Baixe em PDF
Baixe em PDF
Independentemente do que o fez perder a confiança da sua esposa, você ficará pisando em ovos até conseguir recuperá-la. A confiança entre o casal é parte integrante do que o mantém unido pelo resto de suas vidas. E isso envolve ser fiel, não desperdiçar o dinheiro das contas, não hipotecar a casa para financiar dívidas feitas com bobagem, não machucar sua esposa, não fofocar sobre ela e assim por diante. Confiança é algo que se perde muito facilmente. E, em um caso de quebra de confiança, é você quem deve agir. Seja corajoso, admita seu erro e comece a trabalhar duro para fazer as coisas serem como antes.
Passos
-
Reconheça que perdeu a confiança de sua esposa por algo que você fez (ou não fez). Fazer aquilo ou não foi uma escolha sua. Seja uma ação impulsiva ou uma omissão intencional, seu desrespeito por sua esposa e pelo seu relacionamento fizeram você desconsiderar o bem-estar dela. Independente de você ter tido um caso, desviado dinheiro da conta conjunta, ter feito algo contra ela ou manchado a reputação de sua mulher, tudo deriva de uma ação ou inação sua.
-
Considere se você realmente deseja recuperar a confiança da sua esposa. A ideia aqui é voltar ao patamar anterior em sua relação, ou ao menos tentar começar de novo. Se você se sente compelido a fazer isso por si mesmo (sem a pressão da família ou obrigações sociais), deve seguir em frente, seguindo tranquilo de que fará tudo pelos motivos certos. Em outras palavras, trata-se de restaurar o que ambos tiveram por ser importante.
-
Prepare-se para aceitar a culpa pelo que fez. Não há como recuperar a confiança de alguém se você passar o tempo todo tentando transferir a culpa para outra pessoa. Não justifique seu comportamento dizendo que sua esposa andava sempre “ocupada demais”, preocupada demais, muito chata, viciada em compras etc. Isso é varrer o problema para debaixo do tapete. A situação não tem a ver com ela estar ou não atendendo às suas expectativas; você destruiu as expectativas dela e precisará reconstruir as bases de seu relacionamento. Sob nenhuma circunstância tente fazer parecer que a culpa foi dela. Se fizer isso, ela não considerará sua tentativa de reconquista genuína. [1] X Fonte de pesquisa
-
Lide com tudo o que você fez de errado. Termine seu caso, consiga um emprego para colocar as contas em dia, faça terapia para ajustar seu comportamento violento, etc. Seja qual for o problema, procure a solução necessária para acabar com os motivos para a falta de confiança. Este sinal positivo sobre sua vontade de mudar as coisas não passará despercebido por sua esposa.
- Se o problema for um envolvimento romântico com alguém, cesse-o imediatamente. Mesmo que você seja do tipo que flerta ao interagir com os outros, evite isso ao máximo, pelo menos até as feridas cicatrizarem, e a confiança de sua esposa começar a se fortalecer novamente.
-
Converse com sua esposa. Fale sobre o que você fez, aceite sua parcela de culpa e descreva o que está fazendo para restaurar a confiança dela. Isso irá exigir muita honestidade e coragem da sua parte, bem como vontade de ouvir o que ela tem a dizer. Provavelmente, ela terá muito a dizer, mas, ainda que ouça o tempo todo, respeite qualquer que seja a reação de sua esposa. Independente da maneira que ela esteja recebendo isso, ouça e aprenda. [2] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Demonstre que está sempre disposto a ouvir o que ela tem a dizer. Não interrompa ou discuta o que está sendo dito; apenas ouça.
Publicidade
-
Espere vários níveis de desconfiança por parte de sua mulher. Ela sempre estará se perguntando onde você está, com quem está, se realmente está fazendo o que disse que ia fazer etc. Faça o que puder para se antecipar às perguntas e não deixe de ser absolutamente verdadeiro em suas respostas. [3] X Fonte de pesquisa
- Se ela estiver preocupada com onde você vai e com quem estará, convide-a para ir junto. Outra opção é pedir a ela para ligar para você e habilitar a vídeo conferência em seu celular, a fim de mostrar onde e com quem você está.
- Ofereça-se para participar de algo que ela goste e você tem negligenciado. Isso pode significar ir a igreja, dividir um hobby, uma atividade desportiva etc.
- Abra-se mais. Mostre suas contas em redes sociais, sua lista de amigos etc. Mostre a lista de contatos do seu celular. Esteja disposto a atender o telefone perto dela. Não faça ela correr atrás de você.
- Seja pontual. Não se atrase para chegar em casa, nem permita lapsos questionáveis de tempo em sua agenda.
-
Seja atencioso. Foque em dar atenção do jeito certo. Embora possa parecer uma boa comprar algo legal como um pedido de desculpas inicial, não pense que um bem material resolverá tudo. O mais importante é mostrar seu comprometimento, ouvir, explicar claramente e com cuidado o que você está fazendo ou pensando, se desculpar e não oferecer nenhum motivo para ela nutrir qualquer desconfiança. Ser atencioso inclui:
- Passar mais tempo juntos. Ficar mais em casa do que em um pub, no trabalho ou em um campo de futebol. Se ela recuperar a confiança em você, será através do tempo que você estiver presente, mostrando que está dedicado a investir seu tempo na companhia dela.
- Resolver as necessidades da família juntos. Este pode ser um ótimo momento para reorganizar quem faz o quê e melhorar o funcionamento da família. Faça um novo orçamento, uma nova lista de tarefas, uma nova maneira de deixar a casa em ordem. Até mesmo pensar em comprar uma casa nova pode ser uma boa; afastar-se de lembranças desagradáveis pode restaurar a confiança em um relacionamento.
- Se você tem filhos, considere se sua abordagem como pai deve ser melhorada. Talvez você esteja negligenciando algo; se for o caso, é preciso fazer alterações para passar mais tempo com seus filhos. Pode ser que você também esteja dando muita atenção para os filhos e negligenciando a esposa; novamente, você deve reorientar sua abordagem e buscar um equilíbrio maior.
- Jantar com a família toda reunida. Não leve o celular para a mesa.
-
Entenda os desejos de sua esposa e incentive-a. Ela pode sentir que seu comportamento ou ações minaram as oportunidades de fazer algo que ela acredita ser importante; encontre maneiras de ajudá-la a alcançar seus desejos ou, pelo menos, não seja um obstáculo. Pode ser que ela sinta a necessidade de ter um tempo longe de você.
-
Seja sincero. Se você deseja recuperar a confiança de sua esposa, deve agir em conformidade com este propósito. Ações falam mais que palavras, e ela estará observando de perto, à espera de deslizes, por não ter certeza de sua sinceridade. Isso pode parecer difícil para você, mas é uma realidade quando se tenta recuperar a confiança de alguém. Você está sob os refletores, independente do quanto isso seja desconfortável. Você tem algo a provar e ela estará o tempo todo pesando suas ações e confiabilidade como cônjuge. [4] X Fonte de pesquisa
-
Esforce-se. Recuperar a confiança perdida leva tempo, demanda esforço e sólidas evidências de mudança para melhor. Não é algo que possa ser feito do dia para a noite. Você terá que trabalhar duro. Pode levar dias, semanas, meses ou anos. Você deve perseverar, na mentalidade de que vale a pena resgatar seu casamento. Mostre a sua esposa seu comprometimento para tê-la de volta.
- Entenda que, em alguns momentos, seus esforços parecerão inúteis. Isso é normal. No entanto, também é difícil de suportar. Converse com um amigo de confiança, um terapeuta ou até mesmo com seu pai, caso você se sinta bem com isso. Você pode até mesmo comunicar seus sentimentos à sua esposa; sua angústia pode ajudá-la a ver que você realmente está se esforçando. Só não use isso como um motivo para diminuir sua pena; esta não é uma maneira eficaz de restaurar o equilíbrio do seu relacionamento.
- Você pode perceber que a oração, contemplação, meditação ou reflexão são ótimos caminhos para a cura. Ler textos sobre fé, histórias sobre perdão e pessoas que conseguiram restaurar a confiança perdida pode ser um bálsamo para sua alma. Se sua esposa e família estiverem dispostos, passem momentos de oração e reflexão juntos.
-
Deixe o tempo curar as feridas de sua esposa. Assim como você, ela tem passado por momentos difíceis. Em alguns casos, isso ficará bem claro. Pode ser mais fácil conversar em alguns dias, e mais difícil em outros. Tudo isso é normal e faz parte do processo de cura. É importante não apressar as coisas, forçando sua mulher a tomar decisões sobre seus sentimentos ou desejos para o futuro; se ela se sentir pressionada, a opção mais simples será desistir de você por medo de ser controlada ou manipulada. Espaço, tempo e amor são os ingredientes certos para o casal conseguir começar de novo. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Planeje pequenas surpresas. Recrie situações que os dois passaram enquanto estavam namorando para mostrar a ela que você ainda lembra e se importa. Atente para as pequenas coisas.
- Não saia da linha, a fim de mostrar a ela que você deve ser levado a sério.
- Esconda bilhetes com elogios pela casa. Dê a sua esposa um motivo para sorrir e mostre seu apoio. Você precisa mostrar que se importa, que está se esforçando para mostrar o quanto ela é importante em sua vida.
- Não seja indeciso. Não é esse tipo de atitude que recuperará a confiança de sua esposa. Não esteja onde não deveria estar. Não navegue por qualquer site que sugira que você está tramando algo indigno de confiança (nada de jogos, pornografia etc). Isso significa não fechar páginas rapidamente, não excluir históricos ou cookies, não esconder seu celular, nada do tipo.
- Faça mudanças que mostrem que você respeita a si mesmo. Isso fará com que ela consiga observar suas mudanças e o que elas significam.
- É importante que sua mulher não o veja como uma dor constante na vida dela. Permita que ela tenha o tempo e o espaço necessários para se recuperar.
- Seja aberto e honesto sobre seus sentimentos.
- Faça a sua parte nas responsabilidades domésticas. Ser responsável é uma parte enorme de ser confiável; você não é uma criança, então não espere ser mimado, não espere ser convidado a fazer as coisas que você precisa para garantir que a casa funcione adequadamente.
- Finja que você se importa com as coisas que interessam a ela, mesmo que não seja o caso. Ela não espera que você comece a tricotar, mas gostaria que você respeitasse o desejo dela de fazê-lo. Se você mostrar interesse, sempre haverá alguma maneira de se inserir em algo que ela gosta.
Publicidade
Avisos
- Evite gritarias. Gritar demonstra que você está tentando fazer as coisas à sua própria maneira. Isso é bem diferente de ouvir e tentar concordar.
- Evite se aproximar dela como se estivesse em pânico. Isso pode ser visto como uma maneira de se fazer de coitado para reconquistá-la. A longo prazo, isso enfraquece sua posição.
- A raiva é um sinal claro de perda de controle. Use a raiva como uma motivação para descobrir o que o está incomodando. Encontre palavras calmas e bem fundamentadas para transmitir os verdadeiros motivos e sentimentos por trás da sua raiva.
- Não seja arrogante. Rir dela é a melhor maneira de destruir o que restou do que ela sente por você.
- Nunca trate o que aconteceu como uma brincadeira. Isso nunca será motivo para rir, não importa o quão nervoso, amedrontado ou acovardado você se sinta. Você precisa encontrar a força necessária para enfrentar o que aconteceu e se preparar para fazer as pazes. Seja sincero, honesto e confiável.
- Se ela não quiser ser tocada, não o faça. Sua esposa pode estar se sentindo muito exposta e vulnerável, incapaz de lidar com a intimidade do casal. Não tente controlá-la; ela vai dar sinais claros quando estiver pronta e desejar você novamente. Se você pressioná-la, ela acabará reagindo mal e piorando as coisas.
- Quando as coisas estão difíceis e frustrantes, é fácil começar a discutir. Esta não é a abordagem correta, visto que não resolve nada. Você não precisa sair por cima o tempo todo. Você pode reconquistar seu espaço gradualmente depois.
- Não sobrecarregue-a com seus desejos. Ela irá se sentir sufocada e manipulável. Tempo e espaço são essenciais para renovar a confiança de sua esposa.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fulfillment-any-age/201703/the-mindset-makes-it-hard-admit-youre-wrong
- ↑ https://www.apa.org/helpcenter/healthy-relationships.aspx
- ↑ https://www.scientificamerican.com/article/5-ways-to-rebuild-broken-trust/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/compassion-matters/201506/5-ways-build-trust-and-honesty-in-your-relationship
- ↑ https://psychcentral.com/blog/how-a-little-space-and-time-can-help-heal-a-relationship-crisis/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 45 888 vezes.
Publicidade