Baixe em PDF Baixe em PDF

Escalar um coqueiro é algo complicado, que requer um mínimo de habilidade em escalar árvores. Um adolescente ou adulto ativo e em forma pode aprender a escalar coqueiros de pequenas proporções com as próprias mãos. Se você não se encaixar nessa descrição ou planejar escalar uma árvore maior, use equipamentos específicos. Sempre faça isso acompanhado de um ou dois amigos, que possam verificar o seu progresso e, se necessário, buscar ajuda.

Método 1
Método 1 de 2:

Escalando sem equipamento

Baixe em PDF
  1. O primeiro coqueiro que você escalar deve ser pequeno, idealmente com uma altura que permita que você alcance a base das folhagens sem sair do chão. No mínimo, escolha um árvore que você consiga "abraçar". Também será mais fácil escalar um coqueiro inclinado.
  2. Escolha algo feito com um material de qualidade, como fibra de coco, juta, estopa ou até um pedaço de corda fina e resistente. Amarre as pontas do material, formando um laço grande o bastante para passar pelas solas dos seus pés. [1] Quando terminar, você poderá colocar o produto contra o coqueiro, com os pés de cada lado da árvore.
    • Embora você possa escalar uma árvore sem qualquer equipamento, esse laço facilitará bastante a tarefa.
  3. Passe cada membro pelo equipamento e os deixe em cada extremidade; depois, prenda tudo bem com um bom nó. Quando a base dos seus pés ficar contra cada lado da árvore, o pano também será pressionado contra o tronco. Isso ajudará a manter os seus pés estáveis, além de dar a você mais controle para se empurrar para cima.
    • Tire os sapatos e as meias antes de fazer isso. Escalar o coqueiro pode machucar se você não estiver acostumado a ficar descalço, mas a sua pele ficará mais resistente com a prática. Se você realmente quiser manter os sapatos, experimente usar um par de tênis de escaladas, com uma boa tração e solas flexíveis.
  4. Pressione uma mão com força contra o tronco à sua frente, à altura do peito. Pressione a outra no lado oposto da árvore. Os seus braços devem ser fortes o bastante para manterem o seu peso; assim, você ficará inclinado contra o coqueiro, em vez de ficar afastado dele.
    • Algumas pessoas se sentem mais seguras colocando ambas as mãos na parte traseira da árvore. Se você fizer isso, coloque as mãos próximas às laterais do tronco, quase chegando à parte traseira. As suas mãos devem estar ao menos parcialmente opostas, para que você possa "espremer" o tronco.
    • Para coqueiros espessos demais, que você não consiga "abraçar", encontre um segundo pedaço resistente de pano, couro ou borracha. Passe-o pelo tronco; depois, pegue-o bem ou amarre a si mesmo dentro dele. Comece esse processo com um coqueiro menor.
  5. Suba na base do tronco, agarrando-se a ele com as pernas. Vire os pés para dentro, de modo que as solas fiquem pressionadas contra os lados esquerdo e direito do coqueiro. As suas pernas ficarão flexionadas e espalhadas para fora, como uma rã. [2] Certifique-se que o laço dos seus pés fica bem justo contra a árvore.
    • Se você for flexível o bastante, agarre-se à árvore com as coxas.
  6. Estenda as pernas sem mover os pés ou as mãos. Assim, você será levado para cima em um movimento reto, a um ponto mais alto do que antes.
  7. Rapidamente, leve ambos os pés para cima ao mesmo tempo, agarrando-se a um ponto mais alto do coqueiro. Para se manter estável, pressione bem ambas as mãos. Se os seus braços forem fortes, você poderá retirar os pés completamente da árvore, e colocá-los em um ponto mais alto. [3] Caso contrário, deslize os pés para cima ainda em contato com o coqueiro, ou os empurre, um de cada vez, em passos curtos. Isso irá requer menos músculos, mas pode causar dor em pés delicados.
    • Mantenha os pés nos lados opostos da árvore, de modo que o laço não caia das suas pernas.
    • Essa é a parte mais difícil. Pratique subir e descer as partes mais próximas à base, até sentir que pode se agarrar com força ao tronco.
  8. Agora, você estará de volta ao início. Estenda as pernas para se erguer a um ponto mais alto; depois descanse, se necessário. Quando você estiver pronto, leve os pés para cima em mais um passo, apertando a árvore com as mãos.
    • Pratique esse processo próximo à base da árvore antes de planejar escalá-la mais. Não escale o coqueiro a ponto de arriscar sofrer ferimentos sérios até ter um pouco de experiência. Você deve ter braços e pernas fortes o bastante para escalar a árvore sem ficar cansado ou vacilante, além de ter flexibilidade suficiente para prender os pés à árvore com facilidade.
  9. Quando você estiver pronto para escalar a árvore até o topo, colha um coco torcendo-o repetidamente até que o seu caule se quebre. Deixe que ele caia no chão após se certificar de que não há pessoas por perto. Só colha os frutos que puderem ser facilmente acessados com um braço e nunca se afaste da árvore para fazê-lo.
    • As folhagens das segundas ou terceiras camadas costumam ser resistentes o bastante para que você se segure -- ou até se sente -- nelas. Não se agarre às folhas da base do coqueiro, pois elas costumam ser fracas. [4]
    • Se você souber usar um facão, poderá cortar os cocos com essa ferramenta. Amarre-a a uma corda presa no seu cinto, de modo que ela fique pendurada abaixo dos seus pés conforme você escala.
  10. Você pode descer usando os mesmos passos usados para escalar o coqueiro. A maioria das pessoas só mexe as mãos para baixo individualmente, enquanto seus pés deslizam para baixo. Isso pode arranhar ou cortar pés delicados. No entanto, quando você estiver mais resistente, esse será o modo mais rápido de voltar ao chão. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Escalando com equipamento

Baixe em PDF
  1. Opte por um equipamento grande e acolchoado, não um arnês de alpinismo comum. [6] Cintos feitos de cordas são usados em algumas partes do mundo, mas não são tão seguros.
    • Leia as instruções abaixo de antemão, de modo a escolher um método de escalar o coqueiro. Você pode comprar todo o equipamento em um mesmo kit, economizando dinheiro.
  2. Encontre uma corda ou correia resistente, que não se estique tanto (ou que seja "estática"). A corda deve ser trançada, não retorcida, para que você não fique girando -- embora isso seja um pouco menos importante, já que você não ficará suspenso do coqueiro. A melhor opção é usar uma corda de arvorismo. [7]
  3. Esses equipamentos são presos às árvores e oferecem suportes para as mãos e os pés. Para escalar, só é preciso erguer as mãos e os pés alternadamente, e a máquina fará boa parte do trabalho por você. [8] Ainda é uma boa ideia se prender ao tronco do coqueiro usando um pedaço de corda e um arnês, além do equipamento descrito acima.
    • Há vários tipos diferentes de máquinas próprias para escalar árvores. Consulte as instruções específicas do seu modelo antes de tentar fazer a escalada.
  4. Esse é um modo fácil e seguro de escalar palmeiras retas que sejam menores do que a escada em si. Procure por equipamentos do tipo em lojas de caça e pesca, já que eles costumam ser usados como plataformas em alguns casos. Siga essas instruções para se manter seguro durante a escalada: [9]
    • Monte a escada e a apoie na árvore. Prenda-a bem no chão e a um pedaço de pano ou corda que esteja amarrado ao coqueiro.
    • Passe outro pedaço de pano ou corda pela árvore e prenda ambas as pontas no arnês. Faça ajustes até que o material fique justo quando você subir na escada.
    • Comece a subir pela escada, amarrando pedaços adicionais de pano ou corda na árvore e nos degraus periodicamente.
  5. É possível deixar a escalada mais fácil e segura, mesmo que você não tenha equipamentos especiais. Já que os nós feitos devem ser precisos e de boa qualidade, é melhor aprender a fazê-los com um profissional experiente. Eis a ideia básica: [10]
    • Envolva a árvore com a corda e prenda bem ambas as pontas dela ao seu arnês.
    • Com mais um pedaço de corda, faça um laço para apoiar um dos seus pés.
    • Prenda a outra ponta desse laço ao tronco do coqueiro, amarrando-o com um nó prússico. [11]
    • Repita o processo com um segundo laço para o seu outro pé e um terceiro laço para as suas mãos.
    • Para escalar a árvore, erga um pé enquanto leva a corda a um ponto mais alto usando a mão. Quando você se soltar e concentrar o peso nesse pé, o nó irá manter a corda estável. Erga cada laço alternadamente. Fique próximo ao chão nas primeiras sessões, até que você sinta que aprendeu a técnica e que seus nós são estáveis.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode escalar e se sentar sobre as folhagens de um coqueiro fácil e seguramente, já que elas são resistentes e duráveis e poderão suportar o peso de um adulto médio. Essa é outra grande recompensa para uma escalada tediosa!
  • Você pode usar pneus velhos (encontrados em ferros velhos) como superfícies de borracha. Basta prendê-los ao equipamento que você pretende usar para escalar o coqueiro. No entanto, deixe que uma pessoa habilidosa faça isso, de modo que a superfície não gere o risco de escorregões e quedas.
  • Antes de escalar uma árvore alta, peça que alguém observe o processo do chão. Essa pessoa pode buscar ajuda caso haja uma emergência, além de avisar quem estiver próximo antes que você comece a lançar cocos ao chão.
Publicidade

Avisos

  • Equipamentos pontiagudos, como determinadas solas de sapatos e facões (usados para cortar os cocos) podem deixar marcas permanentes no coqueiro. Além do efeito visual, essas marcas deixam a árvore vulnerável a doenças e pragas. Se você precisar cortar o tronco, esterilize as ferramentas antes e depois do processo. [12] Considere começar com uma escada e usar equipamentos menos invasivos nas partes mais altas do coqueiro, fazendo com que as marcas sejam menos visíveis do chão.
  • Essa é uma atividade perigosa, que requer um bom condicionamento físico e uma boa flexibilidade. Não escale a um ponto que fique acima da sua altura se você não preencher esses requisitos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 588 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade