PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As ostras no início do século 19 eram frequentemente consumidas pela maioria da classe trabalhadora. Com o crescimento da demanda, não havia ostras o suficiente para venda, e o preço destes bivalves começou a subir. Hoje, as ostras são consideradas um alimento de alta qualidade. A maioria de suas variedades pode ser consumida e muitos tipos podem ser comidos crus ou na concha. Em geral, as ostras menores são melhor servidas cruas, enquanto as variedades maiores, como a ostra do Pacífico, são utilizadas em receitas. Elas podem ser cozidas no vapor, assadas, grelhadas ou fritas. A seguir estão alguns dos métodos mais comuns de se preparar ostras.

Método 1
Método 1 de 4:

Ostras no vapor

PDF download Baixe em PDF
  1. Esfregue o lado de fora das conchas em água corrente fria para remover toda a sujeira. Descarte as conchas abertas ou rachadas, pois é sinal de que a ostra está morta ou ruim.
    • Não lave as ostras muitas horas antes de comê-las, pois isso pode matá-las. Substâncias químicas como o cloro e venenos como o chumbo podem tirar o frescor e a pureza das ostras.
  2. Coloque 5 cm de água em uma panela. Adicione meio copo de cerveja ou uma taça de vinho para dar sabor e aroma. Coloque a bandeja de metal ou escorredor na panela e adicione as ostras. Deixe o líquido ferver e então cubra a panela com a tampa.
  3. Gire o fogo para médio-alto e deixe por mais 5 ou 10 minutos - 5 minutos para mais ao ponto e 10 para bem cozidas. A essa altura, a maioria delas já abriu. Descarte as que não abriram.
  4. Deixe-as por igual em uma assadeira velha com um pouco de água. Deixe o calor médio-alto, cubra sua grelha e cozinhe por 5 a 10 minutos.
    • Quando as conchas se abrem é um sinal de que as ostras estão prontas. Descarte as que não abriram durante o processo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Assando ostras

PDF download Baixe em PDF
  1. Esfregue o lado de fora das conchas em água corrente fria para remover toda a sujeira. Descarte as conchas abertas ou rachadas. Deixe as ostras na água por pouco tempo e retire e deixe-as escorrer.
  2. Use uma que seja de carvão ou a gás. Deixe a temperatura média-alta. Coloque as ostras diretamente na grelha.
  3. Embora haja pouca diferença no método, tudo depende de você querer temperá-las antes ou deixá-las sem tempero até o momento de comê-las. Se quiser temperar antes, abri-las é a melhor opção. Se preferir deixar para depois ou não temperá-las, deixe as ostras em suas conchas enquanto cozinham.
    • Como abrir as ostras? Enrole o topo delas em uma toalha ou coloque luvas para proteção. Deslize uma faca de ostra pela sua dobradiça (a parte de trás dela) e então torça a faca, girando seu punho como se estivesse ligando a ignição no seu carro com uma chave. Passe a lâmina em toda a parte de cima da concha, torcendo para abri-la. Solte seu ligamento com a faca.
  4. Elas são boas tanto cruas quanto cozidas em sua própria salmoura, mas um tempero pode deixá-las ainda mais gostosas. Procure por ideias de acordo com seu próprio gosto. Para dar uma inspiração, experimente algum destes temperos:
    • Manteiga e alho;
    • Manteiga e molho de soja;
    • Manteiga, cebola, salsa, queijo pecorino, pimenta de caiena e páprica;
    • Molho barbecue.
  5. Mantenha a tampa da grelha fechada por 5 ou 6 minutos. Abra um pouco e verifique. O que você espera será diferente dependendo de como você decidiu preparar:
    • Ostras inteiras devem estar abertas. Você notará inicialmente uma linha começando a separar a concha. Veja se elas estão borbulhando dentro da pequena separação. Jogue fora as ostras que não estiverem abertas depois de 5 a 10 minutos.
    • Ostras em meia concha devem ser examinadas antes e durante o processo de abertura para garantir que seja seguro comê-las. Se a ostra já estiver aberta antes ou não apresentar qualquer resistência ao abrir, descarte-a. As ostras preparadas em meia concha diminuirão um pouco de tamanho quando estiverem prontas; seu líquido vai borbulhar e ajudar a cozinhá-las por 5 a 10 minutos.
  6. Sirva com manteiga, limão ou como estão.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fritando ostras

PDF download Baixe em PDF
  1. Aqueça a frigideira a 190° C.
  2. Abra suas ostras. Enrole o topo dela em uma toalha e cuidadosamente deslize uma faca de ostra pela sua dobradiça. Torça a faca girando seu punho para abri-la. Então deslize a faca erguendo o topo da concha e deixando-a solta o suficiente. Com a faca por baixo da ostra, remova-a da concha.
  3. Utilize farinha, sal e pimenta preta. Misture levemente 2 ovos em uma tigela separada. Escorra 350 gr de ostras sem concha e passe-as no ovo. Cubra-as com a mistura seca. Elas devem ser totalmente cobertas e o excesso de farinha deve ser retirado.
  4. . Coloque 5 ou 6 ostras de cada vez na frigideira. Deixe-as por 2 minutos até que fiquem douradas.
  5. Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Assando as ostras tradicionalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque luvas para que o exterior áspero das conchas não raspe suas mãos enquanto você as limpa. Lave-as em um lugar onde o escoamento da água não vá danificar seu jardim ou equipamento.
    • Novamente, lave as ostras imediatamente antes de assá-las. Lavar muito antes pode matá-las, tornando-as não comestíveis.
    • As ostras de um fornecedor são geralmente lavadas depois de serem pegas, mas não custa passar uma água. É melhor prevenir do que remediar.
  2. Se não possuir uma, use uma grelha para colocar as ostras.
    • Coloque quatro blocos de concreto na borda de sua fogueira, posicionados em retângulo para que apoiem a chapa de metal sobre o fogo.
    • Quando o fogo começar a baixar, coloque a chapa de metal em cima dos blocos de concreto e espere que ela esquente. Não se esqueça de lavar o utensílio antes de utilizá-lo. Se espirrar algumas gotas de água sobre a chapa de metal e elas evaporarem, a superfície está pronta para ser usada.
  3. Certifique-se de ter uma quantidade suficiente. Calcule entre 6 e 16 ostras por pessoa.
  4. Embora a juta funcione um pouco melhor que toalhas (e não se torna imprópria ao receber o vapor), as toalhas são perfeitamente aceitáveis.
    • Deixe as ostras por 8 a 10 minutos para terminar o cozimento. Se preferir que elas não estejam bem cozidas, deixe-as por 8 minutos. Se preferir mais bem cozidas, deixe-as debaixo da juta por mais alguns minutos.
    • Jogue fora as ostras que não abrirem de meio a um centímetro após 10 minutos.
  5. Enquanto você aguarda a chapa esquentar novamente, o que pode demorar alguns minutos, desfrute do primeiro lote de ostras com os amigos. Repita o processo até que ela esteja quente o suficiente para receber o novo lote de ostras.
    Publicidade

Avisos

  • As ostras, principalmente aquelas criadas em águas mais quentes como no Golfo do México, podem abrigar a bactéria Vibrio vulnificus. Ela pode causar doenças e ser uma ameaça para pessoas com alto risco, como aquelas com sistemas imunológicos comprometidos. Para reduzir o risco de contaminações, coma ostras bem cozidas. Frite ou ferva-as por pelo menos 3 minutos, e asse-as por pelo menos 10 minutos. Se você consome ostras cruas, evite comer as que são pegas nos meses de verão, pois podem vir de águas com maiores chances de conter a bactéria.
  • Tenha cuidado ao manejar o óleo quente. Use uma colher longa e fique longe da frigideira enquanto coloca as ostras para evitar respingos. Feche a tampa da frigideira se o óleo estiver pulando e reduza o calor para evitar possíveis queimaduras.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Ostras;
  • Água;
  • Cerveja;
  • Panela grande;
  • Escorredor de metal ou bandeja de vapor;
  • Manteiga;
  • Frigideira profunda;
  • Farinha;
  • Sal;
  • Pimenta;
  • Ovos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 135 536 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade