Baixe em PDF Baixe em PDF

A onze-horas, também conhecida como portulaca, é uma suculenta, ou seja, uma flor excelente para climas secos, já que armazena bem a água. É muito fácil cuidar dela depois de plantá-la. Além disso, ela tem cores lindas e é conhecida por suas florações vistosas. Como todas as plantas, porém, essas flores exigem alguns cuidados especiais. Dando a elas o espaço e a luz necessários, podando-as e protegendo-as das ervas daninhas, você poderá aproveitar a beleza dessa planta resistente durante todo o verão.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Selecionando as onze-horas

Baixe em PDF
  1. Elas são conhecidas por combinarem beleza e durabilidade e se adequarem à maioria dos climas, recompensando os jardineiros com florações lindas. Mas elas também têm algumas peculiaridades, portanto veja se o seu jardim é adequado para elas.
    • As onze-horas são suculentas, armazenando a água em folhas grandes e carnudas. Ou seja, tudo bem se você se esquecer de regá-las. [1] Elas podem crescer em solo fraco ou até em jardins de pedra. [2] Nos climas chuvosos demais, entretanto, elas podem se afogar.
    • Essas plantas são rasteiras, raramente superando os 15 cm de altura. Elas são boas para vasos e divisas, mas não exigem muita manutenção. [3]
    • As onze-horas são especialmente eficientes na absorção do dióxido de carbono liberado pelos veículos, e por isso às vezes são usadas para contornar entradas para carros ou estacionamentos. [4]
    • Ainda que algumas variedades das sementes sejam comestíveis para os humanos, essas plantas são tóxicas para os animais de estimação. Não as plante em locais ao alcance de cães ou gatos. [5]
  2. Agora que você já sabe que está pronto para as onze-horas, é hora de descobrir onde colocá-las. Como elas adoram o sol, escolha um local onde recebam luz solar direta durante pelo menos parte do dia. Caso pretenda usá-las em uma vitrine ou arranjo, coloque-as na frente, pois essas plantas são baixas.
    • Para saber quantas onze-horas são necessárias para uma divisa, meça o comprimento do local em metros e divida por três. Esse é o número de plantas necessárias para preencher o local, deixando bastante espaço entre elas. Não se preocupe: as portulacas crescem rápido, e as lacunas não vão durar muito tempo. [6]
    • Não é necessário plantá-las ao ar livre. Elas também ficam bonitas em vasos, desde que recebam bastante luz solar. [7]
  3. Caso seja um jardineiro mais confiante, você pode trabalhar com sementes. Se quiser começar o jardim mais adiantado, é melhor comprar mudas. Cada uma delas têm seus prós e contras, portanto, pense e decida o que é mais adequado para você. [8]
    • As sementes são mais baratas, e você pode começar a cultivá-las dentro ou fora de casa quando estiver pronto. No entanto, pode ser difícil esperar duas semanas até que elas germinem e mais um mês até que estejam resistentes o bastante para serem deslocadas.
    • As mudas são convenientes e já são saudáveis, mas, como uma estufa já fez o trabalho de germinação por você, elas também costumam ser mais caras.
  4. Elas podem ser compradas em muitos viveiros locais, já que são plantas de verão populares, embora talvez seja mais difícil encontrá-las nos supermercados. As sementes ainda podem ser encontradas em estufas, lojas de artigos para jardinagem ou lojas virtuais bem avaliadas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando as onze-horas

Baixe em PDF
  1. Se estiver usando sementes e o inverno estiver longo, comece o cultivo dentro de casa para manter as mudas aquecidas e protegidas até que possam ser plantadas do lado de fora. Sua variedade específica de semente provavelmente virá com instruções, mas no geral, as onze-horas crescem de maneiras semelhantes.
    • Coloque as sementes descobertas em solo seco e raso e mantenha-as na temperatura ambiente. [9]
    • Você pode regar com um pouquinho de água a cada poucos dias, mas elas não precisam de muito.
    • As sementes vão germinar dentro de duas semanas, mas é melhor esperar mais um mês antes de movê-las. [10]
  2. Essas plantas estão acostumadas aos climas amenos de verão. Mesmo que durem bastante com pouca água, o frio pode matá-las facilmente. [11] Mantenha-as dentro de casa até ter a certeza de que está quente. Nesse período, trate-as como se estivessem do lado de fora, com bastante sol e um pouco de água de vez em quando.
  3. Depois que o perigo de geada passar, é hora de plantar as sementes ou mudas ao ar livre. Separe-as em cerca de 30 cm e cubra-as com um pouco de solo. Elas logo devem se desenvolver.
    • Você pode plantar as sementes diretamente, se morar em um local quente. É só espalhá-las no solo e cobrir com um pouco de terra. [12]
    • Para transplantar mudas compradas ou cultivadas em casa no solo quente, cave um buraquinho do tamanho do vaso, levante a planta pela base e coloque-a no espaço. [13]
  4. Cuide um pouco mais das onze-horas durante os primeiros dias de vida ao ar livre. Regue-a todos os dias por uma semana, já que as raízes ainda não se expandiram para preencher toda a área necessária e levar a água até toda a planta. [14] Depois dessa primeira semana, você pode regar menos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando das onze-horas

Baixe em PDF
  1. Procure imitar a frequência de chuva do deserto regando bastante a planta e deixando-a secar antes de regar outra vez. Regar uma vez por semana costuma ser o suficiente. Não deixe que ela receba muita água escorrida das outras plantas.
  2. Não só seria triste perder as flores, mas elas também podem envenenar os bichinhos. Você provavelmente já plantou as sementes fora do alcance dos seus animais de estimação, mas evite também que outros animais da região invadam seu jardim.
  3. Essa é uma das poucas tarefas que você terá de fazer por sua portulaca depois que ela estiver estabelecida. Remover manualmente as flores murchas garante a reposição delas. Para podar, segure a flor seca com firmeza e puxe. Ela vai sair, revelando o broto de uma nova flor embaixo dela. [15]
    • Guarde algumas flores se quiser reutilizar as sementes no ano seguinte.
  4. Tire as ervas daninhas das plantas . As onze-horas são quase tão versáteis quanto muitas ervas, mas ainda podem ser sufocadas se você não remover as espécies invasoras. Tire as ervas pelo menos uma vez por semana, pois a quantidade de água recebida pelo jardim e a fertilidade dele são fatores que influenciam na quantidade de ervas daninhas.
  5. As variedades de onze-horas são anuais, ou seja, não duram até depois do outono. Você pode replantar no ano seguinte usando as sementes coletadas durante a poda. É só esmagar as flores velhas para revelar as sementes, colocá-las em um envelope e mantê-las em um local frio e seco até o próximo ano. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Você pode colocar as portulacas dentro de um sistema com temporizador para a rega diária. Apenas evite regá-las demais e com muita água.
Publicidade

Avisos

  • Não coloque as onze-horas na sombra total. Elas preferem o sol pleno para crescerem mais e se tornarem produtivas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 166 487 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade