PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você tem vontade de montar uma banda? Quer trabalhar como músico profissional? Ou só está interessado em ter um hobby novo? Seja qual for o caso, aprender a tocar um instrumento sempre é um processo estimulante e recompensador. Escolha algo que desperte o seu interesse e nunca desista, mesmo que tenha que enfrentar desafios durante a aprendizagem. [1]

Parte 1
Parte 1 de 4:

Escolhendo um instrumento

PDF download Baixe em PDF
  1. Os instrumentos musicais são categorizados em famílias, o que facilita o estudo das técnicas entre grupos específicos. [2]
    • A família dos instrumentos de corda inclui o violino , a viola e o violoncelo, bem como o violão e a guitarra e a guitarra havaiana. O violão é relativamente fácil de aprender e pode ser a porta de entrada para outros instrumentos parecidos. Alguns grupos e orquestras também incluem a harpa, embora ela não seja parte da família dos violinos (instrumentos com esse tipo de formato).
    • A família dos instrumentos de metal inclui o trompete, o trombone e a tuba.
    • A família dos instrumentos de madeira (ou sopro ) inclui a flauta (doce, transversal etc.), o oboé, o clarinete e o fagote.
    • A família dos instrumentos de teclas inclui o piano, o teclado , o órgão e a espineta.
    • A família dos instrumentos de percussão inclui todos os tipos de baterias, pratos e maracas. O bongô é um dos mais fáceis de aprender, assim como o xilofone e o glockenspiel.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Dalia Miguel

    Instrutora de Violino
    Dalia Miguel é uma violinista e instrutora de violino que vive na Área da Baía de São Francisco. Estuda Educação Musical e Performance Violinística na San Jose State University e toca violino há mais de 15 anos. Dalia dá aulas para pessoas de todas as idades e toca com inúmeras orquestras.
    Dalia Miguel
    Instrutora de Violino

    Você está com dificuldade para escolher que instrumento quer aprender? Dalia Miguel, professora de violino, dá a seguinte dica: "Se você tem interesse em tocar um instrumento, encontre um professor e peça para fazer uma aula teste . Muitos professores oferecem essa oportunidade e até emprestam ou alugam instrumentos próprios para os alunos nas primeiras vezes".

  2. Muitos instrumentos diferentes são associados a um gênero específico. Se você já sabe que estilo quer tocar, vai ser mais fácil fazer a escolha certa. [3]
    • Por exemplo: o violão é comum no rock e na MPB, enquanto a guitarra está presente no metal.
    • Se você gosta de sertanejo raiz, aprenda a tocar viola ou pelo menos violão.
    • O piano e o teclado são instrumentos versáteis e que combinam com inúmeros gêneros, como rock, pop e música clássica. Se você tem interesses mais ecléticos e quer aprender estilos diferentes, o piano é a escolha ideal.
  3. Muitos músicos usam instrumentos distintos e específicos para exaltar a própria cultura e etnia. Se você tem esse interesse, experimente algo mais tradicional. [4]
    • Por exemplo: uma pessoa com ascendência indiana pode aprender a tocar cítara, enquanto outra que tem ascendência escocesa pode aprender a tocar a gaita de fole.
    • Se você tem ascendência polonesa ou alemã (como é o caso de muitas pessoas no Sul do Brasil), aprenda a tocar sanfona.
  4. Você vai ter que enfrentar uma concorrência maior ao tentar participar de orquestras e bandas se escolher um instrumento popular. Ao mesmo tempo, fica mais fácil aprender a tocar outros instrumentos de uma mesma família depois de conhecer o básico dela. [5]
    • Por exemplo: o violino é popular e muitos músicos jovens enfrentam bastante concorrência quando querem entrar em orquestras ou outros grupos mais seletos. No entanto, muitas instituições também precisam de pessoas que toquem instrumentos menos populares, como a espineta.
    • Você também pode pensar nos instrumentos de acompanhamento. Por exemplo: se você quer estudar a gaita de fole mais a fundo, mas não conhece ninguém de ascendência escocesa, vai ser mais difícil encontrar outras pessoas que também toquem o instrumento.
  5. Antes de decidir que instrumento você quer tocar, vá a uma loja de música para se familiarizar com as alternativas. Você pode até não saber tocar nada, mas ainda dá para ter uma ideia do que é a sua cara. [6]
    • Os funcionários das lojas de música costumam entender bastante do assunto e até tocam um ou mais instrumentos. Converse com eles para ter uma noção melhor do que esperar de cada opção.
  6. Vá a shows locais, apresentações menores e outros eventos em que você possa ver o instrumento na prática — provavelmente, com uma pessoa que é mais versada nele. Assim, vai ser mais fácil ter uma ideia de como é mexer com a música. [7]
    • Dependendo da situação, você também pode conversar com os músicos. Pergunte do que eles mais (e menos) gostam do instrumento, por que escolheram aprender a tocá-lo e quais são as suas outras habilidades musicais.

    Dica : você também pode perguntar ao músico se é difícil ou não aprender a tocar o instrumento — mas lembre-se de que cada pessoa tem um nível de dificuldade diferente.

  7. Comprar o instrumento é um investimento baixo quando comparado às despesas da manutenção. Leve tudo isso em conta antes de escolher o que você quer aprender e lembre-se de conversar com um funcionário da loja de música ou até um músico profissional para entender melhor os valores. [8]
    • Nem todas as despesas são financeiras. Determine também se você tem espaço para guardar o instrumento, como vai transportá-lo quando for necessário e se os seus ensaios vão atrapalhar as pessoas à sua volta.
    • Por exemplo: se você vive em um apartamento pequeno cercado de vizinhos, provavelmente é melhor não comprar um instrumento tão barulhento, como o trompete. Nesse caso, escolha um teclado ou uma guitarra — já que dá para usar fones com essas opções.
  8. Muitos instrumentos têm tamanhos variados para acomodar pessoas de idades e estaturas diferentes. Na hora de escolher, pense no tamanho dos seus dedos e das palmas e na força relativa nos seus braços (sobretudo se for ter que segurar o instrumento enquanto toca). [9]
    • Os instrumentos de sopro e metal não são adequados para pessoas muito jovens, que não têm todos os dentes permanentes desenvolvidos — e, portanto, não conseguem soprar corretamente.
    • Se você é mais jovem, alugue ou pegue um instrumento emprestado em vez de comprá-lo enquanto ainda está crescendo.
  9. Existem diversos kits de instrumento para iniciantes que só trazem os acessórios necessários. Compre algo do tipo e veja se tudo está correto, mesmo que você não precise de tudo por enquanto. [10]
    • Por exemplo: se você decidir aprender a tocar a guitarra havaiana, compre uma caixa para ela e algumas cordas extras; por outro lado, se decidir aprender a tocar violão, você vai precisar de uma caixa ou capa, palhetas de pesos diferentes e cordas de espessuras variadas, bem como um encordador, um afinador e um capotasto.
    • O instrumento não tem que ser extremamente caro, mas pelo menos precisa ter boa qualidade. Caso contrário, ele vai ficar desafinado com frequência e ser mais difícil de tocar,

    Dica : você não precisa comprar um instrumento novo. Basta achar um usado, mas que sirva para o seu objetivo. Muitos conservatórios e outras instituições também fazem empréstimos e aluguéis.

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Dominando os conceitos básicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você for tocar o instrumento sentado, fique na ponta da cadeira ou do banco e apoie bem os pés no chão. Endireite as costas e projete os ombros para trás para que as escápulas toquem uma à outra. Adote essa mesma postura ao tocar de pé. [11]
    • Você pode sentir dor nas costas e até se lesionar se arquear as costas quando for tocar o instrumento. Essa postura incorreta dificulta todo o processo, ainda mais na hora de aprender alguma técnica mais avançada.
    • Faça uma pesquisa na internet para descobrir a forma ideal de se sentar ou ficar em pé para tocar o seu instrumento específico. Se possível, peça dicas a um professor de música.
  2. Se você tiver que segurar o instrumento com as mãos ou prendê-lo com uma alça ao seu corpo, aprenda a técnica certa para não se acostumar errado logo no início. Faça uma pesquisa na internet ou converse com um professor de música para saber mais. [12]
    • Se você segurar o instrumento de forma incorreta, o tom dele vai mudar e vai ser mais difícil tocar. Além disso, essa postura errada acaba gerando lesões musculares com o tempo.
    • Você pode até estranhar a posição de início, mas tudo vai ficar mais natural com o tempo.
    • Relaxe os músculos ao segurar o instrumento. Você vai ter mais dificuldade para tocar e pode até se machucar se ficar tenso com ele em mãos.

    Dica : segure o instrumento na frente do espelho e veja se tudo está correto ou se algo precisa de ajustes.

  3. Antes de tocar o instrumento, você precisa aprender a produzir os sons corretos com ele. Em alguns casos, como com o piano ou o teclado, isso é fácil — basta apertar as teclas. Em outros, como na família da madeira ou do metal, é preciso estudar um pouco mais a produção do som. [13]
    • Antes de tentar tocar, familiarize-se com o instrumento e os tipos de sons que ele é capaz de produzir. Por exemplo: você pode dedilhar as cordas do violão para produzir sons, mas também bater a mão ou os dedos no corpo dele para simular a percussão. Cada área gera um tom diferente.
    • Divirta-se com o instrumento e não desanime se não conseguir produzir os sons que espera logo de cara. Você vai melhorar com o tempo e a prática.
  4. Alguns instrumentos, como o piano e o violão, tocam tanto notas individuais quanto acordes — depende do estilo de música. No entanto, a maioria deles, como o saxofone e o trombone, só produz uma nota de cada vez. Comece a ensaiar com melodias mais simples. [14]
    • Você pode começar com melodias bem simples, como "Brilha Brilha Estrelinha", temas de videogames e programas de televisão e afins. [15]
    • Se você for aprender a tocar violão ou guitarra havaiana, busque "músicas de três acordes" ou "músicas de quatro acordes" na internet para encontrar partituras legais. [16]
    • No caso dos instrumentos de percussão, faça uma busca por batidas e ritmos clássicos para começar os ensaios. Você também pode colocar uma música para tocar e tentar acompanhar as batidas dela. Não precisa se fingir de baterista profissional; comece com algo mais tranquilo e aumente a dificuldade aos poucos.
  5. O professor de música é a pessoa ideal para ensinar a postura correta e acompanhar o seu progresso, já que pode deixar você mais motivado — mesmo quando estiver com dificuldade. [17]
    • Se a sua escola oferece aulas de música, aproveite. Caso contrário (ou se você não estuda mais), descubra se há centros culturais ou conservatórios próximos. Geralmente, as aulas em conjunto são mais baratas que as individuais.
    • Se você mora perto de alguma escola de música, descubra se os alunos dela dão aulas particulares. Muitos estudantes de música fazem esse tipo de serviço para ter uma fonte de renda enquanto aprendem as técnicas mais avançadas (e cobram taxas mais baratas que os profissionais já formados).
    • Você pode buscar professores de música da área na internet ou pedir recomendações aos seus conhecidos. Além do mais, muitos professores fazem propaganda dos seus serviços em lugares públicos.
  6. Você pode aprender a tocar um instrumento mesmo se não encontrar nenhum professor de música ou não tiver condições financeiras de arcar com as despesas. Existem vários recursos gratuitos na internet, bem como aplicativos de celular e tablet. [18]
    • Por exemplo: se você quer aprender a tocar piano, baixe o aplicativo Simply Piano ou o Yousician; se quer aprender a tocar violão, busque tutoriais no YouTube, acesse o Cifraclub.com.br etc.
    • Alguns aplicativos são pagos ou tem versões gratuitas com recursos mais limitados, mas você ainda pode usá-los para começar a aprender o instrumento.
  7. A escala é a base de todo o estudo musical. Independentemente do instrumento — violão, piano etc. —, é preciso aprender a tocar as notas principais e as que estão relacionadas a elas. Pode parecer chato, mas ninguém se torna um bom músico sem esse conhecimento. [19]
    • Você pode estudar a escala enquanto ensaia outras técnicas para tornar o exercício mais interessante e dinâmico. Por exemplo: ao aprender a tocar violino ou outro instrumento arco, tente fazer toda a escala em um movimento só.
  8. Nenhuma nota vai sair correta se o instrumento estiver desafinado. Como não tem experiência, você pode acessar a internet ou usar algum aplicativo que ensine a fazer os ajustes necessários. Além disso, adquira o hábito de repetir o processo toda vez que for tocar. [20]
    • Alguns instrumentos, como os teclados eletrônicos, nunca desafinam. Outros, principalmente os de corda — como o violão e o violino —, têm que ser afinados a cada uso (às vezes, mais de uma vez em uma mesma sessão ou apresentação). Até a bateria precisa ser regulada com frequência para não perder o tom.
    • No caso do piano, a maioria das pessoas não consegue afinar sozinha. Se você comprar o instrumento, contrate um afinador pelo menos uma vez por ano (ou com mais frequência, se toca todos os dias ou se a peça é mais antiga).
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Aproveitando as aulas ao máximo

PDF download Baixe em PDF
  1. Você vai ficar muito mais motivado e conseguir se ater melhor ao processo se tiver uma meta. Pense em algo realista que queira alcançar em poucos meses. [21]
    • Pense em uma meta específica e realista. Por exemplo: se você quer entrar em uma banda, comece a ensaiar todos os dias para fazer um teste e mostrar as suas habilidades dentro de cerca de seis meses.
    • Você pode ficar mais motivado se envolver outra pessoa no processo. Por exemplo: se a sua meta é aprender a tocar a sua música favorita no instrumento, convide um amigo para ver uma apresentação sua depois de dominar a partitura.
  2. O ideal é que você tenha um lugar isolado e livre de distrações para ensaiar o instrumento. Organize e monte tudo o que for necessário para não perder tempo. [22]
    • Isso é mais difícil quando o instrumento fica em uma área em que outras pessoas circulam. Por exemplo: se você quer aprender a tocar piano, mas ele fica na sala de casa, não tem muito o que fazer. Nesse caso, peça um horário específico em que todos possam liberar o espaço.
    • A maioria das escolas de música e dos conservatórios tem salas específicas para os alunos que querem ensaiar. Se você está matriculado em uma instituição do tipo, converse com algum coordenador ou outro responsável para saber mais.
  3. Além disso, ensaie no mesmo horário sempre que possível para adquirir o hábito — mesmo que tenha que se acostumar ao processo aos poucos. [23]
    • Ensaie todos os dias para reter mais informações e não ter que começar do zero a cada sessão.
    • Aprender a tocar um instrumento exige disciplina. Prepare-se para pegar o instrumento até nos dia em que você não estiver tão disposto.

    Dica : para se motivar nos dias em que você não estiver animado, veja um vídeo do seu artista favorito tocando ou comece o ensaio com uma música mais legal de tocar.

  4. Tocar um instrumento musical exige um esforço tanto físico quanto mental. Por isso, faça alguns exercícios de alongamento e aquecimento para preparar as articulações e os músculos. [24]
    • O aquecimento reduz os riscos de lesões, que são comuns até entre músicos experientes que ficam muito tempo sem tocar.
    • Você pode ver vídeos no YouTube para aprender a se aquecer, principalmente com os dedos e as mãos.
  5. Tente otimizar o seu tempo marcando os ensaios para o início de cada semana. No início, você pode precisar de semanas inteiras para aprender uma música — mas, conforme se acostuma, vai conseguir tirar partituras inteiras de letra em um único ensaio. [25]
    • Não repita os mesmos erros com o instrumento, pois isso reforça a memória muscular e dificulta todo o processo de aprendizagem. Se você não conseguir tocar certas notas ou acompanhar determinado ritmo, vá mais devagar até acertar. Depois, aumente a velocidade aos poucos.
    • Você pode até ensaiar uma música fora de ordem ou se concentrar mais no final que no começo, ainda mais se o início dela é mais difícil de tocar que as outras partes.
  6. Depois de ensaiar uma música específica, passe dez minutos tocando a escala ou aprendendo novas técnicas. Mesmo que você fique confortável com o que já sabe, não dá para melhorar sem saber o fundamental. [26]
    • Por exemplo: ao tocar violino, você pode buscar formas de aprimorar a maneira de segurar o arco.
    • Se você quiser aprender a ler partituras, reserve um tempo para estudar todos os elementos delas e, se necessário, use um livro de música.
  7. Separe os dez últimos minutos do ensaio para tocar uma música de que você gosta e, assim, não se esquecer do porquê de você querer aprender. Isso é ainda melhor quando o ensaio é frustrante ou difícil demais. [27]
    • Você não precisa necessariamente tocar o instrumento nesses dez minutos. Em vez disso, pode assistir a um vídeo do seu artista favorito em uma apresentação.
  8. Limpe bem todo o instrumento e os acessórios e guarde-o em um local seco e que não receba a luz do sol diretamente. [28]
    • Seque o interior dos instrumentos de madeira ou metal com cuidado, pois eles podem acabar inoperáveis se ficarem molhados.
    • Não coloque livros e outros objetos em cima da caixa do instrumento, mesmo que ela seja resistente. O peso pode danificá-lo.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Expandindo o seu conhecimento musical

PDF download Baixe em PDF
  1. Ninguém precisa ler partituras para tocar um instrumento. Muitos músicos famosos da história, por exemplo, aprenderam a tocar de ouvido. Ainda assim, a aprendizagem fica muito mais fácil com esse conhecimento. [29]
    • A notação musical é feita em folhas de papel pautado com cinco linhas e quatro espaços entre elas. Cada notação fica na linha ou no espaço que corresponde ao tom da nota. Há dois grupos de linhas, que representam as claves de sol e de fá (das notas mais agudas às mais graves).
    • Use dispositivos mnemônicos para memorizar os nomes das notas e a ordem delas na partitura. Na clave de sol, os espaços são representados pelas letras F A C E (fá, lá, dó, mi) de baixo para cima, enquanto as linhas são representadas por E G B D F (mi, sol, si, ré, fá) na mesma direção. Se necessário, você pode pensar em um acrônimo, como "Eu Gosto Bastante Da Flauta", para memorizar tudo.
    • No caso da clave de fá, os espaços são representados por A C E G (lá, dó, mi, sol) de baixo para cima ("As Cantoras Estão Gostando", por exemplo), enquanto as linhas são representadas por G B D F A (sol, si, ré, fá, lá, "Gosto Bastante Da Flauta Agora").

    Dica : alguns instrumentos, como o baixo, só tocam notas da clave de fá, enquanto outros só tocam a clave de sol. Por fim, há aqueles que tocam notas em ambas, como o piano.

  2. Depois de dominar os conceitos básicos e aprender a tocar algumas músicas, tente conviver com outras pessoas que tocam instrumentos para aprimorar ainda mais as suas habilidades. Para isso, convide amigos para formar uma banda, tente frequentar locais onde a música é bem-vinda etc. [30]
    • Você também pode distribuir panfletos nas lojas de música ou na escola ou faculdade para fazer um convite a quem estiver interessado em formar uma banda. Não precisa ser nada formal — basta deixar claro que você quer aprender ainda mais com outros instrumentistas.
  3. Tente se apresentar em bares ou outros lugares que deem ao público a chance de participar. Se você ficar com vergonha, grave a si mesmo tocando em casa e mostre o vídeo aos amigos e à família antes de se expor a estranhos. [31]
    • Tenha cuidado ao postar vídeos seus na internet, principalmente se você não tem tanta experiência. As pessoas podem fazer comentários negativos e maldosos. Por isso, comece mostrando as suas habilidades somente aos amigos e à família.
  4. Tente encontrar vídeos de músicos experientes e conhecidos ao vivo para ver como eles se apresentam. Veja e há alguma técnica específica que dê para adotar. [32]
    • Se você ouvir uma música de um artista legal e ficar imaginando como ele produziu determinado som, tente encontrar mais vídeos de apresentações para destrinchar a técnica.
    • Muitos músicos também postam vídeos mais técnicos para demonstrar habilidades específicas e passá-las ao público.
    Publicidade

Dicas

  • Nunca é tarde demais para aprender a tocar um instrumento musical. Por mais que pareça difícil para quem é mais velho, esse processo faz bem ao cérebro e melhora a memória e as habilidades de resolução de problemas. [33]
Publicidade

Avisos

  • Não ache que você vai ficar craque no instrumento da noite para o dia. Aprender a tocar pode ser difícil e exige paciência e dedicação.
Publicidade
  1. https://www.classicsforkids.com/more/tips_advice.php?article=instrument
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5333439/
  3. https://www.utc.edu/faculty/donald-zimmer/holding-the-violin.php
  4. https://www.bbc.com/bitesize/clips/zj6mhyc
  5. http://www.jazzinamerica.org/lessonplan/5/1/244
  6. https://saxstation.com/songs-lessons-for-saxophone
  7. https://acousticbridge.com/easy-ukulele-songs-for-beginners/
  8. http://musiclessonsresource.com/how-to-find-the-right-teacher
  9. https://www.joytunes.com/blog/music-fun/16-resources-for-learning-an-instrument-on-your-own/
  10. https://bulletproofmusician.com/why-id-be-a-lot-more-diligent-about-practicing-scales-if-i-could-do-it-all-over-again/
  11. https://www.xaprb.com/blog/2014/01/18/how-to-tune-guitar/
  12. https://iconcollective.com/learn-any-instrument-quickly/
  13. https://www.npr.org/sections/deceptivecadence/2013/09/03/216906386/10-easy-ways-to-optimize-your-music-practice
  14. http://www.hopestreetmusicstudios.com/articles/how-to-practice-a-musical-instrument
  15. https://www.npr.org/sections/deceptivecadence/2013/09/03/216906386/10-easy-ways-to-optimize-your-music-practice
  16. https://cnx.org/contents/AaTwxQtA@6/A-Guide-to-Great-Home-Music-Practice
  17. https://cnx.org/contents/AaTwxQtA@6/A-Guide-to-Great-Home-Music-Practice
  18. https://cnx.org/contents/AaTwxQtA@6/A-Guide-to-Great-Home-Music-Practice
  19. https://www.raf.mod.uk/aircadets/the-hangar/cadet-resources/taking-care-of-your-musical-instrument/
  20. https://takelessons.com/blog/reading-piano-notes
  21. https://metalmethod.com/how-to-start-a-band
  22. https://iconcollective.com/learn-any-instrument-quickly/
  23. https://iconcollective.com/learn-any-instrument-quickly/
  24. https://www.hopkinsmedicine.org/health/healthy_aging/healthy_mind/keep-your-brain-young-with-music

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 021 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade