PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você vive em uma rua movimentada, próximo a um local de construção ou em um apartamento com paredes finas, pode ser que haja muito ruído externo que deseje bloquear. Uma forma de conquistar essa paz seria comprando cortinas para isolamento acústico. Elas são mais espessas que as convencionais e, geralmente, fabricadas em painéis pesados capazes de absorver ondas sonoras. Comece determinando o tipo e o tamanho das cortinas. A seguir, compre-as e instale-as adequadamente para bloquear o ruído presente em seu espaço.

Método 1
Método 1 de 4:

Entenda o problema para garantir a compra do produto certo

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Cortinas para isolamento acústico são caras. Ciente disso, escolha modelos que realmente funcionarão em seu ambiente. O produto sendo comprado deve ter uma classificação de transmissão sonora (STC) que determina a redução em decibéis que foi constatada em testes de laboratório. Além disso, observe o coeficiente de absorção sonora para quanto som será eliminado no espaço em questão — indo de 0,01 a 1, sendo 1 o mais elevado. Uma combinação entre absorção e isolamento é ideal para uma cortina do gênero.
  2. 2
    Se você tem vidros duplos e paredes em tijolo e gesso, as cortinas trarão pouca melhoria no isolamento acústico da janela. Dito isso, se a janela tem vidro único e a passagem de muita corrente, o isolamento pode realmente ser beneficiado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Estipulando o tipo e o tamanho

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece determinando o tamanho das cortinas, medindo a área de instalação. Use uma fita métrica para obter comprimento, largura e altura, acrescentando alguns centímetros em cada lado para um melhor caimento das cortinas.
    • Anote as medidas para tê-las como referência em sua compra.
    • Com frequência, cortinas para isolamento acústico vêm em tamanhos padronizados para suprir as dimensões de uma janela.
  2. Cortinas para isolamento acústico são geralmente fabricadas em fibra de vidro ou lã de rocha para um melhor bloqueio sonoro. Elas podem estar revestidas em vinil, o que as deixa rígidas e à prova de som. Para servirem de barreira contra ruídos, as cortinas devem ter ao menos 5 a 8 cm de espessura.
    • Por conta dos materiais usados, essas cortinas costumam ser muito pesadas, chegando normalmente a 7 a 9 kg.
    • Algumas empresas permitem a você customizar as próprias cortinas para isolamento acústico, dando opções de cor, material e recorte. Entretanto, isso geralmente custará ainda mais do que os modelos convencionais.
  3. Como alternativa às pesadas cortinas à prova de som, você pode comprar os modelos blecaute em seu lugar. Elas ajudam a bloquear a luz e inclusive o ruído de um espaço, sendo geralmente fabricadas em material espesso e ainda mais leves do que as cortinas para isolamento acústico.
    • Cortinas blecaute costumam também ser mais baratas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Comprando as cortinas para isolamento acústico

PDF download Baixe em PDF
  1. Cortinas de boa qualidade para isolamento acústico estão disponíveis em páginas de equipamentos sonoros na internet. Procure por aquelas que estiverem dentro de seu orçamento e observe se são fabricadas em materiais isolantes como fibra de vidro, lã de rocha ou vinil.
    • Você também pode comprá-las na internet, desde que consiga escolher a espessura e o estilo mais adequados às suas necessidades.
  2. Você provavelmente não as encontrará em uma casa de ferramentas convencional, sendo mais útil fazê-lo em lojas de equipamentos de som.
    • É possível ainda procurá-las em lojas de suprimentos musicais, uma vez que são bastante populares entre músicos e engenheiros de som.
    • Você pode ir nos grandes mercados em busca de cortinas blecaute.
  3. Traga uma lanterna para a loja e ligue-a do outro lado das cortinas. Se for possível enxergá-la, é provável que não sejam tão isolantes. As blecaute que realmente servem para o isolamento acústico absorverão toda frequência de luz e som.
    • Você deve ainda sentir o peso das cortinas para garantir que são suficientemente espessas e pesadas.
  4. Converse com o vendedor sobre a garantia, especialmente se forem caras. Caso tenham sido feitas sob encomenda, pode não ser possível obter uma garantia ou a possibilidade de devolução.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Instalando as cortinas para isolamento acústico

PDF download Baixe em PDF
  1. Essas cortinas são mais pesadas do que as convencionalmente usadas para fins domésticos, devendo ser instaladas em trilhos mais amplos e com alças mais fortes e resistentes. Procure por essas partes na internet ou em uma loja de equipamentos sonoros.
    • Ao efetuar a compra pessoalmente, você pode conversar sobre a instalação com os próprios vendedores. Eles recomendarão trilhos, alças e outras peças importantes para o modelo escolhido.
  2. Depois da instalação, teste-as para ter a certeza de que funcionam adequadamente. Toque música logo atrás da cortina ou faça ruído externo para saber se a cortina absorve o som produzido. Observe se são bloqueados todos os ruídos ou apenas os mais altos.
  3. Se elas não estiverem funcionando como você gostaria, não tenha receio de trocá-las por algo melhor. Volte ao local de compra e converse sobre outras opções para isolar acusticamente a sua casa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 056 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade