Baixe em PDF Baixe em PDF

Para colocar as pernas atrás da cabeça, antes de tudo, é preciso paciência. Provavelmente não será possível fazê-lo da noite para o dia. Primeiro, será necessário aumentar a flexibilidade para que o corpo esteja preparado para contorcer-se em uma posição tão complexa. Continue lendo para aprender como colocar as duas pernas atrás da cabeça.

Método 1
Método 1 de 3:

Aumentando a flexibilidade

Baixe em PDF
  1. Alongue-se por pelo menos 10 minutos diariamente. Não há diferença em fazer o tempo total de uma só vez, ou separado em várias vezes durante o dia. [1] Alongue-se depois de praticar alguma atividade física, como dança ou corrida. Quanto mais flexibilidade, mais fácil será alcançar o objetivo final.
    • Comece o primeiro dia com um agachamento frontal de 10 segundos. Coloque um pé para frente e agache, deixando a outra perna esticada para trás. Incline os quadris para a frente, alterne as pernas e repita.
    • Pratique a posição da borboleta por 10 segundos. Sente-se no chão ou tapete e junte os dois pés. Puxe os pés em direção ao próprio corpo e abaixe a cabeça o máximo possível.
    • Pratique a posição do cachorro olhando para cima por 20 segundos. De barriga para baixo, estique as pernas e mantenha o tronco erguido, apoiando-se com os braços esticados. Incline a cabeça para cima e para trás em direção aos dedos dos pés. Mantenha-se esticado, olhando para o céu ou teto. Aumente o tempo em cinco segundos todos os dias.
  2. Não é realmente necessário ser capaz de fazer o espacate para colocar as pernas atrás da cabeça, mas essa posição realmente ajuda a aumentar a flexibilidade.
  3. Entenda que o corpo precisa ser flexível e estar acostumado a se contorcer para alcançar certas posições. Experimente aos poucos, pois tentar extrapolar só resultará em lesões, atrasando ainda mais o processo.
  4. Tenha uma dieta saudável, evitando frituras e doces em excesso. Coma mais saladas e alimentos crus, e fique longe de carboidratos desnecessários.
  5. A yoga ajuda a relaxar o corpo durante o alongamento. Se não puder frequentar aulas regularmente, pesquise por rotinas que possa fazer em casa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Iniciando a posição de lótus

Baixe em PDF
  1. Nesta posição, as pernas ficam cruzadas e os pés descansam confortavelmente em cima das pernas. Ela não é fácil, talvez seja necessário praticar por dias, semanas ou meses até conseguir; porém, não é impossível. Depois que conseguir, tente fazer sem usar as mãos. [2]
  2. Use as mãos para trazer o pé direito, e depois o esquerdo, até a altura do peito. Pratique até que possa fazer sem dificuldade ou dor. [3]
  3. Levante os pés mais alto a cada dia até que possa levá-los até atrás da cabeça. Talvez seja necessário colocar uma perna por vez no começo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Iniciando a posição da vela

Baixe em PDF
  1. Primeiro, deite-se de costas para baixo. Incline o tronco para cima e lentamente levante e estique as pernas. Use os braços como apoio se estiver com problemas.
  2. Depois de dominar a posição da vela, sendo capaz de fazê-la sem a ajuda dos braços, tente levar um dos pés à cabeça. Deve ser possível fazer isso com uma perna no chão, perto da cabeça, tanto com o joelho dobrado ou reto. Quando puder fazê-la bem com cada perna separadamente, tente com as duas pernas ao mesmo tempo.
    • Lembre-se de dobrar os joelhos.
  3. Sentado, levante o pé e leve-o até atrás da cabeça o máximo que puder. Praticar algumas vezes diariamente torna a tarefa cada vez mais fácil. Lembre-se de praticar igualmente em ambas as pernas. [4]
  4. Repita o Passo anterior, dessa vez com as duas pernas e pronto! Pode levar aproximadamente três semanas para conseguir o resultado final, mas não se preocupe se estiver demorando mais tempo.
    Publicidade

Dicas

  • Tente fazer deitado no chão primeiro. Assim, não será necessário preocupar-se com o equilíbrio.
  • Alongue-se muito bem antes de tentar essa posição. É necessário bastante flexibilidade para conseguir.
  • Colocar um pé em cima do outro deve ser muito mais confortável do que pressionar uma sola contra a outra, apesar de poder ser mais escorregadio.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 488 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade