Baixe em PDF Baixe em PDF

Um relógio de sol é um dispositivo que utiliza a posição do sol para refletir o tempo. Uma vareta vertical, chamada de gnômon, é posicionada para lançar uma sombra sobre uma face de relógio de sol pré-marcada. Conforme o sol se move no céu, a sombra também muda de lugar. O conceito pode ser facilmente demonstrado em seu quintal com um relógio de sol simples feito com uma vareta e um punhado de pedrinhas. Também há muitos projetos simples que as crianças podem fazer para aprender o conceito. Para algo um pouco mais avançado, você pode construir um relógio permanente em seu jardim ou quintal. Após algumas medidas e um pouco de carpintaria, ele vai refletir o tempo com precisão.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando paus e pedras para fazer um relógio de sol básico

Baixe em PDF
  1. [1] Esse relógio extremamente básico é uma ótima maneira de explicar o conceito com pouquíssimo planejamento. Para fazê-lo, você só precisa de alguns itens encontrados no quintal: uma vareta com cerca de 60 cm de comprimento, um punhado de pedras e um relógio de pulso ou um celular para saber que horas são.
  2. [2] Procure por uma área exposta ao sol durante o dia todo. Empurre uma extremidade da vareta na grama ou na terra. Se você mora no Hemisfério Norte, incline a vareta um pouco para o norte. Caso more no Hemisfério Sul, incline-a um pouco para o sul. [3]
    • Se não tiver acesso a uma área gramada com terra macia, você pode improvisar.
    • Encha um balde com areia ou cascalho e coloque a vareta diretamente no centro dele.
  3. [4] Se quiser completar o relógio em um único dia, comece de manhã, depois que o sol nascer. Observe a vareta às 7 h da manhã. Conforme o sol a iluminar, a vareta lançará uma sombra no solo. Use uma das pedras para marcar o local onde a sombra cair no chão.
  4. [5] Coloque um alarme ou fique de olho no relógio de pulso para atualizar o relógio de sol a cada hora. Volte às 8 h da manhã e use outra pedra para marcar onde a sombra da vareta cai no chão. Faça o mesmo às 9 h, às 10 h e assim por diante.
    • Se quiser a maior precisão possível, use giz para marcar cada pedra com o horário exato em que você a colocou no chão.
    • A sombra vai se mover no sentido horário. [6]
  5. Volte a cada hora e coloque uma pedra no chão. Repita até que não haja mais luz do sol. O relógio estará completo no fim do dia. Enquanto o sol estiver brilhando, você pode usar esse dispositivo simples para saber que horas são.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo um relógio de sol simples para crianças

Baixe em PDF
  1. [7] Este relógio fácil é um ótimo projeto para crianças em um dia de verão. As ferramentas necessárias são muito simples; você provavelmente já tem todas em casa. São elas: lápis de cera ou canetinhas, um prato de papel, um lápis afiado, tachinhas, uma régua e um canudo de plástico.
    • Comece a preparar o prato perto das 11:30 da manhã em um dia ensolarado e sem nuvens. [8]
  2. Esse número representa o meio-dia. Pegue o lápis afiado e empurre-o no centro do prato de papel. Remova o lápis para ficar com um buraco no centro.
  3. Relógios de sol avançados exigem que o canudo (que é chamado de gnômon) fique um pouco inclinado. O gnômon aponta para o polo celeste mais próximo, que é paralelo ao eixo da Terra. Esse é o Polo Norte para aqueles que vivem no Hemisfério Norte. Se você mora no Hemisfério Sul, é o Polo Sul. [9]
  4. [10] Pouco antes do meio-dia, leve o prato para fora de casa. Coloque-o no chão, em uma área que ficará exposta ao sol o dia todo. Enfie o canudo no buraco no centro do prato.
  5. Empurre-o um pouco para que fique inclinado para o norte ou para o sul, dependendo de onde você está. Você deve sempre empurrá-lo para o Polo mais próximo.
  6. Gire-o para que a sombra fique alinhada à linha que você desenhou. Como você só está medindo as horas de luz do sol, o prato acabará parecendo um relógio, mostrando apenas 12 horas.
  7. [11] Às 13 h, volte ao prato e veja a posição da sombra do canudo. Escreva o número 1 na borda do prato, onde você vir a sombra caindo.
  8. Continue marcando a posição da sombra na borda do prato. A sombra vai se mover no sentido horário. [12]
  9. Pergunte por que ele acha que ela está se movendo. Explique o que está acontecendo conforme a sombra se move em torno do mostrador.
  10. [13] Continue marcando o prato a cada hora até acabar a luz do sol. Nesse ponto, o relógio de sol estará completo.
  11. Deixe seu filho voltar ao prato no próximo dia ensolarado e falar que horas são com base na posição da sombra. Esse dispositivo simples pode ser usado para indicar as horas em qualquer dia de sol.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Montando um relógio de sol avançado

Baixe em PDF
  1. [14] Ele será a face do relógio. Cubra ambos os lados com primer. Enquanto o produto seca, pense na aparência desejada para o relógio de sol. Você vai precisar escolher um estilo para os números, como algarismos romanos, números padrão e assim por diante.
    • Escolha as cores que deseja usar e, se quiser, um desenho ou ilustração para colocar na face.
    • Esboce alguns modelos diferentes até decidir algo.
  2. [15] Você o usará como um estêncil para transferir o desenho para o círculo de madeira, portanto faça-o na escala correta. Agora, você precisa colocar os números no desenho, o que exigirá medidas precisas. Use uma régua e um transferidor para fazê-lo.
    • Comece com o número 12 no topo, como na face de um relógio.
    • Meça onde está o centro do círculo e use a régua para desenhar uma linha precisa do 12 até ele.
  3. [16] Marque o número 1 ali. Use a régua para desenhar outra hora e continue marcando os números a exatamente 15 graus de distância. Siga no sentido horário e use o transferidor para ir marcando os números até chegar ao 12, que ficará diretamente em frente ao primeiro 12. Eles representam o meio-dia e a meia-noite.
    • Depois, recomece com o 1 até terminar no 12 original. Os números agora estão marcados com precisão no papel.
    • Todas as 24 horas são representadas para que o relógio fique mais preciso. Quando as estações mudam, a posição da Terra também se altera. No verão, os dias são mais longos; no inverno, eles são mais curtos.
    • Certos dias de verão fornecem mais do que 12 horas de luz solar. [17]
  4. Use o papel como um estêncil para que os números e as linhas das horas combinem com o que foi medido com precisão. Use marcadores permanentes para colocar os números na madeira, já que eles precisarão de detalhes. Os marcadores à base de óleo são melhores do que os comuns, já que resistem melhor ao clima.
  5. [18] Ele é a parte do relógio de sol que lança a sombra. Trata-se de um pedaço de cano rosqueado, que precisará ter cerca de 5 a 7,5 cm de comprimento e diâmetro de meia polegada. O diâmetro do gnômon deve ser um pouco mais largo do que o do cano em si. Improvise uma ponta cônica.
    • O comprimento do cano e a ponta do gnômon não devem medir mais do que 7,5 cm no total.
    • Pinte o gnômon da cor que quiser para evitar que ele enferruje.
  6. É sobre o poste que a face do relógio, o círculo de madeira, será montado. Você vai precisar de um poste de madeira de 89 x 89 x 184 mm formado à base de pressão e tratado para resistir ao clima. Ele precisa ser perfeitamente reto e não ter grandes rachaduras. Para que a montagem seja correta, a parte de cima do poste deve ser cortada em um ângulo preciso. [19]
    • Para obter esse ângulo, subtraia sua latitude atual de 90 graus.
    • Por exemplo, se você estiver localizado a 20° S, faça um ângulo de 70 graus no poste.
  7. Desenhe uma linha em ângulos retos usando um esquadro de carpinteiro, a 15 cm da parte de cima do poste. A linha será o lado inferior do ângulo. Use um transferidor para medir o ângulo e depois corte-o usando uma serra de bancada.
    • Em seguida, meça o centro da face do relógio e faça um buraco nele. [20]
    • Teste o encaixe do poste ao relógio usando um parafuso para madeira sextavado 5/16, só para garantir que tudo se encaixa bem.
  8. Encontre um local ensolarado para o relógio e cave um buraco para o poste. Veja se não está tocando em cabos ou linhas subterrâneas. Coloque o poste no buraco para ver se ele não fica a mais do que 1,5 m do chão ao ficar de pé. Use a bússola para garantir que o ângulo cortado está voltado para o sul, e um nível de carpinteiro para que o poste fique exatamente na vertical. [21]
    • Use cimento para fixar o poste em seu local permanente.
    • Deixe secar por alguns dias antes de montar a face do relógio.
  9. Use parafusos para madeira sextavados de 5/16 por 5 cm. Aperte o parafuso o suficiente para manter a face no lugar, mas de modo que você ainda consiga virá-la com facilidade. Coloque a flange diretamente sobre a face do relógio. [22]
    • Você deverá ser capaz de ver o parafuso no buraco central da flange.
    • Use a mão direita para aparafusar o cano do gnômon na flange, que você deve segurar com a mão esquerda.
  10. Em seguida, alinhe o gnômon para que essas mesmas linhas pareçam estar passando diretamente pelo centro. A linha do meio-dia também deve parecer passar direto pelo gnômon. [23]
  11. Você deve definir a hora certa durante o horário de verão para que a leitura seja precisa. Segure a flange com firmeza usando a mão esquerda, e use a mão direita para girar a face do relógio. Veja que horas são e continue virando a face até que a sombra do gnômon mostre o mesmo horário no relógio de sol. Use um lápis para marcar onde os quatro parafusos da flange estão e tire essa peça. [24]
    • Agora, aperte o parafuso sem mover a face do relógio.
    • Faça buracos para os quatro parafusos e prenda a flange ao relógio.
    • Finalmente, aparafuse o gnômon.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 218 654 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade