Baixe em PDF
Baixe em PDF
O wasabi, também conhecido como raiz-forte japonesa ou wasábia, é considerado uma das plantas mais difíceis de cultivar. Ele precisa de um ambiente úmido e de clima temperado, leva dois anos para amadurecer e, quando cultivado em grandes quantidades, é extremamente suscetível a doenças. Porém, encarar as dificuldades de cuidar de um pé de wasabi vale a pena. A planta tem diversos benefícios para a saúde, além de um frescor e de um sabor doce e picante totalmente únicos. Cultivar wasabi é perfeitamente possível, desde que você consiga replicar as condições em que a planta cresce na natureza. E, é claro, desde que não tenha medo de desafios.
Passos
-
Localize um ambiente úmido e temperado. O wasabi é nativo do Japão e cresce em climas úmidos e de temperaturas amenas, entre 7 °C e 21 °C. A plantinha é conhecida por ser exigente e não se dá bem em temperaturas acima ou abaixo dessa faixa.
- O wasabi costuma crescer em áreas florestadas com bastante umidade no ar e solos com boa drenagem.
- No Brasil, não existem zonas temperadas com as condições naturais necessárias para o cultivo do wasabi. Replicar o clima necessário para o plantio pode ser particularmente difícil.
-
Analise as soluções de controle de temperatura. Caso viva em uma região em que o clima não favoreça o desenvolvimento do wasabi, você precisará recriar as condições ideais para o cultivo artificialmente. A melhor forma de fazer isso é comprar uma estufa. As estufas retêm o calor e a umidade e permitem que você controle a temperatura. Caso opte por uma estufa, ajuste a temperatura para 7 °C a 21 °C.
- Caso viva em um lugar em que as condições naturais sejam próximas às exigidas pelo wasabi, pode ser que você não precise de uma estufa. Em lugares de clima quente, as plantas devem ser cobertas com lona ou com um lençol para se protegerem do calor. Já se morar em uma região com quedas leves de temperatura, cubra as plantas quando fizer frio.
-
Escolha um lugar na sombra. O wasabi não cresce bem no sol direto. Ele precisa de bastante sombra. Na natureza, ele cresce debaixo das copas das árvores. As folhas filtram a luz do sol, fazendo com que o wasabi receba apenas a luminosidade necessária para se desenvolver. Tente replicar esse ambiente em casa plantando o wasabi debaixo de uma árvore ou montando uma tenda em cima da horta.
- Mesmo na estufa, é essencial que as plantas fiquem quase sempre na sombra. Coloque o wasabi debaixo de plantas mais altas ou perto de janelas sombreadas para que ele não seja atingido diretamente pela luz solar.
-
Abra buracos de 25 cm de profundidade no solo. Encha os buracos totalmente com o composto para enriquecer a terra e deixá-la saudável. Teste e ajuste o pH do solo até ele ficar entre 6 e 7, nível ideal para o cultivo do wasabi. O objetivo é criar um solo orgânico, rico em nutrientes e levemente ácido para que a planta consiga sobreviver na sua horta. [1] X Fonte de pesquisa
- Siga as instruções da embalagem para aplicar o fertilizante.
-
Teste a drenagem do solo. O wasabi gosta de umidade, mas não se dá bem em solos alagados e enlameados. Para testar a drenagem do solo, molhe-o bem e observe. Caso a terra demore a absorver a água, adicione mais composto orgânico. O solo estará no ponto quando a água escoar rapidamente.
- Uma boa ideia é plantar o wasabi perto de um lago ou riacho natural, onde o solo está sempre úmido, mas com uma boa drenagem.
- Você também pode plantar o wasabi perto de uma cachoeira, para que ela molhe o pé de maneira contínua.
Publicidade
-
Compre as sementes no fim do outono. É difícil encontrar sementes de wasabi em lojas de plantas, logo, a maioria das pessoas prefere comprar pela internet. O ideal é encomendar as sementes no fim do outono, uma vez que a plantinha cria raízes no inverno. Quando as sementes chegarem, mantenha-as sempre úmidas e plante-as em, no máximo, 48 horas após o recebimento. [2] X Fonte de pesquisa
-
Plante as sementes. Na noite anterior, coloque-as em uma vasilhinha e cubra-as com água destilada. Deixe-as de molho ao longo da noite para amolecê-las e facilitar a germinação. Plante as sementes com um espaço de 2,5 cm a 5 cm entre elas, fazendo uma leve pressão no solo.
-
Mantenha o solo e os brotinhos umedecidos. O wasabi é uma planta semiaquática, que precisa de umidade para se desenvolver. Molhe o solo e os brotinhos diariamente com água fria e fresca, usando uma garrafinha de spray para emular os esguichos de fontes naturais, como riachos e cachoeiras. O wasabi vai murchar se ficar seco.
- Uma boa alternativa a molhar o solo diariamente é instalar um sistema de irrigação por gotejamento . Examine a planta com frequência para ver se ela não está murchando devido à falta de água ou apodrecendo nas raízes devido ao excesso. Ajuste a irrigação sempre que necessário.
- Como o wasabi precisa de bastante umidade, ele é altamente suscetível a fungos e doenças. Caso comece a notar sinais de adoecimento, como murchez e descoloração, arranque a planta afetada para que o problema não se espalhe. Para reduzir as chances de apodrecimento e adoecimento, jamais regue o solo e as plantas com uma mangueira ou com um regador.
-
Remova as ervas daninhas. Arranque todas as plantas que possam competir com o wasabi para que as raízes tenham espaço para crescer. Como o solo deve ser aguado diariamente, as ervas daninhas se desenvolvem rapidamente. Remova-as dia sim, dia não, para mantê-las sob controle.Publicidade
-
Colha o wasabi após dois anos. O wasabi só desenvolve aquele sabor característico depois de maduro. O amadurecimento demora por volta de 24 meses. Durante esse tempo, o wasabi crescerá em torno de 60 cm para cima e para os lados. Quando terminar de crescer, a planta redirecionará a energia para a produção de um rizoma comprido, parecido com uma cenoura, debaixo da terra.
-
Colha os rizomas maduros. Quando chegam a mais ou menos 20 cm de comprimento, os rizomas estão maduros e prontos para comer. Tire um rizoma do solo e meça-o antes de terminar a colheita. Use uma pá ou um forcado longo e fino, e tome cuidado para não cortar os rizomas.
-
Deixe algumas plantas no solo para germinar. O wasabi no solo produz novas sementes e as libera na terra por conta própria. Assim, você não precisa comprar mais sementes. Deixe algumas plantas enterradas no solo para ter uma colheita fresquinha daqui a dois anos.
- Quando as novas plantas começarem a brotar, separe os brotinhos em 30 cm para que eles tenham espaço para crescer. Caso você os deixe muito próximos, grande parte vai murchar e morrer.
-
Use o wasabi. Limpe os rizomas e descarte as folhas. Para aproveitar o sabor fresco e impactante do wasabi, raspe a quantidade necessária do rizoma e deixe o resto intacto. Após algumas horas, o wasabi perde a picância, logo, o melhor é tirar apenas o que você precisa para uma refeição.
-
Guarde o wasabi para depois. O wasabi fresco pode ser guardado na geladeira por até dois meses antes de começar a estragar. Caso queira guardar o wasabi para depois, seque-o e moa bem. O wasabi em pó pode ser misturado com água para formar uma pasta.Publicidade
Dicas
- O wasabi gosta de bastante umidade e não se dá bem em climas quentes e secos. Caso viva em um lugar quente, o melhor é investir em um sistema de irrigação.
- As sementes de wasabi devem ser guardadas na geladeira, em um ambiente úmido. Elas não costumam brotar depois de secas.
- Caso o solo da sua horta seja muito pesado, adicione um pouco de cal ao composto orgânico.
- Encontrar sementes de wasabi pode ser difícil. Caso consiga encontrar um fazendeiro que plante wasabi, peça algumas sementes para ele. Outra opção é visitar uma loja de produtos asiáticos para ver se encontra alguns pacotinhos de sementes.
Publicidade
Avisos
- A podridão negra é uma ameaça comum ao wasabi. Tome cuidado para que o solo nunca fique alagado.
- Os afídeos adoram o wasabi. Trata as plantas com spray contra afídeos.
- Os gatos são atraídos pelas folhas de wasabi.
- O wasabi é propenso a lesmas, principalmente nos primeiros estágios do desenvolvimento. Remova todas as lesmas que encontrar e tente impedir que elas cheguem à sua horta.
- As folhas e os cabinhos, ou pecíolos, do wasabi são superfrágeis. Qualquer machucadinho ou incômodo já basta para desacelerar ou até mesmo atravancar o crescimento da planta.
Publicidade
Referências
Publicidade