Baixe em PDF Baixe em PDF

Um binóculo é formado por duas lunetas colocadas lado-a-lado, cada qual consistindo em um par de lentes para aproximar objetos distantes e em um par de prismas para orientar o alinhamento da imagem. O instrumento pode ser usado para a caça, observação de pássaros, astronomia, visualização de eventos esportivos ou concertos. Saiba como escolhê-lo corretamente.

  1. Os binóculos têm dois números, como “7x35”, ou “10x50”. O número antes do “x” se refere ao fator de aumento das lentes. No caso do binóculo de “7x35”, por exemplo, isso significa que a imagem é ampliada sete vezes, enquanto em um aparelho com lentes “10x50”, ela é ampliada dez vezes. [1] O segundo número se refere ao tamanho das lentes objetivas (distantes do olho). No caso dos binóculos acima, isso significa que as lentes têm 35mm e 50mm, respectivamente. A divisão do segundo número pelo primeiro dá o diâmetro do feixe de luz que atinge os seus olhos. No exemplo acima, temos feixes de 5mm (35 ÷ 7) e 10mm (50 ÷ 10), respectivamente.
    • Quanto maior a ampliação da imagem, menos luz chega ao olho, e apesar de você vê-la maior, o campo de visão será mais estreito, dificultando a focalização da imagem. Caso você opte por um binóculo com fator de ampliação de dez vezes ou mais, obtenha um tripé para apoiar o seu instrumento e mantê-lo firme. Se você precisar enxergar uma área maior com mais precisão, utilize um binóculo com capacidade de ampliação menor.
    • Quanto maior as objetivas, mais luz elas absorvem, o que é importante para atividades em locais escuros, como astronomia, ou caçar no nascer ou pôr-do-sol. [2] Lentes maiores também significam que o binóculo será mais pesado. A maioria dos instrumentos possui um diâmetro de 30mm-50mm, sendo que binóculos compactos possuem uma lente de 25mm, e binóculos para astronomia possuem lentes maiores que 50mm.
    • Procure por lentes oculares que correspondam à dilatação máxima das suas pupilas e do tanto de luz que chega até elas. Quanto maiores as lentes próximas aos olhos (lentes oculares), mais luz os alcança.
  2. A maioria dos binóculos possui lentes de vidro, que geralmente proveem melhor qualidade de imagem, mas custam mais que as lentes de plástico (é possível ter uma lente dessas com a mesma qualidade das de vidro, mas isso custa mais caro). O vidro também reflete a luz parcialmente, o que pode ser compensado revestindo-o com camadas de proteção.
    • A cobertura das lentes possui o seguinte código: “C” (Coated) significa que só algumas superfícies têm uma camada de proteção; “FC” (Fully Coated) significa que todas as outras lentes têm uma camada de proteção; “MC” (Multi Coated) significa que algumas superfícies têm várias camadas de proteção, e, finalmente, “FMC” (Fully Multi Coated) significa que todas as superfícies têm várias camadas de proteção, que são muito melhores, mas deixam o binóculo mais caro.
    • Apesar das lentes plásticas possuírem qualidade de imagem inferior, elas são mais resistentes que lentes de vidro, e devem ser usadas quando a durabilidade é importante, como no alpinismo. [3]
  3. Elas devem estar a uma distância confortável dos seus olhos, e ainda mais distantes se você usa óculos, pois isso alivia a visão. Essa distância mede, geralmente, de 5 à 20 milímetros. Se você usa óculos, essa distância precisa ser de 14mm ou mais, já que a maioria dos óculos está à uma distância de 9mm até 13mm do olho.
    • A maioria dos binóculos possui viseiras de borracha ao redor das lentes oculares para ajudar a ajustar os olhos. Se você usa óculos, procure por binóculos com viseiras retráteis ou removíveis.
  4. Meça o quanto você pode focar o binóculo perto do objeto observado.
    • Os binóculos possuem dois tipos principais de foco: foco central e corretor dióptrico, que compensa a visão de um olho; foco individual, geralmente nos binóculos à prova d'água.
    • Alguns binóculos não permitem que você ajuste o foco, o que cansa os olhos se você tentar focar em qualquer coisa que não esteja dentro de uma distância preestabelecida.
  5. A maioria dos binóculos têm as objetivas mais espaçadas que as lentes oculares, graças à um sistema prismático chamado Porro (em homenagem ao inventor Ignazio Porro). Isso os deixa mais pesados, mas os objetos ficam mais tridimensionais. Os binóculos que utilizam prismas de telhado podem ter a mesma qualidade que os binóculos com sistema Porro, mas isso custa mais caro.
    • Os binóculos mais baratos utilizam prismas BK-7, que cortam um lado da imagem; os mais caros usam os BAK-4, e produzem imagens mais arredondadas, claras e nítidas.
  6. Como já dito antes, binóculos com lente e poder de ampliação maiores são mais pesados. Você pode compensar isso usando um tripé ou amarra que lhe permita carregá-los no pescoço; porém, se você planeja viajar longas distâncias, talvez prefira binóculos menos potentes, mas que sejam portáteis.
  7. Caso não planeje utilizar seu instrumento em tempo ruim ou em lugares em que ele vai se molhar com frequência, é possível ficar só com binóculos resistentes. Se você planeja praticar canoagem, por exemplo, fique com um binóculo à prova d'água. [4]
  8. Veja há quanto tempo ele está no mercado e quais outros produtos para os olhos fabrica, bem como o que ele faz em caso de dano ao produto.
    Publicidade

Dicas

  • Alguns binóculos permitem ampliar a imagem em vários tamanhos, deixando que você foque em uma cena inteira ou em um detalhe. Conforme a imagem é ampliada, menor é o campo de visão, e mais difícil é focar na imagem.
  • Alguns binóculos mais caros e com maior poder de ampliação utilizam estabilizadores de imagem. Geralmente, eles custam mais de R$ 2.000,00.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 166 956 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade