Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um ampere é uma unidade de medida usada para representar uma corrente elétrica. A corrente é a medida de elétrons que flui através de um determinado circuito. [1] X Fonte de pesquisa Essa informação pode ser muito útil no caso de você estar tentando conectar uma ferramenta ou aparelho doméstico a uma rede elétrica – termo usado para descrever uma corrente CA (corrente alternada) que flui diretamente da estação geradora da companhia elétrica até a sua casa. [2] X Fonte de pesquisa [3] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Aplique a fórmula de conversão para eletricidade CD (corrente direta). A corrente elétrica, representada por I, medida em amperes (A), pode ser encontrada pela divisão da potência em watts (W) pela voltagem (V) ou tensão. Isto é representado pela seguinte fórmula:
- I (A)
= P (W)
/ V (V)
[4]
X
Fonte de pesquisa
De forma mais simplificada: Amperes = Watts / Volts
- I (A)
= P (W)
/ V (V)
[4]
X
Fonte de pesquisa
-
Compreenda o fator de potência (FP) dos problemas de eletricidades da CA. O fator de potência é a razão que representa a potência real usada para realizar trabalho e a potência aparente fornecida para um circuito de corrente alternada, um valor que varia de 0 a 1. Portanto, o fator de potência equivale à potência real (P), em watts, dividida pela potência aparente (S), medida em volt-ampere (VA), ou:
- PF = P / S [5] X Fonte de pesquisa
-
Calcule a potência aparente para encontrar o fator de potência. A potência aparente pode ser calculada por
S = V rms x I rms onde S equivale à potência aparente em volt-ampere (VA), V rms equivale ao valor eficaz da tensão e I rms equivale ao valor eficaz da corrente, ambos podendo ser calculados pelas seguintes fórmulas:- V rms = V pico / √2 em volts (V)
- I rms = I pico / √2 em amperes (A)
-
Use o fator de potência para uma rede elétrica CA de monofásica. A corrente monofásica vai ser representada por I e medida em amperes (A), e pode ser calculada pela divisão da potência real (P) medida em watts (W) pelo fator de potência (FP) multiplicado pelo valor eficaz (RMS) da tensão em volts (V). Isso é representado por:
- I (A)
= P (W)
/ (FP x V (V)
[6]
X
Fonte de pesquisa
De forma mais simplificada: Amperes = Watts / (FP x Volts)
Publicidade - I (A)
= P (W)
/ (FP x V (V)
[6]
X
Fonte de pesquisa
-
Verifique se a corrente é CD. Uma corrente elétrica CD, ou corrente direta, é a aquela que flui em uma única direção. Se o circuito é alimentado por uma bateria, a corrente é CD. [7] X Fonte de pesquisa
-
Determine o caminho da eletricidade. Para realizar a leitura da amperagem do circuito, você vai precisar ligar o amperímetro ao circuito. Siga a extremidade positiva e negativa da bateria e os cabos conectados para encontrar o caminho do circuito.
-
Teste o circuito. Se houver uma quebra no circuito ou falha na bateria, é provável que o amperímetro não consiga medir (ou não meça de forma precisa) a corrente do circuito. Ligue o circuito para ver se ele está funcionando corretamente.
-
Desligue o circuito. Em circuitos mais simples, pode ser preciso remover completamente a bateria. Nas baterias mais potentes, existe uma chance de você ser eletrocutado, então verifique se o circuito está mesmo desligado. Se não tiver certeza, use uma luva de borracha isolada para evitar um choque.
-
Conecte a extremidade positiva no amperímetro. O amperímetro deverá ter duas sondas: uma vermelha e uma preta. A sonda vermelha é a extremidade positiva (+), enquanto a preta é a extremidade negativa (-). Pegue o fio saindo da extremidade positiva da bateria e conecte a extremidade saindo da bateria à extremidade positiva do amperímetro. [10] X Fonte de pesquisa
- O amperímetro não vai interromper a corrente elétrica, vai apenas medi-la e exibir a medição ao passo em que ela fluir pelo amperímetro.
-
Complete o circuito com a sonda negativa do amperímetro. Pega a sonda preta (-) do amperímetro e use-a para completar o circuito recém-interrompido. Prenda a sonda no local onde o fio onde você amarrou a sonda positiva teria alimentado seu destino no circuito. [11] X Fonte de pesquisa
-
Ligue o circuito. Isso pode significar apenas reinstalar a bateria, mas ao fazê-lo, o dispositivo deverá ser ligado e o amperímetro deverá realizar a leitura da corrente em amperes (A) ou miliamperes (mA) em dispositivos menores. [12] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Familiarize-se com o conceito da Lei de Ohm. A Lei de Ohm é um princípio elétrico que estabelece uma relação entre a tensão e a corrente de um condutor. [13] X Fonte de pesquisa Ela é representada pelas fórmulas V = I x R, R = V/I e I = V/R, onde:
- V = possível diferença entre dois pontos.
- R = resistência.
- I = corrente que flui através da resistência. [14] X Fonte de pesquisa
-
Determine a tensão do circuito. Se o circuito é alimentado por uma bateria de 9 volts, você já tem parte da equação. Você pode calcular a tensão específica da bateria utilizada verificando sua embalagem ou pesquisando na internet.
- A maioria das baterias cilíndricas (AAA até D) fornece aproximadamente 1,5 volts quando estão novas.
-
Encontre os resistores do circuito. Você vai precisar saber que tipo de resistor faz parte do circuito e quanta resistência é criada na eletricidade que passa por ele. Como cada circuito é diferente (alguns podem nem ao menos ter resistores), você vai precisar analisar o circuito e localizar os resistores para seu caso específico e suas resistências em Ohms (Ω).
- A fiação na qual a eletricidade passa também vai ter uma resistência. Esse valor provavelmente vai ser insignificante, a menos que a fiação seja da má qualidade, esteja danificada ou o circuito conduza eletricidade a uma grande distância.
- A fórmula da resistividade é a seguinte: Resistência = (resistividade x comprimento)/área [15] X Fonte de pesquisa
-
Aplique a Lei de Ohm. Devido ao fato de a tensão da bateria ser aplicada inteiramente ao circuito, para aproximar a corrente do circuito, você vai precisar dividir a tensão total pela resistência de cada resistor, com a resistência medica em Ohms (Ω). A resposta vai se a corrente (I) em amperes (A), calculada pela seguinte fórmula:
- (V/R 1 ) + (V/R 2 ) + (V/R 3 ), onde V representa a tensão total e R representa a resistência dos resistores em Ohms. [16] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Ao lidar com eletricidade, tome as devidas precauções. Você pode ser eletrocutado ou, se estiver lidando com uma alta tensa, iniciar um incêndio elétrico. É recomendado o uso de luvas isolantes.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.qrg.northwestern.edu/projects/vss/docs/power/2-what-are-volts-amperes.html
- ↑ http://www.passmyexams.co.uk/GCSE/physics/mains-electricity-fuse-the-earth-wire.html
- ↑ http://www.gcsescience.com/pe34.htm
- ↑ http://www.rapidtables.com/convert/electric/Watt_to_Amp.htm
- ↑ http://www.rapidtables.com/electric/Power_Factor.htm
- ↑ http://electrical-engineering-portal.com/resources/calculators/power-watts-calculator
- ↑ http://whatis.techtarget.com/definition/DC-direct-current
- ↑ http://www.greenfacts.org/glossary/abc/alternating-current.htm
- ↑ http://www.dummies.com/how-to/content/how-power-supplies-turn-ac-into-dc-in-electronic-c.html
- ↑ http://www.allaboutcircuits.com/textbook/experiments/chpt-2/ammeter-usage/
- ↑ http://www.doityourself.com/stry/how-to-use-an-ammeter#b
- ↑ http://www.archtoolbox.com/representation/abbreviations/electabbrev.html
- ↑ https://www.physics.uoguelph.ca/tutorials/ohm/Q.ohm.intro.html
- ↑ http://www.hamuniverse.com/ohmslaw.html
- ↑ http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/electric/resis.html
- ↑ http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/electric/dcex2.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 156 232 vezes.
Publicidade