Baixe em PDF Baixe em PDF

Cobras são predadores naturais. Quando estão em cativeiro, sua fonte de alimento mais saudável são camundongos ou ratos vivos, congelados e descongelados. Você pode criar a sua própria presa para sua cobra ou comprá-la em uma loja de animais. Certifique-se de escolher o tamanho certo para a idade e espécie da sua cobra.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo o alimento certo

Baixe em PDF
  1. Em meios selvagens, a maioria das cobras come camundongos, ratos ou outros roedores pequenos. Esses animais atendem a todas as necessidades nutricionais das cobras, portanto uma dieta composta apenas por ratos é completamente suficiente para manter sua cobra saudável e feliz. Se você tem apenas uma cobra para alimentar, pode comprar camundongos ou ratos de uma loja de animais próxima. Se você tem um grande número de cobras, pode considerar a criação de camundongos ou ratos para fins alimentares.
    • Compre os ratos de uma empresa na qual você confia. Verifique se os animais foram alimentados corretamente e que estejam livres de produtos químicos.
    • Se não quiser alimentar sua cobra com camundongos ou ratos, você pode alimentá-la com uma combinação de larvas, insetos, peixes e outros alimentos que, juntos, atendem a todas as necessidades nutricionais da cobra. No entanto, como cobras tendem a ser seletas com o que comem, uma variedade de diferentes alimentos aumenta o risco de exposição a parasitas, então é aconselhável alimentar sua cobra apenas com roedores. [1]
    • Não alimente uma cobra com grilos vivos, uma vez que eles podem comer suas escamas e causar danos ao réptil. [2]
  2. Tendo em vista que a escolha de cobras como animais de estimação tem aumentado, uma maior variedade de produtos alimentícios feitos para elas tornaram-se disponíveis em lojas de animais. Muitos donos de animais optam por comprar camundongos vivos ou ratos para dar de alimento a suas cobras, mas ratos servidos descongelados e aquecidos também são uma opção viável e conveniente. Decida qual método é o ideal para você e quais são as necessidades de sua cobra.
    • Se você optar por oferecer camundongos vivos, será capaz de reproduzir com maior precisão os hábitos alimentares de uma cobra em ambiente selvagem. No entanto, utilizar camundongos vivos requer um grande esforço extra de sua parte. Você precisará criar camundongos ou correr para a loja para comprar mais todos os dias. E se você colocar um rato vivo na gaiola quando a cobra não estiver com vontade de comer, terá que remover e guardá-lo até que possa tentar novamente.
    • Muitos acham o uso de camundongos ou ratos para descongelar bastante conveniente. O problema é acostumar a cobra a comer o animal morto requentado, uma vez que ela costuma encontrar os ratos vivos na natureza.
    • Muitas cobras preferem ratos vivos quando ainda são bebês e, em seguida, adquirem gosto para camundongos congelados à medida que envelhecem.
  3. Camundongos e ratos são vendidos de acordo com o seu tamanho. Cobras filhotes e pequenas precisam de presas menores do que as cobras maiores, as quais costumam preferir camundongos ou ratos de grande porte. Conforme a cobra cresce, você precisará fornecer presas maiores, mas presas muito grandes podem ser difíceis de serem digeridas por uma cobra. Uma boa regra geral é escolher as que tenham a mesma circunferência que o corpo da serpente. Os diferentes tamanhos de alimentos disponíveis são os seguintes: [3]
    • Rosados: são ratos bebês, chamados de "rosados", porque eles ainda não desenvolveram pelos. Eles são ideais para as cobras bebês e adultos pequenos. Para as menores cobras bebês, pedações de rosados são oferecidos.
    • Bebês: são os ratos bebês que acabaram de adquirir os seus primeiros sinais de pelugem. Eles são um pouco maiores, por isso são bons tanto para grandes cobras bebês, tais como jiboias, cobras-rato e cobras-leite, ou cobras adultas médias de todas as espécies.
    • Adultos: estes são ratos adultos, suficientes para as pítons-bola bebês (que são muito grandes) e a maioria das cobras adultas.
    • Ratos completamente crescidos: esta é a maior presa disponível, e deve ser reservada para as cobras adultas de grande porte.
  4. Além de camundongos ou ratos, o único outro suprimento que a cobra necessita é água doce. Forneça uma bacia de água grande e profunda o suficiente para que a cobra possa submergir completamente nela. Cobras não bebem muitas vezes, mas elas precisam submergir o corpo na água de vez em quando para manterem-se saudáveis.
    • Mantenha a bacia limpa. Desinfete-a entre uma semana e outra para matar as bactérias que nascem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Alimentando a cobra

Baixe em PDF
  1. Se estiver usando ratos vivos, nenhuma preparação é necessária, desde que o alimento tenha sido criado em condições higiênicas. Alimentos congelados, no entanto, precisam ser descongelados adequadamente e aquecidos a uma temperatura que os tornam mais atraentes para uma cobra. Se estiver usando rosados congelados, bebês, adultos ou ratos, siga este método para descongelar e prepará-los adequadamente:
    • Coloque os alimentos congelados sobre papel toalha e deixe-os perto de um ventilador. Os menores vão descongelar rapidamente. Não os deixe descobertos por muito tempo, e descongele apenas o quanto você for precisar para a refeição.
    • Lave o corpo com água e sabão e enxágue bem. O rato pode estar com um cheiro que pode agir como um inibidor.
    • Coloque o alimento em uma bacia de água morna e deixe-a aquecer durante cerca de cinco minutos. A cobra não vai tocar nos alimentos se eles estiverem frios.
  2. Você vai ter que conhecer melhor a cobra antes de decidir qual é a melhor maneira de oferecer comida. Algumas cobras preferem ter a refeição escondida na gaiola para que elas a possam encontrar por conta própria, enquanto outras preferem que os ratos sejam pendurados na gaiola, sendo atraídas pelo movimento gerado. Tente ambos os métodos para descobrir qual funciona melhor para a sua cobra.
    • Quando você oferecer o alimento na gaiola, coloque-o em uma placa ou em uma tigela rasa que o mantenha afastado da cama da cobra. A cobra não vai querer engolir pedaços de roupa de cama.
    • Quando oferecer comida balançando o rato na gaiola, use uma pinça ou fórceps, e nunca os dedos, pois você pode acabar sendo mordido.
    • Seja qual for o método escolhido, dê à cobra de 20 a 30 minutos para decidir se come ou não. Se a cobra não fizer sua refeição dentro desse tempo, retire o alimento e tente novamente mais tarde. Você não pode forçar uma cobra a comer quando ela não está com vontade.
  3. Posicione o camundongo ou rato na gaiola e veja o que acontece em seguida. Se a cobra não o comer dentro de 10 ou 20 minutos, retire a presa da gaiola. Se a cobra não estiver com fome e a presa estiver na gaiola, esta poderá tentar morder ou arranhar a cobra em uma tentativa de se salvar. Remova a presa e ponha-a em um recipiente de armazenamento e tente novamente mais tarde.
  4. Cobras bebês geralmente só precisam se alimentar uma vez por semana. Conforme elas se tornam maiores e mais velhas, elas precisam ser alimentadas com mais frequência. Comece alimentando uma vez por semana e, em seguida, uma vez a cada seis dias. Se a serpente come a refeição rapidamente logo que você a oferece, tente alimentá-la a cada cinco dias. Cobras adultas comem a cada três ou quatro dias.
    • Conforme você altera o horário de alimentação, tenha em mente que não se deve tentar forçar uma cobra a comer. Ofereça a comida e, em seguida, remova-a caso ela não seja consumida.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com uma cobra exigente

Baixe em PDF
  1. Se você estiver servindo camundongos descongelados, é importante que você os aqueça o suficiente para que eles ainda pareçam estar vivos ou que tenham sido mortos recentemente. Isso é especialmente importante para as jiboias e as pítons, que possuem receptores na cabeça que podem sentir o calor vindo de sua presa, desencadeando um estimulo para comer. [4]
    • Tente aquecer a presa com uma lâmpada quente por alguns segundos antes de oferecê-la.
    • Não aqueça ratos no micro-ondas, a menos que você tenha um reservado para essa finalidade específica. Se você fizer dessa forma, use uma potência muito baixa para não cozinhar o rato.
  2. Perfurar o cérebro da presa libera um aroma que pode ajudar a fazer com que ela pareça mais atraente para uma cobra. Essa técnica pode ser usada em camundongos vivos ou mortos, embora não seja fácil de fazer isso se você for melindroso. Se quiser tentar esse método, utilize os seguintes passos: [5]
    • Insira uma faca afiada ou um bisturi no lobo frontal do rato, na parte superior da cabeça.
    • Introduza um palito na ferida para remover a massa encefálica.
    • Espalhe essa massa no nariz do rato.
  3. Pode parecer estranho, mas você pode tornar um rato morto mais apetitoso para uma cobra se você o esfregar no corpo de um lagarto. Compre um calango ou lagarto morto da loja de animais e aplique o seu cheiro contra o corpo do rato. Embora este método não seja realmente viável de se utilizar cada vez que você precisar alimentar a cobra, é uma boa maneira de começar a acostumar o animal a comer o que você estiver oferecendo.
    • Este é um bom método para usar quando você estiver acostumando uma cobra que comia ratos vivos a comer presas congeladas. Pode demorar algumas tentativas para conseguir que a cobra se acostume a comer uma comida que esteja morta. [6]
    Publicidade


Dicas

  • Não é incomum para uma cobra não comer por duas semanas. Sempre monitore a cobra e esteja ciente dos fatores que podem afetar o apetite do animal.
  • Pítons-bola são cobras noturnas e geralmente comem ao amanhecer ou ao anoitecer.
  • Você pode assistir ,se quiser, ou pode apenas tampar a caixa.
Publicidade

Avisos

  • Lembre-se de que a alimentação à base de presas vivas para a sua cobra pode ser perigosa para ela. Camundongos e ratos podem e vão revidar, podendo causar ferimentos graves à sua cobra. Às vezes, se a cobra não estiver com fome, ela irá ignorar o rato. O rato, por outro lado, vai morder a cobra, causando ferimentos graves.
  • Não deixe cobras sozinhas.
  • É ilegal alimentar cobras com presas vivas em algumas áreas, por causa do perigo de predadores, bem como por ser um sofrimento desnecessário causado à presa.
  • Alimentar a cobra com presas vivas em vez de congeladas encurta a vida útil da cobra. Isso porque, quando atacados, os níveis de endorfina e de tiamina dos ratos ou camundongos sobem, e níveis altos de tiamina podem ser prejudiciais para as cobras. Quando um rato ou camundongo é morto humanamente, ele fica inconsciente antes que o corpo entre em choque e crie esses produtos químicos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 837 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade