Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma das ferramentas mais úteis que um carpinteiro pode ter em um projeto de construção é um bom par de cavaletes. Você pode construir seu próprio equipamento se tiver uma serra circular, fita métrica, um esquadro e um martelo e pregos.
Passos
-
Pegue um par de tábuas para seu projeto . Pinus amarelo do sul de 2X6 foi usado para os cavaletes nas ilustrações e foi cortado ou dividido para fazer o produto final mais leve, mas madeira 2X4 (não dividida) usando pinus contorta ou pinus branco ou espruces também funcionará. Para cavaletes que serão deixados no exterior no tempo, pode ser mais econômico comprar madeira que seja tratada para resistir ao apodrecimento e insetos.
-
Organize uma mesa de trabalho ou outra superfície para medir e cortar a madeira sobre ela. Como você está construindo os cavaletes, presume-se que você ainda não tenha um conjunto disponível, mas se tiver, use-o é claro.
-
Divida a madeira no meio se estiver usando tábuas de 2X6 e elas não tiverem grandes nós ou tiverem que suportar grande carga. Isso reduzirá o peso total e a quantidade de madeira necessária pela metade (comparado com as de 2x6). Se usar tábuas inteiras de 2X4, pule esse passo.
-
Meça o comprimento das pernas a uma altura de trabalho confortável. Para um trabalhador de altura padrão de 1,80m, cerca de 0,86-0,91 m é bom, para indivíduos mais baixos, você pode precisar ajustar a altura. Sugere-se que você construa seu cavalete um pouco alto, já que as pernas podem ser cortadas quando estiver pronto para se adequar ao usuário.
-
Faça um corte chanfrado na primeira perna ao cortá-la no sentido do comprimento. Para uma boa "área de contato" nas pernas do cavalete, um ângulo de 65 graus a partir do ângulo reto ou 25 graus a partir das bordas deve funcionar bem; esses ângulos fazem e devem totalizar 90 graus. Você deverá notar que você fará o corte chanfrado na borda mais fina da madeira, então você deve marcar tanto a base quanto o topo e recortar através da base para cortar a tábua. Esses cortes precisam ser planos (e retos) assim eles se encaixarão contra o topo alinhado e firme.
-
Corte a parte de cima do seu cavalete, no qual será cortado um ângulo quadrado em ambas as pontas, cerca de 107-122 cm de comprimento. Faça uma marca a cerca de 2,5 cm de cada ponta e desenhe um ângulo reto para definir onde prender as pernas em ambos os lados.
-
Coloque a tábua de cima em uma superfície reta, seja sobre uma mesa de trabalho, um piso plano ou mesmo em uma carroceria de uma caminhonete pick-up. Posicione a primeira perna na marca quadrada feita previamente e pregue-a para que o corte chanfrado encaixe perfeitamente contra a borda da parte de cima. Amassar a ponta dos seus pregos diminuirá a probabilidade de a madeira se partir ao ser pregada e usar um prego 8d (6,3cm) dará força de junção o suficiente sem ultrapassar as duas peças.
-
Pregue ambas as pernas em um dos lados da parte de cima, depois vire o conjunto. Pregue as outras duas pernas opostas ao primeiro par. Você pode usar pregos maiores agora, mesmo que as pontas atravessem. Eles serão pregados por trás do primeiro par de pernas e aumentarão a força das junções.
-
Deixe seu conjunto quase pronto de cavalete de pé e meça a partir da base cerca de 20 cm e, usando uma tábua pequena, marque para encaixar um "braço de sustentação" entre as pernas. Os ângulos nesses braços devem ser de aproximadamente 115 graus no alto e 65 na parte de baixo totalizando 180 graus, mas marcar todos os braços já na posição providenciará um encaixe melhor (mais exato). Use o braço marcado como um modelo para marcar três peças adicionais, tenha certeza que você tenha dois para cada cavalete.
- O ângulo de 65 graus também é chamado de "25 para o quadrado" porque você pode achar um angulo de 65 graus marcando 25 graus a menos em um de 90, usando uma ferramenta chamada esquadro, ou um instrumento similar.
-
Pregue os braços no lugar , usando dois pregos 12d em cada ponta, primeiro através da perna e por dentro da ponta do braço.
- Pregue os braços em cada par de pernas cuidadosamente, certificando-se de que as pernas fiquem bem posicionadas para que o cavalete fique plano e nivelado "no nível do chão".
- Pregar esses braços fora do lugar significará que o cavalete irá balançar e será instável.
- Segurar o cavalete de pé e reto enquanto prega fará valer o trabalho.
- Pregue os braços em cada par de pernas cuidadosamente, certificando-se de que as pernas fiquem bem posicionadas para que o cavalete fique plano e nivelado "no nível do chão".
-
Vire o cavalete de cabeça para baixo apoiando-o sobre a parte de cima e firme-o no lugar ou tenha alguém para segurá-lo. Corte outra madeira de cerca de 46 cm de comprimento, com um ângulo de 45 graus em uma ponta como o braço diagonal. Segure a ponta em ângulo contra o braço de apoio e marque a outra ponta onde ela intercepta a madeira de cima, depois corte nessa marca. Use essa peça como modelo para o par de cavaletes, corte mais 3.
-
Pregue esse braços no lugar, com a ponta cortada em um ângulo de 45 graus pregada no braço de sustentação e com o prego passando do braço para a ponta da madeira, e a ponta marcada na parte de baixo da madeira de cima do cavalete. Ela será pregada através da madeira na base da madeira de cima, então use pregos que sejam largos o bastante para dar uma boa firmeza, pelo menos 12d e amasse as pontas para evitar que a madeira se parta.
-
Confira seus cavaletes para ter certeza que as pernas estejam iguais em comprimento e encostem no chão uniformemente. Você pode cortar as pernas que estejam grandes, certificando-se de que a parte de cima fique paralela ao chão.
-
Pronto.Publicidade
Dicas
- Ao serrar madeira sobre os cavaletes, configurar a serra na profundidade correta fará com que os cavaletes durem muito mais.
- Colocar uma madeira extra de 2x4 no alto do cavalete te dará uma peça de sacrifício de madeira, que você pode trocar quando for danificada pela sua serra.
- Os cavaletes em forma de "A" para cortar com serrote têm geralmente só 50- 60 cm de altura, permitindo ao usuário ajoelhar nas tábuas que estão sendo cortadas. Ajuste a altura de acordo com o que parece bom para você, tendo em mente o comprimento do seu serrote.
- Ao invés de usar madeira para os braços você pode usar compensado cortado em forma de triângulo e aparafusado nas bordas externas das pernas.
- Partir (ao meio) madeira de 2X6 te dará a força necessária para a maioria dos trabalhos, sem o peso do 2X4, mas para um cavalete mais durável você pode querer usar a madeira mais larga para a parte de cima.
Publicidade
Avisos
- É recomendado uso de proteção para os olhos ao serrar madeira e pregar pregos.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma serra circular, fita métrica, esquadro, martelo e pregos.
-
Madeira da sua preferência. Os cavaletes nas ilustrações requerem 2 madeiras de 3 metros de 2X6, que foram cortadas na largura de 7 cm, desdobrando-as em 12 metros de madeira.
- Cerca de 1,5 -2,5 m de madeira de 2x4 deve funcionar (ou 10 placas de 1 a 1,2 m funcionarão).
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 120 264 vezes.
Publicidade