Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter um aquário com um vazamento pode ser um problemão, principalmente se for um aquário grande. A maior parte dos vazamentos ocorre no encontro entre dois painéis de vidro e só deixa escapar um pouquinho de água. Mas, se o problema não for resolvido, o aquário pode acabar quebrando ou deixando um monte de água vazar para dentro da sua casa. Conserte seu aquário o mais rapidamente possível se suspeitar que ele está vazando. Com algum preparo e as técnicas e instrumentos certos, é relativamente fácil consertar vazamentos pequenos.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando a superfície

Baixe em PDF
  1. Tire o suficiente para que você consiga limpar e secar a área em volta do vazamento. Você pode usar um copo, um balde ou qualquer outro recipiente para remover a água. Você precisará remover toda a água e todas as pedras do aquário se o vazamento for no fundo.
    • Você vai precisar passar o peixe e as plantas aquáticas para outro recipiente para efetuar os reparos se o vazamento for no fundo ou perto do fundo do aquário.
    • Lembre-se de que o rejunte que você vai usar para tapar o vazamento precisa secar antes de você encher o aquário. Faça as preparações necessárias para manter os peixes e as plantas saudáveis.
  2. o rejunte antigo. Com um raspador de lâmina, remova o rejunte antigo da área em volta do vazamento. Tome cuidado para não remover o silicone entre os dois painéis de vidro. Tire apenas a camada que fica dentro do aquário. [1]
    • Caso o vazamento seja no alto e você não tenha tirado toda a água, tenha cuidado para não deixar o rejunte escorrer.
    • Às vezes, o silicone novo não se mistura com o antigo. Talvez você acabe tendo que tirar uma grande parte do silicone do interior do aquário para depois selar todos os cantos de uma vez só. Agora que você já começou a drenar, secar e raspar o silicone, por que não arrumar logo o aquário todo?
  3. Passe um pano umedecido com acetona na área do vazamento para remover resíduos e outros materiais. Enxugue com uma toalha de papel e deixe secar completamente. O processo leva em torno de 15 minutos. [2]
    • Limpar a área ajuda o silicone aplicado a aderir ao vidro para que você não acabe descobrindo outro vazamento logo depois.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tapando o vazamento

Baixe em PDF
  1. Passe o silicone em linha reta na região do vazamento usando uma pistola de calafetagem. Com um dedo úmido ou uma ferramente de calafetagem, alise a camada de silicone, cobrindo completamente o encontro entre os dois painéis. [3]
    • Converse com um profissional sobre quais são os produtos recomendados. Caso use silicone, leia o rótulo para garantir que o material é “não-tóxico” e “100% silicone”. Procure um rejunte de silicone de alto módulo e SEM fungicida.
    • Talvez você se sinta tentado a tapar o vazamento pelo lado de fora, mas o conserto é muito mais efetivo quando feito por dentro. Desta forma, o reparo fica mais seguro, já que a água faz pressão no silicone contra o vidro, “firmando” o rejunte. Quando o rejunte é aplicado por fora, a água empurra o silicone para fora do vidro.
  2. O silicone precisa secar e assentar por, no mínimo, 24 horas. Talvez você precise esperar até 48 horas se aplicar o rejunte em um ambiente frio e seco. Esse período de tempo permite ao silicone assentar completamente e aderir ao vidro para que não haja mais nenhum vazamento. [4]
    • Você pode usar uma lâmpada ou outra fonte móvel de calor para ajudar o rejunte a assentar, mas não deixe a temperatura passar de 43 graus.
  3. Encha o aquário o suficiente para que a água entre em contato com a parte consertada. Espere algumas horas e coloque mais água, procurando vazamentos. Por fim, encha o aquário até o topo e veja se não há mais nenhum vazamento. Chegue perto da área consertada e espere um pouco para ter certeza de que o buraco tapado não vai reabrir com a pressão da água. [5]
    • Experimente prender uma toalha de papel do lado de fora do aquário, perto da área do vazamento. Deixe a folha lá por mais ou menos uma hora. Se ela continuar seca, é porque o vazamento foi consertado.
    • Tenha um balde e toalhas perto de você para o caso do vazamento continuar e você precisar tirar toda a água do aquário mais uma vez.
  4. Monte o aquário de novo. Caso tenha tirado tudo de dentro do aquário, incluindo as pedras, os peixes e as plantas, você vai precisar recolocá-los no lugar depois que tiver certeza de que o vazamento está consertado. Comece pelas pedras e passe para o resto da decoração do fundo. Coloque remédio na água, se for preciso, e devolva as plantas e os peixes para o aquário.
    • Este é o momento ideal para você limpar tudo que precisa ser colocado de volta na água.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Encontrando vazamentos difíceis de achar

Baixe em PDF
  1. Há casos em que donos de aquários só reparam que há um vazamento porque o nível da água está baixando. Embora a água sempre evapore um pouco, mudanças bruscas de nível podem indicar um vazamento. [6]
    • No caso de um vazamento muito forte, a fonte será provavelmente bem óbvia, bastando uma rápida olhada no aquário para que ela seja encontrada.
  2. Caso o vazamento não seja evidente, talvez você suspeite que ele exista porque encontrou água do lado de fora do aquário. Até mesmo uma pequena pocinha sem explicação pode significar um problema. [7]
    • Caso tenha trocado o filtro, acrescentado itens ao aquário ou feito qualquer outra alteração, a poça pode ter sido causada por você. Seque-a e fique de olho em poças adicionais. Caso a água volte a aparecer, é sinal de vazamento.
  3. Caso suspeite de um vazamento, mas a fonte não seja evidente, você precisará se esforçar um pouco mais. Procure cantos de metal que pareçam estar soltos e montinhos de rejunte acumulado. Coisas como essas indicam que o aquário está com problemas. [8]
    • Passe a mão pelas beiradas. Quando encontrar água, suba a mão pela superfície do aquário até encontrar um espaço seco. A parte molhada mais próxima do topo é provavelmente a fonte do vazamento.
  4. Ao encontrar o lugar do vazamento, ou caso suspeite de alguma parte do aquário, marque a região com um hidrocor. Assim, você poderá encontrar facilmente a área quando o aquário estiver vazio e você for começar os reparos.
    • A maioria dos hidrocores tem uma tinta que pode ser removida facilmente com limpa vidros depois que você tiver terminado o conserto.
  5. Vazamentos entre os painéis do aquário são relativamente simples de consertar porque costumam ser causados por uma falha no silicone, que pode ser substituído facilmente. Mas vazamentos causados por rachaduras não são tão fáceis de arrumar. Trocar todo um painel de vidro requer muito mais tempo, conhecimento e energia. Basicamente, requer as habilidades de um profissional.
    • Caso um dos lados ou o fundo esteja rachado, é provável que todo o aquário precise ser trocado. Uma rachadura no vidro vai acabar se espalhando devido à pressão da água, fazendo com que o painel se quebre caso ela fique grande demais.
    Publicidade

Avisos

  • Não tente mover um aquário cheio de água. O movimento pode distorcer o rejunte entre os painéis, fazendo com que o aquário vaze ou quebre.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma lâmina ou um raspador de lâmina.
  • Acetona.
  • Rejunte de silicone.
  • Um aquário ou outro recipiente temporário para os peixes.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 791 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade