PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você é adolescente e está louco para fazer uma tatuagem? Provavelmente, seu maior receio neste momento é com a resistência dos seus pais em relação a isso. Para conseguir convencê-los, é importante prever as objeções deles e oferecer um bom argumento. Pense nas preocupações normais que os pais têm com os filhos, como a segurança em fazer uma tatuagem, o impacto que ela pode causar para conseguir um emprego no futuro e a localização do desenho no corpo. Tente levar seus pais ao estúdio e deixe-os à vontade para fazer as perguntas que quiserem ao próprio tatuador.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pesquisando antes de tentar convencer os pais

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de conversar com seus pais, faça anotações sobre os motivos pelos quais deseja fazer uma tatuagem e porque acha que eles deveriam permitir. Escrever suas percepções vai ajudá-lo a fortalecer os argumentos. Leve em consideração:
    • Há quanto tempo deseja fazer a tattoo. Se apresentar a ideia como algo que já vem pensando a respeito há meses (o que comprova que não é uma decisão impulsiva), seus pais podem levar a decisão mais a sério. [1]
    • Motivos que possam servir de argumentos. Você é uma pessoa responsável? Costuma se comportar de forma decente e respeitosa com todos?
  2. O conteúdo da tatuagem pode ter total influência na decisão dos seus pais. Palavras positivas como “esperança”, “amor” e “paz” podem fazer com que eles se abram mais à ideia. Da mesma forma, imagens com um tema positivo ou com um significado pessoal relevante também podem influenciá-los a tomar uma decisão favorável. [2]
    • A decisão por uma tatuagem com dizeres grosseiros ou profanos, ou uma imagem de tema negativo, pode fazer seus pais refutarem totalmente o plano.
  3. Talvez seja mais fácil conseguir a permissão para fazer uma tatuagem se você escolher um local mais difícil de ver (mas não em uma área tão privada assim). [3]
    • Boas áreas do corpo para fazer uma tattoo são ombro, costas, nuca, tornozelo ou na parte lateral do abdome.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Convencendo os pais

PDF download Baixe em PDF
  1. É bem provável que eles queiram entender o motivo de você querer tanto fazer uma tatuagem. Responder com argumentos como “A tatuagem vai ser um lembrete de um momento especial da minha vida” ou “Quero que essa tattoo seja uma representação dos meus valores” é uma maneira de mostrar sua maturidade emocional e provar que foi uma decisão pensada. [4]
    • “Eu quero fazer uma tatuagem porque acho legal” ou “Quero fazer porque meus amigos fizeram” não são argumentos persuasivos.
  2. Para a maioria dos pais, ter um desenho gravado no corpo para sempre é uma das maiores preocupações. Seja claro ao explicar que está ciente disso e que mesmo assim deseja fazer a sua. [5] Depois, apresente todas as informações que você coletou durante a pesquisa para sanar todas as dúvidas deles antes mesmo que as perguntas comecem a surgir.
    • Fale porque deseja tanto fazer a tatuagem com a imagem ou frase escolhida. Talvez seja um tributo a um ente querido ou uma frase com um significado especial para você – a explicação vai ajudá-los a entender sua vontade.
    • Diga “Eu entendo que a tatuagem vai ficar no meu corpo para sempre, e não tenho problema algum com isso. O desenho tem e sempre terá um significado muito especial para mim”.
  3. Seus pais podem estar com receio de que o desenho no corpo seja um problema para entrar no mercado de trabalho. Deixe claro que muitas pessoas que estão bem empregadas atualmente têm tatuagens. [6]
    • Se ainda assim a preocupação permanecer, explique que a tatuagem está em um local que pode ser facilmente escondido pela roupa (braço, perna ou torso) e que você não vai ter problema algum em trabalhar mesmo nos ambientes mais conservadores.
  4. Caso seus pais tenham colocado algumas condições, como localização, tamanho ou tema da tatuagem, considere. Ouvir as sugestões deles e se comprometer com os termos impostos é um caminho para conseguir fazer sua tattoo.
    • Durante a conversa, diga “O que acham dessa ideia? A sugestão de vocês é muito importante, espero que também gostem do que planejei”.
    • Caso queira uma tatuagem muito vistosa, seus pais podem sugerir que você a coloque em uma área fácil de esconder.
  5. Seus argumentos podem não ser o bastante para persuadir seus pais. Não fique com raiva, espere alguns meses e converse com eles novamente. Legalmente, jovens entre 16 e 18 anos precisam de uma autorização dos genitores para fazer uma tatuagem. Em alguns estados brasileiros, no entanto, nem com a autorização é permitido que menores de 18 anos tatuem o corpo. [7]
    • Com a negativa dos seus pais, diga “Ok, não era o que eu desejava ouvir, mas fico feliz por termos conversado a respeito disso”.
    • Se você tiver mais de 18 anos, já pode tomar a decisão sozinho, independentemente da opinião deles.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo a tatuagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso a preocupação dos seus pais seja com os custos da tatuagem (que pode chegar a valores realmente altos), deixe claro que é você quem vai pagar pelo serviço. Essa atitude também vai ser de grande ajuda para fazê-los ver que você tem maturidade suficiente para tomar a decisão e assumir os custos.
    • Eles também vão perceber a importância da tatuagem para você depois de verem que você trabalhou duro e economizou o bastante para isso.
  2. É importante que eles vejam as condições sanitárias do lugar e conheçam de perto o trabalho do artista. Antes de levá-los ao estúdio, pesquise bastante e escolha um tatuador com boa reputação profissional e artística.
    • É provável que seus pais queiram ver de perto os trabalhos feitos pelo profissional para ter certeza de que a pessoa sabe o que está fazendo.
  3. O estúdio precisa ter um alvará de funcionamento válido e estar dentro das condições estabelecidas pela Anvisa. Faça uma visita, telefone ou envie um e-mail para se informar sobre os procedimentos de limpeza e esterilização dos materiais.
    • Seus pais estão certos em se preocupar com essas questões. Se os materiais e equipamentos não forem limpos corretamente ou forem reutilizados, você corre sérios riscos de pegar alguma doença.
  4. A presença deles pode servir como apoio moral, e eles vão se sentir mais à vontade com a situação estando junto com você. [8]
    • Caso precise de autorização, o consentimento precisa ser registrado em cartório.
    Publicidade

Dicas

  • Converse com seus pais de forma civilizada. Discutir e gritar certamente não vão contar pontos a seu favor.
  • Antes de fazer a tatuagem, pesquise o desenho ou frase que deseja fazer e aguarde cerca de um ano. Depois desse tempo, se o desejo permanecer inalterado, é sinal de que você não vai mudar de opinião no futuro. Evite desenhos violentos, palavrões ou coisas inapropriadas, que certamente não vão ser aprovadas pelos seus genitores. Além do mais, no futuro, esse tipo de tattoo não vai ser interessante para mostrar aos seus filhos – eles podem aprender a falar palavrão, ter medo da imagem ou falar algo inapropriado na escola. O mesmo vale para o seu futuro cônjuge, que pode não gostar da imagem ou frase tatuada no seu corpo.
Publicidade

Avisos

  • Jamais escolha um lugar que não tenha autorização da Anvisa. Os riscos de infecção e doenças só aumentam em lugares sujos e precários.
  • Mesmo que já tenha 18 anos ou mais, se for dependente dos seus pais, é prudente seguir as regras deles.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 540 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade