Baixe em PDF Baixe em PDF

Manejar a espada não é algo fácil de se aperfeiçoar, pois serão necessários muitos anos de prática para usar uma da maneira correta, e mesmo assim você ainda irá errar algumas vezes. Crie objetivos em curto prazo no manejo da espada, com o objetivo, em longo prazo, sendo sempre de melhorar sua técnica. Por favor, saiba que ter conhecimento de física e geometria só irá facilitar o aprendizado da arte da espada. Além disso, este é um artigo bastante técnico e que visa apenas quem realmente possui interesse no assunto.

  1. Espadas ninjas eram retas e mais curtas que as katanas curvadas, utilizadas pelos samurais. Apesar de cada espada ser diferente, e os ninjas empregarem suas próprias especificações, como cada escola de artes da espada, todas são Katanas (Nihonto), sendo forjadas como Koto (espada antiga), Shinto (espada nova) ou Shinsakuto (espadas tradicionais forjadas por Katana Kaji). Apenas nos últimos anos que as pessoas começaram a acreditar que os ninjas usavam técnicas secretas e espadas especiais. É verdade que possuem um sistema próprio de luta de espadas , mas manter em segredo técnicas do manejo de espada era uma prática comum entre praticamente todas as escolas desta arte. Se quiser aprender Ninjutsu, estude com um instrutor qualificado de Bujinkan.
    • Existe um ditado: "a espada que salva também mata o homem ." A espada é uma ferramenta para matar . Não importa quem a empunha. Se quiser aperfeiçoar sua técnica com uma espada, então, você deverá estar em paz com a morte, tanto a sua quanto de outra pessoa.
    • Não é possível correr de forma super-humana, só porque você sabe manusear uma espada. Isto não confere a você um poder especial nem o deixa mais rápido. A espada é um pedaço de metal especial . As habilidades que você aprender após muitas horas de treino, com um professor qualificado, não irão libertar um poder ou energia especial em seu interior. Nada desafia as leis da física e geometria, nem mesmo os samurais.
    • Você não pode cortar árvores de uma só vez. E se tentar fazer isto, provavelmente vai estragar sua espada, pois o que você vê nos filmes ou é falso ou é feito com bambus, que podem ser partidos com um corte.
    • Fique de pé, olhando para frente, e você conseguirá definir facilmente 4 quadrantes (pense como se estivesse virado para o norte, mesmo se não estiver): norte, sul, leste e oeste. Agora, pense nos 4 "sub-quadrantes", chamados de octantes: noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste. Estes pontos formam oito direções. Você poderá também fazer um exercício simples para aprendê-los.
    • Fique em pé, com o pé direito para frente, o esquerdo para trás, apontado para a esquerda, sem que fiquem muito longe um do outro - não devem, também, ficar perto demais. Agora, pise com o pé direito e traga o pé esquerdo de maneira que fique exatamente na posição anterior. Assim, você descobrirá o norte.
    • Agora vem a parte difícil: "a técnica de pivô". Veja sua postura e, com o menor esforço possível, vire para o lado "mais forte". No manejo de espada, isto que dizer virar para o lado que você usa menos esforço, quando comparado ao outro. Virar para o lado que exige mais esforço é chamado de "lado fraco". Se o seu pé direito estiver para frente, faça o pivô para sua esquerda, e vice-versa.
    • Agora, pise com o pé bom e volte ao primeiro ponto. Isto é chamado de Zango. Duas direções de movimento, e assim você aprenderá os 8 pontos cardeais. Vá do "lado forte" para o 3, que vem no lugar do redirecionamento para norte. Faça o Zango. 5, 6, 7 e 8 são um pouco diferentes. Em 4, vire 45º para seu "lado forte", colocando o pé traseiro (neste caso, o direito) virado para o 5º ponto. Faça o Zango daqui e a mesma coisa para chegar em 7 e 8. Ao chegar no 8, não deve ser difícil voltar para 1. Faça isto 1000 vezes. Se quiser um exercício um pouco mais interessante, tente dar um passo para trás, w não para frente. Depois, combine os dois, fazendo ambos. Este é o método Hachi Kata (Métodos dos 8 [caminhos]) ou Hachi Do (literalmente oito caminhos).
  2. Frequentemente, você irá ouvir palavras da língua japonesa. É um idioma fonético simples, que pode ser facilmente aprendido. Peça para uma pessoa que domina o idioma que lhe ajude com a pronúncia, ou assista anime com legendas.
  3. Não é possível aperfeiçoar a arte da espada sozinho, ou apenas com vídeos, seja você esforçado ou não. Tente aprender um estilo anterior ao século XVII, e evite o Kendo; ele é um esporte e provavelmente você não vai "cortar" nada de verdade. Se for a única opção perto de você, tente.
  4. Fique com seu corpo reto (como se estivesse em pé conversando com seus amigos, mas seus ombros precisam estar alinhados com os quadris, e as costas retas) e os pés separados na distância entre os ombros.
    • Pegue a espada (ainda na bainha) com a mão esquerda, com lado da lâmina para cima (longe da curva para cima) e pela parte superior da saya (bainha). Puxe-a contra seu lado esquerdo, como se estivesse em seu obi (cinto).
    • Segure (não agarre) o nakago (cabo), logo abaixo da tsuba (proteção de mãos), e puxe-a totalmente para fora, como se fosse usar o nakagojiri (a ponta do cabo) para atingir a barriga do seu oponente.
    • Pare neste momento! Imagine-se com uma armadura de samurai. Como você iria evitar o corte do tecido ou do seu braço?
    • Dê um passo para trás, com o pé esquerdo, ao desembainhar a espada, fazendo um arco com ela e colocando a ponta como se estivesse tocando-a no peito de um inimigo da sua altura.
    • Coloque a saya de lado e ponha sua mão esquerda na nakagojiri, de maneira que a parte de baixo de suas mãos fiquem no fim da espada.
    • Para aprender como se deve fazer, rotacione a lâmina para à esquerda (ura) em alguns graus. Parabéns, agora você está na posição de defesa central, com o pé direito à frente.
    1. Fique na posição de defesa central, com o pé direito para frente. Erga a espada, da maneira que a lâmina aponte 45º atrás de você (por exemplo, reto para cima seria 90º, e tudo para trás, 0º). Esta é a posição superior com pé direito à frente.
    2. Fique nesta posição e coloque a espada para baixo, até que forme um ângulo de 45º apontando para baixo; não mexa seus ombros. Esta é a posição inferior com pé direito à frente.
    3. Fique na posição superior e dê uma passo com o pé esquerdo para frente, e o pé direito apontado para sua direita. Faça isto sem mexer a espada. Esta é a posição superior com pé esquerdo à frente.
    4. Mova a espada para um lado da sua cabeça, apontada cerca de 15º distante dos 90º graus anteriores, mas não a deixe bem ao lado da sua cabeça, afinal, você ainda está usando um capacete, e um bem largo. Esta é a posição central com pé esquerdo à frente.
    5. Deixe o corpo reto, ainda mantendo o pé direito para trás e o esquerda para frente. Mova o cabo da espada para o centro, enquanto a lâmina se mantêm para trás. Esta posição é a inferior com pé esquerdo à frente.
  5. Elas são meramente o local de partida de seus movimentos. Treine sozinho a movimentação entre estas posturas, sem ser apressado. Faça isto lentamente e de maneira fluida - a velocidade virá depois. Chame um parceiro para lhe ajudar e peça que ele faça os movimentos, e você deverá fazer o mesmo. Depois, continuem sincronizando os movimentos, mas agora, você deverá fazer algo diferente, assimétrico, no mesmo ritmo. Seja a "sombra" dele. Depois, ele deverá ser sua "sombra".
  6. Comece na posição central com pé direito à frente. Erga a espada sobre sua cabeça, deixando-a bem acima da cabeça. Traga-a para baixo, segurando o cabo até seu centro. Isto é chamado Shomen'uchi (corte descendente a partir da cabeça). Outro corte a se tentar é o Yokomen'uchi, que também é descendente, mas a partir do lado da cabeça ou do pescoço. Se estiver tendo aulas de aikido, todas estas palavras serão entendidas em breve. O corte que você acabou de fazer é a técnica primária do kenjutsu japonês (manejo de espada), seja qual for a escola.
  7. O kenjutsu é algo que exige vigor, portanto, treine. Use o corte que você acabou de aprender e repita 1000 vezes, em repetições de 5, 10 ou 50 cortes. As dores no corpo que você sentir é que lhe ensinarão o que precisa saber. Mas lembre-se, a prática leve à perfeição, portanto, se estiver fazendo de maneira errada, você vai continuar fazendo errado. Portanto, entre para um Dojo.
  8. Eles podem ser feitos com os dois pés juntos, com um passo à frente, ou deslizando seu pé para frente (que na verdade é um passo, sempre com os pés um perto do outro). Lembre-se de precisar o corte, partindo de cima de sua cabeça, sempre. Ou seja, antes de fazer o corte, sempre leve a espada acima da cabeça, pois em alguma situação talvez você tenha que virar-se e cortar um inimigo atrás de você antes de outro que está à sua frente. Um exemplo é usando o pé esquerdo à frente na posição inferior. Seu instinto é combater quem está à sua frente primeiro, portanto, é natural que você erga a espada acima da sua orelha. No entanto, você precisa colocá-la acima da sua cabeça, e, então, fazer o corte.
  9. Faça 10 repetições de todos os 10 cortes todos os dias, sempre que possível (lembre-se de fazer corte descendentes, não apenas laterais e estocadas. Com o passar do tempo, você verá que as coisas ficarão muito mais fáceis, e você poderá utilizar o bokken (espada de madeira) mais pesadas, como a suburito (que pesa mais que 2,7 kg) ou uma iaito (katana sem corte).
  10. Ao fazer isso, você estará no caminho certo para tornar-se um espadachim habilidoso. Existem boas escolas por todo o Brasil e o mundo.
    Publicidade

Dicas

  • A repetição é tudo . Se estiver em uma escola de arte marcial, faça o suburi que dão a você. Do contrário, faça as repetições tanto com o pé direito quando o esquerdo:
Publicidade

Avisos

  • Nunca passe dos limites.
  • Não comece com uma arma perigosa (por exemplo, com uma espada afiada). Uma bokken é a melhor escolha, mas se quiser treinar com metal desde cedo, use uma iaito (pronunciada ee-i-toe), uma katana sem corte. Elas custam entre R$ 200,00 e R$ 2000,00 e provavelmente você conseguirá encontrar boas espadas na eBay. Sugiro as espadas Bugei, que possuem metal e técnica de forjamento de alta qualidade. Uma iato simples desta marca deve custar em torno de R$ 1000,00.
  • Nunca toque a parte laminada em outra, num combate, pois isso irá estragar as duas espadas. As espadas de filmes não são afiadas, e podem ter até 1,2 cm de largura. Para bloquear, use a mune (parte de trás) da espada.
  • "Estudar" uma arte marcial sem instruções adequadas e supervisão de um instrutor experiente pode frequentemente fazer com que você desenvolva mais hábitos ruins do que habilidade. Se isto você algo que pudesse aprender sozinho, não existiriam professores.
  • Verifique as leis em sua cidade/estado/país para certificar-se que é permitido ter uma katana, ou treinar em público. Tente não infringir a perturbação do sossego.
  • Não carregue uma arma afiada ao menos que tiver permissão (um oficial do exército ou segurança regulamentado, por exemplo).
  • Tente não se cortar.
  • Se quiser instrução profissional, Kendo e Esgrima Ocidental são duas ótimas maneiras de aprender a lutar. Primeiro, faça sua lição de casa e pesquise uma escola.
  • Não corte coisas com sua espada/bokken. Isto não lhe ensina nada.
  • A segurança sempre vem em primeiro lugar, portanto, use equipamentos de proteção antes de sequer tocar numa espada.
  • Nunca ameace a vida de alguém com uma espada.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma bokken.
  • Uma sala grande, com telhado alto e um espaço externo.
  • Tempo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 232 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade