Baixe em PDF Baixe em PDF

As cebolinhas são tão versáteis que podem ser cultivadas em qualquer clima. Não importa se você tem um quintal espaçoso, um pequeno deck ou apenas em uma janela ensolarada, pode plantá-las e aproveitar o sabor fresco e penetrante delas em suas saladas, sopas e caçarolas. Leia este artigo para aprender diversas maneiras de cultivar esse vegetal fácil.

Método 1
Método 1 de 3:

Cultivando cebolinhas a partir da semente ou de rebentos

Baixe em PDF
  1. As cebolinhas são os brotos verdes que surgem antes de um bulbo de cebola começar a se formar. Elas são, em essência, cebolas imaturas. Procure por uma semente carnuda ou apenas sua cebola roxa, branca ou amarela favorita para cultivar.
    • Caso prefira não plantar as cebolinhas desde a semente, escolha "rebentos" de cebolas roxas, amarelas ou brancas. Eles parecem com minibulbos de raízes nuas que vêm com corda ou elásticos. Você pode separar alguns para usar como cebolinhas e deixar os outros amadurecerem até se tornarem cebolas. [1]
  2. Escolha um local no seu jardim ou quintal que receba sol direto e com solo de boa drenagem. Are a terra ate uma profundidade de 30 cm e misture adubo, farinha de sangue ou outro material orgânico para enriquecer o solo com nutrientes.
    • Remova as pedras, os galhos e as ervas daninhas do local antes de arar e adubar o solo.
    • Se for trabalhar em uma área pequena, você pode arar o solo com um ancinho de jardim. Para locais maiores, compre ou alugue uma roçadeira tratorizada para facilitar o trabalho.
    • Caso só queira algumas cebolinhas, pode preparar um vaso com terra rica em adubo, em vez de plantar no chão.
  3. Assim que tiver trabalhado o solo, cerca de 4 semanas antes da última geada, é hora de plantar as sementes ou rebentos que preparou. Se tiver sementes, plante-as a cerca de 1,2 cm de profundidade em fileiras a 30 cm de distância umas das outras. Caso tenha rebentos, plante-os com o lado das raízes para baixo a 5 cm de distância uns dos outros e a 2,5 cm de profundidade em fileiras separadas por 30 cm. Regue bem o local.
    • As sementes de cebola germinarão quando o solo estiver entre 18,3 e 30 graus Celsius. Pode demorar um mês ou mais até que elas germinem.
    • Se você vive em um clima frio com uma primavera tardia, pode começar a plantar dentro de casa, cerca de 8 semanas antes da última geada. Plante as sementes em vasos de turfa e mantenha-as bem regadas. Coloque-as em um cômodo ensolarado e quente durante o período de germinação e, quando o solo do lado de fora estiver quente o suficiente, transplante as mudas para um jardim ou um vaso maior.
  4. Quando os primeiros brotos verdes começarem a sair, determine se precisa apará-los para dar a cada um deles um pouco mais de espaço. As cebolinhas crescem bem em feixes, mas para obter os melhores resultados, as plantas maduras devem ficar separadas por 5 a 7,5 cm. Dê uma olhada no seu jardim e remova as mudas mais fracas.
  5. Cubra o solo ao redor delas com aparos de grama, palha de pinheiro ou pedaços finos de tronco de árvore para evitar que ervas daninhas cresçam.
    • Caso esteja cultivando as cebolinhas em um vaso, pode pular este Passo, já que as ervas daninhas não serão um problema e você poderá controlar o nível de umidade mais facilmente.
  6. As cebolinhas precisam de um solo úmido por igual durante a estação de crescimento. Forneça a elas cerca de 2,5 cm de água por semana. Para um crescimento ótimo, o solo não precisa ficar encharcado, mas deverá estar umedecido. Regue o jardim a cada poucos dias ou quando ele começar a parecer seco.
    • Outra maneira de determinar se as cebolinhas precisam ser regadas é testar as condições do solo. Coloque o dedo até o segundo nó no solo perto de onde está a planta. Caso sinta que ele está seco, regue-o. Se você achar que está úmido o suficiente, não se preocupe em regar e repita o teste novamente alguns dias depois. Caso a sua área tenha recebido chuva recentemente, você pode não precisar regar.
  7. Após três ou quatro semanas, os brotos verdes estarão com cerca de 15 a 20 cm e prontos para comer. Colha-os puxando a planta inteira do solo. Ela ainda não terá formado um bulbo. Ambas as partes verdes e brancas são saborosas.
    • Se quiser deixar algumas das plantas amadurecerem em cebolas, deixe-as no solo. A parte inferior da planta começará a formar um bulbo, que estará pronto para ser colhido no outono.
    • Caso você só queira usar a parte verde das cebolas e não a branca, perto das raízes, pode usar uma tesoura para cortar os topos verdes. Deixe um ou dois centímetros de crescimento. As cebolas continuarão a crescer e você pode colher as cebolinhas novamente depois que elas estiverem com 15 a 20 cm de comprimento. Note que elas ficarão com um gosto mais forte conforme a planta amadurecer.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cultivando cebolinhas em um vaso dentro de casa

Baixe em PDF
  1. Selecione "rebentos" de cebolas brancas ou roxas para plantar. Disponíveis em viveiros locais, eles se parecem com minibulbos de raízes nuas que vêm presos com corda ou elástico. [2] Qualquer um deles fornecerá cebolinhas excelentes, e todos crescem bem em vasos dentro de casa.
  2. As cebolinhas crescem melhor em solo bem rico, por isso escolha um que tenha sido enriquecido com adubo ou misture seu próprio adubo com terra comum. Encha o vaso até alguns centímetros antes do topo e regue o solo para prepará-lo para o plantio. Use um vaso com boa drenagem para que a terra nunca fique encharcada.
  3. Plante cada cebola a 2,5 cm de profundidade, apontando as raízes para baixo. Compacte gentilmente o solo superior e espace os rebentos em cerca de 4 a 5 cm, dando a eles um pouco de espaço para formarem raízes sem se aglomerar. Regue tudo e coloque o vaso na sua janela mais ensolarada.
    • Você pode cultivar cebolinhas dentro de casa em qualquer época do ano, desde que mantenha as condições corretas. As cebolas precisam de sol direto, por isso devem ser colocadas em uma janela que receba luz pela maior parte do dia. A temperatura nunca deve ficar abaixo de zero.
    • Mantenha o solo úmido por igual. Regue a cada poucos dias ou quando ele parecer estar ficando seco. Não exagere, no entanto; a terra deve ficar úmida, nunca encharcada.
  4. Depois de algumas semanas, as pontas verdes vão emergir e crescer. Puxe-as dos vasos para usar a parte branca e a verde ou corte as partes verdes com uma tesoura e deixe o bulbo continuar a crescer. Se você deixar o bulbo no vaso, deverá conseguir pelo menos mais uma colheita antes que a produção pare. [3]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cultivando cebolinhas em um pote de vidro

Baixe em PDF
  1. Da próxima vez que comprar cebolinhas para uma receita, guarde a parte branca com as raízes e coma apenas a parte verde. Você pode cultivar mais usando apenas as raízes que sobrarem e, da próxima vez que quiser dar sabor a um prato, terá suas próprias cebolinhas caseiras à mão.
    • Qualquer bulbo de cebolinha funcionará, mas você pode ter mais sorte se usar as que forem cultivadas por perto, pois dessa maneira saberá que elas crescem bem no seu clima. Tente começar com cebolinhas compradas na feira, já que essas provavelmente foram cultivadas na sua área.
  2. Qualquer pote limpo servirá desde que seja transparente, não colorido, para que os raios de sol possam alcançar facilmente as cebolas lá dentro. Coloque quantas raízes quiser, mas viradas para baixo, para que as cebolinhas cresçam para cima e para fora do pote.
  3. Despeje água o bastante para cobrir totalmente os bulbos, coloque o pote em uma janela ensolarada e espere a mágica começar. Dentro de alguns dias, você deverá ver as raízes começando a ficar mais longas. Pequenos brotos verdes surgirão dos bulbos e começarão a crescer para cima. Mantenha o pote cheio de água o bastante para cobrir a parte branca das cebolas.
  4. Depois que elas tiverem de 10 a 15 cm, estarão prontas para serem colhidas. Remova uma cebolinha do pote e corte-a o quanto quiser ou use-a inteira. Caso precise apenas de um punhado de cebolinha cortada, você pode recolocar o bulbo e as raízes no pote para que eles continuem crescendo. As mesmas cebolas deverão render mais duas ou três colheitas antes de pararem de crescer. [4]
    • Se decidir continuar cultivando as cebolinhas, troque a água toda semana para mantê-la fresca.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode começar o plantio das sementes dentro de casa, cerca de seis a oito semanas antes do início da estação de crescimento, e depois transplantá-las para o solo do lado de fora. Se a ideia de cultivar cebolinhas a partir da semente não o atrair, você pode comprar plantas que já brotaram em um viveiro.
  • Regue com mais frequência se estiver cultivando as cebolas em recipientes, já que o solo tende a secar mais rápido.
  • Quando for usar as cebolas, deixe cerca de 2,5 cm acima da raiz para replantar e assim ter um suprimento regular de cebolinhas para a estação.
  • As cebolas deverão ser plantadas em sol pleno. Se for possível, mantenha o pH do solo entre 6 e 7,5 para fornecer as melhores condições de crescimento para as cebolas.
  • Cuidado com o apodrecimento das raízes! Ele acontece quando as plantas ficam em água estagnada por muito tempo. Caso for cultivar num vaso, troque a água com frequência, talvez toda semana ou mais vezes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes ou rebentos de cebola.
  • Solo.
  • Vasos (opcionais).
  • Adubo.
  • Água.


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 200 456 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade