Baixe em PDF Baixe em PDF

Este artigo vai ensiná-lo a usar o Microsoft Word para criar uma fatura de cobrança. Uma fatura é, basicamente, uma lista com a discriminação de produtos vendidos ou serviços prestados, usada para cobrar os clientes. A maneira mais simples de começar é usar um dos modelos disponibilizados gratuitamente pela própria Microsoft, mas também é possível criar uma fatura partindo de um documento em branco.

Método 1
Método 1 de 2:

Baixando um modelo grátis

Baixe em PDF
  1. Encontre-o no menu iniciar em Microsoft Office em um PC, ou na pasta Aplicativos em um Mac.
    • Utilize este método para criar uma fatura de forma rápida e fácil a partir de um modelo pré-pronto. Os modelos economizam o trabalho de ter que pensar no que incluir, mas podem ser personalizados para adequar-se às necessidades específicas de cada um.
    • Também é possível baixar modelos gratuitos para o Word do site de modelos do Microsoft Office . Evite baixar modelos de outros sites, pois alguns podem conter vírus.
  2. Ao abrir um documento Word, automaticamente aparecerá uma tela com o título "Novo" na parte superior, e ela terá uma barra de pesquisa com o texto "Procurar modelos online" dentro do campo de texto. [1] Caso não veja a barra de pesquisa, clique no menu Arquivo no canto superior esquerdo da tela e selecione Novo para fazê-la aparecer.
  3. Uma lista com os resultados correspondentes vai aparecer.
  4. Uma versão maior da fatura aparecerá, junto com uma breve descrição.
    • Clique no X na parte superior da janela para retornar à lista caso decida não usar o modelo em questão.
    • Algumas opções simples e boas são: Fatura de serviço simples , ou uma outra intitulada apenas como Fatura .
  5. A opção fica na janela de pré visualização do modelo. Ele vai baixar e abrir no Word automaticamente.
  6. Cada campo normalmente contém um pequeno texto para guiá-lo ao preencher. Clique com o cursor do mouse em cima da informação, pressione Backspace ou Delete para apagar o que está escrito, e digite as informações corretas.
    • Além de preencher os espaços em branco, também é possível adicionar mais detalhes à fatura, como um logotipo, algum campo extra ou linhas e cores diferentes.
  7. Clique no menu Arquivo , selecione Salvar como e, em seguida, salve no local que achar mais apropriado. Agora, basta imprimir ou enviar por e-mail ao cliente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Criando uma fatura a partir do zero

Baixe em PDF
  1. Encontre-o no menu iniciar em Microsoft Office em um PC, ou na pasta Aplicativos em um Mac.
    • Utilize este método se quiser criar uma fatura a partir de um documento em branco. Este método é recomendado apenas para aqueles que são experientes em usar recursos do Word, incluindo a criação de cabeçalhos e tabelas.
    • Antes de criar o próprio modelo, veja alguns exemplos de fatura online para se inspirar. Existem alguns modelos para determinados tipos de empresas e serviços. Pesquise pelo tipo de negócio usando as palavras "modelo de fatura", seguidas dos nomes específicos (por exemplo: modelo de fatura médica , modelo de fatura de escritor freelancer , etc).
  2. Caso não veja essa opção, clique no menu Arquivo e selecione Novo para fazê-la aparecer.
  3. Um título contendo o nome da empresa, informações de contato e a palavra "fatura" deve aparecer em algum lugar na parte superior do documento. As informações podem ser estilizadas da maneira que cada um preferir, mas o ideal é manter a simplicidade e a consistência com outros materiais que a empresa tenha.
    • O título pode aparecer na parte superior do documento ou vir dentro de um cabeçalho. Veja o artigo Como Inserir um cabeçalho no Microsoft Word para aprender a inserir um cabeçalho.
  4. As datas de emissão e vencimento (se aplicável) devem estar visíveis na parte superior do documento, de preferência muito perto da palavra "fatura".
    • Para inserir a data de hoje rapidamente, clique na aba Inserir na parte superior do Word, selecione Data & hora e escolha um formato. Lembre-se de desmarcar a caixa de seleção "Atualizar automaticamente" se não quiser que a data não mude toda vez que alguém abrir o arquivo. [2]
  5. Toda fatura deve conter um número exclusivo (seguindo uma sequência) para registro. A sequência pode ser geral (para todos os clientes) ou diferente para cada cliente. O número normalmente aparece no cabeçalho, mas ele pode ser colocado em qualquer lugar do documento. [3]
    • É uma boa ideia incluir o nome do cliente como parte da numeração da fatura caso cada um tenha a própria sequência (por exemplo: para a WikiHow, a sequência seria wikiHow1 , wikiHow2 , etc).
  6. Coloque a palavra "Para" (ou algo parecido) antes das informações, deixando claro quem está sendo cobrado.
    • Pode ser uma boa ideia dirigir a fatura diretamente para uma pessoa específica da empresa, ou para o departamento de contas a pagar.
  7. A melhor maneira de fazer isso é criando uma tabela com diversas linhas e colunas nomeadas. Consulte o artigo Como criar uma tabela simples no Microsoft Word como referência.
    • Crie colunas para a quantidade, o nome do item/serviço ou uma descrição, o preço unitário e o preço total para a quantidade comprada. Lembre-se de nomear todas essas colunas na primeira linha para que o cliente entenda o que é cada uma.
  8. Ele deve aparecer logo abaixo da lista de encargos discriminados, de preferência em negrito, para ser mais fácil de ver.
    • Caso cobre impostos sobre as vendas, coloque um subtotal dos encargos discriminados, com o imposto logo abaixo, e a porcentagem à esquerda do valor dos impostos, e então o total geral abaixo.
    • Revise as contas para certificar-se de que elas estão corretas.
  9. Elas podem vir acima ou abaixo das informações de cobrança. Condições de pagamento comuns são "Pagamento no ato da entrega", "Vencimento em 14 dias", "Vencimento em 30 dias" ou "Vencimento em 60 dias".
    • Informações extras que podem aparecer na parte inferior incluem os possíveis métodos de pagamento, outras informações em geral, ou apenas um agradecimento ao cliente pela preferência.
  10. Clique no menu Arquivo , selecione Salvar como e, em seguida, salve no local que achar mais apropriado. Agora, basta imprimir ou enviar por e-mail ao cliente.
    Publicidade

Dicas

  • Depois de salvar um documento de fatura, ele pode ser usado como modelo para as próximas, usando a opção "Criar Novo de Documento Existente" ao criar uma nova fatura. Ele também pode ser salvo como um modelo. dot ou. dotx para uso futuro.
  • Outra maneira de exibir as informações de cobrança é montar uma planilha no Microsoft Excel e colar um link na fatura no Word. Sempre que atualizar a planilha, clique com o botão direito do mouse na planilha incorporada e selecione "atualizar link" para ver as modificações.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 579 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade