Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você quer ser um ouvinte melhor no ambiente de trabalho ou quer ser mais presente nas conversas com seus amigos, aprender mais sobre os três As da escuta ativa é um excelente estratégia. Os três As (atitude, atenção e ajuste) ajudam a separar o conceito de escuta ativa em ações diretas, para que você consiga performar cada aspecto dessa tarefa e ouvir o que as pessoas têm a dizer da melhor forma possível. Este artigo está aqui para tirar as suas dúvidas sobre os três As. Vamos dar um resumo sobre o que é a escuta ativa, falar sobre as barreiras que você pode encontrar e como usar esta prática no dia a dia.

Método 1
Método 1 de 4:

Quais são os três As da escuta ativa?

Baixe em PDF
  1. O primeiro A tem a ver com manter uma atitude positiva enquanto escuta. Faça o melhor que puder para ter uma atitude positiva nas conversas e procure diminuir os pensamentos negativos antes de terminar de escutar o que o outro tem a dizer. Entrar em uma situação com uma atitude negativa deixará você com um preconceito que não permitirá ouvir de fato o outro ou pode distrair você a ponto de impedir que você escute qualquer coisa. [1]
    • Talvez você não tenha muito em comum com um colega de trabalho que está fazendo uma apresentação. Mude a forma de ver as coisas e pense algo como "O Marcelo tem talentos bem diferentes dos meus, então, provavelmente, eu posso aprender muito com essa apresentação hoje".
    • Isto pode ser difícil se você estiver distraído com outra coisa que criou mau humor ou estiver frustrado com a pessoa que está falando. Se puder, remarque a reunião ou conversa para poder liberar essa energia negativa e voltar com outra perspectiva.
  2. O segundo A está relacionado a mostrar que está ouvindo o outro. Mostrar à pessoa que você está ouvindo por meio de sinais verbais e físicos a estimula a continuar falando e ajuda você a focar no que ela está dizendo. Os sinais que podem ajudar você a fazer isso são: manter contato visual com quem está falando, acenar a cabeça durante o discurso, um sorriso de estímulo ou imitar a linguagem corporal da pessoa. [2]
    • Se estiver na plateia de uma palestra, demonstre atenção fazendo contato visual com o apresentador, acenando com a cabeça e anotando coisas importantes no seu caderno.
    • Se um colega estiver falando com você, tente imitar a linguagem corporal dele. Por exemplo, se ele gesticula ao falar, tente fazer o mesmo. Isso o ajuda a se sentir mais confortável a continuar a falar e facilita a conexão entre vocês.
    • Fazer boas perguntas relacionadas ao que estava sendo dito é outra coisa que você pode fazer para mostrar que está ouvindo ativamente.
  3. O último A tem a ver com manter a mente aberta enquanto você ouve o outro. Antes de entrar em uma reunião ou até começar uma conversa com um amigo, você provavelmente já terá uma opinião sobre o que o outro tem a dizer. Para ouvir, faça o melhor que puder para ajustar a sua perspectiva de acordo com o que o outro está dizendo e esteja aberto a mudar de opinião. Isto evita que você ouça algo que a pessoa não está dizendo, por ter um preconceito (literalmente, um conceito prévio) antes de ouvir de fato. [3]
    • Talvez nem sempre você concorde com as estratégias de marketing de um colega de trabalho. Na próxima reunião dedicada ao marketing, tente deixar o que sente de lado e dar uma chance para o seu colega. Você pode até se surpreender ao perceber que, no fim das contas, concorda com algumas das ideias dele!
    • Não tem problema nenhum discordar do outro, mas você deve ouvi-lo com atenção antes de formular sua resposta ou rejeitar o que está sendo dito. Isto ajudará você a formular uma resposta respeitosa e bem pensada, mesmo discordando.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

O que é escuta ativa?

Baixe em PDF
  1. Em vez de ouvir passivamente, escutar ativamente estimula você a absorver informações usando técnicas específicas, como o contato visual, linguagem corporal que estimule a fala e perguntas relacionadas ao que está sendo dito. Essas estratégias ajudam você a compreender e reter informações em situações profissionais e interpessoais, como reuniões e conversas com amigos. [4]
    • A escuta passiva é quando você ouve as palavras sem refletir sobre o que foi dito ou responder. Já a escuta ativa envolve a reflexão sobre as palavras, respondendo com perguntas ou feedback.
    • Resumir o que alguém disse com as suas próprias palavras e diminuir as distrações (como desligar o celular e conversar em um local calmo) são outras formas de praticar escuta ativa.
Método 3
Método 3 de 4:

Colocando os três As em prática

Baixe em PDF
  1. Para dar toda a sua atenção a alguém enquanto a pessoa fala, não fique pensando na sua resposta ou interrompendo a pessoa enquanto ela fala. Talvez ela tenha um pensamento importante para compartilhar e ainda não conseguiu chegar nele e você pode não entender direito o que ela quer dizer se não deixá-la terminar. [5]
    • Digamos que você quer impressionar seu chefe com uma boa resposta em uma reunião. Em vez de ficar pensando na sua resposta enquanto ele fala, pare e pense no que vai responder depois que ele terminar de falar.
    • Às vezes, isso acontece quando estamos animados com o assunto. Se o seu amigo mencionar uma banda que ele gosta, por exemplo, você pode ter vontade de interrompê-lo com suas opiniões sobre as músicas. Para demonstrar respeito com o ouvinte, espere ele terminar de falar primeiro.
  2. Se não tiver certeza sobre algo que o outro disse, faça uma pergunta para esclarecer a opinião apresentada e melhorar o seu entendimento. Você também pode optar por fazer uma pergunta que mostre ao falante que você está levando o que ele disse em consideração com carinho. [6]
    • "Você falou que essa vaga envolve atendimento ao cliente. Pode me falar mais sobre isso?"
    • "Férias! Que delícia! Você pretende viajar durante esse tempo?"
  3. Depois que o outro terminar de falar, você pode ter vontade de dizer a primeira coisa que vier na cabeça. Melhore sua resposta dando-se alguns segundos para pensar antes de dizer algo. Isso ajuda a absorver a informação que foi compartilhada e talvez você perceba que sua resposta ficará um pouco (ou muito) diferente do que seria se você não tivesse parado para pensar. [7]
    • Se um colega explicar um novo conceito para você, tire uns segundos para pensar no que ele disse. Talvez você se depare com uma pergunta sobre um detalhe específico ou pode perceber o quanto a ideia dele é boa e fazer um elogio.
  4. Repetir o que o outro disse garante que você entendeu certo. Tente fazer isso com as suas próprias palavras para aumentar sua compreensão sobre o discurso. [8]
    • "Só para esclarecer, nós vamos mudar a forma como lidamos com a relação com os clientes a partir de agora?"
    • "Acho que entendi: você está interessado em tentar coisas novas para ganhar uma nova perspectiva sobre a vida."
    • Se não conseguir resumir o que foi dito, talvez seja melhor fazer uma pergunta ou pedir para a pessoa explicar algo outra vez.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Barreiras no caminho da escuta ativa

Baixe em PDF
  1. Coisas como fome, sentir mal estar ou cansaço e preocupações com outras coisas são alguns exemplos. Todo mundo se distrai com essas coisas às vezes, mas tente organizar seu dia ou remarcar conversas importantes para diminuir ao máximo as distrações. [9]
    • Se você fica com fome ou distraído durante as reuniões de equipe, por exemplo, tente fazer seu horário de almoço ou coma alguma coisa logo antes. Faça o melhor que puder para dormir sete ou oito horas seguidas à noite para ajudar no foco também.
    • Você pode estar preocupado com alguma coisa que está acontecendo na sua vida pessoal. Faça o melhor que puder para estar presente no momento atual. Perceber tudo o que está acontecendo à sua volta e as sensações que você está sentindo no momento ajuda a conseguir isso.
  2. Coisas como conversas paralelas dos colegas, um cortador de gramas ligado lá fora ou interrupções tornam a tarefa de ouvir o que as pessoas têm a dizer muito mais difícil. Se puder, tente marcar reuniões importantes ou conversas com amigos e colegas de trabalho em lugares onde há pouco bagulho externo. [10]
    • Se precisar ter uma conversa importante com um amigo, por exemplo, procurem uma cafeteria ou parque tranquilo e reservado.
    • Você pode pôr seu celular no silencioso antes de começar uma conversa importante para não ficar distraído com as notificações.
    • Às vezes, não temos muito controle sobre isso. Se os seus colegas estão falando alto ou tem uma obra barulhenta perturbando você, faça o melhor que puder para focar na conversa que está acontecendo usando as outras estratégias de escuta ativa. Se puder, peça para que vocês troquem de lugar, indo para um mais tranquilo.
  3. É normal ter dificuldade de ouvir se você não gosta do assunto, mas há formas de contornar isso. Faça o seu melhor para encontrar um aspecto da conversa, aula ou discurso que interesse você para deixar escuta ativa mais fácil. Você pode se surpreender ao encontrar coisas naquele assunto que interessam você e, mesmo que não encontre, com certeza vai absorver mais informações.
    • Se o seu chefe estiver fazendo uma apresentação sobre o orçamento da empresa, mas você não se interessa por finanças, foque em como um orçamento bem organizado vai contribuir para o crescimento e o sucesso do seu departamento para se interessar em compreendê-lo melhor.
  4. Barreiras linguísticas, deficiências e dificuldades de aprendizado podem afetar a sua habilidade em ouvir ao que alguém tem a dizer, e isso é compreensível. Se você está lidando com esse tipo de circunstância no trabalho, tente conversar com alguém no departamento de recursos humanos para ver se há algo que eles podem fazer para acomodar suas características. Consulte um médico caso tenha recebido um diagnóstico de transtorno ou deficiência de aprendizado (ou acredite que tem algum). Profissionais capacitados podem trazer soluções para ajudar você a focar no trabalho e em conversas com amigos e familiares. [11]
    • Transtornos e deficiências de aprendizado que afetam a habilidade de escutar ativamente são distúrbios da fala, TDAH e dislexia (entre outros). Eles são muito comuns e um médico pode ajudar você a receber um diagnóstico e um tratamento adequados.
    • Se estiver lidando com uma barreira de linguagem no ambiente de trabalho, procure um intérprete ou tradutor, caso haja oferecimento desses serviços. Para ver se há acomodações que você pode usar, entre em contato com o departamento de recursos humanos da sua empresa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 356 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade