O PowerPoint é ótimo para a criação de apresentações de slides, mas pode ser muito difícil de compartilhar seus trabalhos caso a outra pessoa não tenha esse software instalado. Uma forma fácil de compartilhar essas apresentações é convertendo-as para um vídeo MP4. Isso permite que o vídeo seja executado em qualquer computador ou outro dispositivo, ou enviado para o YouTube ou algum outro serviço de streaming. As versões mais novas do PowerPoint possuem essa função nativa, mas as versões 2007 e anteriores exigem um pouco mais de trabalho.
Passos
-
Crie uma apresentação do PowerPoint do jeito que quiser. Ao convertê-la para MP4, ela vai preservar todas as transições, os intervalos e as narrações. Sinta-se livre para usar todos os recursos disponíveis na apresentação.
-
Clique no menu "Arquivo". Em algumas versões do PowerPoint 2010, esse menu pode conter o ícone do Office.
-
Selecione "Exportar" (2013) ou "Compartilhar" (2010). Isso permite que você converta a apresentação para diversos formatos.
-
Clique em "Criar um vídeo". Isso vai abrir as opções de criação de vídeo.
-
Selecione a qualidade. A qualidade do vídeo vai afetar a claridade da imagem e o tamanho do arquivo. Os vídeos com qualidades inferiores vão ficar embaçados, mas com um tamanho de arquivo muito menor. Existem três opções diferentes disponíveis, e elas podem estar listadas com nomes um pouco diferentes para as versões 2010 e 2013: [1] X Fonte de pesquisa
- Apresentação (2013)/Alta (2010) - Esta opção resulta em um vídeo com a qualidade máxima, e é recomendado para apresentações em telas grandes. Caso planeje usar o vídeo para projetar a apresentação, use essa opção. No entanto, o tamanho do arquivo gerado vai ser o maior das três opções disponíveis.
- Internet (2013)/Média (2010) - Caso planeje enviar o vídeo para o YouTube ou queira compartilhá-lo com outras pessoas que vão assisti-lo no computador, escolha esta opção. O tamanho do arquivo pode ficar consideravelmente menor, e a qualidade somente vai ser um pouco inferior à opção anterior.
- Baixa - Esta opção resulta em um arquivo com um tamanho bem pequeno, mas o vídeo vai ser menor e com uma imagem embaçada. Essa opção é melhor usada para tablets e smartphone mais antigos, embora os modelos atuais suportem vídeos de alta qualidade.
-
Selecione os intervalos que deseja usar. O menu suspenso abaixo das configurações de qualidade do vídeo permite que você defina as opções de intervalo. É possível usar os intervalos criados para a apresentação ou definir um período de tempo de transição dos slides.
- Você também vai ter a opção de gravar o intervalo ou a narração nesse menu. É possível pré-visualizar os intervalos antes de continuar.
-
Clique em "Criar vídeo". Isso vai abrir a janela "Salvar como".
-
Nomeie e salve o arquivo. Dê ao vídeo o nome desejado e escolha um local para salvá-lo. O PowerPoint vai começar o processo de criação do vídeo, e isso pode demorar um pouco dependendo do tamanho da apresentação. É possível acompanhar o andamento pela barra de progresso localizada na parte inferior da janela do PowerPoint.
-
Execute o vídeo. Agora, você pode encontrar e reproduzir o arquivo MP4 criado. Esse formato pode ser executado em praticamente qualquer computador ou smartphone/tablet.Publicidade
-
Entenda o processo de conversão para MP4. Não é possível exportar uma apresentação de slides para MP4 nas versões mais antigas do PowerPoint. No entanto, com a ajuda do Movie Maker (um editor de vídeo gratuito do Windows), você pode criar um vídeo usando as imagens de cada slide da apresentação. O PowerPoint facilita a criação dessas imagens.
-
Instale o Windows Movie Maker (caso ainda não o tenha). Muitas versões do Windows vêm com esse aplicativo já instalado. Caso esteja usando o Windows 7 ou 8, é possível baixar o Windows Movie Maker diretamente pelo site da Microsoft neste link .
-
Exporte a apresentação do PowerPoint para arquivos de imagens. Após instalar o Movie Maker, você pode converter os slides da apresentação em arquivos JPG para criar um vídeo.
- Clique no botão do Office ou no menu "Arquivo" e selecione "Salvar como".
- No menu "Salvar como tipo:", selecione "JPEG File Interchange Format (*.jpg)".
- Selecione ou crie uma nova pasta para todos os arquivos do slide.
- Clique no botão "Salvar" e selecione "Todos os slides" quando solicitado.
-
Abra o Windows Movie Maker. Agora que você já criou os arquivos do slide, é possível importá-los no Movie Maker e criar um arquivo de vídeo MP4.
-
Importe os arquivos. Você vai precisar adicionar a pasta que contém os arquivos do slide no Windows Movie Maker:
- Clique no menu "Arquivo" e selecione "Importar para as coleções". No Movie Maker 2012, clique em "Adicionar fotos e vídeos".
- Navegue até a pasta que contenha os arquivos criados anteriormente e selecione todos eles. A pasta vai ter o mesmo nome da apresentação.
- Clique em "Abrir" após selecionar todos os arquivos da pasta. As imagens vão ser carregadas no Movie Maker.
-
Organize os slides. Esse processo pode variar um pouco dependendo da versão do Movie Maker utilizada. Para as versões mais antigas, selecione todas as imagens importadas e arraste-as para a linha do tempo. No Movie Maker 2012, os slides vão ser organizados automaticamente.
-
Ajuste a duração dos slides. É possível aumentar ou diminuir o tempo de transição entre cada slide de acordo com a quantidade de informação em cada um, para que o público tenha tempo de ler tudo. Permita tempo suficiente para que toda a informação possa ser lida.
-
Adicione transições. Você pode usar a ferramenta de transição do Windows Movie Maker para adicionar transições entre cada slide. Use-a para adicionar efeitos divertidos, mas não exagere, ou elas poderão se tornar uma distração para o conteúdo da apresentação.
- Acesse o artigo Como adicionar transições no Movie Maker (somente em inglês) e veja mais detalhes.
-
Salve o vídeo em um arquivo MP4. Após terminar as edições do vídeo, você pode salvá-lo no formato MP4.
- Clique em "Salvar vídeo" ou "Salvar no meu computador".
- Caso você tenha a opção de selecionar o dispositivo, escolha "Do computador" ou o dispositivo específico no qual você pretende executar o vídeo.
- Nomeie e salve o arquivo. Ele deverá ser salvo no formato MP4; caso contrário, selecione "MPEG-4" no menu "Salvar como tipo".
-
Aguarde até que o vídeo seja salvo. Após salvá-lo, o Movie Maker vai começar a criar o arquivo de vídeo. Esse processo pode demorar dependendo do tamanho da apresentação. Depois que o arquivo for criado, você pode executá-lo ou compartilhá-lo como quiser. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 40 177 vezes.
Publicidade