seu jardim. Melhor ainda seria não plantar plantas desse tipo evitando que os pássaros as comam.
    Publicidade

Dicas

  • Alimentar filhotes de passarinho órfãos é muito diferente de alimentar um adulto, requer atenção especial e conhecimento especializado sobre as necessidades da espécie que se está cuidando. Procure leituras sobre as necessidades para a espécie especificamente ou fale com um veterinário ou alguém de uma organização que resgata animais e pássaros para aprender detalhes apropriados.
  • Se você não se sente a vontade em fazer comidas caseiras para pássaros ou simplesmente não tem tempo para tanto, há vários lugares nos quais você pode comprar sementes para pássaros como lojas de agropecuária.
  • Evite dar pão para pássaros a menos que você tenha absoluta certeza que ele é puro e todo de farinha, além do fato de que os pássaros que você está alimentando devem ser capazes de digerir o pão (nem todos conseguem). Muitas aves adoram pão, dos menores como estorninhos, tentilhões e minás, à maiores como patos, gansos, cisnes, etc. Dar pão às aves constantemente pode encorajar espécies pestes a tomar lugar das nativas no seu jardim; além de que pão tem alta concentração de sal que é ruim para pássaros, então ou evite dar a eles ou dê com baixa frequência. É sabido que pode haver vezes em que carboidratos complexos de alta energia podem ser bons para alguns pássaros como cacatuas, lóris e mineiros ruidosos quando eles estão na estação de acasalamento e as reservas de comida naturais estão baixas. [5] Contudo, isso é uma exceção, não a regra. Nunca alimente pássaros com pão embolorado.
Publicidade

Avisos

  • Se for usar comida de pássaros comprada, nunca alimente os pássaros com ela se tiver passado da data de validade.
  • Não recicle néctar, jogue o resto fora.
  • Saiba o que não dar aos pássaros. Veja em Dicas os avisos sobre pão. Evite também algumas comidas como amendoins e coco ressecados, que fazem mal aos pássaros. [6]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Comida de pássaro
  • Um comedouro
  • um contêiner com água (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 672 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade