Baixe em PDF
Baixe em PDF
Cortar o cabelo pode fazer parte da rotina de cuidados com a aparência ou ser uma oportunidade para se mudar de visual completamente. Apesar disso, você pode não concordar com seus pais sobre o tipo de corte aceitável para você. Converse com eles antes de fazer grandes alterações na aparência.
Passos
-
Procure por estilos e cortes diferentes. Antes de falar com seus pais, é bom ter uma ideia específica em mente. Procure por ideias em revistas, sites e vídeos, pesquisando sobre os cortes que combinam com seu tipo de cabelo e rosto para bastante ser convincente para seus pais.
- Peça conselhos para um cabeleireiro e para amigos. Assim, você certamente tomará uma boa decisão! Experimente também pesquisar por cortes específicos na internet de acordo com o estilo que deseja experimentar.
- Existem também sites que permitem que você envie uma foto e "teste" alguns cortes virtualmente. Experimente alguns estilos e, se desejar, imprima as fotos para mostrar para seus pais e convencê-los.
-
Encontre exemplos de pessoas com o corte desejado. É uma boa ideia procurar por pessoas influentes (que tenham uma imagem positiva, de preferência) que usem o corte de cabelo desejado. Por mais que se possa utilizar celebridades como exemplos, o ideal é procurar pessoas que contribuíram para o mundo de algum modo. Seus pais certamente ficarão mais contentes com o corte caso você demonstre que está seguindo uma imagem positiva.
- Por exemplo, a piloto pioneira Amelia Earhart pode ser um bom exemplo positivo. Se quiser um corte curto como o dela, seus pais podem gostar da ideia. Talvez você admire o cantor Robert Plant, da banda Led Zeppelin e queira um visual cabeludo, por exemplo.
-
Não faça uma mudança drástica logo de cara. É importante estar preparado antes de mudar o corte de cabelo radicalmente. Mais importante ainda, é preciso fazer com que seus pais estejam preparados e concordem. Por exemplo, em vez de pedir para raspar a cabeça, peça para cortar o cabelo curto. Vá cortando cada vez mais curto e, com o tempo, seus pais estarão mais abertos a permitir que você faça o corte que quiser. [1] X Fonte de pesquisa
- Se acha que é capaz de lidar com uma mudança drástica, pense bem por pelo menos uma semana, até se acostumar com a ideia. Assim, você conseguirá defender seu ponto de vista com entusiasmo ao conversar com seus pais.
-
Escolha o corte apenas quando estiver emocionalmente estável. Trata-se de uma decisão importante, por mais que o cabelo cresça novamente. Escolha o corte quando não estiver estressado ou sob pressão no trabalho, na escola, nos relacionamentos, etc. É melhor não tomar uma decisão precipitada da qual se arrependerá no futuro. [2] X Fonte de pesquisa
- Cortar o cabelo pode ser uma ação terapêutica no momento, mas é bem possível que você se arrependa no futuro. Pare e pense bem na hora de planejar o novo estilo.
-
Doe suas madeixas. Se você tem cabelo comprido, cortá-lo e doá-lo para a confecção de perucas para pacientes com câncer e outras pessoas com problemas associados ao cabelo pode ser uma excelente opção. Além de melhorar sua própria imagem, você pode ajudar os outros. Acredite, seus pais não terão muito o que discutir! [3] X Fonte de pesquisa
- Para doar, normalmente é preciso ter fios com pelo menos 25 cm de comprimento.
- Entre em contato com as associações que recebem doações antes de mais nada para saber como proceder com a doação. É provável que existam algumas recomendações sobre a entrega do cabelo, por exemplo.
-
Experimente um pouco com o corte atual. Desde que seu cabelo não esteja extremamente curto, ainda é possível mudar o penteado sem ir ao cabeleireiro. Experimente um pouco com géis e pomadas para testar diferentes penteados sem gastar mais nada.Publicidade
-
Encontre uma hora adequada. É preciso ter tato e timing para discutir as coisas com seus pais. Pergunte se é uma boa hora para conversar sobre algo importante e sente-se com eles para discutir. Prepare-se com as pesquisas feitas e todos seus argumentos! [4] X Fonte de pesquisa
- Demonstre respeito quanto ao tempo deles e eles o verão como um filho maduro. Isso o ajudará a ser visto como alguém capaz de tomar boas decisões.
- Deixe para falar quando eles estiverem de bom humor. Acredite, isso aumentará suas chances de sucesso.
- Mantenha a calma durante a discussão, sem implorar ou choramingar. Tais comportamentos não o ajudarão a passar uma imagem madura.
-
Leve imagens das opções de cortes. Conforme explica o porquê de querer um corte específico, mostre alguns exemplos. Pegue fotos na internet de amigos e celebridades que usam o corte desejado para que eles não precisem imaginar nada. [5] X Fonte de pesquisa
- É bom ter mais de uma opção disponível para caso eles rejeitem a primeira ideia de corte.
- Os cortes extras podem ser parecidos com a primeira opção. Assim, caso eles neguem o primeiro pedido, você ainda terá algumas opções similares.
-
Tranquilize as preocupações de seus pais. É possível que eles não queiram que corte o cabelo e você deve ouvir o que eles têm a dizer de modo respeitoso. Em muitos casos, pais têm expectativas rígidas sobre cortes de cabelo e gênero, não querendo que garotos deixem o cabelo crescer e garotas tenham cabelo curto, por exemplo. Pode ser que as preocupações deles tenham a ver com o fato de você ser muito pequeno e eles não estão dispostos a abrir mão do controle de sua aparência.
- Esteja disposto a ouvir o que eles têm a dizer e responda de modo adequado. Lembre seus pais de que o fato de você ter determinado gênero não deve limitar seus cortes de cabelo e penteados. Experimente dizer algo como "ter um cabelo desse ou daquele jeito não tem nada a ver com gênero. Não acho que é justo limitar minhas opções por eu ser um menino".
- Experimente dizer também que você tem idade suficiente para cortar o cabelo como quer e que eles precisarão confiar em seu julgamento uma hora ou outra: "Estou crescendo e acho que deveria poder tomar decisões sobre como cortar o meu cabelo. Acredito que sou digno dessa responsabilidade."
-
Discuta os cuidados necessários para o novo corte. Seus pais podem achar que você não vai cuidar do cabelo depois de cortá-lo. Tranquilize-os explicando que sabe como manter o estilo, quais os produtos necessários e quanto tempo vai levar para pentear o cabelo de manhã. [6] X Fonte de pesquisa
- Cuidar bem do cabelo atualmente provará que você tem responsabilidade para manter sua aparência por conta própria.
- Se precisa de um novo corte para se livrar das pontas duplas, deixe isso bem claro.
- Você pode precisar de coisas como chapinha, secador de cabelo ou baby liss para o novo penteado. Deixe isso bem claro para seus pais desde o começo.
-
Ofereça-se para pagar pelo corte. Ir ao cabeleireiro pode custar bastante caso, principalmente se você vai fazer um tratamento completo! Deixe seus pais cientes de que você está disposto a pagar pelo serviço ou por pelo menos uma parte dele.
- Economize dinheiro para poder pagar pelo corte. Pesquise bem para saber de quanto dinheiro você vai precisar.
- Serviços extras como tingir o cabelo e fazer uma progressiva aumentam os custos do corte.
-
Dê um tempo para que seus pais se acostumem com a ideia de um novo corte. Se essa é a primeira vez que pede para cortar o cabelo, talvez eles precisem de um pouco de tempo para se acostumarem com a ideia. Não os pressione incessantemente, ou você só os irritará!
- Ofereça um meio termo caso eles não aceitem. Você ainda pode mudar o estilo do cabelo com chapéus, laços, faixas, etc.
- Se receber uma resposta negativa, espere mais algumas semanas e peça novamente quando for hora de cortar de novo o cabelo.
Publicidade
Referências
- ↑ http://pbskids.org/itsmylife/advice/parent_problems11.html# c
- ↑ http://www.instyle.com/news/salon-etiquette-what-do-if-you-dont-like-your-cut-or-color
- ↑ http://apracticalwedding.com/2014/11/cutting-hair-for-donation/
- ↑ http://counselingmn.com/how-to/how-to-get-your-parents-to-say-yes/
- ↑ http://stylecaster.com/beauty/8-questions-haircut/
- ↑ http://kidshealth.org/en/kids/changing-hair.html#
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 45 292 vezes.
Publicidade