Baixe em PDF Baixe em PDF

Quem não ama uma suculenta carne de lagosta servida com manteiga e limão? Apesar de ser uma das mais deliciosas receitas culinárias do mundo, servir-se de uma lagosta inteira pode ser intimidante. Continue lendo para mais informações sobre como se preparar para comer uma lagosta e se aproveitar das garras, da cauda, do corpo e das pernas da criatura.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo uma lagosta

Baixe em PDF
  1. Se você for a um restaurante que lhe ofereça a oportunidade de escolher a própria lagosta, pode ser que os funcionários peçam para selecionar entre uma com casca ou descamada.
    • Lagostas com cascas cresceram tanto que suas cascas se tornaram um pouco resistentes. Porém, a carne dentro delas é firme e saborosa.
    • As descamadas possuem cascas mais macias, visto que elas acabaram de trocar de casca. A carne delas é mais doce, e é relativamente fácil quebrar a casca delas. Porém, elas normalmente são menores, oferecendo pouca carne.
  2. Se você gosta da carne da cauda, escolha a lagosta fêmea. As caudas das fêmeas normalmente são maiores para acomodar o transporte de ovos.
  3. Agora não é a hora de procurar uma lagosta raquítica ou fraca – escolha uma lagosta que mexa a antena e que ande pelo tanque. A cor dela deve ser brilhante (porém, não avermelhada – isso acontece depois dela ser cozida), com olhos brilhantes.
    • Evite lagostas que pareçam letárgicas ou doentes. Lagostas com danos visíveis nas cascas ou olhos turvos podem estar contaminadas. Lagostas com caudas enroladas para dentro provavelmente estão mortas – evite-as.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Preparando-se para comer lagosta

Baixe em PDF
  1. A lagosta normalmente é servida em restaurantes finos, mas a experiência de comê-las pode fazer alguma bagunça. Pequenos pedaços de lagosta podem sair voando de seu garfo durante o consumo e você ainda tem a chance de derramar gotas de manteiga na camiseta. Babadores normalmente são fornecidos, mas você pode querer vestir algo que não se manche facilmente apenas por precaução.
  2. É muito difícil comer uma lagosta sem manusear suas várias partes. Espere tocar a casca, as pernas, as garras, as caudas e os interiores da lagosta com seus dedos. Ao final da refeição, você conhecerá bastante da anatomia da lagosta.
  3. A lagosta é servida com os seguintes equipamentos, usados para facilitar sua experiência com essa refeição:
    • Um rachador de garra de lagosta, que é semelhante a um quebrador de nozes. Sem isso, você teria problemas para quebrar a dura casca da lagosta e alcançar sua carne.
    • Um garfo para lagostas, que é um pequeno garfo de metal usado para cavar a carne nas fendas do animal.
    • Um prato para ossos, usado para armazenar os pedaços da casca da lagosta.
    • Lenços de mão normalmente são oferecidos após a refeição para que você possa remover os sucos da lagosta de seus dedos.
  4. Algumas pessoas gostam de comer a lagosta parte por parte, ingerindo a carne de cada pedaço separado do corpo do animal. Outras preferem desmontar toda a lagosta e desfrutar da refeição de uma vez, depois de o trabalho ficar fora de cogitação. A escolha é sua – ambas são igualmente aceitáveis no que tange a etiqueta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Comendo a lagosta

Baixe em PDF
  1. Para remover a garra, puxe-a para baixo e distancie-a do corpo da lagosta. Torça a base de cada garra para ficar com dois “braços” de lagosta com garras.
    • Coma a carne do braço. Use o garfo de lagosta para remover a carne dos braços. Não há muito nos braços, mas valerá a pena remover essa carne.
    • Remova a parte solta das garras. Quebre as garras nas juntas. Você verá um punhado de carne dentro das seções menores das garras; use seu garfo para removê-lo.
    • Rache a parte maior das garras. Use o quebrador de casca para alcançar a carne. Em seguida, use o garfo para remover essa carne. A carne da garra é grande, e pode exigir que você a corte em pedaços menores usando uma faca.
    • Descarte pedaços de casca e cartilagem na refeição.
  2. Remova a carne de um jeito semelhante ao das garras. Remova a casca para revelar a carne. Você também pode usar um palito de dentes para amolecer a carne, sugando-a logo em seguida.
  3. Puxe a casca da cauda e remova o grande pedaço de carne dela. Remova as “nadadeiras” da carne e tire os pequenos punhados de carne dentro delas.
  4. Remova a casca para que o corpo principal se abra. Remova qualquer pedaço de carne branca que você puder encontrar.
  5. O tomalley é o fígado da lagosta, evitado por alguns, mas amado por verdadeiros fãs do prato. O tomalley é uma substância cinzenta encontrada no corpoda lagosta, entre os interiores dela.
  6. Caso tenha em mãos uma lagosta fêmea, você poderá ver ovos vermelhos, ou ova, dentro do corpo. Eles são comestíveis, mas não são a parte mais deliciosa da lagosta.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Lagosta;
  • Rachador de lagosta;
  • Espátula ou garfo de lagosta;
  • Prato para descartar ossos e pedaços de casca.

Referências

  1. VideoJug's How to Eat Lobster – Fonte original de informação, compartilhado com permissão (Em Inglês)
  2. http://www.thekitchn.com/how-to-eat-a-whole-lobster-118405

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 094 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade