Baixe em PDF Baixe em PDF

A grama de trigo é rica em vitaminas e nutrientes essenciais que mantêm sua mente e corpo saudáveis. [1] Tomar um copo de sumo desse capim como parte da sua rotina matinal é considerado uma maneira saudável de começar o dia, mas pode sair muito caro. Se você deseja fazer dessa grama parte da sua dieta, tente cultivá-la em casa em vez de comprá-la pronta. Este artigo fornece informações de como cultivar a grama de trigo a partir da semente e aproveitá-la ao máximo assim que amadurecer.

Método 1
Método 1 de 4:

Por de molho e germinar as sementes de grama de trigo

Baixe em PDF
  1. Elas também são conhecidas como bagas de trigo. Compre um saco de sementes na internet ou em uma loja de produtos naturais. Procure sementes orgânicas de uma fonte confiável, que geralmente não são tratadas com pesticidas.
  2. Antes que possam ser postas de molho e germinadas, elas precisam ser medidas e enxaguadas.
    • Calcule a quantidade suficiente de sementes para criar uma pequena camada na bandeja de semente que você utilizará para cultivar a grama. Em uma bandeja de 40 cm x 40 cm, você deve colocar cerca de duas xícaras de sementes.
    • Enxague-as em água fria e limpa usando um escorredor com furos pequenos ou um coador. Drene-as bem e coloque em uma tigela.
  3. No fim do processo, elas terão brotado pequenas raízes.
    • Despeje água fria, de preferência filtrada, em uma tigela de sementes. Adicione cerca de três vezes a quantidade de sementes de água. Cubra a tigela com uma tampa ou plástico-filme e coloque-a no balcão para ficar de molho por aproximadamente 10 horas ou a noite toda.
    • Drene a água das sementes e substitua com água ainda mais fria na mesma medida de antes. Deixe-a de molho por mais 10 horas.
    • Repita o processo mais uma vez.
    • No fim do último molho, as sementes devem ter brotado raízes. Isso significa que estão prontas para o plantio. Drene-as e deixe-as de lado até quando for plantá-las.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Plantando as sementes

Baixe em PDF
  1. Forre-a com papéis toalha para impedir que as raízes cresçam pelos furos no fundo da bandeja. Espalhe uma camada uniforme de 5 cm de adubo orgânico ou terra de plantio na bandeja.
    • Se possível, use papéis toalha que não foram tratados com substâncias químicas ou tinturas. Papéis toalha reciclados, sem substâncias químicas são disponibilizados em lojas de produtos naturais.
    • Use um adubo pré-umedecido ou terra de plantio sem pesticidas ou outras substâncias químicas. É importante usar terra orgânica para se beneficiar ao máximo da grama de trigo.
  2. Espalhe-as em uma camada uniforme ao longo do topo da terra de plantio ou adubo. Pressione-as levemente na terra, mas não as enterre totalmente.
    • Não há problema se as sementes estiverem tocando umas nas outras, mas certifique-se de que não haja uma pilha delas em uma área. Cada uma delas precisa de um espaço para crescer.
    • Regue a bandeja com pouca água, procurando umedecer cada semente.
    • Cubra a bandeja com algumas folhas de jornal umedecidas para proteger as plântulas.
  3. É importante garantir que elas não sequem nos primeiros dias após o plantio. Mantenha-as úmidas enquanto elas se enraízam na bandeja.
    • Levante o jornal e regue bem a bandeja de manhã para que o solo fique úmido, mas não encharcado.
    • Use um borrifador com água para umedecer um pouco o solo de noite para que as plântulas não sequem. Borrife também o jornal.
    • Após quatro dias, retire o jornal. Continue regando a grama uma vez por dia.
  4. O sol direto danificará a grama, por isso, coloque-as em um local sombreado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Colheita da grama de trigo

Baixe em PDF
  1. Quando os rebentos estiverem maduros, uma segunda folha de grama começará a crescer a partir da primeira. Quando isso ocorrer, a grama está pronta para ser colheita.
    • Nesse ponto, a grama deve ter cerca de 15 cm de altura.
    • Ela geralmente está pronta para a colheita após 9 ou 10 dias de crescimento.
  2. Use uma tesoura para colhê-la, cortando-a acima da raiz e colocando-a em uma tigela. Você já pode retirar o sumo da grama colhida.
    • A grama colhida conserva-se na geladeira por cerca de uma semana, mas tem um gosto melhor e fornece mais benefícios à saúde quando é colhida e imediatamente espremida.
    • Continue regando a grama de trigo para produzir uma segunda colheita. Colha-a quando estiver madura.
    • Às vezes, pode ocorrer uma terceira colheita, mas não costuma ser tão macia e doce quanto a primeira. Esvazie a bandeja de semente e prepare-a para outras sementes.
  3. É necessária muita grama de trigo para fazer apenas alguns copos de sumo. Se você planeja fazer dessa grama parte da sua dieta diária, será necessário mais de uma bandeja de plântulas de cada vez.
    • Determine o tempo do ciclo de crescimento e de colheita para que você tenha novas sementes de molho enquanto as de antes estão no processo de enraizamento. Desse modo, você produzirá a quantidade suficiente de grama de trigo para tomar um copo de sumo todos os dias.
    • A grama de trigo tem uma linda cor verde brilhante e adiciona um toque natural à cozinha ou ao solário, onde quer que você a cultive. Considere cultivar a grama de trigo em um recipiente decorativo e cercá-la com outras plantas para poder apreciar a beleza da grama, bem como seus benefícios à saúde.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Retirando o sumo da grama de trigo

Baixe em PDF
  1. Visto que ela foi cultivada a partir de sementes orgânicas em adubo ou solo orgânico, não é necessário lavá-la muito. Lave-a um pouco para eliminar detritos ou poeira que talvez tenham pegado do ar.
  2. Espremedores especiais para grama de trigo são feitos para aproveitar o máximo da planta.
    • Evite usar espremedores comuns, visto que essa grama pode entupi-los e danificá-los.
    • Se você não tiver um espremedor, é possível usar um liquidificador. Assim que a grama for totalmente batida, use um coador para retirar as partes sólidas.
  3. São necessários apenas alguns mililitros de sumo para sentir os efeitos em sua saúde.
    Publicidade

Dicas

  • Dizem que a grama de trigo limpa o corpo eliminando toxinas. Tome o sumo dessa planta para aliviar o estresse e reabastecer sua energia.
  • Se a bandeja apresentar sinais de mofo, aumente a circulação de ar na área colocando um ventilador. Colha a grama que estiver na camada de mofo, pois ela continuará saudável para o consumo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 470 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade