PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Rachaduras acontecem quando o couro resseca ou é exposto à luz do sol por muito tempo, pois as fibras do tecido são friccionadas umas às outras. Embora o dano seja permanente, muitas rachaduras podem ser disfarçadas com reidratação ou um bom condicionador. As mais profundas precisam ser preenchidas ou tratadas com uma tintura para que fiquem com a coloração original. Com o tratamento adequado, é possível dar uma vida nova à uma peça querida. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Reidratando o couro com um condicionador

PDF download Baixe em PDF
  1. Limpe a peça com um produto de limpeza próprio e uma flanela. Usar um limpador de couro é a melhor forma de preparar a superfície para o reparo. Borrife um pouco dele na flanela e limpe qualquer sujeira. Esfregue na direção das fibras para evitar que a rachadura piore. [1]
    • Misture uma parte de sabão neutro com oito partes de água destilada caso não tenha um produto de limpeza industrializado. Utilize sabonete para bebês, um detergente para louça ou sabão líquido para as mãos.
    • Usar uma pequena quantidade de água é uma maneira segura de remover o sabão. Umedeça a flanela, torça para remover o excesso e limpe o couro na direção das fibras.
  2. Toque a peça para avaliar a condição dela. As rachaduras se formam quando há ressecamento, por isso a peça ficará seca dentro de cinco a dez minutos. Para acelerar o processo, seque com uma flanela.
    • Lembre que a superfície deve estar livre de sabão ou outros produtos de limpeza para que o condicionador funcione bem.
  3. Escolha um específico para restaurar e reidratar couro. Coloque uma pequena gota nos dedos, em uma esponja ou tecido macio e esfregue diretamente nas rachaduras para limpar os poros e prepará-los para um condicionamento mais profundo.
    • Esse produto é vendido em lojas especializadas em itens de couro, em supermercados e algumas lojas de departamento. Ele também pode ser encontrado on-line.
    • O couro absorve o produto de limpeza rapidamente. Isso acontece com objetos que ressecaram ao longo do tempo. Uma hidratação regular mantém o couro macio e flexível.
  4. Aplique uma quantidade generosa na esponja. Dessa vez, esfregue sobre as rachaduras e áreas ao redor delas. Sempre na direção das fibras. O couro ganhará uma cor mais consistente, escondendo as marcas.
    • Hidrate toda a peça caso não tenha aplicado condicionador nela há algum tempo. Isso previne que novas rachaduras se formem em outras áreas.
  5. Leia as instruções do fabricante para o tempo recomendado de secagem. O couro precisa de bastante tempo para absorver todo o condicionador. Espere até que fique seco antes de continuar a tratá-lo.
    • Deixe o peça secar durante a noite caso tenha tempo. Esperar um pouco mais dá ao condicionador bastante tempo para reidratar o couro.
  6. Dependendo do produto, pode ser necessário tratar a peça várias vezes. Coloque mais condicionador na esponja e esfregue sobre as rachaduras. Observe a peça mais uma vez na manhã seguinte após dar tempo suficiente para que seque.
    • Continue até que as marcas sumam ou o couro pare de absorver o condicionador. Pode ser necessário utilizar uma substância para preencher as rachaduras ou uma tintura caso você realize esses tratamentos e elas ainda fiquem visíveis.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Selando rachaduras com um composto preenchedor

PDF download Baixe em PDF
  1. Utilize sabão neutro ou outro produto apropriado — sabonetes para bebês, detergente neutro e sabonete líquido são opções seguras para usar em couro. Evite substâncias próprias para limpeza pesada ou desengordurantes. Aplique o produto em uma flanela e limpe toda a sujeira. [2]
    • Ao usar sabão, misture com água destilada primeiro e umedeça uma flanela para fazer a limpeza.
  2. Qualquer umidade no couro impedirá que o preenchedor se fixe nas rachaduras. Para ajudar a secar mais rápido, passe uma flanela. A peça deve estar livre de sujeiras e completamente seca antes de tratar as rachaduras. [3]
    • Remova os resíduos de sabão com água, mas sempre com um pano umedecido. Não jogue água sobre o couro, ou você corre o risco de danificá-lo.
    • Guarde a peça em um local arejado e longe de luz do sol e de calor extremo para não danificar e desbotar o couro.
  3. Aplique uma leve pressão enquanto lixar até que o couro fique uniforme e suave ao toque. Depois, limpe com uma flanela seca e remova todo o pó das rachaduras para preenchê-las sem problemas. [4]
    • Lembre-se de utilizar lixas de grão alto ou super finas e evitar as mais ásperas, pois elas podem deixar marcas mais notáveis.
  4. Esses produtos são como uma pasta e são vendidos em pequenos tubos. Aplique um pouco na espátula e depois preencha as rachaduras com uma camada fina. Aplique mais até que tudo fique preenchido. [5]
    • As espátulas são finas e não são afiadas, o que as torna perfeitas para espalhar o preenchedor. Utilize outro objeto sem fio, como um cartão de crédito, caso não tenha uma espátula. Evite facas ou outros objetos que possam danificar o couro.
    • Preenchedores de couro são vendidos pela internet e em alguns depósitos de construção. Geralmente são vendidos em kits que incluem uma lixa e uma espátula.
  5. Após espalhar o preenchedor, provavelmente haverá resíduos fora das rachaduras. Incline a espátula e passe a borda dela gentilmente sobre o couro para remover o excesso. Continue a fazer isso até que só haja preenchedor dentro das rachaduras. [6]
    • Coloque o excesso removido nas rachaduras, de volta no recipiente ou lave a espátula em água para removê-lo.
  6. Deixe a peça exposta ao ar livre para que seque mais rápido, mas lembre-se de mantê-la longe de contato direto com a luz solar e calor extremo para proteger o couro. [7]
    • Fontes de calor como fornos e fogões podem ressecar o couro e fazê-lo rachar ainda mais.
  7. Ele encolhe ao secar, por isso é preciso aplicar uma segunda camada. Espalhe mais com uma espátula ou outro objeto não afiado. Remova o excesso e depois espere que seque. Quando o couro for reparado, as rachaduras não serão mais visíveis. [8]
    • Dependendo da profundidade delas, pode ser necessário aplicar camadas adicionais de preenchedor. Em alguns casos, cinco camadas são necessárias. Repita o tratamento até que preencher tudo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Selando rachaduras com tintura

PDF download Baixe em PDF
  1. A tintura é aplicada diretamente sobre o couro caso não tenha sido necessário aplicar o preenchedor. Isso pode ser suficiente para consertar a maioria das rachaduras, mas elas ainda podem ser perceptíveis. O preenchedor é incolor, por isso é uma opção melhor para esconder rachaduras.
    • Para rachaduras mais profundas, aplique o preenchedor primeiro para que não fiquem muito visíveis. [9]
  2. Suavize as rachaduras e as prepare para a tintura. Pressione a lixa contra a peça e esfregue gentilmente na direção da fibra do couro. O couro deve ficar suave ao toque. Limpe o pó com uma flanela. [10]
    • Use uma flanela para remover todo o pó que cair nas rachaduras. Esses resíduos impedem que o couro absorva a tintura de maneira uniforme.
  3. Esses produto pode ser encontrado em uma variedade de cores, por isso escolha uma que combine com o item a ser consertado. Depois, aplique um pouco da tintura em uma esponja. Esfregue nas rachaduras para que a tintura se espalhe dentro delas. [11]
    • É possível comprar esse produto na internet e em lojas de artesanato. Geralmente elas são vendidas em kits que incluem uma lixa e esponja para aplicação.
    • Outra maneira de colorir rachaduras é utilizar tinta em spray e solvente para verniz. Escolha uma que possa ser usada em couro. Aplique um pouco dela em um tecido e depois aplique o verniz no tecido. Esfregue contra as rachaduras para tingi-las. [12]
  4. Ligue o aparelho e aponte diretamente para as áreas tingidas. Mova de um lado para o outro nas rachaduras para evitar que o couro resseque. Após terminar, a camada de tintura estará seca. [13]
    • Utilize outro aparelho, como uma pistola de calor, caso não tenha um secador de cabelos, mas tenha cuidado, pois elas podem queimar o couro facilmente. Mova a pistola para evitar que quaisquer áreas aqueçam demais.
  5. Geralmente são necessários entre dois ou três tratamentos antes que o couro fique com uma boa aparência. Espalhe mais produto sobre o couro e, dessa vez, aplique diretamente sobre a rachadura, esfregando a área ao redor para que a cor se harmonize. [14]
    • Seque a cada aplicação com o secador de cabelos. Continue a aplicar a tintura até que as rachaduras não sejam perceptíveis.
  6. Borrife o produto em uma esponja limpa e esfregue na área rachada, aplicando uma segunda camada conforme a necessidade para cobrir tudo. O selante age como um condicionador e protege a área rachada contra manchas e danos maiores. [15]
    • Compre um frasco de selante na internet ou em uma loja local.
  7. Ligue o secador mais uma vez para finalizar o reparo. Segure-o próximo do couro, apontando diretamente para a área tratada. Mova o secador ao longo da rachadura para não aquecer demais em um só ponto. Assim que o couro estiver seco, observe bem a peça para garantir que tudo está com uma boa aparência. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Para evitar que o couro rache, aplique um condicionador a cada três meses. O couro racha ao ressecar, por isso um bom condicionador evita a maioria dos danos.
  • Mantenha o couro longe da luz direta do sol e de fontes de calor. O calor causa o ressecamento do couro, o que leva a rachaduras. Ao notar que uma peça de couro racha com frequência, é possível que seja por causa disso.
  • Utilize cola para couro para selar fendas e rasgos. Basta aplicar a cola e pressionar as peças rasgadas uma na outra até que fiquem firmes. Depois trate com o preenchedor ou tintura para harmonizar a cor.
  • Contate um profissional caso a peça esteja muito danificada ou tenha medo de danificá-la por ser um item de valor emocional. Profissionais podem fazer reparos maiores ou até estofá-las novamente para preservá-las.
Publicidade

Avisos

  • O couro é delicado, por isso qualquer tratamento pode danificá-lo permanentemente. Teste antes em uma região não perceptível caso esteja preocupado em danificar uma peça valiosa.
Publicidade

Materiais Necessários

Reidratando o couro com um condicionador

  • Couro.
  • Flanela.
  • Água.
  • Produto de limpeza para couro ou sabão.
  • Condicionador de couro.
  • Esponja ou tecido.

Selando rachaduras com um preenchedor

  • Couro.
  • Flanela.
  • Água.
  • Produto de limpeza para couro ou sabão.
  • Preenchedor de couro.
  • Espátula.

Selando rachaduras com tintura

  • Preenchedor de couro para rachaduras difíceis.
  • Tintura para couro.
  • Esponja.
  • Secador de cabelo.
  • Selante para couro.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 870 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade