Baixe em PDF
Baixe em PDF
Calibrar os pneus de sua bicicleta é uma tarefa simples e indolor, desde que você saiba de quais ferramentas precisa. Identifique o tipo de válvula de sua bicicleta com os métodos abaixo e calibre adequadamente.
Passos
-
A válvula Schrader também é conhecida por válvula americana ou válvula de carro. O pino da válvula é rodeado pela rosca. Para pressionar o pino para baixo, você precisa usar uma ferramenta como uma tampa de caneta ou a ponta do seu dedão. [1] X Fonte de pesquisa Esse tipo de válvula normalmente tem diâmetro maior e é normalmente mais curta que válvulas "Sclaverand" ou "Dunlop". Elas são muito encontradas em carros, motos convencionais e "mountain bikes". Para abrir uma válvula Schrader, basta desenroscar a tampa de borracha na parte superior.
-
Encontre a pressão recomendada para seu pneu. Esse valor costuma estar impresso em relevo no lado dos pneus de bicicleta e é apresentado em um intervalo mínimo e máximo. Calibre sempre dentro do intervalo.
-
Encontre uma bomba. Se não tiver uma bomba, vá a um posto de gasolina ou peça uma emprestada de um amigo.
- Você tem sorte se tiver uma válvula Schrader, já que não precisará de adaptadores num posto de gasolina. Pergunte ao frentista onde está a bomba de calibragem e encha o pneu cuidadosamente, sempre checando o resultado de cada pneu antes de partir para o próximo. As bombas de calibragem de postos de gasolina normalmente são muito potentes, portanto cuidado para não estourar o pneu.
- Se a bomba possuir dois bocais, a maior é para a válvula Schrader.
- Algumas bombas têm bocais inteligentes, que se ajustarão ao seu tipo de válvula. [2] X Fonte de pesquisa
- Uma bomba com apenas um bocal pode exigir que tenha um adaptador de borracha para encaixar na válvula Schrader. Retire a tampa da válvula e acople o adaptador.
-
Calibre o pneu. Desenrosque a tampa da válvula e guarde-a em um local seguro, como seu bolso, para não perdê-la.
- Encaixe a bomba na válvula. Se tiver uma alavanca junto do bocal, mantenha-a na posição aberta (paralela ao bocal) quando estiver encaixando na válvula. Feche a alavanca quando tiver encaixada. Fique atento ao medidor de pressão enquanto calibra.
- Abra a alavanca do bocal para retirá-lo da válvula e rapidamente feche a válvula com sua tampa.
-
Para esvaziar o pneu com esse tipo de válvula, pressione o pino com a ponta de seu dedão ou outra ferramenta e deixe o ar escapar. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
A válvula Sclaverand (ou válvula francesa) é normalmente encontrada em bicicletas especializadas. São normalmente mais longas e estreitas que as válvulas Schrader, e o pino delas é externo, protegido por uma tampa, e não por uma rosca. [4] X Fonte de pesquisa
-
Abra a válvula. Para abrir esse tipo de válvula, desenrosque a tampa e guarde-a num local seguro. Em seguida, afrouxe a proteção do pino — ela não sairá completamente, mas você poderá levantá-la um pouco. Para confirmar que afrouxou o suficiente, pressione o pino. Se sair ar do pneu, você afrouxou corretamente. [5] X Fonte de pesquisa
-
Encontre a pressão recomendada para seu pneu. Geralmente esse valor está impresso em relevo no lado dos pneus de bicicleta e é apresentado em um intervalo mínimo e máximo. Calibre sempre dentro do intervalo.
-
Encontre uma bomba. Você pode usar a bomba de calibragem de um posto de gasolina, comprar uma em lojas especializadas ou pegar uma emprestada de um amigo.
- Para usar a bomba de um posto de gasolina, você precisará de um adaptador especial para esse tipo de válvula. [6] X Fonte de pesquisa Normalmente é uma pequena coroa que será enroscada na ponta da válvula para se tornar uma válvula do tipo Schrader. Algumas bombas de calibragem antigas também exigirão o adaptador. Compre um adaptador em lojas especializadas. Pergunte ao frentista onde está a bomba de calibragem e encha o pneu cuidadosamente, sempre checando o resultado de cada um antes de partir para o próximo. As bombas de calibragem de postos de gasolina normalmente são muito potentes, portanto cuidado para não estourar o pneu.
- Se a bomba possuir dois bocais, a menor é para a válvula Schrader.
- Algumas bombas têm bocais inteligentes, que se ajustarão ao seu tipo de válvula.
- Uma bomba com apenas um bocal pode exigir que você reverta a borracha interna para encaixar nesse tipo de válvula. Retire a tampa da válvula e acople o adaptador. A ponta menor deve estar para fora.
-
Calibre o pneu. Abra a válvula, desenroscando a tampa e afrouxando a proteção.
- Encaixe a bomba na válvula. Se tiver uma alavanca junto do bocal, mantenha-a na posição aberta (paralela ao bocal) quando estiver encaixando na válvula. Feche a alavanca quando tiver encaixada. Fique atento ao medidor de pressão enquanto calibra.
- Abra a alavanca do bocal para retirá-lo da válvula e rapidamente feche a válvula com sua tampa.
- Recoloque a tampa.
-
Para esvaziar o pneu com esse tipo de válvula, afrouxe a proteção, pressione o pino e deixe o ar escapar. [7] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Verifique a pressão dos pneus após alguns dias para garantir que estão corretamente calibrados. Se não estiverem, talvez você tenha que substituir os pneus (ou câmaras).
- Se for comprar uma bomba, compre uma que atenda às suas necessidades. Você encontrará várias, para uso em pé (as maiores) ou agachado (as mais compactas).
- Se não estiver seguro da quantidade de ar que deve colocar no pneu ou não houver um indicador de pressão em sua bomba, sinta a pressão do pneu com suas mãos, pressionando-os até que os sinta firmes. Quando sentir que está correto, provavelmente estará mesmo.
- Cheque a pressão dos pneus periodicamente enquanto os enche. Algumas válvulas possuem um indicador embutido para indicar a pressão enquanto calibra.
- Guarde sempre as tampas das válvulas. Se perder a tampa, a válvula ficará suja com poeira e será difícil calibrar direito nas próximas ocasiões, e você perderá pressão mais rapidamente.
- Se não conseguir descobrir seu tipo de válvula, tire uma foto dela e leve a foto quando for comprar sua bomba.
Publicidade
Avisos
- Mantenha os pneus cheios longe de objetos pontiagudos. E vice versa.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma bicicleta.
- Uma bomba de calibragem.
- Um adaptador de válvula (se necessário).
Referências
- ↑ https://www.bicycling.com/repair/a20048610/the-difference-between-a-schrader-valve-and-a-presta/
- ↑ https://roadcyclinguk.com/how-to/maintenance/beginners-guide-how-to-pump-up-a-road-bike-tyre.html
- ↑ https://www.iborn.com.tw/article.php?wshop=iborn&lang=en&Opt=subpage&type1=47
- ↑ https://www.bicycling.com/repair/a20048610/the-difference-between-a-schrader-valve-and-a-presta/
- ↑ http://www.madegood.org/bikes/repair/inflate-tyre-presta-valve-sports-valve/
- ↑ https://www.purecycles.com/blogs/bicycle-news/11635993-macgyver-a-presta-schrader-adapter
- ↑ http://www.bikesforall.net/how-to-let-air-out-of-a-tire/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=xSJmdGA2bW8
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 79 564 vezes.
Publicidade