PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A guitarra é o instrumento ideal para tocar uma série de gêneros, desde death metal a música clássica. Além disso, é bem fácil dominar a técnica para tocar. Leia as dicas deste artigo e logo você vai aprender a tirar aquele som.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aprendendo o básico

PDF download Baixe em PDF
  1. A guitarra, assim como o violão, é feita basicamente de madeira e metal. O que gera o som são as cordas revestidas de cobre. O corpo de madeira, por sua vez, ressoa o som que cria os tons que o ouvido humano associa ao instrumento. [1]
    • As cordas ficam entre a cabeça da guitarra, onde elas são presas às cravelhas , que giram e aumentam ou reduzem a tensão, e a ponte , onde elas são presas ao corpo do instrumento. No violão, as cordas são presas à ponte com cravelhas removíveis, enquanto na guitarra normal elas passam por ilhós.
    • O braço da guitarra é a parte longa, feita de madeira, que é plana de um lado e curvada de outro. Ele traz os trastes (ou as casas ), que demarcam notas diferentes.
    • O violão tem uma boca , responsável por ressoar o som, enquanto a guitarra tem até três captadores , que canalizam o som através de um amplificador.
  2. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    . Antes de tentar dar uma de Jimi Hendrix por aí, você precisa aprender a segurar a guitarra. Quem é destro tem que dedilhar as cordas entre a boca e a ponte com a mão direita e apoiar o resto do instrumento na perna do mesmo lado. [2]
    • Para começar, sente-se em uma cadeira ou tamborete com apoio para as costas. Na hora de orientar a guitarra, a corda mais fina tem que ficar perto do chão e a mais grossa deve ficar perto do teto. Coloque o instrumento contra a barriga e o peito e apoie-o na perna do mesmo lado da mão com a qual você vai dedilhar as cordas.
    • Apoie quase todo o peso da guitarra na perna e contra o peito. Use a mão esquerda para estabilizar o braço do instrumento e aperte os trastes e as cordas. Segure o braço entre o "V" que surge entre o polegar a o indicador. Você tem que mexer a mão esquerda livremente por todas as cordas.
    • Você pode ficar um pouco desconfortável mesmo se segurar a guitarra na posição certa. Não estranhe se o seu ombro, seu pescoço, seus braços e suas mãos doerem. O incômodo some com o tempo.
  3. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    Afine a guitarra . Não adianta tentar tocar a guitarra se ela não estiver afinada, ainda mais no início. Aprenda a fazer a afinação e se familiarizar com as combinações de cordas e casas que geram as notas. [3]
    • Memorize o nome de cada corda. Contando a partir da corda mais grossa à mais fina, elas são E ("mizão"), A (lá), D (ré), G (sol), B (si) e E ("mizinho") — considerando que você toque cada uma sem encostar no braço da guitarra em si. Você pode usar algum dispositivo mnemônico para decorar a ordem, como E duardo se A trasou D emais e G anhou um B elo E sculacho.
    • Você pode também usar um afinador elétrico. Coloque-o contra a guitarra e toque o E inferior (mizinho). O aparelho vai apontar se ele está muito agudo ou muito grave. Repita o processo com cada corda e faça os devidos ajustes, apertando para deixar a nota mais aguda e afrouxando para deixá-la mais grave. Faça isso em um ambiente quieto, pois o microfone do afinador pode captar outros sons.
    • Se você não tiver condições de comprar um afinador, afine a guitarra sem o aparelho. Nesse caso, basta comparar o som das cordas às teclas de um piano.
  4. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    Os trastes, também conhecidos como casas, são tirinhas de metal que ficam perpendiculares às cordas e separam as notas. Você tem que colocar o dedo no espaço entre essas tirinhas, não em cima delas. Por exemplo: se for tocar a terceira casa, coloque o dedo no espaço entre a segunda e a terceira tirinhas. Se você ouvir algum zumbido, afaste o dedo da casa mais baixa e aproxime-o da mais alta. Enquanto isso, segure a corda com o dedo para que ela só vibre entre ele e a sua mão.
    • Toda vez que passar de uma casa a outra, você vai subir meio tom em relação à casa anterior se estiver se afastando da cabeça e descer se estiver se aproximando. Repita esse exercício até se acostumar à pressão necessária para tocar cada nota.
  5. Segure a palheta . A palheta é um acessório de plástico na forma de um triângulo que ajuda o instrumentista a tocar notas individuais. Ela é barata e está à venda em qualquer loja de música e, embora não seja essencial, ajuda bastante (sobretudo quem está começando a aprender).
    • Feche a mão e segure a palheta entre o polegar e o indicador dobrado. Ela tem que ficar perpendicular ao seu punho, entre os dois dedos, com poucos centímetros expostos. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aprendendo a tocar acordes

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    Um acorde é um grupo harmônico de pelo menos três notas. Existem dois tipos básicos de acordes: os simples e os com pestana. Para produzir os acordes simples, você tem que tocar as cordas soltas e colocar o dedo nas três primeiras casas do braço da guitarra.
    • Os principais acordes são o dó maior, lá maior, sol maior, mi maior e ré maior. Lembrando que também é possível usar o sistema de notação em letras.
    • Depois de memorizar a posição dos dedos, aprenda a alternar entre os acordes na maior velocidade possível. Faça uma lista aleatória dos acordes e ensaie até aperfeiçoar a técnica.
    • Toque as notas certas. Por exemplo: na hora de fazer o lá maior, não toque o mizão (a corda mais baixa de todas). Ele vai ser marcado com um "X" na tablatura. Aprenda a utilizar as posições corretas desde o início para não ter problemas no futuro.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Nicolas Adams

    Guitarrista Profissional
    Nicolas Adams é um músico profissional, músico Gypsy de quarta geração e o guitarrista solo da banda Gypsy Tribe, em California. Tem como especialidades o Rumba Flamenco e o Gypsy Jazz.
    Nicolas Adams
    Guitarrista Profissional

    Dá para tocar uma música inteira só alternando entre os acordes menores . Por exemplo: tente aprender a fazer o mi menor e o lá menor antes, já que eles são fáceis de tocar. Você pode ir de lá menor ao mi menor e, em sequência, a um lá; depois, volte ao lá menor e crie a noção de progressão.

  2. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    Aprenda a colocar os dedos na posição dos acordes . Veja só como é a posição correta: [5]
    • Dó menor: coloque o dedo anelar na terceira casa da quinta corda, o dedo médio na segunda casa da quarta corda e o indicador na primeira casa da segunda corda. Dedilhe todas as cordas, menos a sexta. Em seguida, toque cada uma individualmente, sem soltar o acorde. Veja se dá para ouvir todos os sons.
    • Lá maior: coloque o indicador, o dedo médio e o anelar nas segundas casas da segunda, terceira e quarta cordas, respectivamente. Aqui, você vai formar uma linha reta. Toque todas as cordas, exceto a primeira (de cima).
    • Acorde de sol: coloque o dedo médio na terceira casa da sexta corda, o indicador na segunda casa da quinta corda e o anelar na terceira casa da primeira corda. Veja se dá para ouvir todos os sons.
    • Mi maior: esse é um dos acordes mais fáceis de tocar. Coloque o dedo médio e o anelar nas segundas casas da quarta e da quinta cordas, respectivamente. Depois, ponha o indicador na primeira casa da terceira corda.
    • Ré maior: coloque o indicador na segunda casa da terceira corda, o dedo médio na segunda casa da primeira corda e o anelar na terceira casa da segunda corda. Só toque as quatro cordas inferiores.
    • Mi menor: o mi menor é igual ao mi maior, mas você não tem que usar o indicador. Coloque o dedo médio e o anelar nas segundas casas da segunda e da terceira cordas mais grossas.
    • Lá menor: coloque o dedo médio e o anelar nas segundas casas da terceira e da quarta cordas mais grossas e o indicador na primeira casa da segunda corda mais fina. Seus dedos têm que ficar na mesma posição do mi maior, mas uma corda abaixo. Mais uma vez, ignore a primeira corda de cima para baixo.
    • Ré menor: o ré menor também é bem parecido com o ré maior. Coloque o dedo médio na segunda casa da terceira corda mais fina, o indicador na primeira casa dessa mesma corda e o anelar na terceira casa da segunda corda mais fina. Só toque as quatro cordas inferiores.
  3. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    Depois de colocar todos os dedos no braço da guitarra, toque cada corda dos acordes e veja se o som sai normal ou abafado.
    • Se o som sair estranho, você provavelmente não está fazendo a devida força ou está tocando a corda com partes dos dedos, o que abafa um pouco o efeito. Veja se é o caso e, se necessário, faça alguns ajustes.
    • Curve os dedos que você vai usar para tocar em cima do braço quando eles estiverem em contato com as cordas, como se houvesse uma camada de proteção em cima deles, para deixar espaço para o som sair. [6]
  4. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    [7] O dedilhado nada mais é que passar os dedos de cima para baixo ou de baixo para cima fazendo algumas combinações de notas. Treine com o pulso até os movimentos ficarem suaves. Aproxime o cotovelo da guitarra e passe a palheta por todas as cordas, sem mexer muito o resto do braço.
  5. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    Os acordes com pestana são uma mão na roda para quem está começando. Neles, o indicador da sua mão que está nas casas "barra" todas as notas em um mesmo traste. Por exemplo: para tocar fá, que é o acorde com pestana da primeira posição, você tem que barrar todas as notas da primeira casa com o indicador e fazer basicamente a posição do acorde de mi, mas uma corda acima, com os dedos médio, anelar e mindinho. [8]
    • Coloque os dedos na mesma posição na segunda casa para tocar o acorde de fá sustenido; avance para a terceira casa para transformá-lo em um acorde de sol; e assim por diante. É difícil aprender esse movimento, mas você pode começar a tocar os acordes de músicas de pop ou rock enquanto está se acostumando. Os Ramones, por exemplo, usavam acordes com pestana.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Persistindo com a guitarra

PDF download Baixe em PDF
  1. Aprenda a resistir à dor nos dedos . Você vai chegar em um ponto crítico, no qual não vai conseguir tocar os acordes com a velocidade que quer e, ao mesmo tempo, sentir dores fortes nos dedos — ou que faz muitos guitarristas desistirem do instrumento. Felizmente, o incômodo diminui depois de alguns meses, conforme surgem calos nas mãos. Todo mundo que aprende a tocar violão e guitarra passa por isso no início, mas acaba se acostumando por amor à música.
    • Mergulhe os dedos em um balde de gelo ou em um pouco de vinagre de maçã para aliviar a dor.
    • Você também pode mergulhar os dedos em álcool isopropílico, mas só depois (não antes) de tocar, para acelerar a formação dos calos. [9]
  2. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    Fica muito mais divertido tocar quando se aprende uma ou mais canções, não só acordes e notas. O melhor é que 90% das músicas só incluem três ou quatro acordes. Faça uma pesquisa rápida na internet para achar tablaturas legais.
    • Comece devagar e aperte o passo conforme se acostuma ao ritmo. Não se frustre com a parte mecânica do processo, pois você vai se acostumar a trocar de acorde com o tempo.
    • Passe a tocar músicas complexas depois de se habituar às mais fáceis. Por exemplo: Que país é esse? , do Legião Urbana, é bastante repetitiva e, portanto, simples de reproduzir.
  3. Guitarristas têm um sistema próprio de notação musical: as tablaturas. A ideia é ler cada uma das linhas da "pauta" como se elas fossem cordas, sendo que os números representam qual é a casa (o traste) que você deve usar para produzir o som. Por exemplo: para reproduzir Que país é esse? , você teria que tocar três casas de si (7, 5 e 3) e duas de mi (5 e 3). [10]
    • E|---7---7---7----7---5----3---3---3----3---5-||
    • B|-5---5---5----5---3----5---5---5----5---3---||
    • G|--------------------------------------------||
    • D|--------------------------------------------||
    • A|--------------------------------------------||
    • E|--------------------------------------------||
    • Você também vai aprender a trocar de estilo entre acordes diferentes, mas domine o posicionamento correto dos dedos antes disso.
  4. Watermark wikiHow to Tocar Guitarra
    É bem mais fácil aprender a tocar guitarra olhando, ouvindo e imitando as técnicas de outras pessoas. Você não precisa fazer aulas formais, mas faz bem contar com um amigo que dê sugestões e dicas interessantes.
    • Veja também tutoriais simples e avançados no YouTube. Há diversos canais especializados no ensino de guitarra.
    • Por outro lado, é melhor você fazer aulas de música se prefere tocar um estilo mais clássico ou de jazz ou se pretende aprender a ler partituras e tablaturas. Por fim, muita gente também tenta aprender sozinha, embora essa alternativa tenha algumas limitações.
    Publicidade

Dicas

  • Não ligue para o que as pessoas acharem das suas habilidades com a guitarra. Toque de coração e curta a música.
  • Pratique sempre que você tiver tempo.
  • Lembre-se de que você vai cometer erros, mas que isso acontece com todo mundo.
  • Use uma guitarra com cordas mais finas se tiver dificuldade para tocar. O som não é tão bom, mas fica bem mais fácil e menos doloroso usar o instrumento.
  • Se você tiver muita dificuldade para fazer os movimentos certos dos acordes com as mãos, trabalhe na sua força e destreza e familiarize-se com a guitarra aos poucos.
  • Experimente a técnica do fingerstyle . Pesquise sobre ela na internet e tente imitar com a guitarra.
  • Não se frustre se os acordes não ficarem tão bons. Ensaie e trabalhe a força dos dedos até melhorar.
  • Se um acorde não tiver a sonoridade esperada, toque cada corda individualmente e, depois, tudo junto. Tente encontrar a origem do problema antes de corrigir a situação.
  • Escolha músicas que você queira tocar, baixe a tablatura e pratique bastante. Aprender fica muito mais divertido assim.
  • Você provavelmente não vai conseguir acertar o som das cordas de uma vez, mas não se preocupe. Quem não tem experiência demora um pouco para se acostumar. Pratique duas horas por dia até notar resultados.
Publicidade

Avisos

  • Escolha bem os tutoriais (escritos ou em vídeo) que você quer acompanhar. Sem a orientação de um professor profissional, muitas pessoas desenvolvem técnicas erradas ou ineficazes.
  • Tenha cuidado e não exagere na prática no início. Uma hora por dia é suficiente e não machuca os dedos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Guitarra de qualidade.
  • Palheta (opcional).
  • Afinador (recomendado para quem está começando).

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Tocar guitarra começa pelo posicionamento. Apoie a guitarra na sua perna direita. Ponha a mão direita levemente sobre as cordas, com o cotovelo ligeiramente flexionado para fora. O dedão esquerdo deverá segurar por trás do braço da guitarra. Os outros dedos devem repousar sobre as cordas. Deixe o polegar no meio do braço do violão e relaxe o pulso . As cordas são numeradas; a de cima é a 6, seguida por 5, 4, 3, 2, 1. Elas também são nomeadas por letras: E, A, D, G, B e E. Use um método mnemônico para se lembrar delas, como "Eric Adora Dançar Grandes Baladas Eletrônicas". O próximo passo é a afinação; use as tarraxas para isso. Agora, é hora de aprender um acorde básico, como o C (ou dó maior). Ponha o dedo anelar da mão esquerda no terceiro traste da quinta corda. A seguir, ponha o dedo médio no segundo traste da quarta corda e termine com o dedo indicador no primeiro traste da segunda corda. Dedilhe da quinta corda para baixo para tocar o acorde C, tocando cada corda. Pratique tocar o acorde de cima a baixo e vice-versa algumas vezes, sempre mantendo o pulso relaxado.

Esta página foi acessada 20 135 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade