Baixe em PDF Baixe em PDF

Apesar do que Hollywood vive mostrando nas telas, atirar com precisão exige equilíbrio, técnica e prática. Mesmo aqueles que têm experiência atirando com espingardas e rifles precisam estar cientes de que manusear um revólver envolve habilidades completamente diferentes. Confira abaixo as dicas básicas para usar um revólver com precisão e segurança.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Habilidades básicas

Baixe em PDF
  1. Há dois tipos básicos de revólver. O revólver propriamente dito é a arma que os cowboys usam nos filmes de faroeste e que vêm com 6 tambores (ou cilindros — os “buracos” em que se põe as balas). Já uma semi-automática opera com um mecanismo de deslize e um carregador (pente) de munição. As técnicas para operar cada arma têm algumas diferenças. Por isso, é importante esclarecer os termos de cada uma antes de começar a manusear a arma. [1]
    • Os revólveres operam com um cilindro como carregador de munição. É preciso colocar as balas nesse cilindro e tirar as carcaças vazias das munições já disparadas. Depois que cada bala é disparada, o cilindro gira para alinhar a bala seguinte na frente do pino de disparo. Os revólveres são feitos para disparar quando o cão (peça pequena e fina que sobressai acima do cabo) está puxado para trás, com o polegar na posição de disparo. Ao puxar o gatilho, ativa-se o pino de disparo, fazendo a arma disparar. Um pino destrava o cilindro, o qual gira para fora do cano. [2]
    • Uma pistola semi-automática tira cada bala do pente e a leva para a câmara. Em seguida, a cápsula vazia da bala disparada é ejetada. A corrediça na parte de cima da arma é usada para levar a primeira bala para a câmara e pode ser travada no fundo da pistola com um botão ou pino lateral. O pente removível é retirado e carregado separadamente.
  2. Escolha o revólver e a munição apropriados para as suas necessidades. Há uma grande variedade de revólveres e centenas de opções de munições. Na hora de escolher a arma, leve em conta o seu tipo físico e as suas necessidades. [3]
    • Por exemplo, as chances de você precisar de uma Magnum .357 para praticar tiro a curta distância é muito pequena. Se você for iniciante, evite comprar uma arma de calibre muito alto. A invés disso, invista em uma arma de calibre menor, como uma .22. Converse com gente que já possui experiência com armas.
  3. Tampões de ouvido vão proteger contra os barulhos dos tiros. Óculos de proteção protegem os olhos de lascas que voam, gases quentes e partículas de chumbo que são expelidas pela arma na hora do tiro. [4]
    • Mesmo que você já use óculos, é importante usar óculos de proteção por cima dos óculos de grau.
  4. Sempre manuseie a arma com segurança . Aponte para baixo quando a arma estiver em posição de descanso. Imagine um ímã que mantém o cano da arma e o alvo juntos, apontando para baixo durante todo o tempo em que a arma está na sua mão. Sempre dispare à curta distância ou de acordo com as normas de segurança do clube de tiro. [5]
    • É comum ver pessoas sem o devido treinamento apontando a arma para o lado quando vão ativar ou desativar a trava de segurança. Muitos iniciantes têm dificuldade em puxar de volta a corrediça usando apenas o polegar e o dedo indicador, principalmente quando a arma possui uma mola dura ou quando as mãos estão um pouco suadas. Se você precisar usar a palma da sua mão ou a mão toda para puxar a corrediça de volta, vire o corpo de lado para a arma e, ao mesmo tempo, aponte-a para baixo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Segurando corretamente o revólver

Baixe em PDF
  1. Sempre que você pegar uma arma, verifique sempre se ela está carregada. [6] Se você acabou de chegar em casa da loja de armas, confira se ela está carregada. Se você está tirando o revólver do armário depois de 10 anos sem usá-lo, confira se está carregado. E mesmo que você tenha acabado de descarregar a arma, confira se ela está carregada.
    • Ao lidar com um revólver, confira sempre se a trava de segurança está ativada e solte o cilindro para que ele gire para o lado. Todas as câmaras do cilindro devem estar vazias. Em uma pistola semi-automática, retire o cartucho da arma e puxe a corrediça de volta para dar uma olhada na câmara. Confira se não há nenhuma cápsula vazia dentro. Se houver, um movimento de deslize faz com que a mesma seja ejetada.
    • Mantenha a corrediça no fundo da arma enquanto você pratica o modo correto de segurar a arma. É preciso acostumar-se a segurar a arma descarregada e a manter o polegar fora do caminho da corrediça.
  2. Mantenha o dedo fora do gatilho. Sempre que mexer com a arma, certifique-se de que o cano está apontado para baixo e de que não há ninguém por perto.
    • Nunca aponte a arma para ninguém, nem por brincadeira. Isso pode ser considerado um crime.
  3. [7] Abra sua mão dominante (a mão que você usa para escrever) para segurar a arma com a pele que fica entre seu dedo indicador e polegar. Pegue a pistola (que ainda deve estar apontada para baixo) com a outra mão e coloque a empunhadura da arma nessa parte da sua mão dominante. Com o polegar de um lado do empunhadura, coloque os outros dedos em volta logo abaixo do gatilho.
    • Na verdade, você só segura a arma com os dedos médio e anular. Não se deve usar o dedo mínimo e nem o polegar para segurar o revólver. Segure firmemente, como se estivesse dando um aperto de mão com força. Faça força a ponto da mão começar a tremer um pouco. Relaxe um pouco. Pronto, esse é o ponto certo de tensão entre sua mão e a arma.
  4. A mão não-dominante deve dar apoio à mão com o revólver. Ela não deve pegar na arma. O papel dela é dar apoio quando a arma tem que ficar na horizontal ou na vertical. Deixe seus polegares alinhados para ter mais apoio e precisão.
  5. Isso porque quando a arma dispara, o mecanismo dela vai para trás com toda a força, podendo machucar um polegar solto, por exemplo. Se a corrediça pegar o seu dedo, você pode sentir tanta dor que pode acabar deixando a arma cair no chão carregada e com a trava de segurança desativada. [8]
  6. Seus pés devem estar abertos na largura dos ombros, com o pé oposto à mão dominante um passo à frente do outro pé. Fique com o corpo reto, mas levemente curvado para frente, mantendo o equilíbrio. O cotovelo do seu braço dominante deve estar quase completamente reto. Já o cotovelo do braço não-dominante deve estar levemente flexionado. [9]
    • Alguns tipos de tiro são feitos com uma só mão. Nestes casos, a posição é mais “aberta”, com o braço que segura a arma e o corpo em uma linha quase reta, ou até 90 graus, o que ficar mais confortável. É necessária uma pegada mais firme na arma, pois está sendo empunhada por apenas uma mão.
    • Nunca aponte uma arma para o lado ou com o pulso dobrado como aparece nos filmes. Isso é extremamente perigoso e faz com que você perca o equilíbrio ao manusear a arma.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Treinando a mira

Baixe em PDF
  1. Confira se a parte de cima da mira está alinhada com a parte de cima da mira de trás, e que a mira de trás aparece no meio, dentro do alcance da mira da frente. Dessa forma, você garante que a arma está bem posicionada, ampliando seu campo de visão. [10]
    • É melhor mirar olhando com apenas um olho (o do lado dominante, ou seja, o lado da mão que está segurando a arma) e fechando o outro.
  2. [11] No que focar? No alvo? No campo amplo de visão? A vista frontal é a mais importante, e concentrar-se nela é a forma mais precisa de atirar.
    • Para tiros mais precisos, a mira da frente deve estar logo abaixo do ponto que se deseja acertar. Para tiros ao alvo, a mira da frente deve estar alinhada com a parte de baixo do alvo preto, e o ponto de impacto será no centro. Qualquer dos métodos funciona, mas você precisa saber como a arma é ajustada.
  3. Posicione a arma na direção do alvo, mantendo o foco na mira da frente. Você deve ver nitidamente a mira da frente na parte de baixo do centro do alvo, que estará desfocado. Só agora você coloca o dedo no gatilho.
  4. Quando você estiver pronto para atirar e já tiver praticado a mira e a posição correta, carregue a arma. Mantenha a trava de segurança ativada durante todo o tempo em que estiver carregando o revólver. Destrave-a somente quando já estiver em posição de disparo, com a arma apontada para o alvo. Mantenha o cano apontado para baixo durante todo o tempo em que for carregar o revólver. A maioria dos disparos acidentais acontece quando se está carregando ou descarregando a arma.
    • Se a pistola for semi-automática, será preciso carregar uma rodada de balas na câmara. Puxe a corrediça para trás e solte a mesma.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Atirando

Baixe em PDF
  1. Tome fôlego, expire metade do fôlego e aperte o gatilho. Dessa forma fica mais fácil manter o equilíbrio. Pratique várias vezes, preparando-se para disparar no final de cada ciclo de respiração. [12]
  2. Quando estiver pronto para disparar, desative a trava de segurança e coloque o dedo no vão do gatilho. Não puxe bruscamente, pois dessa forma você vai perder a mira e errar o alvo. Procure apertar o gatilho em um movimento constante, como se estivesse apertando a mão de alguém depois de fechar um bom negócio.
  3. Conforme você aperta o gatilho, a arma vai disparar. Mas não solte o gatilho de uma só vez e mantenha a postura e a posição dos braços. Fique parado e tente imaginar o ímã imaginário que atrai o cano da arma ao alvo. Solte o gatilho depois de respirar fundo e prepare-se para o próximo tiro.
    • Esses cuidados pós tiro melhoram a precisão e diminuem as variações da exatidão de um tiro para outro, assim como os cuidados posteriores ajudam no golfe ou no tênis.
  4. Não tenha pressa entre um tiro e outro. É melhor dar poucos tiros, mas certeiros, do que torrar o seu dinheiro no estande de tiro fazendo barulho demais e acertando no alvo de menos.
  5. Com a arma ainda na posição de disparo, ative a trava de segurança e mantenha o revólver apontando para baixo. Veja se não há nenhuma bala dentro do cilindro. Solte o pente da pistola semi-automática e mova a corrediça para ejetar qualquer cápsula vazia que possa ter ficado na câmara.
    Publicidade

Dicas

  • Manusear uma arma com segurança é essencial. Os portadores de armas mais experientes sabem que, em se tratando dos procedimentos e da rotina de manuseio das armas, se houver 1% de brecha na segurança, ela já é o suficiente para causar uma tragédia.
  • Uma hora de aula faz toda a diferença para melhorar a precisão do seu tiro--você vai aprender a melhorar cada vez mais ao invés de ficar dando centenas de tiros sem progresso algum.
  • Quando segurar a arma, confira se seus dedos estão em linha reta, não inclinados.
  • É importante praticar com frequência. "Dry fire" é uma excelente prática (arma descarregada, triplamente verificada, munições em outro lugar, mirando em uma parede). Balas de borracha devem ser usadas com essa prática para evitar danos.
  • Limpe a arma depois de terminar de atirar. Nunca guarde a mesma sem que esteja completamente limpa por dentro e por fora. [13]
Publicidade

Avisos

  • A maioria das munições contém chumbo, um metal altamente tóxico. Confira se as balas estão revestidas com cobre para eliminar partículas de chumbo no ar na hora do disparo. Sempre lave as mãos depois de desmontar a arma. [14]
  • Manuseie toda e qualquer arma como se estivesse carregada.
  • Para portar arma de fogo no Brasil, você deve ter uma autorização expedida pela Polícia Federal. Portar arma sem autorização é crime e pode ter pena de até 6 anos de reclusão.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Revólver ou pistola semi-automática;
  • Óculos de proteção para tiro;
  • Tampões de ouvido;
  • Alvo;
  • Munição;
  • Licença para porte de arma.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 204 997 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade