Baixe em PDF Baixe em PDF

Se quer tornar seu sonho de andar em uma jangada realidade, segue abaixo um bom guia de como construir uma jangada simples.

Método 1
Método 1 de 2:

Jangada básica

Baixe em PDF
  1. Disponha-as cuidadosamente na água rasa próxima da beirada, em um local onde a água seja funda o suficiente para que elas flutuem. Escolha toras de tamanhos iguais, porque elas vão se encaixar melhor (tome cuidado para não colocá-las em águas agitadas ou elas podem sair flutuando para longe!).
  2. Em uma ponta das toras coloque um mastro embaixo delas formando uma cruz, com um mastro igual em cima. Repita o processo com os mastros restantes, espaçando-os na ponta oposta da jangada. Verifique se não há vãos grandes entre as toras com delicadeza, para não perder seus valiosos pertences no mar.
  3. Procure por cipós fortes ou plantas parecidas com cipós na ilha para que elas formem boas amarrações.
  4. Placas de madeira, madeiras perdidas na água ou cascas de árvore podem ser colocadas em cima dos mastros cruzados para formar plataformas elevadas. A casca de árvore funciona bem e flutua facilmente, mas a madeira encontrada na água cortada com o lado liso e arredondado virado para cima fica com visual mais natural e, além disso, dura mais em condições climáticas adversas.
  5. Você pode adicionar uma vela se conseguir achar algum tecido velho ou velas de um barco antigo. Após olhar bem ao redor, pode ser que você encontre folhas grandes de palmeira, que também funcionarão bem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Jangada de emergência para até 3 pessoas

Baixe em PDF
  1. A jangada para 3 pessoas vai precisar de toras medindo aproximadamente de 3,5 metros de comprimento. Ela terá que ter cerca de 2 metros de largura. Cada tora deve medir mais ou menos de 25 a 30 cm de diâmetro. O mais importante é que elas tenham tamanhos parecidos para assegurar a uniformidade na parte plana quando a jangada for montada.
  2. Se elas não forem uniformes, use um machado para ajeitá-las (tirar galhos, saliências e etc.).
  3. Essas fendas precisam estar nas extremidades de cada tora e devem formar uma linha quando as toras forem colocadas uma ao lado das outras.
    • A fenda da fileira de uma extremidade deve contrabalancear a fileira de fendas da outra extremidade; deixe as de uma ponta mais perto da borda e as da outra mais para dentro, mas, ainda assim, próximas.
    • Mastros pequenos com bordas retas podem ser usados para fazer as fendas, ou uma corda puxada bem firme.
  4. Elas precisam ter aproximadamente 30 cm a mais que a largura da jangada.
    • Coloque as cruzetas nas fileiras de fendas na parte de baixo da jangada.
    • Vire a jangada e coloque as cruzetas na fileira de fendas que sobrou.
    • Se desejar, amarre as partes penduradas das cruzetas com uma corda, videira, cordão, etc. Saiba que isso não é absolutamente necessário, já que as cruzetas vão inchar quando imersas na água, o que vai conectar as toras às cruzetas. Se você tiver algo com o que prender esses excessos, vai ajudar a firmar a estrutura toda.
    • Dito isso, se as cruzetas parecerem estar soltas demais nos espaços das fendas, preencha com pedaços de madeira tirados de um cepo morto. Deve ser morto porque a madeira seca morta incha em contato com a água e cria a firmeza necessária.
  5. Coloque mastros leves em cima da jangada para formar um deck para abrigar você e seus companheiros de viagem e mais alguns equipamentos, formando um local seco para o uso.
    Publicidade

Dicas

  • A jangada provavelmente vai ser bem pesada, então você deve construí-la com toras horizontais à água, para que possa rolá-la para dentro com facilidade.
  • É bom ter remos a bordo.
  • Para fazer uma vela decente, tente usar lona ou nylon e lembre-se de costurar as bordas para evitar que desfie. Use a mastreação "lateen" (em vez da "quadrada") como nos veleiros, o que permite que as velas girem com o vento em torno do mastro, dando mais controle a você e ainda é fácil de operar. É possível encontrar projetos básicos em sites de construção de barcos.
  • Você pode colocar um mastro e usar uma lona como vela, mas não conseguirá controlar muito. Use pás para lemes.
  • Se as toras estiverem diferentes em diâmetro umas das outras, busque uma forma de prender as de menor diâmetro que ficaram embaixo, para que não saiam flutuando pelas bordas.
  • Nota: se quiser ter mais estabilidade, fique bem em cima da água e carregue mais coisas. Construa uma jangada tipo pontoon , que é parecida com um catamarã! Siga o mesmo procedimento acima, mas faça duas partes mais estreitas e mais altas. Usando parafusos marinhos, prenda uma peça de madeira compensada grossa ou várias tábuas em cada lateral.
  • É possível construir uma jangada grande o suficiente para pôr uma barraca, um espaço para churrasco ou até uma cabana pequena.
Publicidade

Avisos

  • As jangadas de madeira são muito mais estáveis que canoas na água agitada, mas elas podem se quebrar. Sempre leve salva-vidas!
  • Sempre leve de reboque uma embarcação reserva, como uma jangada ou canoa.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Toras de madeira.
  • Gravetos.
  • Madeira seca (morta).
  • Machado.
  • Corda.
  • Videira, cordão, etc.

Referências

  1. Method 2: Paul Tawrell, Camping and Wilderness Survival , p. 118, (2006), ISBN 0-9740820-2-3 – Fonte de pesquisa

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 376 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade